PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Exaltação da Santa Cruz

Exaltação da Santa Cruz


    14 de setembro de 2024.    

Festa da Exaltação da Santa Cruz

    Evangelho.    


Jo 3,13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

    Meditação.    


Assim é necessário que o filho do homem seja levantado (Jo 3, 14)

Você se lembra de Nicodemos! Foi aquele fariseu, mestre da lei, membro do Sinédrio de Jerusalém, que foi falar com Jesus, de maneira sigilosa, à noite. Ele tinha uma simpatia por Jesus. Mas, como membro do Sinédrio, o grande conselho da capital, tinha medo da reação dos seus colegas e com certeza medo de perder sua posição. Quando Jesus foi preso, ele protestou contra a decisão já tomada, sem ao menos o acusado ter sido ouvido. Quando Jesus morreu na cruz, ele ajudou José de Arimateia a cuidar do seu enterro. Nicodemos é o tipo da pessoa importante, que por causa das conveniências do poder, tem dificuldade de assumir publicamente sua adesão a Jesus e ao seu Evangelho.

A elite também precisa ser evangelizada, claro. É o que Jesus fez com Nicodemos. Jesus lhe disse que ele precisava nascer de novo. Ele era um mestre da Lei, com assento no grande conselho de Jerusalém. Isso não lhe fazia cidadão do Reino. Só renunciando a si mesmo, se pode seguir Jesus. Só fazendo-se pequeno é que se entra no Reino de Deus. Ele precisava nascer de novo. Passar por uma conversão. Renovar-se pelo batismo. Nascer de Deus.

Como Nicodemos era profundo conhecedor das Escrituras, Jesus lembrou-lhe o episódio da serpente de bronze, no deserto. Ele, como mestre da Lei, poderia perceber facilmente que Jesus foi enviado pelo Pai para salvar o seu povo.

No tempo passado, o povo estava atravessando o deserto, depois da saída da escravidão do Egito. O caminho da superação do mal exige esforço, compromisso, perseverança. O povo começou a se cansar e se revoltar contra Deus, reclamando do calor do deserto, da comida repetida que era o maná, do cansaço da caminhada. Deu uma peste de serpentes venenosas. Começou a morrer muita gente por causa de sua má vontade, do clima de murmuração e de revolta contra Deus. A haste com uma serpente de bronze foi um sinal. Deus mandou Moisés fazer essa representação. Quem fosse picado pelas serpentes, olhando para aquele sinal era salvo da morte.

Esse símbolo da haste levantada, no Antigo Testamento, preparou o sinal de Jesus na cruz. A verdadeira salvação, a verdadeira cura, a libertação do pecado é Jesus em sua cruz. Fomos salvos por sua vida oferecida naquela haste da cruz. Como o povo antigo no deserto olhando para a haste com a serpente de bronze se curava, assim também nós pecadores temos um sinal de salvação, a cruz de Cristo, isto é a morte redentora de Jesus. Crendo em Jesus que morreu e ressuscitou por nós, encontramos a vida eterna.




Guardando a mensagem

Nicodemos é o representante das pessoas importantes, chamadas à conversão. E o representante de todos os que se sentem grandes, estudados, influentes. Para tornar-se discípulo de Jesus, tem que descer do seu pedestal. Renunciar a si mesmo, tornar-se pequeno, nascer de novo. Isto é obra de Deus em nós, pelo batismo, quando abrimos as portas de nossa vida pela fé. Como no deserto, agora Deus também está nos dando um sinal de salvação. Crendo em Jesus crucificado e ressuscitado, o pecador encontra a salvação.

Assim é necessário que o filho do homem seja levantado (Jo 3, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
vemos em Nicodemos, que para acolher o Reino de Deus, é preciso se desapegar de sua grandeza, de seu poder, de seus grandes conhecimentos. O filho de Deus nasce do alto, do Espírito Santo. A cruz, que é a grande humilhação que te impusemos, Senhor Jesus, longe de ser um sinal do teu fracasso, é o sinal de tua vitória e da salvação de todos os que aceitam o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A cruz nos lembra o sacrifício redentor de Cristo, pelo qual fomos salvos. Ao término da Meditação de hoje, trace sobre si, com calma e atenção, o Sinal da Cruz.

(†) Pelo sinal da Santa Cruz (traça a cruz na testa),
(†) livrai-nos Deus, nosso Senhor (traça a cruz na boca),
(†) dos nossos inimigos! (traça a cruz no peito).
(†) Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Comunicando

Segunda-feira (16), começa o Curso Bíblico sobre o Profeta Ezequiel - um grande momento de formação para todos nós. Você sabe, eu vou ministrar o curso pelo Youtube, começando às oito e meia da noite, horário de Brasília. Será uma semana de estudo, de aprofundamento. Vai ser muito bom. Veja logo onde está a sua Bíblia e separe aí um caderno para as anotações. E você já se inscreveu? É só seguir o link que estou lhe enviando ou fazer contato pelo whatsapp 81 3224-9284. Para as coisas de Deus, sempre aparecem obstáculos, não é verdade? Talvez seja pra gente mostrar mais amor e mais empenho. 

Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

27 comentários:

  1. Amém gratidão ❤️

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua bênção que Deus Seja Louvado e o inimigo derrotado Gratidão Amém 🙏🌹❤

    ResponderExcluir
  3. Amém louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Obrigada padre, Bom-dia Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Deus seja louvado 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  5. A sua benção Padre João Carlos! Deus seja louvado pelo dom da sua vida 🙏🏻💙

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Padre João Carlos!! Amo sua homilia. O Senhor é um ser de luz, que traz clareza às nossas vidas com a Palavra de Deus!! Amém!!! Deus o ilumine sempre!!

    ResponderExcluir
  7. Sábias palavras de ensinamento para seguir a Deus 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de ouvir a palavra de Deus com padre João carlos

      Excluir
  8. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor tenha piedade e mesericodia de todos nós e afaste tudo o mal , senhor mim cure dessa doenças e do corpo , salve a mim , dai-me saúde e coragem, obrigada amém

    ResponderExcluir
  9. Deus é Bom o tempo todo. Amém!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos! Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir
  11. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Gratidão Padre João Carlos.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus seja louvado, Jesus nos abençoe, com saúde e proteção de paz e com fé, para que sejamos abençoados com o sinal da cruz. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia feliz sábado hoje agradeço a Deus por mais um ano de vida da minha neta Lorena que Deus lhe abençoe sempre muitas bênçãos na vida dela

    ResponderExcluir
  15. No dia 3 de janeiro do ano em curso,
    Deus levou minha amada esposa Maria Luiza (Zizi), para a Morada Eterna. Hoje, só nas coisas Divinas, encontro conforto espiritual para a
    dor de sua partida!

    ResponderExcluir
  16. Glória a Vós Senhor!
    Hoje na exaltação da Santa Cruz O Evangelho nos confirma mais uma verdade de fé, nunca ninguém morreu foi ao Céu e retornou a vida ressuscitado, somente Jesus Cristo o nosso Redentor. O evangelista João demonstrando o diálogo de Jesus com Nicodemos, aquele mesmo fariseu que perguntou como nascer de novo, também nos lembra que devemos permanecer renascidos no Espírito Santo, no Amor de DEUS a verdadeira Luz para o mundo. Então não podemos deixar que esta luz se apague dentro de nós em momento algum, nem mesmo nas dificuldades, nas tribulações, nem nas adversidades do dia a dia.
    Temos que pegar nossa cruz, seja leve ou pesada e continuar com alegria sem murmurar seja pra qual motivo for, na certeza que nunca à carregaremos sozinhos, todas as vezes que parecer estar pesado demais, buscamos forças no exemplo de Jesus Cristo.
    Porque DEUS Pai ofereceu Seu Único Filho para nos salvar e nos redimir restaurando tudo aquilo que perdemos com a desobediência de Adão e Eva e hoje ainda nos recebe todos os dias com alegria, Ele nos protege de todos os perigos, basta confiarmos no Seu Poder, entendendo que para Ele não existe impossível.
    Não podemos deixar que o mundo retire, oculte dos nossos corações o significado da Santa Cruz nas nossas vidas, nos lares e ambientes Sagrados. Devemos honrar, defender o objeto Sagrado que representou e para sempre representará nossa remissão do pecado, Sinal e Sacramental de vida nova, de nossa salvação, nosso direito a vida eterna,.

