PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Era assim que se fazia o pão.

Era assim que se fazia o pão.



   29 de outubro de 2024   

Terça-feira da 30ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho   


Lc 13,18-21

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

   Meditação   


O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Lc 13, 21)

Vamos começar com uma aula de culinária. Mas, não se espante. Vamos aprender a fazer pão, como no tempo de Jesus. Só assim poderemos entender melhor a comparação que ele fez com o Reino de Deus.

É bom lembrar: no tempo de Jesus, não havia padaria, o pão era feito em casa. E era feito pelas mulheres. A farinha para o pão precisava ser preparada na hora. Não havia fermento químico. Nem fogão e forno a gás. Mas, tudo bem. Vamos começar separando os grãos para fazer a farinha. A farinha de cevada era mais barata do que a de trigo, logo, a maior parte do povo fazia o pão de cevada. Pegue uma peneira, coloque nela uma boa porção de grãos de cevada ou de trigo. Sacuda bem a peneira para os talinhos, pedrinhas ou grãos diferentes aparecerem. Vá sacudindo, catando e limpando sua porção de grãos. Agora, triture tudo nas pedras de moer, na mó. São duas pedras achatadas e você põe o grão entre elas e vai rodando a pedra de cima. Precisa de jeito e de força também. Triturando os grãos, vai aparecendo a farinha. Está meio grossa, não se preocupe. É integral mesmo. Agora, ponha três porções de farinha numa vasilha de argila e um pouco de água e comece a misturar com as mãos. Cansou? Ponha o fermento agora. 

O fermento é um pouco de massa fermentada, chamada massa velha, guardada de outra ocasião. Misture tudo e, com paciência, vá amassando até pegar uma boa ligadura. É como fazem os pizzaiolos de hoje, preparando a massa para a pizza. Tudo pronto? Separe logo um pouco da massa fermentada para guardar: será o fermento do pão de amanhã. Achate as porções como se fosse uma pizza... Deixe a massa descansar... depois ponha no forno de lenha para assar. Cuidado para não se queimar. Ponha para assar dentro de um recipiente de argila. Quando tiver pronto, me chame... lembre que o pão não era pra comer só de manhã, o pão era o alimento principal para todas as refeições. Deu trabalho?! Não se preocupe, amanhã tem mais. Todo dia, a mulher precisa fazer o pão.

Foi assim que Jesus fez uma comparação simples: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. Agora você já sabe que não é tão simples assim... fazer pão não é uma coisa banal. É uma atividade vital. Uma rotina muito importante para a família.

Nessa parábola de Jesus, vamos ficar atentos a três pontos: O fermento não é a massa; o fermento é misturado na massa; o fermento leveda a massa.

1. O fermento não é a massa. É uma porção menor, diferenciada. É um ingrediente que se incorpora à massa. O Reino de Deus é a obra de Deus entre nós, por meio de Cristo, nos comunicando vida e salvação. O Reino não é a massa, é o fermento. O evangelho é fermento na massa. Cristão não é massa, é fermento. Tem uma missão no meio do mundo.

2. O fermento é misturado na massa. O fermento precisa ser misturado na massa para fazer efeito. O evangelho precisa permear a vida das pessoas... sem isso não leveda, não influi, não transforma. E não é só colocar o fermento, dar uma mexidinha e deixar pra lá. Assim se faz com o fermento químico. A mistura do fermento, a massa fermentada, nas outras três porções de farinha é trabalhosa, demorada. Exige paciência, habilidade, perseverança. A mulher fica socando, amassando a massa por um longo tempo, até a massa chegar ao ponto. Aí se põe a massa para descansar um pouco e ser colocada no forno. Sem a paciência da mulher que faz o pão, não se produz mudanças no mundo.

3. O fermento leveda a massa. O Reino veio para melhorar o mundo, para transformá-lo. O evangelho é uma força de mudança, de transformação. É um fermento bom no meio de nossa sociedade. Não pode ser anulado e virar farinha com os outros. Assim, deixa de realizar sua missão. Não pode se afastar da sociedade, se ausentar do mundo: assim não faz o efeito pelo qual é fermento.




