Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurem negociar até que eu volte’ (Lc 19, 13).
Você já ouviu a parábola dos talentos. O patrão entregou cinco talentos a um, dois a outro e um talento a um terceiro. Na volta de sua viagem, cada um prestou contas. O terceiro tinha enterrado o dinheiro e não tinha lucrado nada. Lembra dessa parábola? A parábola contada no evangelho de São Lucas, é parecida com esta, mas tem algumas diferenças.
Na parábola de hoje, o patrão dá uma mesma quantia a cada um. Cada um recebeu 100 moedas de prata (o que equivale a uma mina). Um dos servos lucrou dez vezes mais. Outro lucrou cinco vezes mais. E o terceiro guardou o dinheiro no lenço, amarrou-o bem e devolveu tal e qual no dia da prestação de contas. Claro, o patrão não gostou nada disso.
Vamos recolher algumas lições:
A primeira lição que podemos tirar é sobre a volta do Senhor: enquanto o aguardamos, é tempo de trabalho e realização. Jesus é o senhor da história que foi ser coroado no exterior. Enquanto ele não volta, é tempo de trabalho, de compromisso. Cada um tem seus dons, suas capacidades, suas oportunidades e os deve colocar a serviço da vida, da fraternidade, da missão da Igreja. Uns podem conseguir mais, outro menos. Mas, todos podem contribuir, pois para isso receberam recursos (as moedas de prata). Enquanto o senhor não chega, é preciso trabalhar e muito.
A segunda lição é sobre a prestação de contas: todos prestaremos contas do que conseguirmos realizar com os dons que ele nos deu para administrar. Chegará o dia da avaliação, do balanço do que se conseguiu com os recursos que ele nos deixou. Será muito ruim se a gente se apresentar de mãos vazias, com a desculpa de ter tido medo do nível de exigência dele ou qualquer outra desculpa esfarrapada. Nessa parábola, todos receberam por igual -100 moedas de prata - embora tenham conseguido resultados diferentes. Todos serão cobrados.
A terceira lição é sobre o julgamento dos que trabalharam contra. Na história do evangelho de hoje, alguns fizeram forte oposição para que o senhor não fosse coroado rei. Mandaram até uma embaixada ao estrangeiro, tentando impedir a sua coroação. Mas, afinal o senhor voltou coroado rei. Jesus está falando de si mesmo. É ele que, depois de sua paixão e morte, voltou glorioso ao terceiro dia e retornará no final dos tempos como juiz dos vivos e dos mortos. Infelizmente, há também hoje muitas forças opondo-se à Igreja e ao Senhor Jesus. Eles também prestarão contas do que fizeram para impedir ou cercear o reinado de Cristo.
Guardando a mensagem
Nós somos os empregados que receberam os recursos para negociar e multiplicá-los. Com os dons que o Senhor nos confia, podemos contribuir para que tudo melhore ao nosso redor: a família, a comunidade, a escola, o bairro, o mundo... Não foram poucos os recursos que Deus nos deu: consciência, inteligência, saúde, família, amigos, oportunidades... E esses dons materiais e sociais são pequenos diante dos bens espirituais que ele nos concede: a fé, a esperança, a intercessão da Virgem Maria e dos santos, a Palavra, a Eucaristia... Não podemos apenas conservar esses dons num lenço ou mesmo enterrá-los. Temos que nos empenhar, como servos bons e fiéis, para que haja crescimento, para que apareçam frutos, para que tudo melhore ao nosso redor, para felicidade nossa, para o bem dos que nos cercam e para a glória do nosso Senhor e Deus.
Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurem negociar até que eu volte’. (Lc 19, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
sabemos que são teus os bens que estamos administrando e que deles vamos prestar contas. Sabemos que esta é a hora de empenho, de trabalho, de compromisso. Hora de confiar, de ousar e empreender. Queremos ouvir, no final, a tua aprovação: “Muito bem, servo bom”. Senhor, cuida hoje daqueles que estão se julgando inúteis e fracassados. Eles estão guardando num lenço os dons que receberam para construir o bem para si e para os outros. Senhor, enquanto aguardamos a tua chegada, ou a tua chamada, é tempo de crescimento, de superação, de conquista. Nós também Senhor, neste Dia da Consciência Negra, pedimos que a tua bênção fortaleça o compromisso de superarmos a desigualdade social, o racismo e a discriminação na sociedade e na Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirEsta parábola novamente retrata a nossa atualidade, essa tensão escatológica, estamos aguardando o retorno dAquele que já e ainda não, dAquele que viajou para se tornar Rei.Também recebemos de DEUS a Graça de viver com direito a tudo que forem nossas necessidades básicas, desde o ar, saúde, alimento, água, família, e tudo mais que são realmente necessário para nossa sobrevivência e salvação.
Más infelizmente são poucos que decidem viver a cultura do Reino, porque hoje infelizmente quem tem mais sempre quer ter mais e mais, enquanto aqueles que já tem pouco, devido a diferença social pela ganância dos maiores vão ficando com menos ainda. São poucos que ainda vivem a solidariedade, a partilha a caridade, porquê, deixam o orgulho, o Status, a vaidade, o consumismo e todo tipo de ativismo mundano os confundir, assim esquecem dos valores verdadeiros e essenciais da vida.
Más para DEUS sabemos que a matemática dos valores da vida é totalmente diferente, Ele conhece nossos corações, analisa nossos sentimentos, nossas alegrias e dificuldades, valoriza nosso esforço, nossa humildade e simplicidade.
O que estamos fazendo com os dons recebidos de graça, não podemos ter medo de prosperar em Jesus Cristo, como estamos tratando nosso próximo, aqueles que mais necessitam de cuidado de amor, como estamos retornando a DEUS ?
“De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)
Reflexão maravilhosa
Excluirbom dia padre a sua benção.gloria a vós senhor
ExcluirBelissima reflexão obrigada padre João Carlos pela partilha da palvra de Deus
ExcluirBom dia padre, Deus abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, amém
ResponderExcluirMuito obrigado pela palavra e meditação da mesma. Bom diaaaaaa!
ResponderExcluirSenhor meu Deus, permanecei comigo. Obrigado por tudo. Em nome de seu filho Jesus Cristo te peço a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra e interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏
ResponderExcluirAmém amém amém. Louvado seja Deus por todos os dons que nos concedeu por pura graça, sem qualquer mérito nosso.
ResponderExcluirObrigada padre João Carlos por nos ajudar a crescer na caminhada de fé ❤️ que Deus abençoe a sua vocação
Padre João Carlos sua abença 🙌🏻
ResponderExcluirObrigado por compartilhar conosco todos os dias as passagens do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo 🙌🏻
Deus obrigado por todos os Dons que recebo de ti todos os dias 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Glória a vós Senhor gratidão a Deus por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós amém
ResponderExcluirBom dia, padre João Carlos, sua benção, peço oração pela minha saúde, que estou displasia na medula, e muitas lesões no corpo.
ResponderExcluirSenho vem cura onde só tu sabe o que está causando isso. 🙏🙌🙌🙌
Preciso muito
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção Que sejamos solidários com nossos irmãos . Vamos cumprir nossa obrigação na terra, para prestarmos conta ao Senhor Jesus Cristo e enquanto ele não nos chama, que Deus nos abençoe com saúde,paz,fé e amor para mim e a minha familia.amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirSenhor Deus do Universo, eu LHE agradeço pela vida de São Basílio. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do serviço, do discipulado, da obediência, da santificação e da fidelidade. Me conceda a graça para glorificá-Lo, honrá-Lo e adorá-Lo. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para fugir do pecado, do ódio e do mau. Me conceda a graça para vencer o medo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém
ResponderExcluirSenhor Jesus, proteja a minha família
ResponderExcluir