18 de janeiro de 2025.
Sábado da 1ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 2,13-17
Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?”
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.
Meditação.
Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores (Mc 2, 17)
Eu queria saber se você gosta de coalhada. E que tal leite ou queijo de cabra? Ah... É que eu ia convidar você para um jantar na casa de uma pessoa muito especial, na casa de Seu Levi... Mas, de frutas você gosta? Talvez lá sirvam frutas secas como tâmara, uva-passa, figo... Pão integral feito em casa vai ter na mesa, com certeza. E, claro, é possível que sirvam vinho. Um conselho: ponha água no seu vinho, porque é meio grosseiro, muito forte. Mas, é gostoso. Então, está feito o convite. Jantar, hoje, na casa de Seu Levi. Quem vai estar lá? Além de você? Ah, lá vai estar um convidado muito especial: Jesus. Ah, que bom, então você vai! Ótimo.
É o seguinte. Jesus chamou Seu Levi para fazer parte do grupo dele. Seu Levi é empregado na coletoria de impostos, aqui em Cafarnaum, mas largou tudo para andar com Jesus. E hoje, Jesus vai jantar na casa dele. E ele está convidando os amigos para estarem lá. Vai ter um bocado de gente. Jesus, com certeza, vai com o grupo dele. Agora, como você também vai, eu preciso lhe dar umas dicas para você se ambientar melhor. Você sabe, já começam as críticas contra Jesus. Pode ser que alguém, sentado perto de você, faça alguma insinuação maldosa contra o Mestre. Por isso, eu queria lhe passar algumas informações. É bom pra você depois não ficar com a mente confusa ou até mesmo você ter condições de defender Jesus dessas línguas ferinas.
O que você precisa saber é o seguinte. Seu Levi é um cobrador de impostos. Bom, isso você já sabe. O cobrador de impostos não é bem visto por aqui. E eu lhe digo o porquê. Eles cobram o imposto para os dominadores romanos. Cobrar o imposto é tratá-los como um povo dominado pelos estrangeiros, a quem devem entregar boa parte do fruto do seu trabalho. No fundo, os cobradores de impostos são colaboradores dos romanos. Além do mais, os romanos são pagãos, com quem os hebreus não deviam ter nenhuma amizade. Então, com certeza, você vai encontrar pessoas que estão estranhando essa aproximação entre Jesus e Levi. E, pior, Levi convidou seus amigos cobradores de impostos para estarem lá também. Os fariseus não vão perdoar isso. Os cobradores de impostos são tidos como pecadores. Vai rolar muita crítica. Mas, não vá se assustar com isso.
Repare só a cabeça das pessoas aqui: elas não querem se misturar com pecadores. Todo o povo na Palestina pensa assim. Tem os que praticam a Lei, a Lei de Moisés. Esses são os justos. E tem os que fazem tudo errado, são os pecadores. Justo não deve se misturar com pecador. Jesus não devia ser amigo de cobradores de impostos. Mesa, mesa é coisa sagrada. Um justo não pode comer com um pecador. Um hebreu não pode comer com um pagão. A mesa é um sinal de amizade. O povo de Deus não tem comunhão de mesa com os pagãos ou com os pecadores. Se você entendeu isso, você vai entender alguma crítica que você venha a escutar hoje, no jantar, na casa de seu Levi.
Com certeza, alguém vai olhar pra você de cara feia e vai lhe perguntar: Por que ele come com os cobradores de impostos e com os pecadores? ... Veja lá o que você vai responder.
Guardando a mensagem
Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Esse foi Levi, chamado depois de Mateus. O chamado de Jesus já foi uma surpresa, porque mostrou uma nova mentalidade, sem discriminação, nem preconceitos. A resposta de Levi foi também surpreendente: aceitou imediatamente o convite de Jesus e deixou tudo para segui-lo. No jantar em sua casa, houve muitas críticas sobre essa aproximação de Jesus com os pecadores. Jesus deu uma razão muito simples: só quem está doente é que precisa de médico. Nós vivemos num mundo que se acha muito liberal, mas nos movemos no meio de muitos preconceitos. Pelo preconceito, excluímos as pessoas, desrespeitamos sua dignidade e seus direitos. É hora de aprender com Jesus a incluir, a integrar, a defender quem foi marginalizado, a viver com outra lógica.
Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores (Mc 2, 17)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
fechando o coração, como os fariseus, nós perdemos a novidade que vem de tuas ações e de tuas palavras, do teu evangelho. Dá-nos, Senhor, que a novidade do Reino que tu inauguraste neste mundo, com um novo olhar e com novas atitudes, encontre abrigo em nossos corações e nos capacite a também sermos construtores de novas relações e de uma nova sociedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Se você tiver o seu diário espiritual, o seu caderno de anotações, responda lá à pergunta que lhe fizeram no jantar na casa de Levi: Por que ele come com os pecadores? Não tendo o caderno, escreva a resposta em outro lugar.
Comunicando
E hoje faço show na Festa de são Sebastião, em Chã do Rocha, município de Orobó, PE. Amanhã, nos unimos às celebrações dos 35 anos da Obra de Maria, na Arena Pernambuco.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Quero continuar a suas palavras vem de Deus, as suas palavra só fortalecimento a minha caminhada e de todos que recepe a palavra de Deus por sua boca. Deus te abençoe
ResponderExcluirOlá boa noite Pe. João Carlos, Paz & Bem.
ResponderExcluirQuero aqui expressar os meus sinceros votos de agradecimento pela meditação diária, o senhor nos coloca dentro da história com as parábolas de Jesus .
parabéns pelo seu jeito de ensinar a compreender a palavra de Deus.
Sou Edmilson de AMERICANA SP
Padre, paz e Bem.
ResponderExcluirSou de, e estou em Angola
Sou um apaixonado confesso de seus aclaramentos sobre o evangelho, que os faz com muito Amor e puro didactismo.
Agradeço-lhe por tudo.
Benção e Graças!
Bom dia padre João Carlos sua benção obg pela medicação que mim mandar todos os y a palavra de Deus e muito maravilhoso pra todos nós amém tenha um lindo dia abençoado até amanhã se Deus quiser 🙏
ResponderExcluirBom dia padre gratidão pelo seus ensinamentos.gloria a vós senhor
ResponderExcluirOlá! Padre João Carlos, fico muito feliz de ouvir a palavra de Deus todos os dias pela sua voz! Quanta sabedoria Jesus Cristo nos ensina!
ResponderExcluirPadre João Carlos bom dia, ainda ontem a noite conversava com meu filho sobre uma pessoa q eu particularmente disse q não quero conversa com ele por conta de suas atitudes, meu filho me disse Mãe ele precisa de ajuda e não de críticas.
ResponderExcluirPadre ! Gratidão pelas suas palavras que abençoam o meu dia!
ResponderExcluirPorque Jesus anda com os pecadores?
ResponderExcluirPorque Ele é misericordioso 🙏
Flávio, Indaiatuba
Senhor meu Deus eu te amo, adoro e te louvo e é em seu filho Jesus Cristo que eu busco as palavras para minha vida e segui-lo. Agradeço a graça recebida. Peço -lhe a benção e saúde aos meus filhos Fabrício e Ivan. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirPadre a sua explicação nos deixa mais entendido da santa palavra de Deus. Jesus veio para salvar os mais necessitados e pecadores. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Que sejamos humilde em nossas ações, nossos corações, solidários, nos aproximando de todos os humildes, pelo novo mundo melhor. Que Deus nos abençoe, nos proteja e nos livre de todo mal, com saúde, paz, união, felicidade para minha família a para mim. Que Deus dê a saúde de meu irmão, que está doente, proteja e curte ele. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirDom dia padre a sua benção na paz de Jesus e no no amor de Maria Amém 🙏🌹❤️🌻
ResponderExcluirBom dia padre Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família. Senhor Jesus chamou o Levi e ele foi e se salvou, vamos prestar naus atenção qdo Jesus nós chama, obrigada senhor pelo dom da vida e por tudo que tenho , gratidão e perdão pelos meus pecados, amém
ResponderExcluirObrigada pelas palavras , pois todos os dias alimento o meu espírito com a palavra de jesus.
ResponderExcluirNão são os "perfeitos" que agradam a Deus e sim, os humildes, os arrependidos. Os tem um coração reto.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus é assim mesmo, não distingue tipo de pecadores, porque Ele não julga e sim com Amor ama, enxerga no fundo dos nossos corações, quem deseja e aceita mudança de vida, quem quer O seguir, quem deseja deixar tudo de errado para construir o novo abraçando a salvação.
Por isso que escolheu os 12 Apóstolos cada um de um jeito, para assim modelar como um vaso de barro nas mãos do oleiro, todos da mesma forma, de acordo com o Plano de DEUS.
Hoje escolheu a casa de Levi para nos mostrar que a qualquer momento pode ser também qualquer um de nós.
Ele sabe de todas as nossas fraquezas e misérias, da nossa pequenez, enfim dos nossos pecados e espera de nós, que não julguemos uns aos outros, mas sim nos tratamos como irmãos em Cristo, como irmãos de coração buscando sempre ajudar uns aos outros, até Ele nos dizer: hoje a salvação chegou na sua casa, na sua família, no seu coração, aí é só nós O acolhermos e continuar perseverantes, transmitindo esse mesmo Amor a todos, anunciando a paz de Cristo,.
Senhor da História, eu LHE agradeço pela vida de Santa Prisca. Contudo, me ensine ouvir, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine ter bons pensamentos e boas intenções. Me ensine ter um coração cheio de amor, fé e humildade. Me ensine vencer a provação. Me ensine fugir do pecado e do julgamento. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da obediência, da hospitalidade, da confiança, da graça e da misericórdia. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.
ResponderExcluirBoa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Hoje tenho um pedido muito especial que é pela cura da minha irmã. Peço orações para q ela fique curada. Deus é grande e tudo pode. Tb peço pela cura do meu netinho Bento e que o Senhor lhes dê muita força e fé e a todos nós amém.
ResponderExcluirAmém, gratidão meu Deus por tudo.
ResponderExcluirQue o Senhor nos abençoe hoje amanhã e sempre.