12 de janeiro de 2025.
Festa do Batismo do Senhor
Evangelho.
Lc 3,15-16.21-22
Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.
Meditação
E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3, 22).
E este é o domingo do Batismo do Senhor. Uma bela oportunidade para nos darmos conta da beleza e da grandeza do nosso batismo! Somos batizados, temos parte com Jesus, somos filhos de Deus, membros da Igreja, habitados pelo Santo Espírito. Que grande graça sermos batizados!
No batismo, largamos o homem velho e renascemos, na graça de Deus. Na sua cruz, Jesus alcançou o perdão dos nossos pecados, nos reconciliou com Deus. O batismo é o momento sagrado em que essa graça do perdão me alcança, me lava. É o banho purificador que me faz nova criatura, em comunhão com Deus.
Pedimos o batismo e acolhemos o banho purificador pela fé. A fé é que abra as portas de nossa vida para a ação de Deus. Nós temos o santo costume de batizar as crianças das famílias cristãs. As crianças são batizadas na fé dos pais e dos padrinhos.
A fé nos abre as portas para o batismo. Mas ela há de crescer em nós, à medida que crescemos. Há de amadurecer em nós à medida que cresce em nós o conhecimento, as experiências da vida, a maturidade. E a fé cresce e se torna madura, inteligente, iluminadora na medida em que buscamos maior conhecimento da Doutrina cristã, das Escrituras Sagradas, da vida da Igreja. Aí entra a catequese, que é a iniciação cristã, acompanhada pelos ministros da catequese, com o apoio dos pais e dos padrinhos.
No batismo de Jesus, ficamos sabendo quem ele é. Ele é o Servo de Deus. Sobre ele, repousa o Santo Espírito. Sua missão é refazer a aliança com o povo, guiar as nações no caminho da justiça, libertar os oprimidos, ser uma luz para as nações. É o que está escrito no Profeta Isaías, no primeiro cântico do Servo de Javé (Isaías 42). Jesus é o Servo de Deus.
Ele é o Ungido pelo Espírito. Ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder, ele andou por toda parte fazendo o bem e libertando as pessoas da dominação do mal. Ele é o Cristo, o Senhor de todos, não só de Israel. É o que Pedro disse na casa de Cornélio, em Cesaréia, como está no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10). Jesus é o Ungido pelo Espírito.
Ele é o Filho amado. Depois do batismo no Rio Jordão, depois que saiu das águas, ele vê o Espírito Santo vindo sobre ele como pomba. Nesse momento, ouve-se a voz do Pai dizendo que ele é o seu Filho amado. Ele é o Emanuel, Deus encarnado, convivendo conosco. É o que está no evangelho de hoje (Lucas 3). Jesus é o Filho Amado.
No batismo, você fica sabendo quem você é, quem somos nós. Nós somos Servos de Deus. Maria, a primeira discípula de Jesus, nos dá o exemplo. Ela se colocou inteiramente a serviço de Deus: “Eu sou a serva do Senhor”. Nós somos os administradores, a quem o Senhor confiou o cuidado de sua casa e de sua família, em sua ausência. Servo de Deus, Serva de Deus é o que você é.
Nós somos Ungidos pelo Espírito. A palavra Cristo quer dizer ungido. Por isso, nos chamam de cristãos, somos ungidos por Deus com o seu Espírito, como Jesus. Ungidos para participar com ele de sua missão. Participamos do senhorio de Jesus, fazendo a nossa parte na manifestação do Reino neste mundo. Como Jesus, nós temos a missão de iluminar o mundo com a luz de Deus e fermentá-lo com o evangelho. Pelo batismo, temos parte com Jesus sacerdote, profeta e rei. Ungido pelo Espírito, Ungida pelo Espírito é o que você é.
Nós somos Filhos Amados. Também no nosso batismo, o Pai nos disse que somos seus filhos amados. Pela ação do Santo Espírito, recebemos a adoção filial. Somos filhos adotivos, filhos no Filho, filhos amados. É assim que somos irmãos no Senhor e nos comprometemos com a fraternidade neste mundo. Pelo batismo, somos membros do único Corpo de Cristo, a sua Igreja. Filho Amado, Filha Amada é o que você é.

Guardando a mensagem
Muita gente desconhece a grandeza e a dignidade que o batismo lhe conferiu. O batismo de Jesus no Jordão revela a sua identidade e a sua missão. Ele é o servo de Deus, o ungido pelo Espírito, o Filho amado do Pai. O sacramento do batismo também revela a nossa identidade e nossa missão de cristãos. Nós somos servos de Deus, ungidos pelo Espírito, filhos amados do Pai.
E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3, 22).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
hoje queremos te pedir, de maneira especial, pelos que não conhecem a beleza e a graça do santo batismo. Uns porque, mesmo sendo de famílias católicas, não se batizaram e outros porque, mesmo batizados, não vivem na fé, não participam da vida da Igreja. Senhor, não nos permitas que desistamos deles. Antes, dá-nos espírito missionário, paciência e perseverança para testemunharmos a todos como é maravilhoso te conhecer, te amar e te seguir como servos de Deus, ungidos pelo Espírito e filhos amados do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Na celebração deste domingo, após a homilia, costuma haver a renovação das promessas do batismo. Vá se preparando para confirmar sua adesão a Cristo Jesus, ao seu evangelho e à sua Igreja. Não tendo jeito de participar da Santa Missa hoje, por razões muito sérias, reze o ‘Creio em Deus Pai’, bem rezado.
Comunicando
Segunda-feira, dia 13, faço show na cidade de Surubim, na festa de São Sebastião. No dia 17, na cidade de Assu, RN, o show será na festa da Beata Lindalva. O Show na Arena Pernambuco, na celebração dos 35 anos da Obra de Maria, será no dia 19.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Hoje o batismo do Senhor Jesus, abençoa senhor a mim e a meus familiares que são batizados e os que não são, para que Deus nos proteja e nos livre de todo mal, com saúde, felicidade, paz e fé a mim e a todos nos familiares. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirSenhor meu Deus eu creio e te adoro é em seu filho Jesus Cristo que eu busquei as palavras para construir meu caminho de fé. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirA igreja católica precisa tirar essa regra de padrinhos, Jesus não teve padrinhos, isso dificulta muitos cristãos de batizarem seus filhos. Apenas batizem essas crianças como João Batista batizou Jesus. Eu estou falando por experiência própria e de muitos q conheço. Revejam , retirem a necessidade de padrinhos.
ResponderExcluirMeu Deus na terça-feira vou fazer um novo exame, que com sua Graça que eu seja curada para srmpre Amém.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos um ótimo domingo abençoado pra senhor obrigada por meu Basticimo senhor
ResponderExcluirGratidão Senhor!Obrigada por tudo!!
ResponderExcluirPai das Luzes, eu LHE agradeço pela vida de Santo Antônio Maria Pucci. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, do bem, do serviço, da verdade, da justiça, da obediência, da oração, da humildade, da fé, da evangelização, da unção, da aliança, da cura, da luz, da libertação e da paz. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para viver o meu batismo. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Me conceda a graça para ser uma boa morada do meu SALVADOR. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluir