PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não abaixe os seus braços!

Não abaixe os seus braços!



  19 de outubro de 2025. 

29º Domingo do Tempo Comum

Dia Mundial das Missões


  Evangelho. 



Lc 18,1-8

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo:
2”Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’
4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’”
6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?
8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”



  Meditação. 


E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? (Lc 18, 7)

O juiz e a viúva. A viúva tinha uma causa na justiça. O juiz era iníquo, não temia a Deus, não respeitava ninguém. As chances da viúva eram mínimas. É a situação de muita gente. Tendo um problema sério para resolver, encontra barreiras muito grandes para ultrapassar. Tem diante de si um sistema burocrático, a força do poder econômico, a má vontade de quem deveria encaminhar uma solução... é problema de trabalho, é problema de saúde, é problema de família. Problemas grandes, com pouca chance de solução. Não seria o seu caso?

Bom, na parábola que Jesus contou, a situação estava difícil para a viúva. Ela tinha uma causa na justiça. E o juiz não era confiável. A fama dele era de injusto, sem temor a Deus. Tudo levava a crer que o juiz demoraria demais a resolver o assunto e, claro, como não tinha compromisso com a justiça, iria prejudica-la, pois ela era a parte mais frágil, mais desprotegida.

Mas, não foi bem assim. Ela conseguiu que ele julgasse o processo logo e lhe desse ganho de causa. Olha que surpresa! E o que mudou a situação? Jesus deixou claro: a insistência da viúva. Frequentemente, ela estava na porta do juiz: “Faça-me justiça contra o meu adversário”. O seu pedido insistente, perseverante acabou chateando o juiz. Ele pensou: ‘vou resolver logo isso, senão essa viúva vai acabar com o meu juízo’. E resolveu logo. E resolveu dando razão a quem tinha razão, à viúva. Que história interessante!

Por que será que Jesus contou essa história? Com certeza, pra gente não desanimar diante dos problemas, pra gente não cruzar os braços diante de situações difíceis; ir à luta, insistir, lutar pelo certo, pela verdade, pela justiça... A viúva não ficou em casa, se lamentando.... “Estou perdida, eu sou uma pobre viúva, e aquele juiz é um sujeito corrupto”. Não, não ficou se lamentando. Foi à luta, enfrentou o magistrado, insistiu, cobrou, encheu a paciência daquele homem... Nada de ficar esperando pra ver no que vai dar, nada de se bloquear imaginando-se sem chance... ir à luta, enfrentar, cobrar, insistir. Entendeu?

A parábola também pode ser aplicada ao nosso relacionamento com Deus. Mesmo que Deus não tenha nada de parecido com o juiz da história, precisamos ser perseverantes naquilo que pedimos. É que Deus, como bom educador, quer ver a gente se mexendo pra encontrar solução para os problemas; quer que tenhamos um grau de compromisso com o que estamos pedindo; quer que cultivemos um sentimento de verdadeira confiança nele.

Nossa oração deve ser constante, perseverante. No livro do Êxodo, conta-se um fato curioso na batalha do povo de Deus contra os amalecitas. Moisés, no monte, rezava com as mãos elevadas, enquanto o povo lutava lá embaixo. “Enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, venciam os seus inimigos”. A vida é uma luta permanente. Não vencemos sem a força de Deus. Então, mantenha suas mãos erguidas, em prece, o tempo todo. Sem Deus, estamos perdidos.





Guardando a mensagem

A viúva da história de Jesus é um exemplo para nós. Diante de dificuldade quase intransponível, acreditou na sua causa e, de tanto insistir, terminou mobilizando o injusto juiz em seu favor, com o incômodo de sua cobrança persistente. Você mesmo tem coisas difíceis pra realizar, sonhos quase impossíveis pra conquistar. Aprenda da viúva do evangelho. Não fique de braços cruzados. Não se deixe vencer pelo desânimo, pelo cansaço. A vitória depende de sua perseverança, de sua insistência. Deus também, como um bom pai que é, gosta de dar um tempo quando a gente faz um pedido. Ele quer ver a gente se mexer com confiança e perseverança e amadurecer o grau de compromisso com aquilo que estamos pedindo. Só pais inexperientes dão tudo o que filho pede e na velocidade que ele deseja.

E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? (Lc 18, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quantas lições, aprendemos no teu santo evangelho! Hoje, nos dizes para sermos perseverantes, insistentes, chatos se for preciso, mas não desistirmos diante das dificuldades. E disseste isto comparando também com a oração. Deus não é como aquele juiz. Ele é um pai amoroso. Mas, é um pai que quer o nosso bem, e sabe se o que pedimos servirá mesmo para o nosso crescimento; e sabe a hora certa para nos conceder o que pedimos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Na sua Bíblia, procure o Salmo 120 (ou 121) para rezá-lo, hoje. Ele começa assim: “Eu levanto os meus olhos para os montes:/ de onde pode vir o meu socorro?”

