PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O segredo do missionário

O segredo do missionário

Se entrasse na sua cabeça que você é um missionário, uma missionária, aposto que muita coisa iria mudar na sua vida. E na vida de sua família e de seus amigos e conhecidos. E o que é que falta? Falta você ter mais amor a Jesus Cristo e compreender melhor qual é a  missão que ele lhe confiou. 

Vou tentar ajudar... Dê-me uma chance, por favor... vou tentar lhe explicar melhor tudo isso. Comecemos pensando o que é a missão. É o que Jesus veio fazer: ele veio em missão. A tarefa dele era comunicar ao povo que Deus ama cada um, quer viver em comunhão com os seus filhos e suas filhas e que esse amor é o segredo da felicidade que cada um está procurando. Foi a missão de Jesus. Para comunicar essa boa notícia do amor de Deus, ele veio, falou às pessoas, curou os doentes, defendeu os humildes, enfrentou resistências e perseguições e até a morte de cruz. Deus o ressuscitou e assim confirmou tudo o que ele tinha anunciado. E deu a quem crer no seu filho e na sua mensagem o prêmio de se tornaram seus filhos. 

Quem tem a sorte de aceitar a mensagem de Jesus, abre os seus braços para receber o abraço do Pai que tanto nos ama e passa a viver a graça de ser seu filho, sua filha, reconciliado e restaurado como nova criatura. Essa é a missão. Comunicar isso às pessoas: que Deus nos ama, que em Jesus cada um pode renascer como uma nova criatura. Uma nova criatura resgatada do poço em que o pecado nos lançou. Essa é a missão: levar esse recado do amor a quem não está ainda sabendo ou anda esquecido e afastado. 

Vou lhe fazer uma pergunta: o que levou Jesus a realizar a sua missão com tanta generosidade e dedicação? Sim, porque ele não veio de cara feia. E mesmo diante do quadro injusto da perseguição e da morte na cruz, ele não recuou. Ao contrário, ofereceu ao Pai a sua própria vida em resgate dos que o rejeitaram. Pode responder: o que levou Jesus a realizar a sua missão com tanta generosidade e extremada doação de si mesmo? Pensou? ... O amor que ele tinha pelo Pai, claro! E o amor que ele tinha pelas pessoas deste mundo, seus irmãos de humanidade. Não tenha dúvida. Foi o amor por Deus e pelos irmãos que sustentou Jesus na sua missão. 

Então, você já sabe o segredo. O que faz de um cristão, de uma cristã um missionário, uma missionária? O amor a Deus e ao próximo. A adesão incondicional à pessoa de Jesus Cristo Salvador. E o amor solidário pelos nossos semelhantes que nos faz partilhar com eles nossa fé no Senhor Jesus. 

Está claro: tudo começa com nossa adesão e nosso amor a Jesus e seu Evangelho. O que vou fazer ou dizer aos outros decorre disso. Na verdade, a missão é o testemunho que eu dou de que encontrei Jesus. E que fui restaurado no seu amor. É isso que eu vou anunciar. É esse o meu testemunho. 

Você encontrou Jesus? Então você agora só pode ser um missionário, uma missionária. Não pode guardar este segredo de felicidade só para você. Tem que comunicá-lo aos outros. O que São Paulo dizia serve pra mim e pra você: "Ai de mim se eu não evangelizar". Quem encontrou Jesus pra valer, pode escrever, vira missionário. 

Pe. João Carlos Ribeiro

Um comentário:

  1. ótimo;se todos vossos missionário seria ótimo porque as pessoas se respeitava mais;tinha mas amor no coração,paz;de jesus cristo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS