02 de dezembro de 2024.
Segunda-feira da 1ª Semana do Advento
Evangelho
Mt 8,5-11
Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Carfanaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!, e ele vai; e a outro: ‘Vem!, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!, e ele o faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.
Meditação
Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).
Nós fazemos um bom esforço para viver o evangelho de Jesus, para sermos fiéis ao que Deus tem nos ensinado. Ao menos, pensamos assim. O povo de Deus do tempo de Jesus também tinha essa ideia sobre si mesmo. Eles insistiam sempre no conhecimento que tinham do Deus verdadeiro e na exclusividade de serem o povo em aliança com Deus. Jesus, filho de Deus, encarnado naquele mundo religioso e cultural de Israel, também tinha em grande conta a história do povo eleito. Mas, aberto à realidade como ele era, experimentou em várias ocasiões como a fé deles era vivida de maneira egoísta e interesseira. E como, em nome da aliança com Deus, marginalizava-se gente de dentro e todos os de fora.
No evangelho de hoje, Jesus faz uma constatação que deve ter aborrecido muita gente do seu tempo: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. O elogio foi feito ao comportamento de um pagão. No encontro que ele teve com o oficial romano, em Cafarnaum, este intercedeu em favor do seu empregado. Este oficial tinha a patente de centurião, tendo sob seu comando uma centena de soldados do império. Claro, era um estrangeiro, um pagão. Ele contou a Jesus que o seu empregado estava de cama, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. Jesus, judeu que era, segundo as regras religiosas de então, não podia entrar na casa dele, já que ele era um pagão. Passando por cima dessa barreira, Jesus se prontificou a ir à sua casa para curar o seu empregado. A resposta do pagão foi surpreendente: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa”. Foi uma palavra sincera, um reconhecimento de sua condição de pecador, de pagão. E mostrou sua grande fé quando acrescentou: “Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. E até comentou com Jesus sobre sua experiência de dar ordens aos seus soldados e aos seus servos, e de ser prontamente obedecido.
Diante da resposta do pagão, Jesus ficou admirado com a sua fé. Foi aí que ele disse aquela palavra tão surpreendente: “Nunca encontrei alguém que tivesse tanta fé em Israel”. E disse mais: “Eu lhes digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa do reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. Nessa palavra, Jesus está em sintonia com os profetas, como Isaías, que anunciaram, muitos séculos antes, que também as nações pagãs se integrariam ao povo santo, chegariam também como peregrinos ao monte da Casa do Senhor. Deus quer integrar no seu reino também os outros povos, toda a humanidade.
Guardando a mensagem
Para nós que estamos começando o tempo do advento, Jesus nos aponta, hoje, um exemplo a ser imitado. Jesus elogiou a fé do oficial pagão, dizendo que não tinha encontrado ainda uma fé tão grande no meio do seu povo. Com esse elogio, o centurião pagão está sendo colocado como exemplo a ser seguido por nós. É bom nos darmos conta que, fora do nosso grupo e de nossa tradição religiosa, há quem demonstre mais fé do que nós. E podemos e devemos aprender com eles. Aprendamos com Jesus, que teve uma atitude missionária, apesar dos limites da prática religiosa do seu tempo: dispôs-se a ir à casa do pagão. Aprendamos com o pagão que Jesus elogiou: ele foi solidário com o seu empregado e foi humilde em reconhecer sua condição de pecador. Além disso, esse pagão demonstrou uma grande fé, sugerindo que Jesus apenas desse uma ordem e seu empregado ficaria curado. Fora do nosso grupo, pode haver gente levando a fé mais a sério do que nós. Aprendamos com eles.
Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
ficamos encantados com teu espírito missionário. Desde o teu nascimento, vemos como os pagãos são acolhidos no caminho da salvação. São tantos exemplos nos evangelhos: a visita dos magos do oriente, aquela história da mulher siro-fenícia, da cananeia, das curas em território estrangeiro, essa história do empregado do centurião em Cafarnaum. E colocaste este pagão como exemplo a ser seguido por todos nós na sua solidariedade, na sua humildade e na sua fé. Ajuda-nos, Senhor, a acolher, sem discriminação, o bom exemplo de pessoas que não são do nosso grupo e da nossa tradição religiosa. E a vivermos a nossa fé com maior seriedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Comunicando
Uma saudação a todos que encontrei neste final de semana na Assembleia bíblico-catequética da Arquidiocese de Olinda e Recife, em Paulista; e no 16º Sempre Encontrando do ECC da Diocese do Crato, em Juazeiro do Norte.
Hoje tem Segunda Bíblica, no Youtube. Será o nosso último encontro do estudo deste ano. Vamos aproveitar para uma visão geral sobre o Livro do Profeta Ezequiel. Uma boa oportunidade pra quem não está participando do nosso estudo mas quer ter uma visão panorâmica de todo o livro. É o seu caso? Então, a gente se encontra no Youtube, no Canal Padre João Carlos, às oito e meia da noite.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Que minha fé seja tão grande quanto desse oficial 🙏🙏🙏
ResponderExcluirSenhor eu não sou digno de entre em minha casa, mas dizei uma palavra e serei salvo.
ResponderExcluirMeu Senhor e meu Deus, eu creio mas almentai a minha fé
O Senhor é meu Pastor e nada me faltará!
ResponderExcluirPadre João Carlos quando levanta de manhã a primeira coisa que faça eu ouvir suas mensagens Leiva o evangelho é tão lindo o senhor fala com a voz tão linda enche o espelho sobre a gente de paz e muito amor muito obrigado muito obrigado mesmo pelas mensagens que eu chego aqui meu nome é Valdeci São Paulo
ResponderExcluirA fé do cinturião é um grande exemplo de vida para nós.
ResponderExcluirUma semana abençoada
Bom dia padre, senhor te peço perdão e misericórdia pelos meus pecados e tambem te peço proteção para oara mim e meus filhos Lucas e Gabriel, nós proteja e saúde e obrigada por tudo, amém
ResponderExcluirSenhor, tira do meu coração o que ainda há de preconceito contra meus irmãos de outras tradições religiosas que amam a Deus com sinceridade de coração
ResponderExcluirGlória a vós senhor Jesus, rei do céu, da terra e de todas as gerações. Eu creio, mad aumentai minha fé.
ResponderExcluirSenhor eu não sou digno que entreis em minha morada mas dizei uma só palavra e serei salvo. Meu Deus eu preciso que aumenteis a minha fé em nome de Jesus Cristo. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre, sua benção, Sim, Jesus veio pra salvar a todos, toda a humanidade. Como Jesus disse: Eu vim para salvar o mundo, não para condená-lo, precisamos fazer a nossa parte.amém.
ResponderExcluir'Senhor manso e humilde de coração fazei meu coração semelhante ao Vosso!
ResponderExcluirSenhor eu não sou digna de que entres em minha casa,mas direi uma só palavra e serei salva'
Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor eu não sou digno de que entrais em minha morada, mais dizei uma só palavra e serei salvo. Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, aumente nossa fé, com saúde, paz, felicidade, união a mim e a minha família, nos anos nos protegendo de todo mal. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirÔ sangue e água que morreste do coração de Jesus,como fonte de misericórdia para nós eu confio em vós!
ResponderExcluirBoa Tarde Amém 👏🙏🙏
ResponderExcluirBoa tarde e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Que possamos seguir o exemplo do centurião aumentando sempre a nossa fé. Peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura Senhor o Bentinho e aumenta a fé e a força de seus pais amém.
ResponderExcluirBoa tarde aumenta minha fé Jesus
ResponderExcluirSenhor eu não sou digna de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salva 🙏
ResponderExcluirComo a leitura diária e considerações do pé sobre os temas me tem ajudado imenso a reconhecer que sou pecador e preciso ardentemente que o sr Jesus me dê forças para eu abrir a porta e deixa Lo entrar na minha vida.Obgd pr e Deus continue a abençoar lhe nesta grande caminhada
ResponderExcluirÓ Deus, esperança e luz dos que vos procuram com sinceridade, eu LHE agradeço pela vida de São Silvério. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do profetismo, da fé, da humildade, da cura, da oração, da paz, da libertação e da obediência. Me conceda a graça para cumprir os VOSSOS preceitos e a VOSSA lei. Me conceda a graça para viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluirSenhor eu não sou digna que entreis em minha morada, mais dizei uma só palavra e serei salva!
ResponderExcluirSenhor eu te amo , e vois sabe disso. Porém o meu amor por Ti é muito pequeno diante da vossa grandeza.
Eu creio em Te Senhor, mais aumenta a minha fé.