PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Deus em primeiro lugar

Deus em primeiro lugar

"Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?" (Mc 10,17)

Ganhar a vida eterna. É o que todos nós queremos. Só resta saber se estamos dispostos a fazer o que é preciso. A pergunta foi do jovem rico a Jesus. Ele já andava direito, já cumpria os mandamentos de Deus. Mas, faltava alguma coisa. Ele sabia que faltava. Faltava a escolha fundamental. Escolher Jesus. Jesus, como caminho, verdade, vida. Jesus, como o supremo valor.

Ele tinha muitos bens. E suas posses significavam muito para ele. A riqueza era a segurança dele. Por ela, ele tinha que sacrificar tudo. Não podia arriscar. E o que Jesus estava propondo era muito arriscado. Ter um tesouro no céu, não na terra. Segui-lo, mas sem os seus bens. Ficou numa encruzilhada: ou Jesus ou seu farto dinheirinho. Decidiu-se pelos bens, pelo dinheiro que já tinha. E foi embora, triste.

Sua pergunta não tinha sido uma pergunta verdadeira: "Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?" (Mc 10,17). Não estava disposto a colocar nada em risco. Sua confiança estava no que possuía. E a lógica de Jesus era exatamente outra. A confiança em Deus, não nas coisas. A partilha do que se tem com os outros, não a concentração. A solidariedade, não a posse solitária da riqueza.

Você vai me dizer: mas é possível harmonizar a posse dos bens com o seguimento de Jesus. Sem dúvida. Mas, se os bens significarem mais do que Jesus, nada feito. E é fácil saber quem pesa mais na sua vida: suas coisas ou seu Deus. Se os seus bens exigirem que você se esqueça do seu Deus, você atende? E se o seu Deus pedir que você esqueça os seus bens, você atende? A quem você atende é a quem você serve. E Jesus falou: "não dá pra servir a dois senhores". Você tem que escolher quem vai colocar em primeiro lugar.

Aproveite que a dica e faça sua escolha. Escolha Deus. Escolha Jesus como seu caminho. Ponha sua confiança nele. Escolha o Reino de Deus. O mais lhe será dado como acréscimo. Mas, Deus tem que o centro de sua vida. O valor supremo de sua existência. Aquele em quem você confia inteiramente.

"Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?" (Mc 10,17). É a palavra de Deus para o dia de hoje. Pense mais em tudo isso visitando o meu blog www.padrejoaocarlos.com . Ou me acompanhando pelo twitter: padrejcarlos.

Um dia feliz e abençoado pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS