PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você tem inimigos?

Você tem inimigos?


   15 de março de 2025   

Sábado da 1ª Semana da Quaresma


   Evangelho.   


Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.


   Meditação.  


Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição. Amar os seus inimigos e rezar por eles. Eita coisa difícil!

O Papa Francisco, em uma de suas homilias, tratando desse ensinamento de Jesus, deixou uma dica muito interessante. Disse ele: “Hoje, nos fará bem pensar num inimigo – creio que todos nós temos um -, alguém que nos fez mal ou que nos quer fazer mal ou tenta nos prejudicar: pensar nesta pessoa. A oração mafiosa é: “Você me paga”. A oração cristã é: “Senhor, dê-lhe a sua bênção e ensine-me a amá-lo”. Pensemos num inimigo: todos temos um. Pensemos nele. Rezemos por ele. Peçamos ao Senhor a graça de amá-lo” (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 19 junho 2018)

Interessante essa diferença entre a oração mafiosa e a oração cristã. Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho.

O Papa Francisco, na homilia que mencionei no início, deu uma explicação interessante. Acompanhe. “Nós sabemos que devemos perdoar os nossos inimigos, nós dizemos isso todos os dias no Pai-Nosso. Pedimos perdão assim como nós perdoamos: é uma condição…", embora não seja fácil. Assim como “rezar pelos outros”, por aqueles que nos dão problemas, que nos colocam à prova: também isto é difícil, mas o fazemos. Mas rezar por aqueles que querem me destruir, os inimigos, para que Deus os abençoe: isso é realmente difícil de entender. É a difícil lógica de Jesus, que no Evangelho está contida na oração e na justificação daqueles que “o mataram” na cruz: “perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem”. Jesus pede perdão para eles, assim como fez Santo Estevão no momento do martírio” (até aqui, o Papa Francisco).

Amar os inimigos é uma coisa. Aprovar suas ações é outra. Rezar por eles é uma coisa. Cruzar os braços diante da injustiça e da maldade que eles fazem é outra coisa. É obrigação nossa bloquear o mal, estancar a injustiça. Mas, sem ódio no coração. Sem revanchismo, sem espírito de vingança. E querendo o bem também de quem nos faz mal: a sua conversão, a sua humanização.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas sem a luz da fé. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.




Guardando a mensagem

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Ajuda-nos, Senhor, a vencer o mal com o bem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.

Comunicando

A Meditação que você recebe, todos os dias, pelo WhatsApp ou pelo Telegram, também pode ser ouvida nas plataformas digitais, especialmente Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Itunes, Amazon Music e outras. A Meditação diária está disponível também no Youtube e no Facebook. Para recebê-la, basta solicitar pelo nosso whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





10 comentários:

  1. Senhor meu Deus e meu Pai. Agradeço tudo o que tens feito por mim, a começar pela vida. É em Jesus Cristo seu único filho que eu sigo o caminho para chegar a TI. Peço -lhe todos os dias aqui pela recuperação de minha saúde e abenção a minha esposa, filhos, noras e netos. Hoje preciso dizer que eu sinto muita dificuldade de orar por quem me fez mal e que prejudicou a minha vida. Fui honesto e acabei sendo traído. Isso dói e não consigo perdoar. Fiz o propósito de esquece-los como forma de não odiar. Me transforme o Senhor. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Você escreveu tudo aquilo que eu tava sentindo.

      Excluir
  2. Já sofri muito com o mal que alguém me fez. Mas graças a Deus, depois que aprendi a rezar todos os dias por essa pessoa, me libertei e sou muito feliz. E peço perdão a Deus por ter guardado mágoa, que não serviu de nada. Rezar por quem nos faz o mal é libertação.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos obrigada pela meditação todos os dias que eu recebo só gratidão

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor que eu esqueça as oesdiad que mim fizeram mal , peço perdão também pela vez que fiz mal a alguém , senhor obrigada oelus ensinamentos que siga sempre o senhor, amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoando e nos protegendo de todo mal, nos dando saúde, felicidade, paz, esperança e fé a mim e a minha família. Seja bendito seu santo nome, hoje e sempre Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Senhor! Preciso de ti Acalma o.meu coração!Gratidão Sempre

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🌻🌸🌻🌸

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Jesus, continua nos orientando com a lógica dos princípios do Reino, finalizando o Sermão da montanha, mostrando que Ele veio pra revelar a lei do Amor.
    Assim nos faz refletir que amar quem nos ama é muito fácil, desafiante é amar quem nos quer mal, nos prejudica, ou até nos persegue. Irmãos se o mundo está do jeito que está hoje, mesmo com um dos mandamentos mais importantes deixados, imaginemos se não tivesse feito conosco com Sua vida, a nova e eterna Aliança, provando o novo conceito da lei do Reino, como estariam as nossas vidas?
    Precisamos ser obedientes, ter compaixão, piedade, dobrar nossos corações e rezar pelos inimigos, pois não podemos esquecer que mesmo estes que nos prejudicam hoje, também são nossos irmãos em Cristo, amados pelo Pai da mesma forma e podem em tempo converterem seus caminhos e ainda ajudar alguém, alguns, ou até nós mesmos hoje ou no futuro, pois todos nascemos com o coração bom e pelo Batismo somos filhos amados do mesmo Pai, ou seja, DEUS na Sua perfeição pensou em tudo antes de criar o mundo, quis que seu Filho Unigênito nascesse e vivesse como humano, justamente para nos confirmar que isso, o perdão de todas as formas é possível sim.
    Devemos nos espelhar sempre em Jesus Cristo, nos Santos e mártires que souberam viver o Amor incondicional, então seguindo os mandamentos e ensinamentos do Pai seremos formados verdadeiros Cristãos justos e autênticos,.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Parece q o evangelho de hj veio justamente para mim. Estou precisando perdoar alguém q está me fazendo muito mal. Me ajuda Senhor. Protege toda minha família e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS