PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Como anda a sua fé?

Como anda a sua fé?


  15 de setembro de 2024.  

24º Domingo do Tempo Comum

  Evangelho  


Mc 8,27-35

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.
32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.


  Meditação.  

E vocês, quem dizem que eu sou? (Mc 8, 29)


É, Jesus não alisou mesmo. Deu uma bronca daquelas em Pedro. “Vai pra longe de mim, satanás!”. O que foi que Pedro fez de errado?!

No evangelho deste 24º Domingo do Tempo Comum, Jesus faz duas perguntas ao grupo dele: O que o povo está dizendo que eu sou? Foi a primeira. “Bom, uns dizem que o senhor é João Batista; Outros acham que o senhor é Elias; e tem gente que diz que o senhor é um dos profetas”. Aí veio a segunda pergunta: E vocês, o que acham que eu sou? Pedro deu a resposta: “Tu és o Messias”. Foi uma boa resposta, não acha? Messias é o ungido de Deus que o povo estava esperando. Então, a resposta estava certa. Messias é na língua hebraica. Messias é o mesmo que Cristo, que é uma palavra grega. Muita gente pensa que Cristo é o sobrenome de Jesus – Jesus Cristo... Na verdade, estamos dizendo que Jesus é o Messias, o Cristo, o Ungido de Deus.

Depois da resposta de Pedro - uma linda profissão de fé - Jesus começou a ensinar aos discípulos. Eles precisavam saber de algumas coisas importantes, para entenderem melhor quem era ele. Ele iria sofrer muito, ser rejeitado pelos líderes do povo, ser morto e ressuscitaria depois de três dias. E Jesus aproveitou, chamou o povo e explicou que quem quisesse segui-lo precisava renunciar a si mesmo e tomar a própria cruz. Ficou todo mundo pensativo com esses ensinamentos do Mestre.

A pergunta de Jesus está valendo para nós hoje. Como é a sua fé em Jesus? Como é a fé que você tem em Jesus?

Pode ser que a sua fé seja como aquela do povo do tempo de Jesus: uma fé confusa. Eles não sabiam bem quem era Jesus. Tinham uma vaga ideia. Parecia-lhes que ele fosse João Batista, ou talvez Elias, ou um dos profetas antigos. Uma fé confusa. Por que alguém teria hoje uma fé confusa? Uma razão seria: falta de conhecimento da pessoa de Jesus. Outra razão seria: falta de intimidade com Jesus, tem apenas um conhecimento de longe, não um conhecimento afetivo.

Pode ser que a sua fé seja como aquela de Pedro naquele momento: uma fé sem a cruz. Para Pedro, sendo Jesus o Messias, só teria coisa boa na vida dele. A paixão, o sofrimento, a morte não estavam no seu entendimento. Muita gente tem uma fé assim. Uma fé sem cruz. Não sabe que é a fé que nos sustenta nas horas difíceis, na hora da paixão.

Pode ser que a sua fé seja a que Jesus fala no evangelho de hoje: uma fé sem seguimento. Crê, mas não segue. Como Jesus explicou, para segui-lo é necessário renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz atrás dele. A verdadeira fé nos leva a seguir Jesus, a viver a sua palavra, a abraçar o seu evangelho.

Pode ser que a sua fé seja como aquela que o apóstolo Tiago descreveu na sua carta: uma fé sem obras. Ele deu logo um exemplo: chega um faminto na sua porta e você dá só uma palavra de conforto. Que fé é essa que não tem compaixão do seu irmão, que não se compromete com o bem dele, que não faz você repartir o seu pão? Foi quando ele disse: “A fé sem obras é morta”.





Guardando a mensagem

Não basta crer em Jesus. Mesmo a fé de Pedro precisava ainda integrar a paixão, morte e ressurreição do Senhor. Há muita gente com uma fé confusa. Para se ter uma fé esclarecida, é necessário conhecer melhor o Senhor Jesus e ter intimidade com ele. Há muita gente com uma fé que corre da cruz, fica em crise na hora do sofrimento. É a fé que nos sustenta nas horas difíceis. Há muita gente com uma fé sem seguimento. Diz que crê em Jesus, mas não o segue, não vive o seu Evangelho. A fé nos leva a ser discípulos e membros de sua Igreja. Há muita gente que tem uma fé sem obras. A fé nos leva ao compromisso, à caridade, ao testemunho.