Guardando a mensagem

Jesus comparou o Reino de Deus com o fabrico artesanal do pão, pelas mulheres do seu tempo. O Reino produz mudanças no mundo, como o fermento que leveda a massa. Essa fermentação do mundo pelo evangelho vem pelo serviço dedicado dos pequenos, representados pelas mulheres. O fermento não é a massa. Se não for bem misturado, se não entrar na vida das pessoas, não fermenta nada.

O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Lc 13, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
teu Reino é o bom fermento a levedar a nossa vida, as estruturas sociais, o mundo. E nós somos agentes desse Reino, como fermento transformador da realidade. Dá-nos, Senhor, a graça de compreender e viver teu evangelho, sustentados por tua graça e por teu Santo Espírito. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Só para você recordar esse evangelho, pergunte hoje a quem faz a sua comida que tipo de fermento usa em bolos ou outras massas.

Comunicando

Parece que você perdeu a Segunda Bíblica de ontem. Estudamos os capítulos 38 e 39 do profeta Ezequiel, onde aparece a história de Gog, rei de Magog. Bom, ficou tudo gravado. É só acessar o Youtube, no meu canal Padre João Carlos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Boa noite padre João Carlos sua bênção gostei da música gostaria de saber o nome

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua bênção com a presença de Deus e o amor de Maria Amém 🙏🌹❤

    ResponderExcluir
  3. Bom dia que o nosso pai nos dê o pão da vida hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção gostaria de oração pra mim e minha família amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos.
    Deus abençoe seu lindo dia 🙏🙌

    ResponderExcluir
  6. Que nos permita fermentar,como no Evangelho a vida do irmão. Sua benção Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia .! Padre João Carlos sua bênção. Abençoada terça feira

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor primeiro agradecer por tudo e depois pedir perdão e misericórdia pelos meus pecados, senhirbte peço que nos oritwja e afaste todo o mal de perto de nós, obrigada oelo dom da vidace mim sabedoria para lidar com os problemas, meu fermento e o. amor e paz para , amém

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Somos as sementes que DEUS germinou para formarmos as árvores da vida, temos a escolha em decidir se iremos frutificar ou não, Ele também nos provê todo o necessário para crescer e multiplicar para o Reino celeste, assim ajudamos uns aos outros nos esforçando para florescer e frutificar aqui e no céu formarmos um pomar lindo, pois sabemos quem põe em prática os ensinamentos do Pai não só nasce, cresce e morre, mas vive a vida perfeita com sentido sem que não falte nada, assim também nenhuma praga consegue os destruir antes do tempo que o Criador o projetou, assim fortificados na fé continua crescendo e prosperando espiritualmente conforme o exemplo do fermento citado por Jesus,.

    ResponderExcluir
  10. O pao nosso de cada dia nos das hoje e perdoai as nossas culpas.🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Amém Pe.João Carlos. Recebo suas meditações através do Professor Jaefson amigo de Fortaleza e repasso a varias pessoas do meu contacto obrigado por desenvolver tão bem suas meditações sobre. o evangelho diariamente obrigado meu abraço.

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde a todos e para si padre João Carlos. Que a paz de Cristo esteja sempre presente em nossa vida! Sinto-me sortudo por ter esta graça de ouvir e meditação na sua grande sabedoria de explicação do evangelho da salvação. Portanto, agradeço muito a sua partilha.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor 🙌🏻 bom dia Padre João, sua benção 🙌🏻🙏🏻❤️

    ResponderExcluir
  15. evangeli.net
    200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
    1

    Novos Quiz de perguntas de “História da Igreja através dos santos”: séculos II e III
    + Info
    Família
    Meditando
    Master
    Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
    terça-feira 29 Outubro 2024
    Terça-feira da 30ª semana do Tempo Comum
    Baixar
    Compartilhar
    Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
    Evangelho (Lc 13,18-21): Naquele tempo, Jesus dizia: A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? É como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu jardim: cresceu, tornou-se um arbusto, e os pássaros do céu foram fazer ninhos nos seus ramos. Jesus disse ainda: Com que mais poderei comparar o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até tudo ficar fermentado.
    «A que é semelhante o Reino de Deus»

    Rev. D. Francisco Lucas MATEO Seco
    (Pamplona, Navarra, Espanha)
    Hoje, os textos da liturgia, mediante duas parábolas, põem diante de nossos olhos uma das características próprias do Reino de Deus: é algo que cresce lentamente - como um grão de mostarda - mas que chega a ser grande ao ponto de oferecer refúgio às aves do céu. Assim o manifestava Tertuliano: Somos de ontem e enchemos tudo!. Com essa parábola, Nosso Senhor exorta à paciência, à fortaleza e à esperança. Essas virtudes são particularmente necessárias a aqueles que se dedicam à propagação do Reino de Deus. É necessário saber esperar a que a semente plantada, com a graça de Deus e com a cooperação humana, vá crescendo, aprofundando suas raízes na boa terra y elevando-se pouco a pouco até converter-se em árvore. Faz falta, em primeiro lugar, ter fé na virtualidade -fecundidade-contida na semente do Reino de Deus. Essa semente é a Palavra; é também a Eucaristia, que se semeia em nós mediante a comunhão. Nosso Senhor Jesus Cristo se comparou a si mesmo com : verdade, em verdade vos digo; se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer produz muito fruto;(Jn 12,24).

    O Reino de Deus prossegue Nosso Senhor, é semelhante, é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha e toda a massa ficou levedada (Lc 13,21). Também aqui se fala da capacidade que tem a levedura de fazer fermentar toda a massa. Assim sucede com : o resto de Israel, de que se fala no Antigo Testamento: o resto salvará e fermentará a todo o povo. Seguindo com a parábola, só é necessário que o fermento esteja dentro da massa, que chegue ao povo, que seja como o sal capaz de preservar da corrupção e de dar bom sabor a todo alimento (cf. Mt 5,13). Também é necessário dar tempo para que a levedura realize seu labor.

    Parábolas que animam a paciência e a esperança; parábolas que se referem ao Reino de Deus e à Igreja, e que se aplicam também ao crescimento deste mesmo Reino em cada um de nós.

    Pensamentos para o Evangelho de hoje
    «Confiança e fé viva guardam a alma, pois quem acredita e espera alcançará todas as coisas» (Santa Teresinha do Menino Jesus)

    «A vitória do Senhor é certa, o seu amor fará crescer cada semente do bem presente na terra» (Francisco)

    «(...) É justo e bom orar para que a vinda do Reino da justiça e da paz influencie a marcha da história; mas também é importante levedar pela oração a massa das humildes situações quotidianas (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.660)

    Você sabe como é financiada evangeli.net?
    Você sabe como é financiada evangeli.net?

    Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
    Quer colocar evangeli.net na sua web ?

    Novos Quiz de perguntas de “História da Igreja através dos santos”: séculos II e III
    O que é evangeli.net
    Quem somos?
    Doações
    Falar conosco
    Segue-nos no:

    © evangeli.net
    Associació Cultural M&M Euroeditors
    Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que o pão nosso de cada dia, seja nosso evangelho do Reino de Deus. Deus abençoe e nos ilumine, com saúde, paz e fé a mim e à minha família. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais os pecadores que fazem penitência, eu LHE agradeço pela vida de São Narciso. No entanto, me conceda a graça para ter o santo temor. Me conceda a graça para ser solícito, irrepreensível e obediente. Me conceda a graça para seguir o caminho do amor, do serviço, do respeito, da união, da purificação e da santificação. Me conceda a graça para viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para fugir do pecado e do ódio. Me conceda a graça para ser um bom cristão. Me conceda a graça para trabalhar no VOSSO REINO. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus mandou o espírito mau calar a boca.

   14 de janeiro de 2025.    Terça-feira da 1ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mc 1,21b-28 21bEstando com seus discípulos em Cafarnau...

POSTAGENS MAIS VISTAS