PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Uma só coisa te falta (Mc 10, 21)

Uma só coisa te falta (Mc 10, 21)

Foi o que Jesus disse ao jovem rico. Ele queria ter parte na vida eterna. Estava disposto, eufórico, entusismado. Tinha chegado correndo, jogara-se aos pés do Mestre. Tinha chamado Jesus de bom, reconhecendo-o um homem de Deus. E mais: já era bom cumpridor dos mandamentos de Deus. Um jovem judeu praticante de sua religião. Mas, faltava alguma coisa.

Uma só coisa te falta, lhe disse o rabi. E o que afinal lhe faltava: seguir Jesus. Isso mesmo, seguir o mestre a quem estava perguntando como ganhar a vida eterna. Mas para seguir Jesus, precisava sair do seu lugar, assumir o caminho de Jesus. A outros, Jesus tinha tido: renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga. A esse jovem de muitas posses, Jesus foi mais claro: troque o seu tesouro no mundo por um tesouro no céu e depois venha me seguir.

Foi água fria na fervura. O moço tinha muito dinheiro. Não dava para renunciar a tanto pra abraçar o que aparentemente era tão pouco. O dinheiro falou mais alto. Desistiu. Desistiu de Jesus. Voltou atrás, foi embora. Triste. A tristeza é o fardo de quem pega o bonde errado, de quem não se decide a tempo pelo caminho certo.

Uma só coisa te falta. E o que estava faltando naquele jovem aparentemente tão bom? Coragem, capacidade de renúncia, despojamento, o fervor de um ideal. Estava faltando sentido para sua vida. Estava faltando generosidade para entregar-se, para aventurar-se, para abraçar o caminho de Jesus com todas as forças. O caminho de Jesus é exigente. O evangelho de Jesus é um jeito novo de viver.

O dinheiro foi só um prova de que ele estava ainda voltado para si mesmo, para seus interesses, para a defesa de seu bem estar. O seguimento de Jesus pedia solidariedade com os oprimidos, comunhão com a vontade de Deus, primado do Reino de Deus.

Um dia, Jesus tinha comparado o Reino de Deus com um comerciante que encontrou uma pérola de imenso valor. Ele vendeu tudo quanto possuía para adquirir a pérola. O Reino de Deus é a pérola que o jovem não topou vender tudo para possuí-la. O evangelho não é pra gente mole, acomodada ou instalada em suas situações cômodas. O evangelho do Reino desinstala, desaloja, mobiliza, põe em caminho. É uma proposta para gente corajosa, pra gente generosa, pra gente que está disposta a empenhar toda a existência para alcançá-lo.

Uma coisa só te falta (Mc 10,21). É a palavra de Deus para o dia de hoje. Pense mais em tudo isso visitando o meu blog www.padrejoaocarlos.com . Ou me acompanhando pelo twitter: padrejcarlos.

Um dia feliz e abençoado pra você.

Um comentário:

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS