02 de janeiro de 2025.
Memória de São Basílio Magno e de São Gregório Nazianzeno.
Evangelho
Jo 1,19-28
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”
23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
Meditação.
No meio de vocês, está alguém que vocês não conhecem (Jo 1, 26)
E já estamos no ano novo. Tudo bem com você? Passou bem o final de ano? Como disse o apóstolo: “Por tudo, dai graças ao Senhor”. Pois é, o ano começou. Vamos à luta! A roda já está girando. Depois da celebração do natal, agora já está no nosso horizonte a festa da epifania, popularmente chamada festa de reis. Esta é mais uma celebração a nos falar da pessoa de Jesus. Pela encarnação, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho, nasceu humano, do ventre de Maria Virgem. O verbo se fez carne. Esse é o grande mistério do natal. Ele veio para estar conosco. É o Emanuel.
O evangelho de hoje nos ajuda a continuar meditando este mistério da presença de Jesus entre nós. João Batista está pregando no deserto e atrai a atenção de muita gente. De Jerusalém, a capital, chega uma comissão. Quer saber se ele, João, é o Messias. É o tipo da comissão que vem só para incriminar. Não havia boa vontade em que os enviou. No fim, querem saber com qual autoridade o profeta está batizando o povo. João aproveita para anunciar que ele é pequeno e está preparando o caminho de alguém muito maior. Esse, sim, renovará o povo. João se declara menos que um servo, nem merece descalçar suas sandálias. E mais: o enviado já está no meio do povo, “já está entre vocês”.
Quando falamos de João Batista, todos nos lembramos, ele preparou os caminhos de Jesus, preparou o povo para sua chegada. E sabemos: nessa preparação ele chamava o povo à conversão e o batizava nas águas do rio Jordão, em sinal de penitência. Mas, precisamos integrar mais alguma coisa nessa compreensão. Quando um catequista prepara um grupo de crianças para a primeira comunhão, qual é o momento mais importante? Depois de ter percorrido um caminho de encontros e atividades de preparação, durante um bom tempo, finalmente chega o dia da primeira eucaristia. O catequista prepara as crianças para o encontro com Jesus na Eucaristia e a sua tarefa se conclui bem quando as crianças encontram Jesus neste sacramento. Voltemos a João Batista. O mais importante de sua missão foi o momento em que o povo se encontrou com Jesus. Todo o seu trabalho de preparação chegou ao ponto mais alto no dia em que ele pode revelar Jesus ali presente.
Jesus já estava presente, seja porque já tinha nascido, seja porque estava entre os peregrinos que vinham a João. Graças ao trabalho evangelizador do profeta, muita gente pode entender quando ele apontou Jesus como o ‘cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’. Tanto isto é verdade que dois dos seus discípulos começaram a seguir Jesus, a partir dali.
Guardando a mensagem
A verdade do natal não é apenas que Jesus nasceu. A grande verdade do natal é que Deus se tornou humano, fez-se Emanuel, caminha conosco. Viveu sua vida humana cheia de sabedoria e caridade e morreu condenado numa cruz. Venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia. Por sua morte e ressurreição, alcançou a nossa reconciliação com Deus, o Pai. Voltando ao seio da Trindade, como Deus, permanece conosco. Sua presença entre nós é real, em expressões diversas, na sua Palavra, no Sacramento da Ceia, no seu povo reunido em assembleia, no pobre e no sofredor e de tantas maneiras mais. Ele está presente. Ele está conosco. Foi esta a grande tarefa de João Batista: revelar Jesus que já estava presente.
No meio de vocês, está alguém que vocês não conhecem (Jo 1, 26)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
começou o novo ano. A certeza que enche o nosso coração de esperança é a tua presença entre nós. Pela tua encarnação, caminhaste conosco fisicamente, vivendo a nossa vida humana. E mesmo agora, na glória divina, assentado à direita do Pai, estás conosco. Tu és o Emanuel, estás conosco como prometeste: “Eis que estarei com vocês todos os dias, até a consumação dos séculos”. Assim, começamos a caminhada deste ano novo que acabou de começar com esperança, certos de que contigo enfrentaremos e venceremos tudo o que se opuser à nossa dignidade de filhos de Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A tarefa de João Batista pode ser a nossa também. Podemos ajudar outras pessoas a descobrir a presença de Jesus em suas vidas. Se você ainda não o faz, hoje, compartilhe a Meditação com outras pessoas.
Comunicando
Eu tenho um convite pra você: participar da Santa Missa das 11 horas de hoje, primeira quinta-feira do ano, pelo rádio ou pelo Youtube. Não deixe de colocar sua intenção. Vou rezar especialmente por você.
Clique aqui para ver o ESPECIAL PADRE JOÃO CARLOS: https://youtu.be/O73_ypFh9Ms?si=EXiK442u2Pz2686s
Sr Padre desejo feliz ano novo , e peço oração para a conversão dos meus filhos e neta sou de Angola..
