18 de fevereiro de 2025.
Terça-feira da 6ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 8,14-21
Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”
Meditação.
Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).
Os discípulos estavam discutindo a respeito de pão, de comida. Eles tinham se esquecido de levar pão para a viagem. E olha que eles tinham presenciado Jesus alimentar a multidão com poucos pães, por duas vezes. E até, nesta ocasião, tinham recolhido vários cestos de sobra de pães. Mas, estavam discutindo, se desentendendo, um pondo a culpa no outro... a discussão estava esquentada. Foi quando Jesus fez uma advertência que eles não entenderam:
"Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Eles não entenderam. E você entendeu?
Jesus aproveitou a situação para ajudá-los a pensar. Ele queria que eles prestassem atenção ao modo como ele conduzia a sua missão. Esse era o bom fermento que eles precisavam imitar. Era assim que eles precisavam agir. Ficassem atentos ao modo como Jesus fazia as coisas. Mas também prestassem atenção ao modo como os fariseus se comportavam em suas práticas. Comparando, poderiam perceber uma grande diferença. "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes!"
E como era o fermento de Jesus, isto é, com que sentimentos, atitudes e valores Jesus estava no meio do povo? Com que fermento, ele fazia o seu pão, realizava a sua missão? Os discípulos podiam ver... Jesus agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Aqui estava toda a diferença. Agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Vamos explicar melhor. Compaixão é uma palavra frequente nos evangelhos falando do encontro de Jesus com os sofredores, os doentes, os excluídos. Compaixão é amor, misericórdia, ternura, solidariedade, tudo junto. Agia movido pela compaixão. E valorizava a partilha, isto é, a participação de cada um, colocando o seu pouco em comum. Ele recebeu a partilha da criança – alguns pães e poucos peixes – e repartiu com todos. Ele mesmo estava a serviço do seu povo. Não se comportava como um senhor poderoso, mas como um servo. Veio para servir, não para ser servido. No final, lavou os pés dos discípulos, para não restar qualquer dúvida sobre isso. Compaixão, partilha e serviço. Esse é o fermento de Jesus.
Os discípulos precisavam estar atentos também ao fermento dos fariseus e de Herodes, para ver a diferença. E tomar distância do estilo deles. Em que consistia o fermento deles? Consistia em agir com hipocrisia, com desprezo às pessoas e buscando sempre os próprios interesses. Jesus desmascara o comportamento hipócrita deles: exigem dos outros, mas eles mesmos não praticam; criam leis para os outros, fingindo que as cumprem. Hipocrisia. Mas também desprezavam os pobres, tomando-os por ignorantes, iletrados, pecadores. O que Herodes queria mesmo era riqueza e poder. Herodes é o poder opressor que perseguiu e decapitou João Batista. Esse é o fermento mal, o dos fariseus e o de Herodes: hipocrisia, desprezo ao povo e busca de privilégios.
Guardando a mensagem
O fermento de Jesus é o modo como ele se conduz na realização de sua missão. Três palavras podem definir o bom fermento do Mestre: compaixão, partilha e serviço. O estilo dos fariseus e o estilo de Herodes continuam hoje de outra forma. No fundo é o mesmo: buscando vantagens para si mesmos, desprezando os mais simples e fazendo apenas o jogo da aparência. Esse estilo não pode ser imitado por nós, nem pelos nossos líderes, nem pelos ministros da Igreja. Somos imitadores de Jesus. Precisamos guiar nossas ações pelo fermento de Jesus.
Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
nós somos os teus discípulos. E tomamos para nós essa tua chamada de atenção. Em nossa vida, em nosso trabalho, em nossa convivência em família ou em sociedade, é assim que precisamos viver: com o bom fermento do teu modo de agir. O teu fermento é o amor solidário, a valorização da partilha na busca de soluções e o espírito de serviço aos outros. Disseste para termos cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes. O fermento dessa turma é conhecido: não fazerem o que ensinam, discriminarem tudo que é popular e a gananciosa corrida para se dar bem a qualquer custo. Obrigado, Senhor, por teu ensinamento. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
É bom você ler com calma o texto da Meditação de hoje. Há muito o que pensar, clarear, acolher.
Comunicando
Em março, depois do Retiro de Carnaval, retomaremos a Segunda Bíblica. Neste ano, vamos estudar o Livro dos Atos dos Apóstolos. Adquira logo um caderno para fazer suas anotações e já deixe sua bíblia num local acessível. Em março, recomeça a Segunda Bíblica.
Pe João Carlos Ribeiro, sdb
Adoro ler o Evangelho do meu Jesus ele é minha vida meu caminho e minha vida.
ResponderExcluirAs suas palavras e o envagelho e a a meditação da palavra comfortam o meu coração ♥ espírito e minha alma eu gosto de ouvir o áudio
ExcluirO seu áudio céu
ExcluirA Meditação da Palavra de hoje é grande desafio para nós. Precisamos de facto dar um testemunho interior e não exterior. Ámen!
ResponderExcluirGostei da leitura. Me senti tão leve..obrigada senhor jesus tu estás onde eu estiver porque es o caminho a verdade e a vida. 🙌🏾🙌🏾🙏🏽
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua benção que Deus continue lhe abençoando hoje e sempre Amém 🙏🌹❤️🌻
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos Deus abençoe sua vida, as vezes não entendo mas peço sempre sabedoria a Deus.
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. Obrigada por nos ensinar diariamente de como viver a palavra de Jesus e nos orientar a ter o coração puro e humilde como o dele.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua bênção 🛐🙏
ResponderExcluirDeus o abençoe grandemente com todas as bênçãos e as graças do céu 🙏🙏
Senhor fazei de mim verdadeiro fermento. Que minha vida e caminhada sejam de serviço ao Teu Reino já aqui na terra. Amém!
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos!
ResponderExcluirTodos os dias escuto a palavra e rezo pelo senhor e todos os sacerdotes, paço a Deus que te dê vida e saúde para continuar nos Evangelizando. Meu muitíssimo obrigada por seu cuidado e orações para todos nós.
Sou da Ama e estou feliz por Te-lo como sacerdote espiritual. O B R I G A D A . Beijos no Coração de Jesus e no seu coração..
Bom dia como essas palavras prenche o nosso coração e nos ensinam a viver cada vez mais os caminhos do senhor
ResponderExcluirBom dia, Pe. João Carlos. O fermento dos fariseus continua ainda hoje em nossas Igrejas. Há muitos cristãos conservadores , tradicionalistas que vivem um cristianismo de fachada. Julgam e condenam facilmente quem não pensa como eles. São radicais no cumprimento de leis e esquecem a lei maior do evangelho que é o amor. Obrigado pela reflexão de hoje.
ResponderExcluirA sua bença padre João Carlos, como e bom ter o senhor comigo todos os dias, o evangelho fala comigo e com todos que eu compartilho , mais a palavra é uma reflexão,tocou no meu coração, temos que tomar cuidado com o fermento,,, Jesus deixa bem claro para nós, Deus abençoe sempre o senhor, muito obrigado,
ResponderExcluirBom dia 🌺
ResponderExcluirQue a benção de Deus chegue até nós fazendo com que o nosso dia seja feliz do início ao fim.
Que deus no caminho certo, seja o fermento da minha vida!🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirDevemos ter muito cuidado, para não duvidar do Poder de DEUS nas nossas vidas, aí está a comparação do fermento dos fariseus e Herodes.
Jesus deu a vida por nós, e continua a realizar tantos milagres em nossa volta, até mesmo diretamente em nossas vidas ou na vida dos nossos. Irmãos que firmados na fé possamos reconhecer e tenhamos também a certeza que Sua providência e Sua Misericórdia é infinita.
O fermento fariseu que Jesus se referia naquela época, hoje nos tempos atuais entendemos que seja a influência mundana, a falsidade, o julgamento, tudo que nos leva a manter um coração endurecido, a promiscuidade, a ganância, aquilo que alimenta sem limites nosso ego, o orgulho sem medidas, a vaidade sem controle, soberba, enfim tudo que nos incentive a pecar e nos afastar do Amor de DEUS. Para rompemos com tudo isso, precisamos aumentar nossa intimidade com DEUS e negar tudo que nos quer distrair e nos faz afastar da presença do Senhor, desta forma entendemos a explicação dos conceitos do Reino, traduzindo as sobras na multiplicação dos pães, em relação aos números, doze significa as doze tribos de Israel, os doze Apóstolos escolhidos, foi como tudo começou e sete com significado de totalidade, para todas as nações, povos, gerações. Entendendo os desígnios de DEUS, assim pela ação do Espírito Santo com nossos corações abertos contemplaremos todos os momentos bons e enxergaremos com a fé diretamente o Poder de DEUS nas nossas vidas, más enquanto estivermos envolvidos e até mesmo presos ao ativismo e secularismo das alegrias passageiras, não conseguiremos entender, nem tão menos compreender o que é essa alegria verdadeira,.
Obrigada José Neto, pela sua reflexão, continue sempre.
ExcluirSenhor meu Deus e meu Pai. A TI agradeço tudo que me desses e em troca procuro ser fiel aos teus mandamentos. É em seu filho Jesus Cristo que eu sigo o caminho que ele mostrou ao mundo. O caminho da verdade e da vida. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Obrigado por segurar minha mão nessa caminhada. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus. Agradeço a palavra chegar a mim através do senhor. Amém.
ResponderExcluirHoje, em nossos dias, nossos governantes usam o fermento de Herodes e dos fariseus. E vejam como está caminhando o mundo. Não aprendem com a sabedoria de Jesus e são hipócritas, desprezam o povo e só buscam privilégios. Deus tenham misericórdia do nosso povo sofrido.
ResponderExcluirSua benção padre João Carlos. Deus abençoe sua missão e que seja sempre cheio do Espírito Santo. O senhor nos fortalecer e nos orienta para o melhor caminho: Jesus Cristo.
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor que eubseja im fermento Bom e não Herodes.que seja sempre justa e humilde e que mude , obrigada senhor pelo seus ensinamentos e que siga com caminhada , obrigada por tudo
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🌻🌹🌻🌹🌻🌹
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção.o teu ferimento é a solidariedade o amor a valorização a partilha , para solução e espiritual dos outros. Obrigada senhor pelo teu ensinamento, nos dando força, fé, saúde, união, abençoando e nos protegendo de todo mal.a mim e à minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirQue Deus nos abençoe e nos ilumine sempre
Que o evangelho nos traga mais amor e partilha
Obrigado ao padre João Carlos pelas meditações.
Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏
BIBLIA é o alimento que nos fortifica,nos da alegria fé e muita PAZ . AMÉM
ResponderExcluirBoa tarde e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo. Peço saúde para mim e toda minha família, hj em especial pelo.meu filho Daniel, cura Senhor. Que o evangelho seja sempre o nosso guia para seguirmos os caminhos de Jesus amém.
ResponderExcluirAdoro ler o evangelho de Jesus que Jesus me dê muita sabedoria e entendimento para com as suas palavras obrigado padre João Carlos pelo áudio acho muito bom escutar o seu áudio
ResponderExcluir