23 de setembro de 2024
Memória de São Pio de Pietrelcina
Evangelho.
Lc 8,16-18
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
Meditação,
Coloca a lâmpada no candeeiro a fim de que todos os que entram vejam a luz (Lc 8, 16).
No tempo de Jesus, não havia luz elétrica, claro. As casas eram um pouco escuras, com poucas janelas. O que eles chamavam de lâmpada era uma tigelinha de barro com um bico com um pavio de algodão ou de linho. Dentro da lâmpada - a tigelinha de barro -, se colocava azeite. O povo mesmo produzia o azeite de oliva, assim era barato. A lâmpada era colocada numa prateleira que estava na parede, num lugar mais alto, ou mesmo numa lamparina que estivesse pendurada. Com aquele pavio, a lâmpada podia ficar acesa o dia todo, sem gastar muito. E ficava acesa para iluminar a casa que era meio escura e para acender o fogo na hora de cozinhar. Só para lembrar, não havia fósforo. Tinham que manter a luz acesa mesmo. Uma das tarefas da dona de casa era manter a lâmpada acesa.
Jesus contou várias parábolas em que se fala da luz desta lâmpada de azeite. Lembra-se da mulher que perdeu uma moeda (dracma) e teve que procurar a casa toda com uma lâmpada? E aquela parábola das moças imprudentes que se esqueceram de levar o azeite? As lâmpadas se apagaram antes de começar a festa de casamento.
A pequena parábola de hoje também fala da lâmpada (de azeite, claro). “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Todo mundo no tempo de Jesus entendia do que ele estava falando. O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa. O que temos a dizer com nossas palavras ou com nosso comportamento é uma luz para iluminar nossa família.
Jesus nos disse que somos luz no mundo, cidade edificada na montanha, lamparina no lugar alto da casa. Testemunhamos que, em nossa pequenez, fomos resgatados por seu amor. Em nós, a sua graça e o seu amor resplendem, nos fazendo luz para os outros, luz de Deus para a vida dos outros. Outros podem encontrar sentido em suas vidas, à luz do nosso testemunho.
Minha família não vai ficar na escuridão, porque a luz de Deus que preenche a minha vida pode iluminá-la como uma lamparina pendurada no teto ou lâmpada na prateleirinha da parede, no candeeiro. Por nossas boas obras que testemunham o amor de Deus pelos seus filhos, muita gente pode encontrá-lo e bendizê-lo.
Na verdade, você não é luz porque é um exemplo de vida, uma pessoa sem defeitos, um anjo de criatura. Não, você torna-se uma luz para o mundo, porque Deus enche de luz a sua vida (é o que nos dizem as bem-aventuranças). Você é bem-aventurado(a) porque Deus lhe deu o seu Reino, adotou você como filho/filha, consolou você em sua aflição. É isso que você testemunha, é disso que você fala, é esse brilho que está em seu sorriso e em suas obras: a luz de Deus que inunda a sua vida.
Então, não se esconda. Não se camufle. Hoje, mostre a sua cara. Fale, sorria, aconselhe, testemunhe. Seja hoje um canal da luz de Deus para a vida de sua família, de seus amigos, dos que hoje encontrarem você.
Guardando a mensagem
O Senhor com a sua graça e com sua palavra enche nossa vida de luz. Somos chamados a difundir essa luz para iluminar os ambientes humanos em que vivemos: nossa casa, nossa vizinhança, nosso local de trabalho. Seus ensinamentos, as verdades que proclamou, ditos ontem e hoje em ambientes reservados, precisam ser proclamados e difundidos abertamente. Ele é a luz do mundo. Nós, iluminados por ele, temos a vocação de lâmpada acesa no lugar alto da sala. Estamos aí para iluminar a vida dos outros.
