09 de maio de 2026
Sábado da 5ª Semana da Páscoa.
Evangelho.
João 15,18-21
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18. "Se o mundo vos odeia,
sabei que primeiro me odiou a mim.
19 Se fôsseis do mundo,
o mundo gostaria daquilo que lhe pertence.
, porque não sois do mundo,
porque eu vos escolhi e apartei do mundo,
o mundo por isso vos odeia.
20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse:
'O servo não é maior que seu senhor'.
Se me perseguiram a mim,
também perseguirão a vós.
Se guardaram a minha palavra,
também guardarão a vossa.
21. Tudo isto eles farão contra vós, por causa do meu nome,
porque não conhecem aquele que me enviou".
Palavra da Salvação.
Meditação
Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)
Quando você começa a se comportar como um cristão de verdade, muita gente estranha. É o que Jesus está nos dizendo hoje: “o mundo gosta do que é seu”. No evangelho de João, fica bem clara a oposição que o mundo faz a Jesus. O mundo, na compreensão desse evangelho, são as pessoas e as estruturas que se opõem a Deus. É bem verdade que Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único para salvá-lo. Mas, nem todo mundo acolheu Jesus. E, na verdade, boa parte de seu mundo estranhou sua mensagem e suas atitudes e o rejeitou, levando-o à morte de malfeitor na cruz.
O mundo está dominado pelo pecado e, portanto, está sempre na oposição a Deus, em oposição ao Deus verdadeiro revelado por Jesus. O mundo pode até formar para si uma imagem falsa de Deus, ter um deus que lhe convenha. Pode ver que as pessoas que tramaram a morte de Jesus eram pessoas religiosas, mas serviam a uma falsa imagem de Deus. Sentiram-se ameaçadas pelo jeito de Jesus falar de Deus e tratar os sofredores e, em nome do seu deus, mataram-no.
O cristão é alguém que é tirado do mundo. É bom explicar melhor isso. Jesus falou assim: “O mundo odeia vocês porque eu os escolhi e os apartei do mundo”. Jesus nos escolheu, nos chamou. Ser escolhido por Jesus, seguir Jesus é afastar-se do mundo, isto é, desvincular-se do mal do mundo. Dá pra entender? Não é que o cristão possa viver fora do mundo. Ele afasta-se do mal que está no mundo, mas vive no mundo. Na ceia, Jesus pediu ao Pai: “Eu não peço que os tires do mundo, mas que os livres do maligno”. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
O mundo perseguiu Jesus. E desconfia de qualquer um que se pareça com Jesus. Olha o que ele fala no evangelho de hoje: “Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro ele me odiou”. E por que o mundo odeia Jesus? Pela mesma razão que o mundo do tempo de Jesus o odiou e o matou. A mensagem de Jesus e o seu modo de se conduzir na vida eram uma permanente denúncia contra o egoísmo, a dominação, a manipulação, a alienação que movem o mundo. Jesus vivia e pregava radicalmente a fraternidade, a prioridade dos pequenos e sofredores, a liberdade, o amor a Deus e aos irmãos, a vida segundo a vontade de Deus. A vida dos cristãos devia ser uma pregação permanente (mesmo sem sermão) contra a infidelidade, a desonestidade, a busca de privilégios, a exploração; uma pregação em favor da santidade do matrimônio, da sacralidade da vida, da justiça e do perdão como caminho para a paz. Quem anda assim, afastou-se do mundo, mesmo vivendo nele.
Sair do mundo é como a saída do povo do cativeiro do Egito. É obra de Deus em nós. Jesus disse isso a Nicodemos: “tem que nascer de novo”. Sair do mundo é um êxodo, é um novo nascimento. Obra de Deus, com nossa adesão.

Quando você começa a se comportar como um cristão de verdade, muita gente estranha. É o que Jesus está nos dizendo hoje: “o mundo gosta do que é seu”. No evangelho de João, fica bem clara a oposição que o mundo faz a Jesus. O mundo, na compreensão desse evangelho, são as pessoas e as estruturas que se opõem a Deus. É bem verdade que Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único para salvá-lo. Mas, nem todo mundo acolheu Jesus. E, na verdade, boa parte de seu mundo estranhou sua mensagem e suas atitudes e o rejeitou, levando-o à morte de malfeitor na cruz.
