23 de março de 2025.
3º Domingo da Quaresma
Evangelho.
Lc 13,1-9
1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.
6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’
8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.
Meditação.
Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)
Será que, na sua vida, há alguma coisa que precise ser mudada? Alguma coisa em que você precise melhorar? Se você já tiver a resposta para esta pergunta já está no clima deste terceiro domingo da Quaresma. Bom, vamos com calma.
Você já viu uma figueira? Muita gente nunca viu uma figueira, uma planta que dá figo. É um arbusto muito comum na terra de Jesus. E aparece muito na Bíblia. Adão e Eva, por exemplo, cobriram sua nudez, costurando folhas de figueira. E Zaqueu subiu numa figueira brava pra ver Jesus passar. O figo é uma fruta gostosa, muito apreciada pelo povo da Bíblia.
No evangelho de hoje, Jesus contou que um homem havia plantado uma figueira em sua vinha. Durante três anos, ele voltou lá para colher algum fruto. Nada. Não achava coisa nenhuma. Na terceira vez que ele foi procurar o fruto na figueira e, claro, não encontrou nem sinal, ele perdeu a paciência e mandou o empregado cortá-la. Estava ocupando o terreno inutilmente.
A figueira, na Bíblia, representa a pessoa ou mesmo o povo de Deus. Esta figueira improdutiva é a imagem de pessoas do tempo de Jesus que, mesmo ouvindo sua pregação, não se converteram, não mudaram de vida. João Batista, preparando a vinda do Messias, tinha insistido em que o povo desse fruto de vida nova, apresentasse sinais de sua conversão. Jesus, de igual modo, está cobrando que as pessoas que o escutam, acolham sua palavra, mudem de vida, produzam frutos. Lembra a parábola do semeador? A semente, a palavra de Deus, está sendo semeada. Só no terreno bom, cresce, floresce e dá muito fruto.
Na história, o dono da terra já procurava frutos na figueira há três anos. É uma clara alusão ao ministério de Jesus, que completava três anos. Três anos de pregação, de milagres, de curas, de exorcismos... cadê os frutos desse povo, quais os sinais que mostram que abraçaram a vida nova que ele estava anunciando? Faltou paciência ao dono da terra. Mandou cortar aquela figueira parasita, ocupando à toa o terreno dele. Mas, o seu empregado pediu mais tempo e prometeu maior empenho. ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e colocarei adubo. Talvez, depois disto dê frutos. Caso contrário, vamos cortá-la’.
Guardando a mensagem
A figueira pode ser a sua vida, a sua família, a sua comunidade. Não basta estar coberta de belas folhagens, tem que dar frutos. Que frutos Jesus espera encontrar em nossas vidas e em nossas instituições? Podemos fazer uma lista: Conversão, comunhão com Deus, cumprimento dos mandamentos, vivência da fraternidade, compromisso com a justiça e com a verdade, honestidade, fidelidade, solidariedade, participação na missão, atenção aos pobres e sofredores. Mas, a lista pode ser bem maior.
Pela história, você sabe, o Senhor nos dá mais um tempo. Seu empregado está pondo mais adubo, regando mais frequentemente... nos incentivando para que demos frutos. Frutos de conversão, de vida nova em Cristo.
Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
não basta ouvir a tua palavra. É preciso ouvi-la e praticá-la. É assim que a nossa vida vai se modificando, afastando-se do mal e nos edificando como novas criaturas, pessoas renascidas na tua graça. Afastando-nos de ti e do teu evangelho, não damos frutos, como o ramo separado da videira. Dá-nos, Senhor, que com a assistência do teu Santo Espírito, frutifiquemos em obras de conversão, de amor solidário e na edificação de pessoas interiormente renovadas neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje é dia de responder à pergunta: Será que, na sua vida, há alguma coisa que precise ser mudada? Alguma coisa em que você precise melhorar? Está na hora da figueira produzir frutos.
