PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Um casamento com problema.

Um casamento com problema.


  19 de janeiro de 2025.  

2º Domingo do Tempo Comum

  Evangelho. 


Jo 2,1-11

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.
9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

  Meditação.  


Mas tu guardaste o vinho melhor até agora! (Jo 2, 10)

Celebrando a Missa, outro dia, confesso que me emocionei ao pronunciar as palavras da consagração do vinho: “Este é o cálice do meu sangue, sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados”. Eu tinha feito a homilia, explicando que nas bodas de Caná se mostra o que Jesus veio fazer: a restauração da aliança. E na consagração, me ocorreu que Jesus continua, em nossa história, fazendo a nova aliança no seu sangue.

A aliança é uma imagem para representar o relacionamento entre Deus e o seu povo. O povo de Deus conhecia as alianças que se faziam entre povos e nações. Mas, entre Deus e Israel, a aliança era de mútua pertença, como num casamento. “Eu sou o seu Deus. Vocês são o meu povo”. Vários profetas falaram do relacionamento amoroso entre Israel e seu Deus, como de um casamento. Isaías, por exemplo, escreveu: “como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus” (Is 62, 5). Neste modo de falar, Deus é o noivo, o esposo. A comunidade de Israel é a noiva, a esposa.

A grande tarefa dos profetas sempre foi combater a infidelidade do povo ao seu Deus. Deus foi sempre fiel. A comunidade de Israel, nem sempre. Aguardava-se o Messias para exatamente refazer a aliança, para conduzir o povo à fidelidade ao seu Deus.

São João, quase no início do seu evangelho, conta o que aconteceu na festa de casamento que houve em Caná da Galileia. A festa do casamento estava ameaçada por um problema. Maria, Jesus e os discípulos estavam presentes. Maria deu-se conta do que estava acontecendo e pediu ajuda a Jesus: “Eles não têm mais vinho”. Jesus lhe disse que sua hora ainda não tinha chegado. Mas, ela orientou os serventes a fazerem o que ele mandasse. E ele mandou encher de água as seis talhas de pedra. Quando retiraram a água para levar para o responsável, era vinho da melhor qualidade.

E qual era o problema daquele casamento em Caná? Maria disse: “Eles não têm mais vinho”. Vinho é sinal de amor e alegria. Que problema tinha a aliança de Israel com Deus? Israel estava vivendo em grande infidelidade à aliança com o Senhor. Estava faltando amor e alegria. Estava faltando vinho.

E por que Jesus disse que não tinha chegado sua hora? A hora de Jesus é a sua paixão, a sua cruz, a sua morte redentora. Na noite de sua paixão, ainda na ceia, Jesus rezou: “Chegou a hora. Glorifica, Pai, o teu filho, para que o teu filho te glorifique”. A hora de Jesus era a sua morte, quando realizaria plenamente a sua missão.




Guardando a mensagem

Nas bodas de Caná, já aparece a obra redentora de Jesus. Sua obra é nos reconciliar com Deus. É restaurar a aliança, aliança rompida pela infidelidade, pelo pecado. Pela intercessão de sua mãe, ele antecipa a sua hora. A hora de Jesus é a morte na cruz. É por sua morte redentora e por sua ressurreição que ele nos reconcilia com Deus, que ele restaura a aliança, o casamento ameaçado de fracasso por nosso pecado, por nossa infidelidade. Celebrando a Santa Missa, renovamos o sacrifício de Jesus em sua cruz, a sua entrega em favor dos pecadores. É o sacrifício da nova aliança. Jesus, no seu sangue, isto é, na sua morte redentora, nos reconcilia com Deus, restaura a aliança, fazendo-a nova e eterna.

Mas tu guardaste o vinho melhor até agora! (Jo 2, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
na festa de casamento em Caná, podemos imaginar quem estava se casando. O responsável pela festa chamou o noivo e elogiou o excelente vinho que ele reservou para o final. O noivo, nos ocorre, és tu mesmo, Senhor. Foste tu que, com a salvação alcançada em tua morte redentora, nos deste o vinho do amor fiel e verdadeiro e da plena alegria. E a noiva não aparece na história. Mas, claro, é a comunidade-Igreja, somos nós, a comunidade da nova aliança. Nós te agradecemos, Senhor, porque agora o contrato da aliança não está mais escrito em tábuas de pedra, como na primeira aliança. Por isso, as seis talhas eram de pedra. Agora, o contrato da aliança, a lei, está escrito em nossos corações, pelo derramamento do teu Espírito, representado na água. A Missa é o sacramento da nova aliança. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será muito proveitoso que você leia, em sua Bíblia, o evangelho de hoje: João 2,1-11.

