18 de setembro de 2025  
Quinta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum
Evangelho
Lc 7,36-50
Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.
Meditação.
Simão, tenho uma coisa para te falar (Lc 7, 40)
Jesus estava na casa de um fariseu. Tinha aceitado o convite para uma refeição na casa dele. O nome desse fariseu: Simão. Um gesto de muita consideração desse Simão, não acha? Convidou Jesus, preparou uma refeição com muito gosto, chamou outras pessoas para estarem presentes. E Jesus, sempre admirável, aceitou o convite e está ali sentado à mesa do fariseu.
“Simão, tenho uma coisa para te falar”. “Fala, mestre”. Olha o tom cordial dessa conversa à mesa... Aí Jesus contou um caso. Um credor tinha dois devedores. Um lhe devia um dinheirão e não tinha com que lhe pagar. O outro lhe devia uma quantia pequena e também não estava em condições de quitar sua dívida. Aí, o credor perdoou os dois. Que bom coração tinha esse credor! Caso contado, aí veio a pergunta: ‘Simão, qual dos dois vai amar mais o patrão?”. Entenda a pergunta: qual dos dois vai ter mais amor, mais gratidão ao credor: o que devia muito ou o que devia pouco?
Se você fosse Simão, o que você iria responder? Quem teve sua grande dívida perdoada iria mostrar mais amor, mais gratidão, não é verdade? Foi o que Simão respondeu. Jesus concordou com a resposta. E apontou para uma mulher que estava lavando os seus pés. É o caso dela. Simão ficou surpreso. É que ele estava com uma desconfiança desde que aquela mulher tinha entrado na sala. A mulher, todo mundo conhecia, era uma pecadora, uma pessoa de má fama, coitada. E ela estava banhando os pés de Jesus com perfume. E o fariseu, no seu coração, tinha feito o seguinte julgamento: “Se Jesus fosse um profeta, ele saberia que tipo de mulher estava tocando nele”.
Quem era o grande devedor que não tinha com que pagar? Aquela mulher de má vida. Quem era o devedor de uma dívida menor, que igualmente não tinha com que pagar? Responda você! Quem era o que tinha um débito menor? Simão, o fariseu, claro. Que débito é esse? Os pecados. No final da conversa, Jesus disse à mulher que os pecados dela estavam perdoados. Claro que isso foi motivo de novas murmurações dos convidados.
Note que a pergunta de Jesus tinha sido: “Qual dos dois vai amar mais o credor?”. Percebe? O amor é a resposta de quem foi perdoado dos seus pecados. Simão mostrou pouco amor. A mulher mostrou muito amor. E como a mulher demostrou o seu muito amor? O evangelista descreveu sete ações dela. Na narração, estão contidos símbolos bíblicos do amor: o perfume, o beijo, as lágrimas. Olha as sete ações da mulher, a indicar o seu grande amor pelo Mestre que a perdoou de sua grande dívida, dos seus grandes pecados (vá fazendo a conta): trouxe um frasco de alabastro com perfume, ficou por detrás de Jesus, chorou aos seus pés, banhou os seus pés com as lágrimas, enxugou-os com os cabelos, os cobriu de beijos e os ungiu com o perfume. Mostrou muito amor.

Pecadores, somos todos nós. Todos estamos em dívida com Deus. Como não temos como reparar nossos pecados, Jesus nos oferece o perdão de Deus, reparando ele mesmo nossos pecados com o sacrifício de sua vida. A resposta correta de nossa parte é ter um grande amor por Jesus e demonstrar-lhe esse nosso amor. Quem deve mais, certamente demonstrará mais sua gratidão, seu amor.
Simão, tenho uma coisa para te falar (Lc 7, 40)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
no Pai Nosso, na tradição de Mateus, ainda está aquela palavra que disseste: “perdoai-nos as nossas dívidas como nós perdoamos aos nossos devedores”. Nós te bendizemos, Senhor, porque és o nosso salvador e nos concedes o perdão dos nossos pecados. Nós grandes e pequenos devedores te damos graças por tua obra redentora. A palavra de hoje nos ensina a manifestar o nosso amor e nossa gratidão. Ajuda-nos a perdoar também a quem nos ofende, como somos perdoados por ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Quais são as suas manifestações de amor por Jesus? No seu caderno espiritual, faça uma lista de ações em que você tem demonstrado o seu amor pelo seu Senhor e Salvador.
