22 de outubro de 2025
Quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Memória litúrgica de São João Paulo II
Evangelho.
Lc 12,39-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.
41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”
Meditação
Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? (Lc 12, 42)
Nós aguardamos a volta de Jesus. Estamos esperando a sua nova vinda. A sua vinda será um momento de júbilo para uns e de juízo para outros. Por isso, apesar da alegria da espera, ficamos um tanto temerosos.
Vigilância é a palavra-chave do evangelho de hoje. As comunidades, depois de Jesus, deram muita ênfase a essa recomendação de Jesus para o tempo da espera, o tempo em que ele estaria fora. Eu disse ‘fora’, mas ele está sempre conosco, você sabe. “Vigiem, porque vocês não sabem a hora em que virá o Senhor!” Jesus contou pequenas parábolas para isso ficar bem clarinho. Falou do pai de família que, se soubesse que o ladrão viria naquela noite, ficaria vigiando e não deixaria que sua casa fosse arrombada. Falou do servo que o Senhor deixou tomando conta de sua casa, cuidando de sua família. O servo vigilante está atento e alimenta bem a família. O servo relaxado espanca os empregados e cai na farra e na bebida, descuidando-se de suas obrigações. O servo fiel e prudente vai ser muito bem recompensado. O servo relaxado vai ser despedido e castigado.
Jesus, com essa história, quis nos incentivar a estar sempre vigilantes. Nós cuidamos de algo de que fomos encarregados. E disso, seremos cobrados, vamos prestar contas. Na parábola, o empregado cuidava da casa do seu senhor, de sua família. Esse é um ensinamento importante: nós estamos encarregados de cuidar de pessoas, pessoas que podem estar sob nossa responsabilidade, mas não são nossa propriedade. Pai e mãe cuidam de sua casa, das pessoas que estão sob sua dependência. E precisam estar sempre atentos, vigilantes para o mal não penetrar em sua casa, como Jesus falou na parábola. Ele disse: “Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada”.
O fato de Jesus estar demorando, não quer dizer que ele não vem. E não pode ser motivo para relaxamento, despreocupação, abandono da missão. Vigilância é o ensinamento de hoje.
Guardando a mensagem
Jesus alertou sobre a vigilância: estarmos atentos, acordados, despertos, não permitindo que o mal penetre em nossa casa, em nossa família. Na verdade, a casa que cuidamos é dele, pois aí estamos como encarregados, investidos de autoridade e de responsabilidade por ele mesmo. E é a ele que daremos conta. Cuidar das pessoas é a nossa missão. Vigilância é a nossa atitude permanente. Mesmo ele não voltando logo, precisamos estar sempre preparados, cumprindo bem nossas tarefas, realizando bem a nossa missão.
Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? (Lc 12, 42)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
na parábola que contaste, tem o administrador fiel que cuidou bem de sua casa, alimentou bem seus dependentes, zelou para que tudo andasse direitinho, estava sempre vigilante, atento. E disseste: “Feliz o empregado que o senhor quando voltar o encontrar assim”. Nós queremos, Senhor, ser zelosos e vigilantes como esse empregado elogiado. Ajuda-nos, Senhor, a cumprir bem nossas obrigações em nossas famílias, em nossas comunidades; ajuda-nos a providenciar o necessário para vivermos dignamente e dá-nos sabedoria para conduzir bem aqueles que colocaste sob nossa responsabilidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Arrume um tempinho, hoje, para rezar por sua família. Faça como o empregado elogiado da parábola: cuide bem de sua casa.
Hoje é dia de Encontro dos Ouvintes. Será na cidade de Vitória de Santo Antão, área metropolitana do Recife, na Paróquia do Livramento. O encontro começa com o terço mariano às 18 horas, transmitido em uma cadeia de rádios, seguido da Santa Missa e Adoração Eucarística. No momento de louvor, última parte do encontro, teremos música e sorteios. Você pode nos acompanhar pelo rádio ou pelo Canal do YouTube.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Glória a vós Senhor 🙌
ResponderExcluirBom dia! A Palavra de Deus me fortalece todos os dias! Gratidão Sempre
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos gostaria mioto de receber todos os dias estas palavras no meu Celular 83 99949 7577 Carlos.
ExcluirBom dia! Glória a vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus Cristo pode retornar a qualquer momento, não sabemos quando nem onde. Sabemos que o Pai O escolheu para viver como homem e Ele cumpriu Sua missão e vivendo nossa humanidade em momento algum jamais pecou, assim nos deixou todos exemplos de resistência possíveis no Evangelho, na Sua vida, ou seja, bondade, humildade, caridade, benevolência, piedade, solidariedade, perdão, misericórdia, etc.. e ainda nos deixou um manual de tudo, traduzindo a "Santa Bíblia", então devemos respeitar todos os Seus mandamentos e seguir a Vossa Palavra sem nos desviar nem para a direita nem para esquerda, dotados dos Santos Sacramentos sem nos distrair com os falsos prazeres carnais e mundanos.
Desta forma, como Igreja militante ouvindo e os colocando em prática, focados no nosso objetivo que é o céu, sempre fazendo o bem, permaneceremos servidores e orantes, desta forma cientes da importância de nos mantermos vigilantes na nossa missão, nos esforçando para permanecermos no estado de Graça, estaremos a caminho da Santidade e preparados para a salvação,.
Bom dia padre João Carlos
ResponderExcluirSua benção padre
Obrigada, pela oportunidade de todos os dias eu lê a palavra de Deus, que se torna alimento para o meu dia a dia!!
🙏🏻
Deus seja louvado a todo momento!
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu busco um dia chegar a TI porque ELE é o CAMINHO e a única VERDADE. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Abençoe meu filho Fábricio para que seja guiado pelo teu Espírito Santo para atravessar esse momento turbulento de sua vida. Que a justiça seja restabelecida. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirMe ajuda Senhor a colocar na cabeça de minha família que vós estais voltando.
ResponderExcluirBom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor que sempre esteja prepara para chegada do senhor, queseja prudente e agradecido , obrigada semhorbpor tudo , amém
ResponderExcluirBom padre como faço para receber essas mensagens poderosas todos os dias pela
ResponderExcluirManhã.
Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Ajuda-nos, Senhor, a cuidarmos bem de nossa família e de nossa comunidade. Que Jesus, Nosso Pai Eterno, Nosso Espírito Santo, nos ajude, nos proteja e nos abençoe sempre, com saúde, felicidade, fé e temos esperança sempre a mim e a minha família. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos, em suas viagens e em sua evangelização, sou muito grata ao Pe João Carlos pelas meditações que recebo todos os dias. Obrigada Senhor Jesus por tudo e por todos ao meu redor. Amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirObrigada Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim, minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, minha irmã e meu irmão e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluir