27 de setembro de 2025.
São Vicente de Paulo, memória.
Evangelho.
Lc 9,43b-45
Naquele tempo, 43b todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
Meditação.
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44).
Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Mas, não entendiam o que Jesus dizia. Notaram? Admirados com que ele fazia, mas nem tudo que ele dizia chegavam a compreender. E ele foi claro: “Prestem atenção às palavras que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Aí é que eles não entenderam mesmo. Não pegaram o sentido dessa palavra. E até mesmo tinham medo de fazer perguntas sobre isso.
Pela insistência de Jesus, o que ele estava dizendo é muito importante para que ele seja compreendido. “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Quem é o Filho do homem? Jesus, ele mesmo. E ele gostava de se anunciar assim com essa expressão “o Filho do homem”. Essa expressão ocorre no livro do profeta Ezequiel. Era assim que o profeta era chamado por Javé, o Senhor Deus. Chamar-se a si mesmo de “Filho do homem”, com certeza, era uma forma de sublinhar a sua encarnação, a sua condição humana.
As pessoas estavam admiradas com aqueles sinais que mostravam sua ligação com Deus, sua participação no poder divino: a multiplicação dos pães no deserto, a tempestade acalmada no lago, a cura do cego de Jericó, a ressurreição de Lázaro... Esses são sinais de grandeza, de poder, reflexos de sua condição divina. Mas, ele assumiu a nossa condição humana. Encarnou-se. Nessa condição, será perseguido, condenado, executado. Agora, é claro, isso não podia passar pela cabeça dos discípulos. Pedro mesmo uma vez falou com Jesus, dando-lhe conselho para que ele não insistisse com essa conversa de ser perseguido e morto. Deus o livraria de qualquer coisa.
Veja você, isso tem repercussão no modo como compreendemos Jesus. Jesus é Deus, mas de verdade fez-se gente, humano. E quando chegasse a hora da Paixão, ele não iria fugir, evadir-se pela força do seu poder divino. Não nos esqueçamos, ao olhar para Jesus, que ele assumiu de verdade a condição humana, no seio da Virgem Maria e em nossa história.
Apliquemos também essa compreensão à nossa vida. Mesmo sendo elevados à condição de filhos de Deus, ainda continuamos humanos, sujeitos às doenças, às contrariedades e à morte. Às vezes queremos escapar de nossa precariedade humana. Há quem até cobre de Deus que o livre de um grande sofrimento, de uma doença perigosa, de uma complicação... Claro que Deus pode nos livrar, nos libertar. Mas, não podemos nos esquecer que essa nossa vida humana é o palco de nossa história de amor e fidelidade ao nosso Deus. Pensemos bem, é aqui, na precariedade de nossa vida, que experimentamos e vivemos nossa condição de filhos de Deus. Um dia, na eternidade, nossa condição de filhos de Deus será plenamente revelada.
Guardando a mensagem
Não podia passar pela cabeça dos discípulos que Jesus passaria por tantos sofrimentos e por uma morte cruel. Jesus os preveniu, repetidas vezes, que ele seria entregue nas mãos dos homens. Mesmo sendo Deus, Jesus fez-se humano de verdade, assumindo também o sofrimento, a traição e a morte como parte do seu caminho. Nós, em nossa condição humana, às vezes somos tentados a não aceitar os sofrimentos e as contrariedades que as nossas limitações humanas nos impõem. A encarnação de Jesus foi de verdade, por opção dele e do Pai. Assim, ele santificou o nosso caminho humano. Com todos os seus limites, nossa vida humana é o nosso caminho de santificação e de realização da vontade de Deus.
O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
que no meio de nossas dificuldades e problemas, de nossa fragilidade diante da doença, do sofrimento, expressemos, com fidelidade, o amor ao Senhor nosso Deus e Pai. Com a tua humanidade, santificaste o nosso caminho humano. Com a tua Paixão, encheste de sentido o percurso de nossos sofrimentos. Abriste um caminho para a vida, passando pela morte. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade, a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Comunicando
Faço show, hoje, na cidade de Água Preta, Diocese de Palmares, Permanbuco, dentro da programação "Vamos Louvar, Água Preta", um evento de três dias com shows e manifestações culturais e religiosas.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Somos filhos da sabedoria quer descrever?
ResponderExcluirSim Deus sendo Divino não iria criar nada imperfeito, a exemplo Jesus filha do Homem é ser humano DIVINO, mostrou caminhos da perfeição vêm com escolhas acertivas, autocontrole,diariamente,confiantemente postura de firmeza (orações), então viver segundo os propósitos Divino é maravilhoso, porém faz se necessário sabedoria só que está só chega
TREINE ATÉ QUE O DIFÍCIL SE TORNE NATURAL
Cada repetição é um voto de confiança no seu próprio futuro. Não procure atalhos — abrace o desconforto com paciência e constância. Aos poucos o esforço deixa de ser escolha e passa a ser algo natural: a sabedoria nasce tudo se transforma, a calma aparece sem forçar.
Jesus Cristo mostrou tudinho para uma vida justa e obediente.
Será que defato somos pessoas obediente as leis Divana ?
Amém 🙏 🙏 Deus obrigada por tudo só tenho a agradecer e nada a reclamar bom dia padre
ExcluirDeus! Muito obrigada por tudo, tudo. O meu coração é cheio de gratidão a vós, meu amado Pai.
ResponderExcluirBom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Bom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção ficou muito agradecida por mandar todos os dias a palavra de Deus até amanhã se Deus quiser 🙏
ResponderExcluirGratidão sempre a Deus por tudo que ele nos ajude e abençoa grandemente
ExcluirBom dia!Gratidão Sempre Senhor!
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhoras vezes não entendemos muito mesmo ou nao queremos entender as coisas pouco aceitar , senhor peço sua ajudar para escolher meu caminho e ser feliz ,obrigada por tudoe perdão pelos meus pecados, amém
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙌🏼🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de 🌹🙌🏼🙏🏼🌹
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua bença
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo seu sofrimento, sofreste por nós, nos ti amamos senhor, nos ilumine e nos abençoe sempre, com saúde paz felicidade, amor fé esperança a mim e a minha família. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade e a vida . Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirPe João Carlos e difícil vem a ansiedade que nos toma um nervosismo forte e nós fraquejamos....ficamos a rezar e duvidar ,por mails fé q pensamos ter nos entregamos a todos os santos .
ResponderExcluirSenhor aumenta a minha fé. Amém
ResponderExcluir