PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Rejeitaram Jesus.

Rejeitaram Jesus.

 



   25 de agosto de 2025    

Segunda-feira da 21ª Semana do Tempo Comum 


   Evangelho   


Mt 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’
19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.



   Meditação.    


Ai de vocês, guias cegos! (Mt 23, 16)


Os antigos profetas, como Isaías e Jeremias, andaram denunciando a má conduta das lideranças do seu povo. Era comum, nessas ocasiões, usarem a expressão: “Ai de vocês...”. Jesus assume o modo de falar dos profetas diante das lideranças do seu tempo, particularmente em confronto com o grupo de maior influência sobre o dia-a-dia do seu povo, o grupo dos fariseus.

Os fariseus formavam uma grande confraria de homens praticantes da Lei de Moisés. Eles marcavam o ritmo da vida do seu povo, com sua forte influência nas sinagogas, nas praças, nas peregrinações, nas rodas de discussão no Templo de Jerusalém. A elite dos fariseus era formada pelos doutores da Lei, os mais estudados, chamados mestres e tidos como guias do povo. Eles interpretavam a Lei escrita e oral, sufocando o povo com centenas de mandamentos e normas e discriminando os mais pobres, doentes e sofredores.

O evangelho de hoje traz três AIS de Jesus contra os fariseus e os seus mestres. “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus hipócritas”. E as reclamações são três: fecham o acesso do Reino de Deus ao povo, não entram nem deixam entrar; Quando conseguem converter alguém, fazem dele um ser pior do que eles mesmos; E no fundo, ensinam que os bens materiais têm mais valor do que as coisas de Deus.

Jesus os chama de guias cegos. A cegueira era uma doença muito comum em Israel e em todo o Oriente. Dizem que uma das causas dessa cegueira era o clima. Jesus mesmo curou vários cegos: o de Betesda, o de Jericó e o de Jerusalém. A cegueira é tomada no evangelho como uma representação espiritual da falta da luz de Deus ou da obstinação em não se querer ver. Assim, comparativamente, quem não tem a luz de Deus, quem não tem a fé, está se conduzindo nesse mundo como cego. Houve até aquele episódio da cura do cego, em que Jesus tirou essa conclusão: “Cego mesmo é quem vê, mas não enxerga”. Pois bem, nessa denúncia, Jesus está chamando os fariseus de cegos. Não querem enxergar o Reino de Deus que chegou com ele, não querem reconhecer a obra de Deus que está se realizando com a presença do Messias. E o problema não é só estarem cegos. O pior é que, como cegos, estão conduzindo o povo. São líderes cegos. São guias cegos.

O problema dos fariseus foi um só: de tão apegados às tradições, às leis de Moisés, fecharam o coração para o novo de Deus. Eles não conseguiram perceber a novidade da ação de Deus em sua história. E rejeitaram Jesus, o filho amado que o Pai enviou para comunicar-lhes o Reino de Deus.




Guardando a mensagem

Jesus assume a atitude dos antigos profetas, denunciando abertamente a conduta de um influente grupo religioso, os fariseus. Ele recomendava ao povo que fizesse o que eles ensinavam, mas não imitasse as suas ações. E, corajosamente, colocou-se frente a frente com eles, reprovando sua conduta, com a linguagem dos “ais” dos antigos profetas. Ele os chamou de guias cegos. Além de cegos (sem a luz de Deus, fechados à manifestação do Reino de Deus), são guias cegos (arvorando-se em líderes, querendo conduzir os outros). A aplicação desse texto, nos dias de hoje, não é difícil. Há muito cego fazendo-se de guia, por interesses de todo tipo (econômicos, políticos, religiosos, etc.). Fique alerta! Não vá na conversa deles.

Ai de vocês, guias cegos! (Mt 23, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
identificaste, nos ensinamentos dos fariseus e seus mestres, mais interesse pelas coisas materiais do que respeito pelas coisas sagradas. Senhor, diante do teu evangelho de hoje, te pedimos duas coisas: não nos deixes ser como eles e não nos deixes ser guiados por gente como eles. Teus ensinamentos nos abrem os olhos para corrigirmos qualquer tendência farisaica existente entre nós e para nos acautelarmos contra guias cegos que queiram nos conduzir nesta condição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nem precisamos procurar "fariseus" fora de nós. É possível que em cada um de nós haja um pouco (ou muito) de farisaísmo. Releia com atenção a meditação de hoje e olhe para dentro de você mesmo(a). Um pouquinho de fariseu, certamente, a gente tem. Deixemos que a palavra do Senhor nos corrija. 

Comunicando

E separe já a sua Bíblia e o seu caderno de anotações, porque hoje é dia de Segunda Bíblica. O estudo de hoje é do Capítulo 19 do livro dos Atos dos Apóstolos. É no Youtube, Canal Padre João Carlos. E começa às oito e meia da noite. Uma boa oportunidade de formação para você. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Deus! Muito obrigada por tudo, tudo na minha vida.Padre João Carlos que Deus continue lhe abençoando cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus parabéns pelos 29 anos da sua Ama você e uma pessoa maravilhosa parabéns pelos 40 anos de sacerdote sera sacerdote eternamente obrigado pela meditação 🧘‍♂️ do evangelho ficção com Deus Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida

      Excluir
  2. Bom dia oadre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor que eu não seja cega e vejas jesus sempre com seus ensinamentos e aprenda, obrigada senhor por tudo e pendão pelos meus pecados , senhor te oeco oela saúde e que o senhor mim arreje um lugar oara eu morar e tenha muitos anos de vidas , cuida dos meus filhos e livra de todo o mal e pessoas ruim , amém

    ResponderExcluir
  3. CARMILTON JOSE BEZERRA25/8/25 08:02

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É sendo discípulo de JESUS CRISTO que eu tento seguir seus ensinamentos porque ELE é a VERDADE. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete,, meus filhos, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Precisamos saber distinguir preceitos humanos que fazem a vontade dos homens e preceitos Cristãos que tornam virtudes quando obedecemos a vontade de DEUS.
    Jesus nos alerta que o que nos torna impuros são as palavras e os sentimentos negativos que saem de dentro dos nossos corações, mas ao mesmo tempo nos proporciona os antídotos (na caminhada Cristã) para retirarmos qualquer tipo de impurezas e sujeiras dos nossos corações, isso só conseguimos através de um filtro que nunca falha chamado Espírito Santo, Ele não deixa passar nada além do o Amor do Pai das misericórdias.
    Se colocamos nossa confiança nEle, jamais seremos considerados insensatos nem hipócritas e entenderemos também que não nos cabe jurar por motivo algum, pois assim seremos mais puros possíveis e ainda se por um motivo ou outro nos sujarmos, confessando e reconhecendo nosso pecado, quando pedimos perdão na hora somos lavados, alvejados e purificados no preciosìcimo Sangue do Cordeiro,.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor, diante do teu evangelho de hoje, , ti pedimos duas coisas. Não nos deixe ser como ele e não nos deixe seguir e ser guiados por gentes como eles. Abençoa Senhor e proteja senhor a mim e a minha família, com saúde, paz alegria, felicidade, fé, esperança, nos iluminando sempre amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde padre João Carlos.gloria a vós senhor 🙌

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre, sua benção.como devemos prestar atenção, nas palavras de Jesus.Por isso devemos conhecer a bíblia, as escrituras são verdadeiras. Jesus chama muita atenção, como ELE disse: Quem tem ouvido ouça.

    ResponderExcluir
  9. Que Jesus sempre aumente ainha fé e diminua os interesses que me levam a facilidade e direito a porta larga.Discernimentos para entender a vontade de Deus.Obediecia aos seus ensinamentos.Te peço Senhor por Luana ,Lucas e todos os meus netos que ainda precisam alcança r seu objetivos.Protege meus filhos do mal e me cura Senhor.Te Amo Deus,!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Rejeitaram Jesus.

     25 de agosto de 2025     Segunda-feira da 21ª Semana do Tempo Comum     Evangelho    Mt 23,13-22 Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de v...

POSTAGENS MAIS VISTAS