PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O apóstolo e evangelista São Mateus.

O apóstolo e evangelista São Mateus.


   21 de setembro de 2024   

Dia de São Mateus, apóstolo e evangelista


   Evangelho.   


Mt 9,9-13

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

   Meditação.   


Ele se levantou e seguiu Jesus (Mt 9, 9)

Como hoje é dia do apóstolo e evangelista São Mateus, a liturgia nos brinda com uma passagem bíblica muito especial, onde podemos meditar sobre o chamado de Jesus a Mateus e a cada um de nós.

A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede de serviço associado ao Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus amigos de profissão, razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.




Guardando a mensagem

Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor, não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas. Precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sendo hoje dia do apóstolo e evangelista Mateus, fica bem você pegar sua Bíblia e ler nela essa passagem com muita atenção: Mateus 9, 9-13. 

Comunicando

Amanhã, acontece, em Jaboatão, área metropolitana do Recife, a Romaria da Família Salesiana ao Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora. “Eu te darei a Mestra” é o tema desta 81ª romaria.

E, ontem, terminou o nosso curso bíblico. Deixou saudades. Agora, é receber o certificado e guardá-lo com carinho. Guardar a bíblia, não. O curso nos ajuda a aumentar nossa intimidade com o texto bíblico e ter mais elementos para compreender a mensagem que a Palavra traz para nós, hoje. Uma boa notícia: segunda, tem mais. Segunda, faremos um encontro extra. Você já está convidado(a).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


8 comentários:

  1. O curso bíblico estava maravilhoso. Aprendo a cada dia meditando a Palavra com o Pe João Carlos. Agradeço sempre a Deus por sua vida, por me fazer melhor e seguidora de Jesus com mais amor e compreensão.
    O curso intensivo do profeta Ezequiel foi muito esclarecedor e vou continuar estudando com certeza, pois quanto mais aprendemos, mais nos aproximamos de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Senhor cura meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé, dá muita força e fé aos pais, Paula e Sancho e abençoa o nosso dia amém.

    ResponderExcluir
  3. Essa palavra fala muita coisa amém 🙏.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito lindo para uma meditação na presença de Deus. Amém!

    ResponderExcluir
  5. José Lúcio de Araújo21/9/24 09:00

    A exemplo de Mateus, tenhamos a determinação e coragem para renunciar e reconhecer os erros mundanos e definitivamente seguir (praticar !) as palavras do Mestre.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade o teu chamado. Proteja-nos senhor com sua benção, com saúde, paz e fé a mim e à minha família. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    O ensinamento de Jesus nesta visita, neste chamado nos faz entender que: para anunciar o Evangelho e resgatar almas para o Reino dos Céus será preciso irmos em todos os lugares imagináveis, conviver com todos os tipos de pessoas sem fazer acepção nenhuma, ricos, pobres, brancos, negros, dependentes, bandidos, corruptos, etc,.. ou seja, encontraremos todo tipo imagináveis de pecadores como nós mesmos, necessitados de amor, de carinho, muitas vezes carentes de diálogo, de atenção e compreensão.
    Se nós formos escolhidos por DEUS por um motivo ou outro para passarmos pela vida de algum desses irmãos necessitados, muitas vezes desacreditados e talvez já desesperançosos na vida, devemos como Cristãos não agir como os fariseus julgando, pelo contrário devemos ter compaixão, acolher, escutar e sempre testemunhar o Amor do Pai, mostrando que DEUS os ama também, não importa o que eles fizeram e nem o que eles foram, eles também são filhos muito amados, e só depende deles abrir o coração, se arrependerem e deixar tudo que os prende no pecado, e até muitas vezes os escravizam para trás, levantarem e aceitarem seguir Jesus, assim também estarão compreendendo o que significa a misericórdia e vivendo na obediência serão merecedores da salvação em tempo,.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde abençoada para todos nós!
    A lição de hoje é aprender com Jesus a dar mais valor para as pessoas.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Fachada religiosa.

   18 de março de 2025   Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Mt 23,1-12 Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus...

POSTAGENS MAIS VISTAS