Evangelho.
Lc 20,27-40
Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.
Meditação.
Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38)
Um grupo de saduceus traz uma questão a Jesus, como se fazia nos debates dos rabinos. Até chamam Jesus de ‘Mestre’. Os saduceus eram uma espécie de partido religioso, com forte influência no Sinédrio. O Sinédrio era um plenário das lideranças do povo de Israel. Quem era saduceu? Saduceus eram os sumos-sacerdotes, escribas e os anciãos, representantes da aristocracia rural que faziam parte do Sinédrio. Os saduceus discordavam dos fariseus em vários pontos. Um deles era a ressurreição dos mortos. Para eles - gente rica e preocupada com a manutenção de sua condição social - a vida termina por aqui mesmo.
Trazem, então, uma questão, que com certeza, já tinham debatido com os fariseus. A Lei do Levirato do tempo de Moisés mandava o irmão se casar com a cunhada viúva, no caso de ela não ter filhos, isso para garantir a propriedade dos bens do falecido, uma vez que a mulher não tinha direito de posse. Mas isso, claro, não impedia de esse irmão ter sua família. No caso inventado pelos saduceus, um irmão morreu, o outro teve de se casar com a cunhada viúva. Morreu também esse, e lá foi o outro se casar com ela. Afinal, a mulher terminou se casando com os sete irmãos – olha que história! Se existir outra vida, pensavam, vai ser uma confusão: de quem essa mulher vai ser esposa? Isso prova, pensavam eles, que não existe outra vida depois da morte, não tem ressurreição coisa nenhuma.
Jesus explicou duas coisas: 1ª – Deus é Deus dos vivos. Há ressurreição, sim senhor. 2ª – Na ressurreição, não tem mais casamento. Estamos todos na casa do Pai, como irmãos.
Jesus foi explicando.... No episódio da sarça ardente, Deus falou com Moisés e se apresentou: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó”. Ele não disse: eu fui o Deus de Abraão, não, ele disse “eu sou o Deus de Abraão”. Então, Abraão está vivo, embora tenha morrido há séculos. Deus é o Deus de Isaac, é o Deus de Jacó. Não foi o Deus deles quando eles estavam na terra. Eles estão vivos com Deus. Deus é o Senhor deles, o seu Deus. Então, existe ressurreição. Foi o que Jesus concluiu: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos”.
Guardando a mensagem
Para aquela gente materialista (os saduceus), Jesus deu uma grande lição. A vida futura não é uma simples continuação da atual. É uma nova forma de viver, uma condição perfeita de existir. E é para esta vida em Deus que nos preparamos aqui. É para lá que nós estamos indo, se estivermos marchando no caminho certo. Então, é o caso de orientarmos nossa existência atual na direção da eternidade.
Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele (Lc 20, 38)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,concede-nos, viver esta nossa vida humana como uma graça preciosa que de Deus recebemos. Não nos permitas que nos fixemos apenas nas coisas que a nossa vista alcança, pois os verdadeiros bens ainda estão por vir. Vivendo, estamos apenas a caminho da vida verdadeira e plena que concedes aos que crêem. A nossa verdadeira casa é a tua, a casa do teu Pai, pela qual já ansiamos de coração inquieto. Dá-nos, Senhor, que não nos apeguemos demais às coisas dessa terra, pois nosso verdadeiro lar é contigo, por toda a eternidade, como filhos do único Deus e Pai, na grande festa do teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Amanhã é o domingo de Cristo Rei, último domingo do ano litúrgico. No outro domingo, já estaremos no tempo do advento, nos preparando para o natal. Então, programe-se para não faltar à Missa de amanhã, o Domingo de Cristo Rei, que é também o domingo dos leigos e leigas.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Paz e bem, Deus é o nosso Deus de ontem de hoje e sempre.
ResponderExcluirO nosso coração está em Deus". Que possamos viver dentro desse preceito.
ResponderExcluirO nosso coração está em Deus!!! Paz e bem!!!!
ResponderExcluirA nossa vida é para Deus. Paz e bem
ResponderExcluirDeus é o pai ..
ResponderExcluirDe todos nós
Senhor meu Deus eu te louvo, adoro e amo, e em Jesus Cristo exercito minha fé. Se eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus sempre tem as respostas para tudo nas nossas vidas, imaginemos a magnitude que é: antes mesmo de pensarmos Ele na sua Onisciência já saber o resultado? E o mais incrível, Ele sempre tem o melhor para cada um de nós, está sempre focando o amor aos seus filhos amados.
Mesmo os profetas afirmando algo, qual é mandatória é a Palavra final de DEUS, aquela onde nas escrituras com Sua vida Jesus Cristo explica tudo. Então falando aos saduceus hoje fala conosco também que: o que DEUS valoriza não são as leis, o casamento com a viúva, nem a descendência a ser deixada, e sim aqueles que se esforçaram para viver dignamente uma fé autêntica em busca da Santidade e focaram pela Graça aqui conquistar a vida perfeita, a ressurreição para a vida eterna,.
Louvor e Glória à Ti Senhor 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🌻🙏🏻🙌🏻🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏻 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏻❤️
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor Jesus concede-nos viver essa vida humana com a graça preciosa que de Deus .
ResponderExcluirrecebemos, que nossa vida pertence a Deus, que nos dê saúde, paz, amor e que tenhamos fé para viver a nossa vida com simplicidade, para alcançarmos a vida eterna, para mim é à minha família , parentes e amigos . Amém 🙏🙏🙏🙏
Bom dia padre João Carlos sua benção.
ResponderExcluirSenho Jesus Cristo com a tua infinita misericórdia ilumine todo os médicos da dermato e dá hermato para que tenha uma direção ao meu caso de saúde com sabedoria e que seja diagnosticado e comece o tratamento o mais rápido possível eu já não aguento mais esta lesões que coça muito🦶🙌🙌
Boa Tarde Amém 🙏🙏❤️
ResponderExcluirBoa tarde Padre, hoje faz quatro anos que minha se foi.Gostaria que incluísse a nome dela em sua orações e na missa.Nao estou muito bem tenho depressão. Sou sócia da AMA.agradeço.
ResponderExcluirDeus é nosso Pai poderoso. Amém.
ResponderExcluir