ResponderExcluirSenhor pai de misericórdia. que é Deus conosco que está presente em nossas famílias é em nosso dia adia,eu agradeço ao nosso padre Antônio que nos ajuda todos os dias com a palavra e a meditação obrigada padre Antônio que Deus abençoe sua vida com muita saúde o meu muito obrigada....
ResponderExcluirSenhor padre peço oração pelo .eu filho para Deus cura ele do viso. E peço. Oração por minha nora.para Jesus cura ela do canse. De mama e oração. Pa todos meus filho e esposo
ResponderExcluirDesejo um.feliz ano novo. Peço orações pa todos meus. Filhos e netos e.noras
ResponderExcluirAmém
Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que nesse segundo dia 02 de janeiro, meu aniversário, que Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo, derrame bençãos sobre mim, para ter saúde, paz, felicidade, força para viver e muita fé, mim protegendo e mim iluminando por toda minha vida. Que abençoe e proteja minha família com saúde, união, paz e fé. Obrigada Senhor por tudo na minha vida. Que agradeço também a Pe João Carlos por sua meditação que recebo todos os dias. Feliz Ano Novo para todos nós. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🎂👏
ResponderExcluirDeus ,pai de amor e bondade. Agradeço por nos enviar o vosso filho para nos salvar e libertar.
ResponderExcluireu agradeço por mais um dia que estou vivendo e aprendendo eu e minha família Amém obrigada
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJoão Batista foi um discípulo especial, DEUS traçou um Plano totalmente adequado para o último dos profetas, aquele que ficou como o mensageiro, que veio para preparar o caminho para os que aceitam nosso Salvador, João ficou conhecido como o precursor, foi o divisor de águas A/C.
Sabemos das dificuldades que sua mãe Isabel teve, já na gravidez, com sua idade avançada e ainda estéril, mesmo assim DEUS o escolhe desde seu nascimento quando sua tia Maria de Nazaré a Imaculada visitou sua mãe Isabel, ele estremeceu, ficou cheio do Espírito Santo já no ventre de sua mãe, logo ao perceber a presença da Virgem Maria Santíssima, depois provou a importância do batismo nas águas que sabemos é vida nova, chegou a batizar Jesus Cristo também e como testemunha revelou a todos que o verdadeiro batismo está no Espírito Santo, enquanto o povo ficava perguntando como, quem, porquê? Demonstrou temor a DEUS, revelando que o verdadeiro Messias já estava entre eles mesmos e que eles precisavam só acreditar, endireitar o caminho, melhor dizendo se converter e O seguir, louvar e bendizer a DEUS,.
Bom dia Pe João Carlos! Sua benção.
ResponderExcluirAgradeço a Deus pelo dom da vida.
Peço perdão por todos meus erros.
Peço para a conversão dos meus filhos e neto. Amém 🙏
Bom dia padre,sua banção. AGRADEÇO A DEUS PELO ANO QUE PASSOU E,OFEREÇO O ANO NOVO NAS MÃOS DELE,POR SEU PODER, BONDADE,TUDO É DELE, AMÉM.
ResponderExcluirSenhor meu Deus eu creio em TI mas aumentai a minha fé. É em Jesus Cristo que eu busco seguir os ensinamentos deixados por TI. E com a benção de N.Senhora e Santos busco minha comunicação com o Senhor. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. Obrigado pela palavra. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor venha mis batizar em nome de jesus, amém
ResponderExcluirEu creio senhor mais aumentai a minha fé e transformar meus medos em esperança e confiança.
ResponderExcluirFeliz Ano Novo, padre João Carlos! Deus abençoe sempre mais sua vida e missão! Unidos em oração ir Edleuza
ResponderExcluirTudo Posso Naquele que me fortalece!
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🌻🙌🏼🙏🏼🌻🤍🕊️ PAZ E BEM 🙏🏼 bom dia Padre João sua benção 🙏🏼
ResponderExcluirCreuza Eugênia de Almeida 2025 padre João Carlos desejado 2025 cheio de muita saúde paz é amor 💘 💘 padre peço orações pela minha família é te agradeço pelas orações que recebo todos os dias. Sou muito grata pelas palavras que Senhor nos concede todos os dias obrigado padre continua sendo um exemplo de Deus prá todos nós amém feliz ano novo para todos que faz parte deste roteiro que e a palavras de Deus bjs no coração de todos vocês ❤️❤️❤️❤️❤️🙏🙏🙏🤲🤲🤲🤲🤲
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos um feliz ano novo com muita benção saúde paz para toda equipe um feliz ano novo
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos um feliz ano novo para o senhor que Deus ti ilumine nesta linda missão.E o que devemos fazer a planai o caminho do senhor.
ResponderExcluirBoa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço ao Senhor por mais esse ano q passou e peço saúde e bênçãos para mim e toda minha família. Cura Senhor o Bentinho e dá muita força e fé aos seus pais e a todos nós amém.
ResponderExcluirPadre João, eu lhe desejo um feliz ano novo com muita saúde, paz e felicidades pra toda a sua equipe.
ResponderExcluirPaz e bem, feliz ano novo, Padre João Carlos
ResponderExcluir