O mundo está dominado pelo pecado e, portanto, está sempre na oposição a Deus, em oposição ao Deus verdadeiro revelado por Jesus. O mundo pode até formar para si uma imagem falsa de Deus, ter um deus que lhe convenha. Pode ver que as pessoas que tramaram a morte de Jesus eram pessoas religiosas, mas serviam a uma falsa imagem de Deus. Sentiram-se ameaçadas pelo jeito de Jesus falar de Deus e tratar os sofredores e, em nome do seu deus, mataram-no.
O cristão é alguém que é tirado do mundo. É bom explicar melhor isso. Jesus falou assim: “O mundo odeia vocês porque eu os escolhi e os apartei do mundo”. Jesus nos escolheu, nos chamou. Ser escolhido por Jesus, seguir Jesus é afastar-se do mundo, isto é, desvincular-se do mal do mundo. Dá pra entender? Não é que o cristão possa viver fora do mundo. Ele afasta-se do mal que está no mundo, mas vive no mundo. Na ceia, Jesus pediu ao Pai: “Eu não peço que os tires do mundo, mas que os livres do maligno”. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
O mundo perseguiu Jesus. E desconfia de qualquer um que se pareça com Jesus. Olha o que ele fala no evangelho de hoje: “Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro ele me odiou”. E por que o mundo odeia Jesus? Pela mesma razão que o mundo do tempo de Jesus o odiou e o matou. A mensagem de Jesus e o seu modo de se conduzir na vida eram uma permanente denúncia contra o egoísmo, a dominação, a manipulação, a alienação que movem o mundo. Jesus vivia e pregava radicalmente a fraternidade, a prioridade dos pequenos e sofredores, a liberdade, o amor a Deus e aos irmãos, a vida segundo a vontade de Deus. A vida dos cristãos devia ser uma pregação permanente (mesmo sem sermão) contra a infidelidade, a desonestidade, a busca de privilégios, a exploração; uma pregação em favor da santidade do matrimônio, da sacralidade da vida, da justiça e do perdão como caminho para a paz. Quem anda assim, afastou-se do mundo, mesmo vivendo nele.
Sair do mundo é como a saída do povo do cativeiro do Egito. É obra de Deus em nós. Jesus disse isso a Nicodemos: “tem que nascer de novo”. Sair do mundo é um êxodo, é um novo nascimento. Obra de Deus, com nossa adesão.

Guardando a mensagem
O seguidor de Jesus, a seguidora de Jesus, pautando-se pelo seu evangelho, com certeza, pelo estranhamento do mundo, vai sofrer incompreensão, pode sofrer rejeição e até perseguição. Foi assim com Jesus. Se o comportamento e as palavras de um cristão não incomodam o mundo, tem alguma coisa errada nele. Não porque procuremos oposição e encrenca. Jesus não procurou confronto e briga. Mas, o mundo só gosta do que é seu.
Se o mundo odeia vocês, saibam que primeiro me odiou (Jo 15, 18)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
disseste “se me perseguiram, também perseguirão vocês”. E estamos começando a entender o porquê: porque o cristão não pertence mais ao mundo, não pensa e não age mais como o mundo. Agora, isso não é fácil, Senhor. É verdade, tu não nos disseste que seria fácil. Na verdade, nos ensinaste a tomar o caminho estreito, pois larga é a estrada que conduz à perdição. Continua, Senhor, rezando por nós ao Pai, pedindo que não nos tire do mundo, mas que nos livre do mal que está nele. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Vá planejando o seu domingo. Há uma enorme diferença entre um dia de folga e o Dia do Senhor. Lembre o evangelho de hoje. Estamos no mundo, mas não somos do mundo.
Comunicando
Segunda-feira que vem, começa a Segunda Bíblica deste ano, com o estudo do Livro do Apocalipse. Inscreva-se, reserve sua bíblia e seu caderno de anotações. Nesta segunda, às oito da noite, nos encontraremos, no YouTube, na live de abertura. Será o primeiro de 30 encontros de estudo sobre o Apocalipse. Foi tudo pensado para quem vai estudar a bíblia pela primeira vez. Inscrições pelo site Sympla.com.br. Uma oportunidade de ouro para sua formação cristã.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

Está no mundo é não pertencer!
ResponderExcluirSe mundo odeia vocês saibam que primeiro odeiam a mim.(Defato quem defende a justiça ⚖️♎ é receitado em meio a ignorância, esse ódio é aplicada aos poucos de mente fechada, coração duro pois em pleno século XXI a justiça Divina vêm ocupado seu espaço de forma silênciosa).
Se vocês fossem do mundo do mundo,o mundo amaria o que é dele.Mas o mundo odiaria vocês, porque vocês não são desse mundo,pois Eu escolhe .(A evidência do Senhor aqui é bem claro se quem é humanamente justo algumas vezes são regeitados. Há pessoas que odeiam a luz, mesmo assim convivem socialmente, resmunguentas,mal humorados, fofoqueiros, preguiçosos...falando da condicionalidade quando um juiz julgo corretamente exigência da Lei humana antigamente eram matadas, hoje já percebemos na própria justiça aplicando os conselhos de Jesus Cristo)...
Lembre-se do Eu disso: nenhum empregado é maior do que seu patrão.Se perseguirem a mim,vão perseguir vocês também;se guardarem a minha palavra, vão guardar também a palavra de vocês.(Aqui Cristo se iguala, mostra que Deus haverá de compreender todos nas situações de rejeição, conflitos é condicionalidades inerente das relações humanas e quando o assunto é justiça rejeição, assim em rodas de conversar o Cristã sempre é Cisne,mas Cristo ama as diferenças e faz do 🦢 Cisne pertencer ao meio social de forma justa muito de Cristo já se revela em meio a injustiça dos privilégios).
Será que estamos sabendo aplicar a justiça da pedagogia Cristã,ou usamos do privilégios talvez também?
O que Cristo quer de todos neste evangelho?
Sigamos.
Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Bom dia Padre, obrigado sempre pela leitura do evangelho.
ResponderExcluirQue Deus possa estar sempre no nosso caminho.
O áudio do dia não veio pelo whatsapp, aguardando
Obrigado senhor, por mais um dia
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor. Amém
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirQuando Jesus nos diz o mundo, pode se traduzir imundo o maligno, as trevas. Irmãos o mal odeia os que seguem a Luz, aquela que não se apaga jamais, Jesus Cristo. Porque ao nascermos somos batizados com o Espírito Santo de DEUS, e naquele momento recebemos o Selo indelével a marca da Promessa, assim deixamos de ser criaturas e pela Graça Santificante somos filhos amados, somos apartados e retirados do mundo, ou seja recebemos a oportunidade de Santidade em vida e nos é oferecida a Promessa, a garantia do céu.
Assim somos protegidos de todo mal, conforme a Palavra, o Evangelho nos afirma, nossa batalha não é contra carne e sangue, más sim espiritual. Observemos que, quanto mais evoluímos espiritualmente o inimigo inventa e investe mais de todos os lados para nós distrair (tecnologias, apegos, distorções dos princípios cristãos, toda forma de ativismo mundano) para roubar nosso tempo, para nos prender as coisas passageiras, as mundanas e não termos tempo para DEUS.
Ai está a necessidade de utilizarmos o discernimento e a percepção da fé e entender que precisamos nos revestir com a armadura do cristão e alimentar O Doce Hóspede da nossa alma, o Espírito Santo que em todas situações vem em nosso auxílio, ao nosso socorro, guia nossos caminhos, aí a importância de priorizarmos as coisas edificantes, aquelas que não passam, nos esforçarmos buscando constantemente a Luz, Sabedoria na Palavra e aumentar a nossa intimidade com o Senhor dia a dia,.
Salmos 118,105
Vossa Palavra é um facho que ilumina meus passos, uma Luz em meu caminho.
Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor qye aprenda a te amar maus e confiar e coloquar toda em suas mãos, vc sabe o que e melhor obrigada senhor por tudo e perdão pelos meus pecados , amém
ResponderExcluirBom dia! Gratidão sempre por receber a meditação da Palavra de Deus!
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Continua Senhor rezando por nós ao pai, pedindo que não nos tire do mundo , mais que nos livre de todo mal que está nele. Ajuda-nos Senhor Jesus Cristo a vivermos com sua benção e sua proteção, nos dando saúde felicidade paz amor fé esperança para mim e s minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirGlória a Deus aleluia senhor Jesus Cristo eu te amo muito Jesus
ResponderExcluirObrigada Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo. Abençoa e protege a mim e toda minha família. Cura Senhor meu netinho Bento, o Yvis e todos que precisam. Senhor aumentai sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirAmém! 🙌🏽🙏🏽🕊
ResponderExcluirNós estamos no mundo mas eu que vos escolhi disse Jesus por isso vos odiarao porque vós não são deste mundo.Irmaos mas aqui estando nos apartamos de fazer o mal porque a nossa maior e a vida eterna.Deus seja louvado .Amem
ResponderExcluir