PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O pobre é nosso irmão.

O pobre é nosso irmão.


Rio de Janeiro - Dom Orani Tempesta abençoando a mesa no 7º dia mundial do pobre



   03 de novembro de 2025.   

Segunda-feira da 31ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.   


Lc 14,12-14

Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

   Meditação.   


Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)

Quando o argentino Cardeal Jorge Bergoglio foi eleito Papa, o seu amigo brasileiro Cardeal Claudio Hummes, ao cumprimentá-lo com um abraço, lhe disse ao ouvido: “Não se esqueça dos pobres”. Este é precisamente o recado do evangelho de hoje. Não nos esqueçamos dos pobres.

Jesus foi a uma refeição festiva, na casa de alguém importante. Ele viu os convidados escolhendo os primeiros lugares. Nós também vemos isso todos os dias. O espírito do mundo é exatamente esse: a busca dos primeiros lugares. É o mundo da concorrência, um querendo derrubar o outro; o mundo da competição, um querendo deixar o outro pra trás. O espírito do mundo nos ensina a querer ser mais importantes que os outros, a cobiçar os cargos mais altos, a querer estar sempre em evidência. E essa mentalidade acaba por incentivar a violência, a vaidade, a presunção, o orgulho.

Jesus está ensinando uma coisa muito diferente: Não queira ser mais do que ninguém. O espírito do evangelho é a fraternidade, o acolhimento e valorização de cada um, a cooperação. Foi isso que Jesus ensinou: somos irmãos, dependemos uns dos outros.

Naquela refeição festiva, Jesus viu que os convidados eram gente importante, gente do alto nível social, amigos do dono da casa. Então ele disse a quem o convidou: Quando for fazer uma festa, não convide só seus parentes, seus vizinhos ricos, seus amigos, seus irmãos. Convide os pobres, os coxos, os aleijados, os cegos.

O espírito do mundo pratica a exclusão social (deixar de fora quem não tem recursos) e a segregação social (separar de um lado os privilegiados e de outros, os desamparados; isso nos locais de moradia, nos elevadores, nos shoppings, nas casas de festa, nas escolas, nos hospitais, em todo canto). O espírito do evangelho é outro: é a inclusão, a fraternidade, a comunhão, o oferecimento de oportunidades a quem é mais frágil e necessitado.

A Igreja, por iniciativa do saudoso Papa Francisco, criou a Jornada Mundial dos Pobres. Neste ano, em sua 9ª edição, a Jornada cai no próximo dia 16 de novembro, com o tema "Tu és a minha esperança", palavras do Salmo 71 (versículo 5). 

Em sua mensagem para a Jornada Mundial dos Pobres deste ano, o Papa Leão escreveu: Os pobres não são um passatempo para a Igreja, mas sim os irmãos e irmãs mais amados, porque cada um deles, com a sua existência e também com as palavras e a sabedoria que trazem consigo, levam-nos a tocar com as mãos a verdade do Evangelho. Por isso, o Dia Mundial dos Pobres pretende recordar às nossas comunidades que os pobres estão no centro de toda a ação pastoral. Não só na sua dimensão caritativa, mas igualmente naquilo que a Igreja celebra e anuncia. Através das suas vozes, das suas histórias, dos seus rostos, Deus assumiu a sua pobreza para nos tornar ricos. Todas as formas de pobreza, sem excluir nenhuma, são um apelo a viver concretamente o Evangelho e a oferecer sinais eficazes de esperança.





30 junho 2018 - Almoço com pobres de Roma 

Guardando a mensagem

Jesus notou, naquela refeição na casa do fariseu, que os convidados eram os irmãos e parentes do dono da casa, seus amigos e vizinhos ricos. Isso mostra uma mentalidade: a comemoração do seu próprio status, a bajulação dos privilegiados, a exclusão social. É o espírito do mundo. O espírito do Reino é outro: a busca de inclusão dos pobres, dos mais sofridos, a valorização dos pequenos.

Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos (Lc 14, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a refeição, que é um ato sagrado para o teu povo, foi palco de belos ensinamentos de tua parte. Obrigado, Senhor. Concede-nos que nossas mesas sejam lugares de fraternidade, de diálogo, de inclusão, onde se manifeste o espírito do Reino, não o espírito do mundo. Concede que nossas refeições em família preparem a sagrada refeição da Eucaristia, mesa da comunhão e da unidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Procure se informar se na sua comunidade existe algum trabalho em favor dos mais pobres. 

Comunicando

Hoje é dia de Segunda Bíblica. Mesmo que você não esteja participando regularmente, o encontro de hoje será muito proveitoso para sua formação cristã. Marque logo sua bíblia em Atos dos Apóstolos capítulo 24. Vou esperar por você, às oito e meia da noite, no meu canal do Youtube.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





  

13 comentários:

  1. Paz e bem, Padre Joao Carlos. Agradeço ao Santissimo redentor a graca de novo dia. Peço a graça de dar amor fraterno, e fazer obra de caridade aos necessitado 🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor te peço perdão e mesericirdia pelos pecados, senhor que seja una pessoa boa e tenha como ajudar alguém ou alimentando alguém, obrigada por tudo que tenho e perdão se peço demais e não mereço , mi. Ajude a falar nenos e ouvir mais e nao julgar as pessoas , entro em suas mãos, amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Glória a vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Padre João Carlos! Glórias ao Pai, ao Filho e só Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, que Deus esteja convosco em toda hora e em todo o momento 🙏gratidão pela vida🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. CARMILTON JOSE BEZERRA3/11/25 07:49

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Neste ensinamento direto ao chefe dos fariseus, Jesus mais uma vez também nos orienta a sermos como Ele, manso e humilde de coração, ou seja não buscar interesse algum, não querer se aparecer, Ele quer que façamos o bem sem se importar a quem e não esperar receber nada em troca. Resumindo irmãos, nos preocupar apenas em fazer a bondade e a caridade, assim como instrumentos de Graça que somos, transmitirmos esperança a aqueles mais necessitados, esse sentimento de compaixão, acolhimento e misericórdia não há preço que pague mesmo, ver a felicidade e a gratidão daqueles que mais precisam, enfim com cada um fazendo a sua parte e dando exemplo, aos poucos iremos acabando com as diferenças adversas, principalmente a social, só assim no amor construiremos uma sociedade mais justa, mais amorosa e igualitária,.

    Atos dos Apóstolos 20,35
    Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto Ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu espero um dia chegar a TI. Pois ELE é o verdadeiro CARINHO e a única VERDADE. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Mandai vosso Espírito Santo para guiar meu filho Fábricio e nele permanecer para que possa se manter lúcido e sensato para atravessar esse momento de turbulência em sua vida. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Padre Joãos Carlos, obrigada por seus ensinamentos que nos ensinam a ser mais solidários.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia padre João Carlos a sua bênção Amém

    ResponderExcluir
  11. Meu Pai! Eu vos peço ilumina e guie meu esposo no seu trabalho, ele precisa de vossa liderança no emprego dele, pois tem gente querendo derrubá-lo.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia Padre 🙏🏼 sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🌸🌷💗🌹🌸☀️

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Só tenho que agradecer a Deus pelas bênçãos em minha Vida ! Amanhã farei a retirada de um câncer de pele com a certeza que tudo dará certo!Gratidão Sempre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O pobre é nosso irmão.

Rio de Janeiro - Dom Orani Tempesta abençoando a mesa no 7º dia mundial do pobre    03 de novembro de 2025.    Segunda-feira da 31ª Semana d...

POSTAGENS MAIS VISTAS