PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Começou o advento. Jesus vem!

Começou o advento. Jesus vem!




  1º de dezembro de 2024.   

1º Domingo do Advento

  Evangelho   


Lc 21,25-28.34-36

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
25“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.
27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

   Meditação.   


Tomem cuidado para que os seus corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida (Lc 21, 34)

Este é o primeiro domingo do advento. Com as quatro semanas do advento, a Igreja vai nos preparando para vinda definitiva de Jesus e para a celebração do seu natal, a sua primeira vinda.

Na bíblia, ao lado de tantos gêneros literários, existe também um estilo apocalíptico de falar. É um modo de revelar as coisas que estão escondidas. Em nossa realidade sofrida, no meio de problemas e provações, há algo que precisamos prestar atenção: o Reino, que já está entre nós. Ele não se apresenta com poder, mas na simplicidade e na humildade, já está vencendo o mal. No sinal do justo crucificado, está a vitória da humanidade, por onde passa a ressurreição e a vida. A vitória final já pode ser vista, hoje, em nosso presente, nos sinais que a anunciam, que a concretizam. É nessa confiança que aguardamos a volta gloriosa de Jesus Salvador. 

Nesse sentido, Jesus nos faz, hoje, uma recomendação. Tomem cuidado para que os seus corações não fiquem insensíveis. Essa palavra de Jesus é impressionante. Se os nossos corações ficarem insensíveis, não perceberemos os sinais do Reino e a sua manifestação gloriosa no final dos tempos vai nos pegar desprevenidos e despreparados. Como vamos escapar das provações que vêm por aí? Como vamos ficar de pé diante do Senhor Jesus quando ele chegar?

Jesus cita três coisas que podem tornar os nossos corações insensíveis: a gula, a embriaguez e as preocupações da vida. Se a gente perder o foco do Reino de Deus, podemos acabar concentrando toda energia apenas nas coisas desse mundo e fazendo delas nosso único objetivo.

Comer é uma necessidade. É um direito alimentar-se bem. Mas, mesa farta é uma coisa, gula é outra. A gula seria a gente fazer da comida, do alimento, a nossa maior fonte de satisfação, e das festas e comilanças a grande preocupação de nossa vida. A gula é o consumo de alimento em excesso. É um acinte à penúria da maioria e um atentado à própria saúde.

A mesma coisa pode acontecer com a bebida. E não é pouca gente que faz da bebida a sua grande satisfação e escraviza-se a ela na embriaguez. E é da embriaguez que Jesus falou nesse caso. Embriaguez é consumo de bebida alcoólica em níveis que alterem as condições físicas e psíquicas da pessoa. Consumo frequente de bebiba alcoólica, mesmo dentro de casa, é um despropósito. É uma violência ao próprio organismo, pelo comprometimento da saúde. É também causadora de graves danos à vida familiar e social.

O mesmo se pode dizer da excessiva preocupação com os problemas do dia-a-dia… podemos nos tonar reféns deles… e nós não nascemos apenas para fazer feira, reformar a casa, levar os meninos pra escola… pagar as contas, correr atrás de uma melhoria de vida… nossa condição de filhos de Deus nos reserva muito mais.

Aguardemos o Senhor em sua volta gloriosa em estado de vigilância, com olhos atentos aos sinais do Reino, mesmo no meio das crises e com o coração cheio de confiança e esperança. 




Guardando a mensagem

Se nossa esperança não for Deus e o seu santo Reino, o dia em que o Senhor vier ou o dia em que formos ao seu encontro, poderá nos reservar uma surpresa desagradável. E o que deveria ser o encontro maravilhoso para o qual nos preparamos a vida inteira, pode se tornar um pesadelo. É o alerta de Jesus. Corremos o risco de ficar tão envolvidos com as coisas desse mundo, com a rotina de nossa vida ou com a busca de prazer nos vícios que poderemos perder os verdadeiros bens, a verdadeira felicidade e a eterna salvação.

Tomem cuidado para que os seus corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida (Lc 21, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
obrigado pelo alerta que estás nos fazendo hoje. A vida nos puxa pra cá, nos puxa pra lá. É o trabalho, a criação dos filhos, a chegada dos netos, a doença, as festas de final de ano... e a gente vai vivendo muito voltados para as urgências do momento, com o risco de esquecer que tudo isso só adquire seu sentido completo em Deus, que nos chamou à vida, nos abriu as portas da salvação e nos aguarda na eternidade. Senhor, que o excesso de preocupação, a embriaguez, o consumismo e tudo o mais não tornem estéreis os nossos corações, não nos afastem do teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Um bom propósito da meditação do evangelho de hoje é você se programar para não perder a Missa dominical deste primeiro domingo do advento.

Com as celebrações deste domingo, inicia-se o tempo do advento: quatro semanas que nos preparam para a vinda definitiva de Jesus e para a celebração de sua primeira vinda, o natal. 

Comunicando

Hoje, estou em Juazeiro do Norte. Pela manhã, prego no 16º Sempre Encontrando do ECC da Diocese do Crato. À noite, presido a Missa dominical das 19 horas no Santuário Salesiano do Sagrado Coração. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





15 comentários:

  1. Bom dia estou em um encontro do ECC em Salvador 2 Etapa padre, Juazeiro do Norte é linda demais

    ResponderExcluir
  2. Visitei também a terra da Beata Benigna

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Deus nos ajude com nossa fé, não ficamos preocupados com os afazeres da vida, para nosso coração não ficar frágil, para termos vosso amor a Deus. Que minha família e a mim, pedimos tua benção e tua proteção, com saúde, paz, união,Felicidade e acima de tudo fé . Amém 🙏 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Senhor meu Deus obrigado por tudo. Sou seguidor de seu filho Jesus Cristo a quem tenho amor incondicional. Peço -lhe recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e me fortalecei na fé. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia sua benção que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado padre, pelas belas palavras que o Espírito Santo lhe ofereceu. Tudo que eu precisava ouvir. Que Deus o abençoe ricamente

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    O evangelista Lucas iluminado pelo Espírito Santo, frisa, repete, resumindo os dois Evangelhos anteriores para que verdadeiramente entendamos a mensagem que Jesus tem a nos passar. Irmãos devemos nos preparar, ou seja esforçar para permanecermos no estado de graça, na comunhão do Amor de DEUS, fiéis e perseverantes, orando e vigiando, todos os dias negando as tentações carnais das coisas mundanas deixando florescer em nós e ao nosso redor as Virtudes teologais, fé, esperança e caridade. Desta forma esperamos alegres com a cabeça erguida o retorno de Jesus, que já sabemos, podendo ser a qualquer momento, só depende da vontade suprema do Pai, mas a nossa salvação eterna pela Graça de DEUS depende de nós estarmos preparados, entendamos que DEUS está nos dando tempo para isso. Então, irmãos amados de DEUS, vivendo uma vida agradável aos olhos de DEUS em Cristo somos mais que vencedores, vamos aproveitar bem este tempo,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom entendimento da meditação do evangelho de hoje 1 de dezembro começando
      O advento, que tenhamos um abençoado e iluminado domingo do advento com saúde paz e prosperidade! Abs e obg pela mensagem muito sábio e fácil entendimento! A paz e bem a todos! Uma semana abençoada,

      Excluir
  8. Amém 🙌🙏🙌❤️

    ResponderExcluir
  9. Amei muito ax msgs. Amém senhor................kkkķkkk

    ResponderExcluir
  10. 1 de dezembro,de 2024,amém,um domingo abençoado,para todos os irmãos em Cristo JESUS.

    ResponderExcluir
  11. JESUS,eu confio,na infinita misericórdia. 🙋🏽‍♀️🙌🙌

    ResponderExcluir
  12. Jesus eu confio em voz. Pe. Hoje faz 20 dias com minha filha Maria Carolona internada aqui no hospital geral de Roraima, a 2 anos ela luta pela vida já passou por duas cirugia craniana, agora precisa passar por uma no coração pesso oração pela saude temporal e espiritual dela e de toda fala pois estamos muito apreencivos. Mas confiamos que Deus é maior e pedimos que seja feita a vontade dele em nossas vidas pois sabemos que será o melhor pra todos nós

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, amém

    ResponderExcluir
  14. Uma noite abençoada a todos nós amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O pouco com Deus é muito.

02 de maio de 2025   Sexta-feira da Segunda Semana da Páscoa.     Dia de Santo Atanásio, bispo de doutor da Igreja.     Evangelho   Jo 6,1-1...

POSTAGENS MAIS VISTAS