    ResponderExcluir
  17. evangeli.net
    200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
    0

    Família
    Meditando
    Master
    Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
    sábado 14 Setembro 2024
    14 de setembro: Exaltação da Santa Cruz
    Baixar
    Compartilhar
    Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
    Evangelho (Jo 3,13-17): Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna. De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele».
    «A fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna»

    Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
    (Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
    Hoje, o Evangelho é uma profecia, isto é, uma olhada no espelho da realidade que nos introduz em sua verdade, mais além do que nos dizem nossos sentidos: a Cruz, a Santa Cruz de Jesus Cristo, é o Trono do Salvador. Por isso, Jesus afirma que «deve que ser levantado o Filho do homem» (Jo 3,14).

    Bem sabemos que a cruz era o suplício mais atroz e vergonhoso de seu tempo. Exaltar a Santa Cruz não deixaria de ser um cinismo se não fosse porque ai está o Crucificado. A cruz, sem o Redentor, é simples cinismo; com o Filho do Homem é a nova árvore da sabedoria. Jesus Cristo, «oferecendo-se livremente à paixão» da Cruz abriu o sentido e o destino de nosso viver: subir com Ele à Santa Cruz para abrir os braços e o coração ao Dom de Deus, num intercâmbio admirável. Também aqui nos convém escutar a voz do Pai desde o céu: «Este é meu Filho (...), em quem me comprazo» (Mc 1,11). Encontrarmos crucificados com Jesus e ressuscitar com Ele: Eis aqui o porquê de tudo! Há esperança, há sentido, há eternidade, há vida! Nós os cristãos não estamos loucos quando na Vigília Pascal, de maneira solene, quer dizer, no Pregão Pascal, cantamos, louvando o pecado original: «Oh!, Culpa tão feliz, que tem merecido a graça de tão grande Redentor», que com sua dor tem impresso sentido à mesma dor.

    «Olhai a árvore da cruz, foi sacrificado o Salvador do mundo: vem e adoremos» (Liturgia da sexta-feira Santa). Se conseguirmos superar o escândalo e a loucura de Cristo crucificado, não há nada mais que adorá-lo e agradecer-lhe seu Dom. E procurar decididamente a Santa Cruz em nossa vida, para termos a certeza de que, «por Ele, com Ele e Nele», nossa doação será transformada, nas mãos do Pai, pelo Espírito Santo, em vida eterna: «Derramada por vós e por muitos para o perdão dos pecados».

    Pensamentos para o Evangelho de hoje
    «Onde quer que um cristão gaste a sua vida honradamente, aí deve colocar, com o seu amor, a Cruz de Cristo, que atrai a Si todas as coisas» (S. Josemaria)

    «O cristianismo não existe sem a Cruz e não existe Cruz sem Jesus Cristo. Assim um cristão que não se sabe glorificar em Cristo crucificado não percebeu o que significa ser cristão» (Francisco)

    «A oração da Igreja venera e honra o Coração de Jesus, tal como invoca o seu santíssimo Nome. Adora o Verbo encarnado e o seu Coração que, por amor dos homens, Se deixou trespassar pelos nossos pecados. A oração cristã gosta de percorrer o caminho da cruz (Via-Sacra) no seguimento do Salvador. As estações, do Pretório ao Gólgota e ao túmulo, assinalam o caminho de Jesus que, pela sua santa cruz, remiu o mundo.» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.669)

    Você sabe como é financiada evangeli.net?
    Você sabe como é financiada evangeli.net?

    Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
    Quer colocar evangeli.net na sua web ?

    O que é evangeli.net
    Quem somos?
    Doações
    Falar conosco
    Segue-nos no:

    © evangeli.net
    Associació Cultural M&M Euroeditors
    Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Para seguirmos a Jesus temos que abandonar os interesses materiais do mundo. Nascer de novo.
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde
    Padre
    E verdade .o mundo está com muitas, pessoas, precisando renascer de novo.

    ResponderExcluir
  20. De facto sim é verdade temos pessoas que devem nascer de novo e revestirem de si mesmo

    ResponderExcluir
  21. Que JESUS,seja louvado,e o inimigo,derrotado. Amém,amém. 🙌🙌🙋🏽‍♀️🙋🏽‍♀️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Não sou mais eu...e Cristo que você comigo💞

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS