BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: Viver o NOVO ANO com os sentimentos e atitudes de Maria.

Viver o NOVO ANO com os sentimentos e atitudes de Maria.


   1º de janeiro de 2026.   

Dia de Santa Maria, Mãe de Deus

Dia Mundial da Paz

   Evangelho   


Lc 2,16-21

Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

   Meditação.   


Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração (Lc 2,19)

Apesar de não ser uma festa religiosa, a passagem de ano desperta em nós muitos sentimentos religiosos. Deus é o senhor do tempo e da eternidade. Ele é o Criador de tudo. E ainda estamos sob o impacto da grande festa do natal. A vinda do Salvador ao mundo, isso sim, é um novo começo para a humanidade. Nesse clima, fechamos hoje a oitava do natal, com a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus.

Festejando a maternidade divina de Maria, continuamos de olhos fixos no presépio, contemplando o grande mistério da encarnação do Verbo. Deus realizou a promessa de enviar o Messias. São Paulo, na carta aos Gálatas, explicou: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva”.

Ao tornar-se humano, encarnando-se no seio da Virgem, o Filho, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, não deixou de ser Deus. Ele é, agora, inseparavelmente, homem e Deus. Por isso, reconhecemos a maternidade divina de Maria. Ela é mãe de Jesus, que é verdadeiramente homem e Deus.

No clima do natal, contemplamos, hoje, a Virgem Maria e observamos, com admiração, suas atitudes e seus sentimentos em relação a esse mistério que estamos celebrando, a encarnação e nascimento de Jesus. O evangelho de hoje nos leva a Belém, junto com os pastores. De fato, natal é Belém. Se esse tempo de festas não nos leva à manjedoura da Gruta de Belém, podemos estar celebrando o natal de qualquer um, menos o de Jesus.

Contemplemos a mãe de Deus nessa cena de Belém. Aprendamos com ela a acolher e admirar esse mistério da encarnação do Filho de Deus. Três atitudes suas nos chamam a atenção, hoje.

Primeira atitude. A atitude de testemunha de Jesus. Os pastores a encontram ao lado da manjedoura, junto com seu esposo José. É ali que, mesmo sem muitas palavras, ela está nos falando da obra de Deus que enviou o seu Filho ao mundo, por meio dela. É nela que o Verbo se fez carne. Ela é a testemunha da humanidade de Jesus. Ele é de nossa raça humana, por meio dela. Um Jesus sem Maria não é o Jesus do evangelho. No nascimento, na infância, no ministério público, na cruz... Maria está sempre presente. Ela é a testemunha da humanidade do Senhor.

Segunda atitudeA atitude de contemplação da obra de Deus. Quantas experiências de fé a jovem mãe já coleciona! A anunciação do anjo, a visita à Isabel, os acontecimentos de Belém... e tudo isso ela guarda e medita no coração. Medita para compreender a vontade de Deus. Medita para admirar a obra de Deus. Tem um coração contemplativo, orante, uma caixa de ressonância da obra de Deus. Um natal sem oração, sem meditação da palavra de Deus não é o de Belém. Não é o de Maria.

Terceira atitude. A atitude de educadora do enviado de Deus. Apesar dos sinais maravilhosos de Deus, Maria e seu esposo José prosseguem sua vida, com grande simplicidade. Oito dias depois do parto, circuncidam o menino, como mandava a lei de Israel. Dão-lhe o nome que o anjo indicou: Jesus. Assim, vão integrando sua criança na herança do povo que vivia em aliança com Deus. A encarnação é também a inserção da criança naquela cultura, na fé dos patriarcas. Assim, o filho de Deus será também o filho de Davi. Natal sem memória não é o natal de Jesus. Natal sem a palavra de Deus não é o natal de Maria.




Guardando a mensagem

A solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, neste primeiro dia do ano, nos dá a oportunidade de ingressar no novo ano com os sentimentos e atitudes da Mãe do Salvador. Como ela, renovemos nosso compromisso de ser testemunhas do Senhor, onde estivermos, todos os dias deste ano. Cabe-nos, igualmente, uma atitude de contemplação da obra do Pai que enviou o seu Filho para nossa salvação. É o nosso compromisso com o conhecimento da Palavra de Deus e do seu sentido para nossa vida. A Santa Mãe também nos inspira na arte de sermos bons educadores da nova geração de filhos de Deus. As crianças e adolescentes de hoje dependem do nosso testemunho e de nossa mediação educativa para conhecerem, amarem e seguirem Jesus, o filho de Deus e de Maria.

Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração (Lc 2,19)

Rezando a palavra

ORAÇÃO PARA O ANO NOVO:

Deus e Senhor nosso,
Senhor do tempo e da eternidade, 
a ti, toda honra e toda glória,agora e para sempre.
Nós te consagramos, Senhor, todos os dias deste novo ano, colocando sob tua proteção todos os nossos passos, propósitos, projetos e sonhos.
Derrama agora, Pai Santo, 
tuas bênçãos de saúde, paz e sabedoria
sobre nós, nossas famílias e todos os que nós amamos.
Que este novo ano, com a tua graça, seja de paz,
de crescimento na fé e de prosperidade
para todos nós, teus filhos e filhas.
Que em nossa vida, em todos os dias do novo ano,
brilhe a luz do teu filho Jesus, nosso Salvador,
Iluminando nossos caminhos
e nos conduzindo no teu amor.
A Virgem Maria, mãe de Deus e nossa, nos sustente 
com seu exemplo e sua intercessão. Amém. 