Comunicando

Três acontecimentos marcam este domingo. O Dia Mundial das Missões, com o tema "Somos missionários da esperança entre os povos". A 82ª Romaria da Família Salesiana ao Santuário de N. Sra. Auxiliadora, em Jaboatão, área metropolitana do Recife. E a canonização de novos santos, em Roma, entre eles a Ir. Maria Troncatti, Filha de Maria Auxiliadora, uma irmã salesiana missionária que serviu generosamente entre indígenas do Equador.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Louvado seja, Nosso Senhor Jesus Cristo! Que bênção, a Meditação da Palavra. Quanta Paz, quanta Luz ! Gratidão sempre...Salve Maria!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo, ter que acompanhar as meditações do Reverendo, a partir da terra de Angola.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua bênção hoje eu só quero agradecer a Deus e a Virgem mãe Maria Santíssima por tudo em minha vida e da minha família obrigada Jesus obrigada meu Deus obrigada Maria Gratidão Gratidão Gratidão Amém 🙏🌹❤🌻

    ResponderExcluir
  4. Obrigado padre João Carlos, através do seu sim, o meu se torna ainda mais forte, Deus em nossas vidas em primeiro lugar sempre!!
    A insistência no justo se torna vitória, agradeço a mãe Santíssima que intercede por nós e ao seu amado Jesus Cristo que é o pão da vida🙏🏼✨amém!

    ResponderExcluir
  5. CARMILTON JOSE BEZERRA19/10/25 07:30

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho espero um dia chegar a TI pois ELE é A VERDADE UNICA. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Abençoe Senhor meu filho Fábricio para que encontre a paz para com serenidade atravessar esse momento ruim que vive. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Louvado seja o Senhor no meu caminhar! Deus é a minha fortaleza! Gratidão Sempre

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, sejamos perseverante com a fé em Deus, com esperança, que Nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda paz, saúde, felicidade, fé, esperança e sejamos grato por tudo que Deus tem feito por nós a mim e a minha família.Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Pura verdade!
    Agente nunca de abdicar do nossos direitos, pelo contrário sempre lutar para fazê-los valerem, e não se deixar alimentar pela sensação de perda.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre Antônio eu escuto a meditação da palavra todos os pois dona angélica manda pra mim sou naldira moro aqui em orobo no sitio tanques muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. Bom diaaaaaa , estou amando estás mensagem diária Moro na Bahia

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Nesta parábola do juíz iníquo, Jesus nos orienta a rezar sempre e não desistirmos de pedir e suplicar a Graça, pois precisamos acreditar que, sempre prevalecerá a justiça Divina e não a justiça dos homens, assim cada vez mais nos reconhecemos pequenos e totalmente dependentes da Graça e da Misericórdia do Senhor, conscientes que devemos entregar nas mãos de DEUS tudo aquilo que por um motivo ou outro humanamente já não conseguimos compreender e nem resolver, desta forma quando nos esforçamos para manter a comunhão com DEUS, sendo persistentes na oração, aprendemos esperar o tempo necessário para justiça Divina acontecer, más evitando murmurar e se esforçando para que a chama da fé não se apague, na certeza que o bem sempre prevalecerá, pois DEUS é justo, nos ama sem igual e quer o melhor para cada um de nós, basta confiar que Ele é o Justo Juiz e tudo fará,.

    ResponderExcluir
  13. O sabedoria da viúva segundo o Evangelho está na repetição, oração constante autenticidade no coração.Se até um juiz se dobra diante de Deus nada é impossível, saber esperar ajuda bastante,mas não se aplica para tudo os mais vulneráveis urge por justiça social,mas o que Deus prepara vai além do imediato tudo requer cuidado disciplina e bastante fé.
    Para Deus tudo é possível com esse princípio fica evidência que a condição humana é limitada mas O Espirito Santo antecedeu naquela situação da vida de uma mulher que teve oração e jejum para aguentar os não dito antes de ser ouvida.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim, minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, minha irmã e meu irmão e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  15. Que mensagem exemplar que o evangelho traz pra nos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nosso patrão está chegando.

   21 de outubro de 2025   Terça-feira da 29º Semana do Tempo Comum     Evangelho.    Lc 12,35-38 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discíp...

POSTAGENS MAIS VISTAS