PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Será que esse alerta é pra você?

Será que esse alerta é pra você?

Na foto: Ruínas da cidade de Betsaida


  04 de outubro de 2024

Memória de São Francisco de Assis

  Evangelho.   


Lucas 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus:
13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e Sidônia
tivessem sido realizados os milagres
que foram feitos no vosso meio,
há muito tempo teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14Pois bem: no dia do julgamento,
Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15Ai de ti, Cafarnaum!
Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16Quem vos escuta, a mim escuta;
e quem vos rejeita, a mim despreza;
mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

  Meditação.   


Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).


Muitas comunidades não mostram crescimento em seu caminho de identificação com o evangelho do Senhor. Entra ano e sai ano, e continuam patinando no mesmo egoísmo, nos mesmos desentendimentos, na mesma mediocridade. Comunidades e cristãos também.

Olha só o que temos no Evangelho de hoje! Jesus comparou localidades da Galiléia onde ele investiu a maior parte do seu trabalho missionário (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) com cidades pagãs que talvez tivessem sido mais receptivas ao Evangelho (Tiro e Sidônia).

Corazim e Betsaida eram localidades da Galiléia, na terra de Jesus. A Galiléia foi a área de maior atuação do nosso Mestre. Por aquela região, ele circulou muitas vezes, pregou em suas sinagogas, curou muita gente. Tiro e Sidônia eram localidades fora da área de Israel, consideradas terras de pagãos. Mesmo que estivessem nas fronteiras do povo eleito, eram comunidades estrangeiras. É bem verdade que Jesus fez diversas incursões pelo território dos pagãos, pelo estrangeiro.

Corazim e Betsaida, como as outras localidades da Galiléia por onde Jesus circulou com tanto zelo e prioridade, não responderam ao Mestre com entusiasmo, com adesão vibrante, com muitas conversões. Mostraram-se frias, apáticas, reticentes. Em Nazaré, Jesus tinha se queixado que “o profeta só não é bem recebido em sua própria pátria”.

A experiência dos apóstolos, depois da ressurreição de Jesus, foi a adesão entusiasta dos pagãos em muitos pontos do Império Romano. Paulo e Barnabé logo experimentaram isso em Antioquia, na vizinha região da Síria. E depois, Paulo e os outros apóstolos, largaram-se mundo afora nas cidades da área do Mar Mediterrâneo, sempre encontrando pouca adesão nas sinagogas dos judeus e vibrante acolhida entre os pagãos.

Estamos vivendo um tempo de Pentecostes, com a celebração do Sínodo, em Roma. Um tempo de escuta, de acolhida da voz do Espírito que nos fala a partir da realidade, da experiência de muita gente, do clamor dos sofredores, das Escrituras; um tempo que pede conversão do coração de quem está no Sínodo em nosso nome e de todos nós. Podemos viver este e tantos outros momentos de graça com um coração insensível, indiferente ou arredio, como o povo de Corazim, de Betsaida ou de Cafarnaum; ou deixar-nos cativar pelo sopro do Espírito, com corações dóceis e exultantes, deixando-nos mover pela graça da conversão e pela adesão entusiasta a Jesus e à sua Igreja. 


                                     Na foto: Ruínas da cidade de Corazim



Guardando a mensagem

Corazim e Betsaida, hoje, podem ser você, eu, sua família, sua comunidade. Apesar do trabalho de missionários, de sacerdotes e de tantas oportunidades que temos tido de conhecer o Evangelho, pode ser que se veja pouco crescimento e conversão entre nós. Pode ser que nós estejamos imitando Corazim e Betsaida, que apesar de terem tido Jesus pregando e libertando pessoas em seu meio, não se tocaram para uma verdadeira conversão. Se esse for o caso, a repreensão profética desses ais são para nós.

Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
talvez, nossa vida tenha traços de Corazim e Betsaida, localidades que resistiram à tua presença, ou mantiveram-se apáticas, mesmo escutando tua pregação e vendo os teus milagres. Senhor, se esse for o nosso caso, nós te pedimos, sacode-nos com o teu Espírito para que vençamos a acomodação, a preguiça, a desconfiança... Queremos seguir-te com entusiasmo, enfrentar a vida ao teu lado, com fidelidade e destemor. Concede-nos, Senhor, que cresçamos mais no conhecimento de tua Palavra, corrigindo-nos naquilo que houver de menos evangélico em nossa vida e entusiasmando as pessoas com quem convivemos a te amarem e a te seguirem de todo o coração. Seja bendito o teu nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Eu e, quem sabe, você também, estejamos merecendo, hoje, essa queixa de Jesus: não estarmos respondendo à sua Palavra e à sua graça com uma vida convertida e missionária. Temos hoje o bom exemplo de São Francisco de Assis. Aos 20 anos, ouvindo a pregação do evangelho, ele deixou tudo para seguir radicalmente a Cristo, em profunda comunhão de vida com os pobres e sofredores e com todas as criaturas de Deus. Com sua vida de despojamento, oração e caridade e sua pregação popular do evangelho, ajudou a reconstruir a igreja do seu tempo e continua, hoje, a nos inspirar no seguimento de Jesus. 

Comunicando

Não é demais lembrar o desafio desse mês: rezar o terço mariano, todos os dias. Mais de 2 mil ouvintes me confirmaram que estão se esforçando para isso.  

Ontem, fiz show na cidade de Ipixuna, no estado do Amazonas. Hoje, presido Missa no encerramento da festa de São Francisco, no bairro Miritizal, na cidade de Cruzeiro do Sul, estado do Acre. Segunda-feira, temos Encontro dos Ouvintes no Recife, na Paróquia do bairro da Mustardinha.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 


25 comentários:

  1. Amém, Aleluia, Amém....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a Deus por ter vc padre sempre nos esclarecendo de maneira simples,a palavra do Senhor,amém

      Excluir
    2. Estou rezando fielmente todos os dias o terço e as sextas o Rosário.Obrigada por tua palavra !

      Excluir
    3. Que Deus abençoe sempre sua vida padre Amém ✋🙏🙏 Maria passa na frente 🖐️🙏

      Excluir
  2. Deus abençoe padre e obrigado por mandar a meditação do evangelho todos os dia, obrigado sua equipe tbm.

    ResponderExcluir
  3. Pe João Carlos sua espiritualidade atravessa muitos fronteiras em todo o Nosso Brasil. Deus lhe abençoe sempre!!! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Benilda Henriques Guimarães _ Campina Grande _ Paraíba.

    ResponderExcluir
  5. Amém, Deus seja louvado e amado! Paz e bem, viva São Francisco.

    ResponderExcluir
  6. Amém Deus seja louvado e engrandecido por esta palavra Sr Padre 🙏.

    ResponderExcluir
  7. Feliz por ouvir todos os dias a sua pregação amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família e a minha família também 🙏 até amanhã se Deus quiser 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos por sua peregrinação e nos lembrar de sermos mais atuantes 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor te peço saúde, mim ajude, obrigada e perdão, amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre peço orações por mim e minha família

    ResponderExcluir
  12. Senhor JESUS CRISTO eu creio em TI mas aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe a minha recuperação e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos estou com um Linfoma e busco na medicina o remédio e busco em Deus a sua misericórdia e sua graça para que eu possa viver sem a tormenta que invade meus pensamentos. Interceda por mim junto a Jesus para que se digno for receba o milagre da cura. Obrigado por trazer a palavra. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  13. evangeli.net
    200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
    2

    Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
    + Info
    Família
    Meditando
    Master
    Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
    sexta-feira 4 Outubro 2024
    Ver santos: São Francisco de Assis
    Sexta-feira da 26ª semana do Tempo Comum
    Baixar
    Compartilhar
    Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
    Evangelho (Lc 10,13-16): Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e sentando-se sobre a cinza. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada! Quem vos escuta, é a mim que está escutando; e quem vos despreza, é a mim que está desprezando; ora, quem me despreza, está desprezando aquele que me enviou».
    «Quem vos escuta, é a mim que está escutando»

    Rev. D. Jordi SOTORRA i Garriga
    (Sabadell, Barcelona, Espanha)
    Hoje, vemos Jesus dirigir o seu olhar para aquelas cidades da Galiléia que tinham sido a causa das suas preocupações e nas quais Ele tinha pregado e realizado as obras do Pai. Em nenhum destes locais como Corazim, Betsaida e Cafarnaum tinha pregado ou feito milagres. A semeadura tinha sido abundante, mas a colheita não foi boa. Nem Jesus os pode convencer...! Que mistério o da liberdade humana! Podemos dizer não a Deus... A mensagem evangélica não se impõe pela força, apenas se oferece e eu posso fechar-me a ela; posso aceitá-la ou recusa-la. O Senhor respeita totalmente a minha liberdade. Que responsabilidade a minha!

    As expressões de Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!» (Lc 10,13) ao terminar a sua missão apostólica expressam mais sofrimento que condenação. A proximidade ao Reino de Deus não foi para aquelas cidades uma chamada à penitência e à mudança. Jesus reconhece que em Sidônia e em Tiro teriam aproveitado melhor toda a graça dispensada aos galileus.

    A decepção de Jesus é maior quando se trata de Cafarnaum. «Serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada!» (Lc 10,15). Aqui tinha Pedro a sua casa e Jesus tinha feito desta cidade o centro da sua pregação. Mais uma vez vemos mais um sentimento de tristeza que uma ameaça com estas palavras. O mesmo poderia dizer de muitas cidades e pessoas da nossa época. Julgam que prosperam quando na realidade estão se afundando.

    «Quem vos escuta, é a mim que está escutando» (Lc 10,16). Estas palavras com que o Evangelho termina são uma chamada à conversão e trazem esperança. Se ouvirmos a voz de Jesus ainda estamos a tempo. A conversão consiste em que o amor supere progressivamente o egoísmo na nossa vida, o qual é um trabalho sempre inacabado. São Máximo diz-nos: «Não há nada tão agradável e amado por Deus como o fato dos homens se converterem a Ele com sincero arrependimento».

    Pensamentos para o Evangelho de hoje
    «É verdade que a nossa fé não é palpável e não depende dos sentidos. É um dom de Deus que Ele infunde na alma humilde, porque a fé não habita naqueles que estão cheios de orgulho» (São Francisco de Sales)

    «Apenas a Palavra de Deus, a Palavra de Jesus, nos salva» (Francisco)

    «A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um regresso, uma conversão a Deus de todo o nosso coração, uma rotura com o pecado, uma aversão ao mal, com repugnância pelas más ações (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.431)

    Você sabe como é financiada evangeli.net?
    Você sabe como é financiada evangeli.net?

    Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
    Quer colocar evangeli.net na sua web ?

    O calendário de Santos e Solenidades de outubro

    _______

    Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
    O que é evangeli.net
    Quem somos?
    Doações
    Falar conosco
    Segue-nos no:

    © evangeli.net
    Associació Cultural M&M Euroeditors
    Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe cubra de bênçãos abençoe sua sua vida sua missão e seu ministério os padres são os amores do sagrado coração de Jesus obrigada padre João Carlos pela reflexão da palavra de Deus todos os dias que nos fortalece enche de alegria e paz o nosso coração amém feliz sexta-feira do sagrado coração de Jesus amém

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor!
    Jesus falava assim com algumas cidades conforme citou os nomes, referindo diretamente a aquele povo que presenciou maravilhas através de Seus ensinamentos e contemplaram milagres e prodígios nas terras onde Ele visitou, assim foi orientando a todos, que valorizassem a Graça recebida, a fé testemunhada, que aproveitassem os exemplos e valores deixados por Ele, pois tiveram a oportunidade de conhecer a Verdade enquanto muitas outras não tiveram a mesma chance.
    Hoje nos fala da mesma forma, ou seja, instruídos pela Sagrada Escritura sabemos o que é o certo, vivendo pela luz do Evangelho encontramos o discernimento e obtemos forças para negar o pecado e convencidos de toda Graça Santificante não precisamos murmurar em momento algum, desta forma nos afastando das coisas erradas do mundo conseguiremos nos doar mais e mais para as coisas do Alto.
    Só assim temos a certeza que estamos valorizando a presença Divina do Pai, que sabemos para provar Seu Amor, entregou Seu único Filho a todo sofrimento imaginável até chegar na Cruz para nos salvar e continua oferecendo o Espírito Santo para nos acompanhar, com Sua presença Eucarística vem nos purificar. Agindo assim, obedecendo o propósito de DEUS dificilmente iremos desapontá lo,.

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Amém 🙌🙏❤️

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que São Francisco de Assis e Nosso Senhor Jesus Cristo, abençoe e nos proteja de todo mal, com saúde, paz, união para mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Que hoje no dia de São Francisco de Assis sejamos abençoados! Orai por nós! Amém!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  19. Que bom ouvir e partilha a palavra

    ResponderExcluir
  20. Bom noite padre.sua bem pedido de oração pra mim e minha família e pela aninha saúde que Deus. te abençoe sempre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eles são muito espertos.

   08 de novembro de 2024    Sexta-feira da 31ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 16,1-8 Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: ...

POSTAGENS MAIS VISTAS