PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A sua oração é assim?

A sua oração é assim?




  26 de outubro de 2025.  

30º Domingo do Tempo Comum



  Evangelho.  


Lc 18,9-14

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
3O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”



  Meditação.  



Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros (Lc 18, 9)


A pergunta deste 30º Domingo Comum é a seguinte: A sua oração está mudando a sua vida? Vale dizer: a sua oração tem sustentado o seu caminho de conversão?

A história que Jesus conta, hoje, nos deixa com a pulga na orelha. Não basta rezar e sermos fieis à oração. Precisamos estar atentos ao risco de nossa oração reforçar o nosso egoísmo e justificar a exclusão dos irmãos e, assim, ofender seriamente a Deus.

Dois homens subiram ao Templo para rezar. Um era fariseu, um homem praticante da Lei de Moisés. O outro era publicano, um cobrador de impostos, com pouca ou nenhum observância da Lei de Deus.

Jesus descreveu assim a oração do fariseu: “O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’”.

Essa oração do fariseu parecia um louvor a Deus feito por um homem santo, bom cumpridor de suas obrigações religiosas, de comportamento ilibado. Na verdade, sua oração apresenta, pelo menos, cinco falhas graves: 1. Mesmo dirigindo-se a Deus, ele fez uma homenagem a si mesmo por ser tão bom, tão praticante, tão piedoso. Assim, ele tomou o lugar de Deus, louvando-se a si mesmo, invocando sua honestidade e sua santidade. 2. Tendo ele já tanto merecimento, Deus ficaria, na verdade, obrigado a abençoá-lo, a recompensá-lo por sua santidade. 3. Sua oração reforçou o seu egoísmo. Tem muito “eu” na sua breve oração: (eu te agradeço, eu jejuo duas vezes por semana, eu dou o dízimo..). 4. A sua oração reforçou a discriminação do irmão, do publicano, ao invés de criar solidariedade (“te dou graças, porque não sou como os outros homens, nem como esse aí”). 5. Em sua presunção, a sua oração não abriu espaço para conversão, mudança de vida.

Jesus descreveu a oração do publicano assim: “O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’

O cobrador de impostos reconhece a grandeza de Deus e a sua condição de pecador. Em três gestos, isso fica claro: fica à distância, não se atreve a elevar os olhos, bate no peito. Assim, invoca a misericórdia de Deus: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador”. Deus está no centro de sua oração. Ele reconhece a sua condição de pecador. A sua oração abre caminho para a conversão, para a mudança de vida. Coloca-se nas mãos de Deus, invocando sua misericórdia.






Guardando a mensagem

Nesta história do fariseu e do publicano, Jesus, hoje, nos instrui sobre a oração. Muitas vezes, a nossa oração pode reproduzir o nosso egoísmo, nossa vaidade, nossa presunção. Assim, tomamos o lugar de Deus, nos auto-homenageando e julgando o irmão, reforçando a sua discriminação e exclusão. O fariseu mostra-se merecedor das graças de Deus, do seu favor. Em seu orgulho, fecha-se a qualquer apelo de mudança, de conversão. Assim, avisou Jesus, ele não voltou para casa justificado, perdoado, abençoado. O publicano, com humildade, reconhece-se necessitado da misericórdia de Deus. Na oração, abre-se para a ação de Deus, para sua graça, para sua misericórdia. Disse Jesus, este voltou pra casa justificado, perdoado, abençoado.

Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros (Lc 18, 9)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras do Salmo (Sl 33)

— O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,/ seu louvor estará sempre em minha boca./ Minha alma se gloria no Senhor;/ que ouçam os humildes e se alegrem!

— Mas ele volta a sua face contra os maus,/ para da terra apagar sua lembrança./ Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta/ e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto/ e conforta os de espírito abatido./ Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,/ e castigado não será quem nele espera.

Vivendo a palavra

Hoje, reze como o publicano, muitas vezes no dia: “Meu Deus, tem misericórdia de mim, porque sou um pecador”.

Comunicando

Estamos preparando o Show "Quando dezembro chegar". Será uma bela preparação para o natal, um momento de graça e de bênçãos pra você e sua família. 22 de novembro, no Ginásio de Esportes do Colégio Salesiano do Recife. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




11 comentários:

  1. Delania Tavares26/10/25 07:00

    "Meu Deus, tem misericórdia de mim, porque sou um pecador”.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos. Meu Deus tem misericórdia de mim.

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Todos nós somos pecadores, porém é mais pecador ainda quem é orgulhoso, assim julga e ainda despreza o próximo, porquê quem somos nós para medir ou calcular se os nossos pecados são maiores ou menores que os de alguém?
    Acredito que um dos motivos quando Jesus nos afirma que devemos amar o próximo sem distinção, rezar e pedir proteção, mesmo a aqueles que nos prejudicam, que nos perseguem e desejam nosso mau, creio que isso seja para que tenhamos paciência em esperar, demonstrando na humildade que acreditamos que este irmão, esta irmã também pode mudar em DEUS, e pelo Poder sobrenatural das orações alcançar a misericórdia em tempo, assumindo a vida nova, também em Cristo ser uma nova criatura.
    Quando somos piedosos e misericordiosos estamos cada vez mais transmitindo o amor a esperança e a caridade, assim contribuindo para aumentar o Reino de DEUS, então compreendemos que somos totalmente dependentes da Graça de Jesus, quando hoje Ele nos lembra: quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado, sendo assim obedientes, irmãos façamos nossa parte,.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu espero um dia chegar a TI pois ELE é o único CAMINHO e VERDADE. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Mandai vosso Espírito Santo habitar obc coração de meu filho Fábricio para que seja iluminado para atravessar esse momento de turbulência de sua vida. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos Paz e Bem

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, nos abençoe e nos proteja com saúde,, felicidade, prosperidade, fé e esperança, eu confio em vós Jesus a mim e a minha família. Meu Deus tem misericórdia de mim, porque sou uma pecadora. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  8. A sua benção Padre tenho uma comunidade que sou ministra pode a Deus prá me dar sabedoria Ana Lopes

    ResponderExcluir
  9. Feliz domingo ,Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor tenha piedade e mesericodia de mim e perdoe meus pecados, amém

    ResponderExcluir
  10. CARMILTON JOSE BEZERRA26/10/25 23:18

    Boa noite!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O seu momento diário de oração.

  TERÇA-FEIRA    28 de outubro de 2025.    Festa de São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos    Evangelho.    Lc 6,12-19 12Naqueles dias, Jesu...

POSTAGENS MAIS VISTAS