Vivendo a palavra

Neste Dia Mundial da Paz, dirija uma prece especial à santa mãe do Príncipe da Paz, em favor da paz no mundo. 

Com minhas preces, receba votos de um Feliz Ano Novo, com paz, saúde e prosperidade.

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Glória a vós senhor, sua benção padre João Carlos, feliz ano novo , muita saúde e paz, para que possa nos passar essas sábias homilia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/1/26 07:55

    Feliz ano novo Padre João Carlos que Deus lhe proteja sempre o senhor que Jesus Cristo ilumine seu caminho

    ResponderExcluir
  3. CARMILTON JOSE BEZERRA1/1/26 08:00

    Bom dia!Glória a vós Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/1/26 08:14

    Padre joão carlos desejo de coração um novo Ano. cheio de paz e muito Amor com todos os nossos irmãos é irmãs em cristo jesus, pedindo a ele força e muita fé para seguirmos em frete nesse ano de 2026 com fé e proteção da nossa mãe maria ajuda nós a ser testemunha viva do vosso amor para com o proximo. levando o seu amor. dai nós sábedoria mãe. para vivermos em armonia com os nossos irmãos e irmães.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/1/26 08:16

    Oração belíssima, atinge todos o que precisamos, na nossa vida de Católicos, irei repassar para os meus contatos, uns 50 pois os talentos recebidos devemos divulgar, não podemos enterra-los. Denise

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/1/26 09:04

    Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, te peço saúda e proteção em nossos vida , nós abençoe , amém

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/1/26 09:34

    Bom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/1/26 10:09

    Um feliz Ano Santo para o SENHOR Padre João Carlos que esse Ano seja de muita saúde paz e Fé para todos nós 🙏💙🙏❤️🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/1/26 10:26

    Deus de misericórdia, obrigado por tudo que o Senhor nos concedeu no ano que passou.Agora colocamos tudo em suas mãos 2026, que o SENHOR, conceda tudo, con forme sua vontade e bem estar de todos, Amém.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/1/26 10:27

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que esse ano que terminou, só tenho que agradecer a Deus, por tudo na minha vida e que esse ano que si inicia, seja um ano de muitas realizações com fé e esperança, que Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa mãe Maria Santíssima, nos conceda saúde paz felicidade amor fé esperança para mim e a meus familiares parentes e amigos e para nosso Pe João Carlos, muita grata pelas meditações, orações nos protegendo e nos abençoando sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/1/26 10:34

    Um feliz ano novo pra todos vcs aí da associação da Ama é eu peço a benção au padre João Carlos pra mim e toda minha família amém 🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Apesar de toda a provisão dos pastores, foram as pressas para acompanhar o nascimento mais importante do mundo, não chegaram a tempo, mas mesmo assim pelo o que puderam ver e contemplar, voltaram louvando, bendizendo e agradecendo por tudo que tinham presenciado e testemunharam.
    Enquanto os três reis magos tiveram a estrela guia chegaram a tempo do parto, porque os desígnios de DEUS são todos perfeitos, o tempo Kairós, o tempo dEle a hora da Graça para cada acontecimento, para cada um, nos devidos detalhes.
    Podemos também entender, que com isso, Ele nos ensina a valorizar mais a simplicidade, a pureza, a essência simbolizada na (manjedoura), imaginemos só, a primeira respiração de Jesus foi estrume de vaca, onde nasceu não tinha conforto nenhum, suas costas sem estrado nenhum, um Rei nasceu em um estábulo, lugar de animal), com certeza foi para nos ensinar o Seu segredo, em aprofundar na Sabedoria da Palavra no cumprimento das Profecias, que está no amor, na paz, na humildade, na confiança da providência Divina, ou seja provando que caminhando com DEUS nada faltará, pois sempre Sua providência e proteção serão maiores na vida daqueles que se esforçam para estar na Sua presença, na perseverança por amor O seguem e procuram realizar Sua vontade, testemunhando a exemplo da Santa Maria Mãe de DEUS, a mãe do mais Belo e puro Amor, conhecida como Serva por excelência que tudo meditava e guardava no coração, sempre na calma e na alegria de servir numa vida de entrega as coisas do alto, ou seja em tudo aquilo que sabemos que nos aproxima do Senhor, conforme a Sagrada Escritura nos orienta a todos os momentos, bendizer, louvar e glorificar nosso Pai, nosso Salvador e reconhecer todos os que foram considerados Santos e Santas por terem dado seu Sim e oferecendo suas vidas se destacaram de uma forma única neste Plano Divino do nosso Criador,.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/1/26 15:20

    Obrigado meu Deus por mais um ano novo que se inicia com teu poder amem.
    Pesso a vós meu Deus pela paz no mundo inteiro senhor amém.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos deu nesse ano q passou. Peço, Senhor, que continue nos abençoando com saúde e paz nas famílias. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2/1/26 00:13

    Glória a vós senhor... amem !!! Obg Padre João Carlos pelas sábias palavras...

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/1/26 00:14

    Glória a Deus 🙏🙏🙏 feliz Ano Novo
    Padre João Carlos Deus sempre o bencoe
    e que este ano seja de mais oração
    e contemplação 🎑 a nosso senhor e nossa
    Mãe Maria Santíssima Amém 🙏 🙏 🙏 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

6º dia da Quaresma: A lista dos sofredores

     23 de fevereiro de 2026    Segunda-feira da 1ª Semana da Quaresma    Evangelho    Mt 25,31-46 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discí...

POSTAGENS MAIS VISTAS