E vocês, quem dizem que eu sou? (Mc 8, 29)

Rezando a palavra

Rezemos o trecho do Credo Niceno-constantinopolitano que se refere a Jesus:

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho unigênito de Deus,
nascido do Pai, antes de todos os séculos:
Deus de Deus, luz da luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro.
Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por ele todas as coisas foram feitas.
Ele, por amor de nós, e para nossa salvação,
desceu dos céus;
e se encarnou por obra do Espírito Santo,
em Maria Virgem, e se fez homem.
Também por amor de nós foi crucificado,
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as Escrituras,
e subiu aos Céus,
onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
E o seu reino não terá fim.

Vivendo a palavra

Mas, afinal, por que Jesus deu uma bronca em Pedro? Por que lhe disse: “Vai pra longe de mim, satanás!”? Ah, você precisa esclarecer melhor isso, lendo em sua Bíblia o evangelho de hoje: Marcos 8, 27-35. Aproveite e faça anotações sobre isso no seu caderno espiritual.

Comunicando

Amanhã, segunda-feira (16), começa o Curso Bíblico sobre o Profeta Ezequiel - um grande momento de formação para todos nós. Você sabe, eu vou ministrar o curso pelo Youtube, começando às oito e meia da noite, horário de Brasília. Será uma semana de estudo, de aprofundamento. Vai ser muito bom. Veja logo onde está a sua Bíblia e separe aí um caderno para as anotações. E você já se inscreveu? É só seguir o link que estou lhe enviando ou fazer contato pelo whatsapp 81 3224-9284. Para as coisas de Deus, sempre aparecem obstáculos, não é verdade? Talvez seja pra gente mostrar mais amor e mais empenho.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. Bom dia Padre de Deus e nosso, quero participar do curso, estudo bíblico.
    Me chamo Fátima,moro em Caucaia -Ceará.
    Meu (85)986650984

    ResponderExcluir
  2. Se DEUS é por nós quem será contra nós? Ninguém

    ResponderExcluir
  3. Senhor cura todos os tipo de vícios,na minha família e na sociedade,fazei uma sociedade curada das enganações mundanas,para q essas pessoas creiam em te verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Da mesma forma que Jesus indagou os discípulos, também vem nos perguntar hoje, "quem sou Eu para você ?"
    Não há outra resposta nossa a não ser confirmar e proclamar que Ele foi e sempre será o Salvador da humanidade o Redentor de todos os tempos, o DEUS Uno e Trino, O Pai, Filho e Espírito Santo, por isso que não podemos priorizar ou dar mais importância seja a que for, a ídolos a músicas a esportes ou qualquer outro apego do mundo no lugar de DEUS, só assim reconhecemos sempre que DEUS está acima de tudo e todos e como verdadeiros Cristãos procuramos obedecer fielmente os Seus mandamentos, vivenciando Seus Santos Sacramentos, participando das celebrações, das Santas missas pelo menos aos Domingos e dias Santos, comungando da Palavra e da Santíssima Eucaristia, intercedendo em favor dos mais necessitados nas nossas orações e com atitudes de caridade e bondade aos nossos irmãos, também assim devemos renegar tudo que não agrada a DEUS, Sempre vivendo a humildade, a mansidão e o perdão constante, só assim negando a nós mesmos, tomando nossa cruz e determinados seguindo Jesus, não estaremos pensando como os homens, mas sempre agindo no espírito e alegrando o coração do Senhor,.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nos ilumine, nos abençoe, com saúde, fé muita fé, paz, união, que Deus junte nossa família, que eu consiga realizar meus desejos. Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. O mistério que Jesus revelou é pouco compressível a nós que temos traços diabólicos, vezes somos os Pedros da vida,mas jesus junto do paí sabes que a condição humana é vulnerável, compreender a mensagem de Cristo já é má esperança que estamos indo a caminho de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde para o Senhor padre João Carlos e toda família AMA ! Estou em Cícero Dantas com app

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que faz por nós todos os os e hj em especial Agradeço pela missa de manhã q assisti com todos os meus filhos, isso é uma grande graça. Peço a Deus que nos dê saúde sempre e a toda minha família e para todos. Senhor cura meu netinho Bento e dá muita fé e muita força a seus pais Paula e Sancho e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Casamento santo.

    06 de outubro de 2024.   27º Domingo do Tempo Comum   Evangelho   Mc 10,2-16 Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Pa...

POSTAGENS MAIS VISTAS