Comunicando
E a gente volta a se encontrar no curso bíblico da Carta aos Romanos, hoje, na 4ª aula. E você já sabe: são 10 aulas, cada aula com meia hora de duração e você assiste na hora que puder. A aula de hoje já está liberada desde ontem à noite. Todo mundo pode fazer o curso, acompanhando-no Youtube, no Canal Padre João Carlos. Quem desejar receber o material exclusivo de cada aula, o e-book com a síntese do curso e o certificado, precisa se inscrever. Você pode se inscrever pelo Sympla.com.br ou pelo WhatsApp 81 8942-6406.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
INSCRIÇÃO PARA O CURSO BÍBLICO
pela plataforma: 
pelo Whatsapp:


Bom dia Glória a Deus
ResponderExcluirBom dia Glória a vós Senhor
ResponderExcluirBom dia. que maravilha o Evangelio de hoje, parabéns padre joão carlos!
ResponderExcluirEdicleia de cururupu Maranhão
ResponderExcluirBom dia 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNesta passagem vimos que Jesus deixa claro ao fariseus, resumindo que onde o pecado abundou a Graça de DEUS transbordou, superabundou não importa como foi o nosso passado, pelo contrário o que Ele valoriza é o nosso presente, melhor dizendo não importa quais foram nossas falhas, Ele lê nossos corações e sabe se nós como pecadores estamos arrependidos verdadeiramente ou não.
Jesus enxergou bondade pura naquela mulher que com todo carinho banhava Seus pés com amor e perfume e ainda enxugava com os cabelos.
Enquanto os fariseus se preocupam em julgar, Jesus a todos os momentos distribuía Amor, carinho, compaixão e bondade por onde passava, por isso que devemos valorizar os excluídos, os mais pobres e a humildade de coração.
Ainda hoje temos muitas mulheres e homens que fazem o mesmo para com as Igrejas, isto é, doam seus tempos voluntariamente para auxiliar com alegria nos trabalhos que forem necessários para cumprir junto com os Sacerdotes e paroquianos a vontade do Pai, que sabemos que é e sempre será levar a todos a Palavra e os ensinamentos bíblicos que fluem o Amor através do Espírito Santo de DEUS, e assim refletindo nesta imensa misericórdia fica uma pergunta pra nós, como estamos recebendo Jesus,.?
Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Bom dia , Salve Maria , somos todos pecadores, que o nosso senhor nos guia em seu caminho de santidade, que possamos superar nossos obstáculos e seguir em frente , Nossa senhora da piedade rogar por nós, Nova lima Mg
ResponderExcluirBoom dia Padre João Carlos. A sua benção para mim e família. Grata pela meditação, quê para mim já é uma grande catequese. Que Deus te abençoe hj e sempre amém. Aparecida Oliveira.
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirBom dia!Gratidão Sempre que Jesus nos abençoe com muita Sabedoria e saúde!
ResponderExcluirGRATIDÃO, sempre a TI meu Pai !!
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙌🏼 Bom dia 🌻
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. A sua bênção
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Ajuda- nos, Senhor a perdoar também a quem nos ofende, como somos perdoados por ti. Que Deus nos ajude e nos abençoe e nos protege sempre, com saúde, paz, alegria, fé, esperança a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBoa noite a todos! A benção padre! Boa escolha! A da pecadora, Jesus nos ensina a perdoar com amor! Jamais julgar o próximo!
ResponderExcluirBoa noite padre! Boa noite a todos! Jesus sempre nos ensinando sua bela Lição: do amor! Sem julgamentos. Que Ele nos capacite cada dia mais para sermos cristãos mais santos!
ResponderExcluirBoa noite ! Que Jesus me capacite para perdoar, e que me abençoe com saúde 🙏🙏
ResponderExcluir