Comunicando

No texto da Meditação de hoje, tem fotos que ilustram esta bela cena das bodas de Caná. Que tal conferir? É só clicar no link que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


34 comentários:

  1. É muito edificante receber essas meditações que são verdadeiras orações. Deus te abençoe Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!! Como faço para receber no meu WhatsApp, diariamente , estes ensinamentos do Padre João Carlos??? Podes me ajudar, por favor? Obrigada!!!

      Excluir
  2. Maravilha receber essa publicação, Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Deus lhe pague Padre João Carlos pelas reflexões ricas, profundas e edificantes. Muita luz!

    ResponderExcluir
  4. Padre, belíssimo trabalho de evangelização, essas meditações são uma bênção na vida de quem as recebe.

    ResponderExcluir
  5. Elaine Craco19/1/25 03:44

    Padre João Carlos, maravilhoso ouvir sua meditação , cada dia mais um ensinamentos de nosso evangelho, obrigado por compartilhar conosco ,Deus o abençoe cada dia mais ,

    ResponderExcluir
  6. È maravilhoso receber esta meditação
    Começar o dia de coração cheio do Espírito Santo e compartilhar com outras pessoas para que também estejam de coração cheio da palavra do Senhor . aumentando sempre a nossa fé a nossa esperança de que andamos no caminho certo e poder Evangelizar no nosso dia dia
    Obrigada Padre João Carlos Deus abençoe o seu ministério

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, maravilhoso ouvir sua meditação obrigada por compartilhar conosco o evangelho, Deus todo poderoso abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Senhor padre muito obrigado pelas suas meditações.Que Deus o abençoe Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos a sua benção que Deus continue lhe abençoando lhe porificajdo e lhe dando graças para nos colocar no caminho de Deus hoje e sempre Amém 🙏🌹❤️🌻

    ResponderExcluir
  10. Margarida Conceição de Parnaíba - Pi19/1/25 06:43

    Bom dia padre João Carlos é um prazer estar compartilhando com o senhor a meditação do evangelho de hoje. O senhor é muito sábio e sabe passar para quem lhe escuta a explicação do evangelho do dia. Que Deus te abençoe e te proteja na sua caminhada.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos, a sua benção.
    Obrigada pelas belas reflexões diárias do Evangelho.
    O Senhor é uma benção em nossas vidas.
    Desejo um ano cheio de saúde e muito abençoado. ❤️

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos sua benção obg por mandar todos dias a palavra e senhor a meditação e muito em portante para agente todas a manhã eu léu a palavra que o senhor manda padre muito obg amém 🙏🖐️

    ResponderExcluir
  13. Padre, abençoado seja por nos enviar a Santa Palavra de Deus diariamente. Louvado sejas! 🙌

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos com a paz e alegria do Senhor Jesus Cristo nosso Salvador! Obrigado Padre por esta bendita meditação da Palavra de Deus! Deus aumente sua fecundidade apostólica!

    ResponderExcluir
  15. Importantíssima as meditações da palavra de Deus. Padre João é ungido pelo Espírito Santo em suas homilias, continue firme nesta evangelização . Estou encaminhando sempre para os grupos e pessoas.

    ResponderExcluir
  16. Hoje, acordei bem cedo , não dormi bem. Recorri a essa linda meditação e contemplei o amor de Deus pelo sua homilia. Obrigada Padre João Carlos por nós acolher com tanta precisão e carinho. Deus te abençoe plenamente. Amém

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre por estas meditações tão profundas e essenciais na nossa vida! Deus continue te abençoando grandemente! Sua benção!🙏

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Lucy Anita Rodrigues de Noronha e quero agradecer por receber diariamente a Meditação, que após ouvi-la, compartilho com várias pessoas. Moro em São Paulo-capital, mas minha terra natal é Pirassununga, no interor do estado de Sao Pailo. Peço suas bençãos para mim e para todos da minha familia e parenres por parte de mãe e de pai; também para minhas amigas(os) e conhecidas(os).
    Desejo ao sr., sua equipe, sua comunidade e sua familia, um abençoado domingo de Paz e Luz de Nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo.
    Paz e Bem🙏🙏🙏🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  19. Senhor meu Deus Pai, Santo é seu nome a quem adoro,amo e louvo. E é através de seu filho Jesus Cristo que eu sigo a minha vida como ele ensinou. Agradeço a graça recebida. A Nossa Senhora de Caravaggio a quem meu filho Ivan rogou sua intercessão eu agradeço de coração. Senhor abençoe meus filhos, esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor, agora o contrato da aliança e da lei está escrito em nossos os corações , pelo derramamento do teu Espírito, representado na água. A missa é o sacramento da nova aliança. Obrigada Senhor. Nos proteja e nos abençoando Senhor Jesus, pela nossa saúde, felicidade, paz, união e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Bom domingo abençoado por Deus Padre João Carlos eu fico muitíssimo feliz por ter chegado até aqui em paz graças a Deus gratidão eternamente por tudo que fizeste por mim agradeço de ❤️💚🤍 Em nome do pai filho Espirito santo Amém 🙌🙏❤️💒

    ResponderExcluir
  22. Edificante palavras de fé, contextualizando os fatos e provas da missão de Jesus com clareza do evangelho
    Deus abençoe seu ministério

    ResponderExcluir
  23. Muito linda essa meditação das bolsas de canaã q Jesus transforma nossos corações assim como ele fez com a água e o vinho

    ResponderExcluir
  24. Gratidão Padre por receber a palavra de Deus todos os Dias! Meditar na palavra me da forças para continuar e ser abençoado !

    ResponderExcluir
  25. Muitíssimo bom as palavras pregada pelo padre João Carlos, gosto de ouvir, que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  26. Padre, recebo o Evangelho todos os dias do Padre Ivan Fraga de Santa Cruz de Cabrália, ba. E eu moro em vila velha, Es. Só gratidão ao Senhor pela explicação maravilhosa e ao Padre Ivan que me envia todos os dias. Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  27. É um privilégio PADRE João Carlos receber a palavra de Deus todos os dias ,fico agradecida e muito feliz .Deus abençoe com muita saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém

    ResponderExcluir
  29. Glória a Vós Senhor!
    Este foi o primeiro dos milagres de Jesus, e aconteceu na comemoração de um "casamento", não foi à toa que Jesus nos deu este exemplo de confiança e fé junto da tua Mãe Maria e na presença de seus discípulos. Com certeza, foi para que eles e todos nós hoje também possamos acreditar fielmente na entrega e no Poder de transformação de DEUS, ou seja quando parecer ter acabado o vinho, seja no que for nas nossas vidas, nos nossos Matrimônios, nossos trabalhos, nossas pastorais, nossos ministérios, em fim, devemos acreditar que ainda sempre existirá a água para Jesus transformar. Assim Ele nos deixou a maior prova de Amor com Sua infinita Misericórdia, derramando seu Preciosissimo Sangue Redentor imolado na Cruz, quando o soldado coloca a lança no seu lado direito, também derramou e continua derramando todos os dias nas Santas missas, toda água do seu Corpo, pois água é vida, só precisamos confiar em DEUS, como Nossa Senhora, todos os Santos e como todos eleitos fizeram, na certeza que Ele tudo pode renovar, restaurar, completar, concretizar, por Ele tudo é possível realizar na vida daqueles que crerem não apavoram e perseveram na fé, basta acreditar, esperar e confiar, pois Jesus sempre guarda o melhor para nos entregar no momento certo,.

    ResponderExcluir
  30. Louvado seja Deus pela sabedoria do Espírito Santo no seu coração Padre João Carlos!🌹 Sua benção pra minha família e em especial minha mãe Georgina! Obrigada pelo bem que recebo através de suas mãos sacerdotais! Um abraço carinhoso pra D. Ana e família!

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde padre João Carlos

    ResponderExcluir
  32. Como as pessoas l ainda dizem que a mãe de Jesus não tem poder. Ela só disse tudo que pedir, que mãe tem plena confiança no poder do filho! Eu creio tanto na mãe do Senhor..

    ResponderExcluir
  33. Como assisti a celebração eucarística de sábado a noite, e pela manhã do domingo, 09 horas, fui a uma liturgia da palavra com um diácono, e logo mais as 11 horas, fui a uma outra missa, tendo sido o mesmo evangelho e as homilias bateram, próximas nas explicações, pude compreender melhor, inclusive só agora li a meditação do Pe. João Carlos Ribeiro, assim pude me debruar melhor nas leituras do Profeta Isaías, do grande apóstolo Paulo, na carta ao povo corinto, e o trecho do evangelho de S. João, em que trata do primeiro milagre de Jesus, nas bodas de Caná da Galiléia... Achei bem interessante, que esse evangelho ele faz justo um comparativo com o primeiro livro da bíblia que é o Gênesis, quando ele fala de DEUS, (Jesus - o noivo), o homem (adão, feito de barro), que representa a comunidade igreja, a mulher / Maria Santíssima, (Eva, que foi feita de parte da costela do homem), o vinho (que é alegria, felicidade, amor e aliança)... Quando Jesus chama a atenção de sua mãe a chamando de "mulher, minha hora ainda não chegou", ele não está sendo grosseiro e sim, valorizando o papel da intercessora do amor divino em seu ventre, ela que deu o sim para acontecer o plano de salvação. As talhas de pedra, não mais é do que o barro no qual Deus fez o homem e alegria, que é Jesus se manifestando através do vinho que vai ser ingerido pelo homem. Foi então o primeiro milagre e o início da vida pública de Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O pouco com Deus é muito.

02 de maio de 2025   Sexta-feira da Segunda Semana da Páscoa.     Dia de Santo Atanásio, bispo de doutor da Igreja.     Evangelho   Jo 6,1-1...

POSTAGENS MAIS VISTAS