29 de abril de 2025
Terça-feira da Segunda Semana da Páscoa.
Dia de Santa Catarina de Sena
Evangelho
Jo 3,7b-15
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.
Meditação
Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).
Nesta terça-feira, Nicodemos está em cena, conversando com Jesus. Nicodemos representa o povo de Israel, na dificuldade que teve de entender e acolher Jesus. Nos anos que se seguiram à ressurreição de Jesus, as comunidades cristãs foram se organizando e se espalhando por toda parte. As comunidades guardavam a memória de Jesus e viviam e difundiam o seu evangelho, com grande fervor. Nas comunidades, além de judeus, começaram a ser acolhidos também os pagãos. E como viviam junto ou dentro das comunidades judaicas, o conflito foi crescendo entre as comunidades cristãs e as sinagogas. Nesse diálogo entre Jesus e Nicodemos, está muito dos debates entre os cristãos e os judeus desse período.
Nicodemos é um mestre da Lei, um fariseu, membro do grande conselho de Jerusalém. E Jesus está lhe dizendo que ele precisa nascer de novo, nascer do alto. ‘Que história é essa – pensa Nicodemos – o Messias que nós estamos esperando vem restaurar Israel, levar nosso povo à vitória contra nossos inimigos, vem elevar nossa nação. E esse Jesus, em vez de anunciar a restauração de Israel, está falando do homem novo, de uma nova humanidade; não de um novo Israel, mas de um novo homem’.
Isso mesmo. Jesus está dizendo que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo, nascer do alto. Ele está explicando que o que dá acesso ao Reino não é o título de membro do povo de Deus ou a prática da Lei de Moisés, mas ser renovado por obra de Deus. O novo nascimento é obra de Deus, pelo seu Espírito Santo.
A essa altura, podemos nos perguntar: Por que Nicodemos não se tornou abertamente um discípulo de Jesus, depois dessa conversa tão esclarecedora?
Nicodemos, ao que parece, permaneceu apenas um admirador de Jesus. Para tornar-se discípulo, precisaria abandonar a segurança que ele encontrava na Lei de Moisés. Para ele, o Reino de Deus se ganhava pelo cumprimento fiel do que a Lei mandava. E Jesus explicava que o Reino não é um prêmio aos mais comportados, mas um dom de Deus a quem ele ama. Na verdade, a todos que o amam, reconhecendo nele o enviado do Pai.
Nicodemos, ao que parece, não se tornou abertamente um seguidor de Jesus porque aderir a Jesus significava aderir ao seu evangelho, à sua pregação, aos seus ensinamentos. E Jesus abertamente amava e defendia os mais fracos, os mais sofridos, os discriminados. Isso implicaria ele ter um modo de viver e agir como Jesus, sem a busca de privilégios pessoais e na defesa dos injustiçados e oprimidos. Isso seria uma mudança muito grande para uma pessoa como ele, da elite social e religiosa do seu povo. Certamente, isso pegaria muito mal no Sinédrio. Ele seria mal visto, criticado e, quem sabe, até expulso do grande conselho. Ele não quis correr esse risco.
Guardando a mensagem
Nicodemos, mesmo reconhecendo que Jesus era um homem de Deus, parece que não conseguiu dar o grande passo da conversão. Permaneceu na sua condição de segurança como Mestre da Lei, não percebendo que a novidade estava em Jesus que, por sua morte e ressurreição, comunicava o perdão, a vida de Deus, o Santo Espírito. Pelo Espírito comunicado pelo ressuscitado, renascemos para uma nova vida, a vida da graça e da comunhão com Deus e com os irmãos. O novo ser humano, nascido do Espírito Santo, como o vento, é livre. Não está mais amarrado à letra da Lei, mas se move com liberdade nas suas novas opções.
Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
o novo nascimento de que falavas, na conversa com Nicodemos, é o batismo. O batismo, o recebem os que creem em ti e aderem à tua pessoa e ao teu evangelho. No batismo, celebramos o derramamento do teu Espírito sobre nós, nos lavando dos pecados e nos comunicando a graça de sermos filhos de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de viver santamente a nossa nova condição de filhos e irmãos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Será que, em você, há alguma coisa de Nicodemos? Em seu momento de oração de hoje, peça a Jesus a graça da conversão; conversão que é adesão fervorosa a Jesus e ao seu estilo de vida.
Comunicando
Não identifiquei sua presença, ontem, na Segunda Bíblica. Bom, mas ficou tudo gravado no YouTube e você pode, hoje, reservar um tempinho para estudar conosco mais uma página dos Atos dos Apóstolos. Estudar a Palavra de Deus é uma coisa maravilhosa. É um verdadeiro encontro com o Senhor, na história de seu povo e de sua Igreja. No Youtube, procure minha página Padre João Carlos. Ou entre logo pelo link que estou lhe enviando. Em todo caso, é bom clicar para se inscrever no Canal e acionar o sininho.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirBom dia Pe. João sua benção é muito bom acordar pela manhã e ouvir a palavra de Deus, muito obrigado que Maria Santíssima lhe proteja sempre.
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor perdão pelos meus pecados , daí sabedoria de ouvir suas palavras e entender e segui , obrigada senhor , amém
ResponderExcluirBom dia, Pe. João Carlos! Sua bênção! .Escuto todos dias sua publicação do Evangelho e envio para meus contatos.
ResponderExcluirSou da Paróquia de Senhora Sant'Ana - Catende -PE. Diocese de Palmares.
Amém Glória a Vós Senhor Amém
ResponderExcluirSua Benção padre João Carlos.
Bom dia irmãos é irmãs. Que a graça de nosso senhor jesus cristo nós abençoe hoje e sempre, quero agradecer ou padre joão carlos que nós trás uma reflexão dando encinamento a cada um de nós, o meu muito obrigada!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirGlória Adeus
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNaquela época, o povo que não se alimentava pela Sagrada Escritura e não se deixava serem conduzidos pelo Espírito Santo, só pensavam que os milagres fossem feitos por cada homem que o realizasse, isto é sem a permissão das mãos de Jesus, ou mesmo até sem intervenção da Graça de DEUS.
Jesus usou o exemplo da natureza, melhor dizendo do vento para que Nicodemos, vendo e sentindo acreditasse no Poder do alto, que é o sobrenatural da vontade do Pai, ou seja a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo de DEUS.
Somos pequenos demais mesmo para entender toda a nossa existência, o tempo, nem o sol, nem a lua, o porque os formatos dos planetas e satélites, a natureza, os animais, dentre outros mistérios Divinos.
Mas a Sagrada Escritura prova que, como Moisés para salvar o povo da escravidão egípcia no antigo testamento precisou levantar a serpente, assim Jesus também precisou ser levantado, na Cruz do madeiro para libertar não só o povo judeu, más toda a humanidade, e até antes da Sua entrega na Cruz ainda era tudo normal, acreditava se que eram, realizações e feitos humanos, a partir do terceiro dia quando o nosso Salvador ressuscitou dos mortos, assim nos concedendo a vida eterna. Está claro que, um Poder maior agia e continua agindo sobre todas as coisas, nos protegendo e abençoando Divinamente, conforme o oxigênio do vento, sem explicação, basta acreditarmos, reconhecer e somente agradecer por Ele nos conceder a Graça de nascer do alto todos os dias, Só Ele sabe o tempo certo de todas as coisas e o melhor para cada um de nós,.
Senhor meu Deus e meu Pai eu sigo Jesus Cristo que é seu único filho que é o CAMINHO para um dia chegar a TI. Aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém!
ExcluirMaria Rodrigues Vieira Coelho
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼
ResponderExcluirBom diaaa!! Muito bom lê a palavra do senhor , aumenta senhor a minha fé e me faz ser digna do teu amor, proteja e abençoe a minha família. Amém 🙌🙏
ResponderExcluirBoa tarde!! Obrigado meu senhor e meu Deus, pela Santa palavra, do evangelho de hoje, que vem nos ensinar, como devemos renascer de novo pelo batismo, e no espírito santo de Deus, obrigado meu senhor, pelas suas palavras que nos fortalece cada dia mais glória a Deus.🙏
ResponderExcluirBia tarde e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo e peço saúde para mim e minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirQuero te seguir sempre , meu Pai! Só vós sois a felicidade de toda a humanidade.
ResponderExcluirÓ Pai, eu LHE agradeço pela vida de Santa Catarina de Sena. No entanto, me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, do apostolado, da fé, da consolação, da partilha, da fidelidade, da união, da generosidade e da caridade. Me ensine testemunhar o ressuscitado. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém
ResponderExcluirJesus que eu nunca desitá de ti.gloria vós senhor
ResponderExcluirFeliz o homem que consegue seguir os caminhos de Jesus! Amém!!!
ResponderExcluirBoa noite Padre ! Obrigada pela palavra recebida!
ResponderExcluir