Coloca a lâmpada no candeeiro a fim de que todos os que entram vejam a luz (Lc 8, 16).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
quando eras uma criancinha e foste levado ao Templo para a consagração dos primogênitos, o profeta Simeão te tomou nos braços e disse que tu eras a luz para iluminar as nações do mundo. Tu mesmo admitiste na presença dos teus discípulos: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas’. Uma vez iluminados com a tua luz, chamaste a nossa atenção para sermos também iluminadores dos outros. Hoje, te pedimos, Senhor, que a tua luz não se apague em nosso coração e em nossa vida. E que essa luz que vem de tua Palavra, de tua presença através da Igreja, da Eucaristia seja a luz que refletimos para os que conosco convivem ou conosco se encontram. Seja o bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, faça um momento de oração por sua família. Recorde cada um, cada uma e peça ao Senhor que os ilumine com a sua Palavra. Peça também ajuda para realizar bem a tarefa que ele lhe dá: ser a lâmpada de azeite acesa e posta num lugar alto de sua casa para iluminá-la.
Comunicando
O curso bíblico que realizamos na semana passada foi uma bênção. Foram cinco encontros sobre o livro do Profeta Ezequiel. As cinco aulas ficaram gravadas no YouTube. Uma sugestão para quem não fez o curso é fazer esse estudo também, acompanhando os cinco encontros. É só procurar o Canal 'Padre João Carlos'. Mas, temos uma novidade! Hoje, à noite, teremos um Encontro Extra para apresentação de uma síntese sobre a mensagem do Profeta Ezequiel. Vai ser também um momento importante para compartilharmos as respostas às perguntas de cada dia, as fotos e os vídeos que os participantes nos enviaram. O certificado já está seguindo no email de cada um. Será que podemos contar com sua presença, hoje à noite?
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia padre João Carlos sua benção peço oração pra mim e minha família Amém 🙏 peço uma benção pra meu irmão para q ele se afaste d uma mulher que está incomodando muito a vida dele e d TD a família eu sinto q ele q sair mais não consegue
ResponderExcluirAmém...
ResponderExcluirLinda palavra...
ResponderExcluirBom dia, Pe. João Carlos!
ResponderExcluirAgradeço a meditação de hoje tão inspirada! Aliás, todas as meditações que o senhor faz são iluminadas e inspiradas. Deus o conserve sempre como uma chama acesa a nos ajudar a compreender melhor a santa Palavra de Deus e a colocar em prática em nossa vida . Amém!
Senhor que venha ser Luiz para a minha família que senhor venha mim dar sabedoria para guiar cada um no caminho da luz amém 🙏
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Hoje ti pedimos senhor que a tua luz não si apague em nossos corações e em nossas vida. Que sejamos iluminados com a tua luz , para termos saúde, paz, união e fé para realizarmos o que vos nos deste nessa nossa vida a mim e a meus familiares. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirevangeli.net
ResponderExcluir200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
2
Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
+ Info
Família
Meditando
Master
Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
segunda-feira 23 Setembro 2024
Ver santos: São Pio de Pietrelcina, presbítero
Segunda-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Baixar
Compartilhar
Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
Evangelho (Lc 8,16-18): «Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade. Ora, nada há de escondido que não venha a ser descoberto. Nada há de secreto que não venha a ser conhecido e se tornar público. Olhai, portanto, a maneira como ouvis! Pois a quem tem será dado, e a quem não tem, até aquilo que julga ter lhe será tirado!».
«Ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade »
Rev. D. Joaquim FONT i Gassol
(Igualada, Barcelona, Espanha)
Hoje, este Evangelho tão breve é rico em temas que chamam a nossa atenção. Em primeiro lugar, “dar luz”: tudo é evidente aos olhos de Deus! Segundo grande tema: as Graças estão encadeadas, a fidelidade a uma atrai as outras: «Gratia pro Gratia» (Jo 1,16).
Luz para os que entram na Igreja! Desde há séculos, as mães cristãs ensinaram os seus filhos na intimidade, com palavras expressivas, mas sobretudo com a “luz” do seu bom exemplo. Também semearam, com a típica candura popular e evangélica, comprimida em muitos provérbios, plenos de sabedoria e, ao mesmo tempo, de fé. Um deles é o seguinte: «Iluminar e não defumar». São Mateus diz-nos: «…onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus (Mt 5,15-16).
O nosso exame de consciência, no final de cada dia, pode comparar-se ao trabalho do lojista, que verifica a caixa para ver o fruto do seu trabalho. Não começa por perguntar: Quanto perdi? Antes, pelo contrário: Quanto ganhei? E imediatamente: Como poderei ganhar mais amanhã, que posso fazer para melhorar? A revisão do nosso dia acaba com uma acção de graças e, por contraste, com um acto de dor amoroso. Dói-me não ter amado mais, e espero cheio de confiança, começar amanhã o novo dia para agradar mais a Nosso Senhor, que sempre me vê, e me acompanha e me ama tanto. Quero proporcionar mais luz e diminuir o fumo do fogo do meu amor.
Nos serões familiares, os pais e os avós forjaram – e continuam a forjar – a personalidade e a piedade das crianças de hoje e dos homens de amanhã. Vale a pena! É urgente! Maria, Estrela da Manhã, Virgem do amanhecer que precede a Luz do Sol-Jesus, guia-nos e dá-nos a mão. «Oh, Virgem ditosa! É impossível que se perca aquele em quem pões o teu olhar» (Santo Anselmo).
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Senhor Jesus Cristo, nosso dulcíssimo Salvador, dignai-vos iluminar, tu próprio, as nossas lâmpadas, para que brilhem incessantemente no vosso templo e iluminem as nossas trevas» (São Columbano, Abade)
«Uma vela só pode dar luz se a chama a consumir. Seria inútil se a sua cera não alimentasse o fogo. Deixai que Cristo arder em vós, mesmo que por vezes isso implique sacrifício e renúncia» (Bento XVI)
«Existe uma ligação orgânica entre a nossa vida espiritual e os dogmas. Os dogmas são luzes no caminho da nossa fé: iluminam-no e tornam-no seguro. Por outro lado, se a nossa vida for reta, a nossa inteligência e nosso coração estarão abertos para acolher a luz dos dogmas da fé» (Catecismo da Igreja Católica, nº 89)
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
Quer colocar evangeli.net na sua web ?
Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
_______
Novos Quiz de perguntas:
História da Igreja através dos santos
O que é evangeli.net
Quem somos?
Doações
Falar conosco
Segue-nos no:
© evangeli.net
Associació Cultural M&M Euroeditors
Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirOs Evangelistas Marcos e Mateus também citam a parábola em (MC 4, 21-25) e (Mt5, 14-15), para assim Jesus nos confirmar que em tudo que fizermos estamos sendo vigiados e acompanhados por DEUS, O Único Onisciente, Onipresente e Onipotente.
Sabemos o que é certo através do discernimento que nos é dado pelo próprio Espírito Santo, por isso como filhos da luz devemos sempre refletir os dons recebidos dos Santos Sacramentos e transmitir a alegria do cristão, todos aqueles sentimentos bons e transformá-los em atitudes boas, procurando ajudar sempre, de todas as formas amar nossos irmãos, pois só assim estaremos dando o nosso melhor para DEUS.
Eles ainda completam dizendo: pois aqueles que tem alguma coisa, referindo acredito eu diretamente a fé, a graça e a Sabedoria que vem da Sagrada Escritura, serão alcançados mais aprofundamentos ainda, mas aqueles que tem pouco, se deixam distrair com o ativismo secular, mundano e não buscam se doar, perseverar para assim dar bons frutos, o mundo tirará ainda mais o resto que tinham, pois se não orai e vigiai serão devorados e correm o risco de desacreditar e corromper a sua fé,.
Felizes são os que ouvem a Palavra de DEUS e a põe em prática (LC 11,28).
Glória a Vós Senhor, bom dia Padre João sua benção 🙏🏼 gratidão pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼 Senhor que eu não deixe que os obstáculos da vida ofusque a minha Luz 🙏🏼 💗🙏🏼 Sagrada Família de Nazaré iluminai a minha família com a Luz Divina 🌸🙏🏼
ResponderExcluirBom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Senhor que possamos ser.luz para todos ao nosso redor e q tua esteja sempre acesa em nossos corações. Eu te peço, cura Senhor o Bentinho e dá muita força e fé aos seus pais, Paula e Sancho e aumenta a fé de todos nós amém.
ResponderExcluirbenção padre João obrigado pela palavra.querido Jesus que minha casa seja sempre iluminada por ti e a.onde eu vou posso levar a tua luz a tantos irmãos necessitados.
ResponderExcluirGostaria muito de receber todos os dias a meditação do padre João Carlos
ResponderExcluir