Comunicando
Essa palavra que você recebe todos os dias pode fazer bem também a outras pessoas, não é verdade? Bom, você já compartilha a meditação com outras pessoas. Da minha parte, eu lhe agradeço por isso. Veja, a palavra pode ser o adubo, a água que alguma figueira esteja precisando para produzir frutos. Então, mande essa meditação para mais alguém. E o faça com regularidade, com perseverança, mande todo dia. O Senhor está dando mais um prazo à figueira. Então, como bons agricultores, vamos cuidar dela, vamos investir nela.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Que a palavra do Senhor possa transformar a cada dia nossa vida, nos fazendo dar bons frutos e repartir com o próximo e assim viver melhor em comunidade 🙏🏼❤️🌿
ResponderExcluirSenhor meu Deus e meu Pai. Eu quero dar frutos, mas minha fé precisa de sua ajuda. Não permitais que eu claudique. Sigo a Jesus Cristo como o meu CAMINHO para chegar a TI. ELE é minha força com seus ensinamentos. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Obrigado por tudo que VOCÊ realizou em mim. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim e interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏
ResponderExcluirAmém! 🙏🏼
ExcluirAmém 🙏
ExcluirBom dia padre João Carlos eu estou feliz pelo papa Francisco graças a Deus que vai sair Deus é fiel maravilhoso
ResponderExcluirAmém!, bom dia!
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos Gratidão ao Senhor por essa palavra de conversão Deus abençoe o Senhor hoje e sempre obg Envio para amigos está meditação e eles amam
ResponderExcluirEspalhar a palavra de Deus e muito bom
ResponderExcluirDeus abençoe sempre 🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Deus aumente nossa fé, para darmos frutos, ser humilde, o que Deus precisa para nos modificarmos nossa vida, que Deus nos abençoe e nos ilumine, com saúde, felicidade, paz e fé, para mim e a minha família. Estou precisando modificar minha vida, que Deus aumente minha fé. Amém 🙏 🙏🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNão temos como medir o peso do pecado do próximo, só DEUS pode.
Sabemos que existem 3 tipos, os veniais ou leves, os graves e os mortais, assim considera se pecado tudo que vai contra os mandamentos ou aquele que sabemos que nos faz mal nos afasta do Amor e consequentemente desagrada a DEUS, mas aqueles que vão contra o Espirito Santo são os mortais. Irmãos aqueles que continuam a pecar mesmo sabendo de todas as consequências e continuam sem se arrepender, estes ingratos que por um motivo ou outro não aceitam a Misericórdia, rejeitam a Salvação, esses serão condenados ao fogo ardente, ou seja terão o mesmo destino para todos os indignos.
Todos são chamados, aqueles que colocam em prática os ensinamentos, são os escolhidos.
Jesus responde a aqueles que perguntaram sobre os Galileus, nos perguntando hoje qual está sendo a nossa conduta, assim também nos alertando sobre o perigo de continuarmos no pecado e viermos a perder a Salvação. Contudo nos faz entender que em momento algum podemos julgar o irmão, pelo contrário devemos ser piedosos ter misericórdia e ajudar, conforme a parábola, agir como aquele vinhateiro pedindo ao dono da vinha, isto é a DEUS que dê mais tempo, assim cavar em volta colocando adubo, melhor dizendo, dando atenção e confiar de todas as formas, com o Poder de nossas orações, pela fé em Cristo que o mesmo, a mesma, a figueira ainda poderá em tempo se arrepender, alcançar a misericórdia, converter sua vida daqui a segundos para frente e ainda mais, em tempo dar frutos, assim se tornar um dos escolhidos, e ainda também arrebatar mais almas para o Reino do céu, pois só DEUS sabe o tempo necessário para purificação e salvação de cada um,.
Bom dia Padre João Carlos é tempo de mudanças
ResponderExcluirPecamos ao espírito santo, essa graça de darmos muitos frutos para a vinha do Senhor, sejamos adubos e água e luz na figueira de muitos irmãos.
ResponderExcluirPe. João Carlos, diariamente ouço a meditação e a divulgo em um pequeno grupo de whatsapp que criei, com o intuito de divulgar a palavra de Deus. É gratificante para mim lhe ouvir todos os dias. Deus te abençoe sempre! Gratidão ao Senhor!
ResponderExcluirPadre ! Gratidão pela palavra que recebo todos os dias! Vinha tem mudado com a meditação que recebo!
ResponderExcluirPerdoai nossos pecados e livrai-vos de todos os males Pai🙌
ResponderExcluirBom dia sr.padre, pelo alimento celestial que está nos dando todos os dias, que Deus conforte a nossa fé, pra que sejamos uma figueira que dá frutos, não só basta dar boas folhas, ou demostrar-se na igreja todos dias, que tu és melhor que os outros. Deus não quer que o pecador morre, ele quer que o pecador reconverte, vamos pedindo a aDeus, que nos dá don da reconvenção. Amém
ResponderExcluir