PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem é o maior.

Quem é o maior.



   12 de agosto de 2025.   

Terça-feira da 19ª Semana do Tempo Comum


    Evangelho.   


Mt 18,1-5.10.12-14

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.



    Meditação.   


Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4)

A pergunta foi esta: quem é o maior no Reino de Deus? A essa indagação dos discípulos, Jesus responde com o exemplo da criança. É preciso se converter e se tornar como criança. Não se trata de chegar à elite, ser o maior. Trata-se de assumir a identidade de filho, ou como Jesus disse: fazer-se pequeno.

O Reino de Deus é lá onde o senhorio de Deus é acolhido, lá onde Deus é reconhecido e amado como pai, lá onde os filhos de Deus se reconhecem como irmãos. Não é um reino de súditos e senhores, é uma grande casa de família, onde somos todos amados como filhos. O Reino também não é fruto de nosso merecimento, é bondade de Deus, amor imenso dele por nós. Quanto mais nos reconhecemos amados e necessitados desse amor, mais nos integramos na sua casa, no seu Reino. Somos filhos amados e isso não é uma conquista nossa, mas pura misericórdia de Deus. Sendo assim, não podemos invocar grandezas ou nos imaginar acima dos outros.

Quem é o maior no Reino de Deus? Para a mentalidade do mundo, o maior é o que tem poder, dinheiro, prestígio, fama. O maior é o que manda, o aplaudido e servido pelos outros. Mas, o Reino de Deus não é uma cópia do nosso mundo, na esfera espiritual. Assim, nós anularíamos a Palavra de Deus e a ação transformadora do seu Espírito. Precisamos captar a novidade que vem da Palavra de Jesus, novidade que é um princípio de mudança em nossa sociedade.

Então, quem é o maior no Reino de Deus? Jesus falou claro: “Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”. Assim, no Reino de Deus, não há lugar para a soberba, o orgulho, a presunção de ser grande e de querer mandar nos outros. Grande é só Deus, imenso é o seu amor. Nós só temos uma grandeza: sermos seus filhos amados.

E por que essa comparação com a criança? Porque a criança é filho; porque a criança aprende, exemplificando bem nossa condição de discípulos; porque a criança confia inteiramente nos seus pais.




Guardando a mensagem

O Reino de Deus não é cópia desse nosso mundo injusto e desigual. O Evangelho do Reino é anúncio de uma novidade, fermento de transformação de nossa sociedade. O pequeno é o mais importante, ensinou Jesus. Os filhos mais frágeis e sofredores, estes, sim, são os cidadãos mais importantes do Reino. O menor é o maior. Fazer parte do Reino é renunciar à mania de querer ser mais do que os outros. Todos somos filhos amados do Pai. Somos todos irmãos. Jesus continua nos dizendo que não entraremos no Reino se não nos convertermos, nos tornando como crianças. Nas crianças, nos vemos como filhos amados de Deus e como irmãos, chamados a viver a fraternidade.

Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
o convite que hoje nos fazes é pra gente deixar de pensar ou de querer ser grande, forte, poderoso, desejando estar acima dos outros. Assim, a gente não entra o Reino dos Céus, não recebe o abraço amoroso do pai. O teu convite, Senhor, é pra gente renunciar a essa pose de gente importante e independente, que não precisa de ninguém. No Reino de Deus, só tem lugar pra gente humilde, que reconhece que só Deus é grande e, nele, somos irmãos uns dos outros. Abençoa, Senhor, os que hoje se sentem desprotegidos e desorientados nessa vida, no meio de seus dramas e dificuldades. Sobre todos, seja a tua bênção e a tua paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Nesta Semana Nacional da Família, identifique quem são os pequeninos de sua família (crianças, idosos, doentes, os mais sofridos). Na dinâmica do Reino de Deus, eles são os mais importantes, os que têm prioridade sobre todos; eles são os maiores.

Comunicando

No caso de você não ter visto o nosso encontro bíblico de ontem, na Segunda Bíblica, lembro que ficou tudo gravado no Youtube, Canal Padre João Carlos. Penso que seja uma boa oportunidade para o seu crescimento no conhecimento da Palavra de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Bom diaaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Nesta passagem, creio que Jesus deseja que sejamos criança, porquê sabemos, toda criança é pura é inocente e tem coração bom, não guarda rancor, mágoa, ressentimentos, perdoa fácil e está disposta na humildade a sempre aprender.
    A vontade de DEUS é que sejamos cada vez mais humildes de coração, mais verdadeiros, mais desapegados, mais piedosos e caridosos com nossos irmãos, principalmente aqueles mais necessitados. Devemos buscar a todo tempo limpar nossos corações de tudo que sabemos que nos afasta do Amor de DEUS, enfim que nos convertemos em tempo assumindo que somos falhos e pecadores clamando a misericórdia do Pai, somos a cada dia convidados a nos purificar com a escuta e vivência da Palavra proclamada, com o Amor Eucarístico e com a nossa entrega nas orações, assim nos esforçando para viver a autenticidade Cristã continuaremos no caminho da Santidade e seremos dignos de como uma ovelha perdida a entrarmos no Reino dos Céus,.

    ResponderExcluir
  3. CARMILTON JOSE BEZERRA12/8/25 08:12

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, sua benção. Hoje muitos se acham grandes, poderosos, gananciosos,pensando que Deus não está vendo,longe de ser como uma criança. E como tem, segundo Jesus não entrarão no reino de Deus, esperamos que voltem a ser humilde, amém.

    ResponderExcluir
  5. Glória a vós senhor 🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor dai-me conforto e que eu consiga arca com minha despesas e viva bem com proteca e cuida do senhor jesus crusto isso basta , amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Padre Gratidão por receber a meditação da Palavra

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção.Abençoa, Senhor, os que hoje se sentem desprotegidos e desorientados nessa vida, no meio de seus dramas e dificuldades. Sobre todos, a sua benção e sua paz. Nesta semana da família, Jesus nos conceda paz, saúde, felicidade, união, fé, esperança a mim e a minha família, Deus nos abençoe e nos proteja e nos guardem de todo mal. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos e sua família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Deus é bom o tempo todo. Passamos por momentos difíceis mas não podemos perder a fé. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia gratidão a Deus por enviar pessoas que ainda se interessam de repassar os ensinamentos de Jesus

    ResponderExcluir
  12. Bom dia povo de DEUS. Obrigada SENHOR por tudo que sou e por tudo que tenho.
    Obrigada SENHOR por termos pessoas que nos ajuda a meditar melhor a palavra de DEUS. Bjs no ❤❤ de todos.

    ResponderExcluir
  13. Olhemos as coisas do alto.e lá está toda a vitória,a paz,a riqueza.As coisas da terra nos ilude é ura fantasia e ilusão.Sejamos parecidos com Jesus.Nasceu numa mangedora,e viveu simplesmente.Asim estaremos plantando nossa semente para a vida eterna.Eu Creio.

    ResponderExcluir
  14. Olhemos as coisas do alto.e lá está toda a vitória,a paz,a riqueza.As coisas da terra nos ilude é ura fantasia e ilusão.Sejamos parecidos com Jesus.Nasceu numa mangedora,e viveu simplesmente.Asim estaremos plantando nossa semente para a vida eterna.Eu Creio.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A correção é para o nosso crescimento.

   13 de agosto de 2025     Memória de Santa Dulce dos Pobres Semana Nacional da Família    Evangelho     Mt 18,15-20 Naquele tempo, Jesus d...

POSTAGENS MAIS VISTAS