PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Somos profetas, com Jesus.

Somos profetas, com Jesus.

  



   03 de agosto de 2024   

Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 14,1-12

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.
3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

   Meditação.   


Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

Herodes ouviu falar de Jesus e ficou com medo. Ele tinha mandado matar o profeta João Batista. Suspeitou que Jesus fosse o Batista que tivesse ressuscitado. Pelo que ouviu falar de Jesus, tirou a conclusão: “É João Batista que voltou”.

Talvez Herodes tivesse certa razão.

Pensando bem, os profetas nem sempre eram bem quistos. Especialmente, gente da corte detestava esse tipo de gente. Os profetas tinham a missão de recordar ao povo a Aliança que tinham feito com Deus. Normalmente, denunciavam a infidelidade do povo e de seus líderes em relação à Aliança. Por isso, quase todos sofreram grande perseguição.

Amós, por exemplo, que foi profeta no tempo do Reino do Norte, foi “convidado” a sair do país, para não continuar incomodando o rei e o santuário. Mas, ele foi firme: “Eu estava no meu trabalho, cuidando do meu rebanho e do meu roçado, e Deus me mandou profetizar na casa de Israel” (Am 7), como quem diz “eu não estou aqui por minha conta. Estou fazendo o que Deus me encarregou de fazer”. O profeta Jeremias, no Reino do Sul, foi perseguido por todos os lados. Sua palavra desestabilizava as lideranças do país e o próprio Templo. Queriam condená-lo à morte. Firme também o profeta Jeremias: “Foi o Senhor quem me mandou profetizar contra esta Casa e contra a cidade” (Jr 26).

E você que está participando da Segunda Bíblica vai entender direitinho... O Profeta Ezequiel foi chamado por Deus a ser sentinela do seu povo, devia avisar sobre as consequências de sua má conduta e das escolhas equivocadas dos seus líderes. Foi, claro, mal-recebido, desconsiderado, destratado. Mas, o profeta não fala para agradar. Fala o que Deus lhe deu mandou falar.

Mas, havia, sempre, os que 'em nome de Deus' abençoavam o mau feito. Eram profetas da corte, comprometidos com o poder. Também no livro do profeta Ezequiel, como no de Jeremias, há uma forte denúncia dos falsos profetas, os que, para agradar, anunciavam visões que não tinham tido e prometiam em nome de Deus, o que ele não autorizara.

De certo modo, Herodes tinha razão. A atuação de Jesus se assemelhava a de um profeta. Quando ele perguntou aos discípulos o que povo dizia dele, a lista era de profetas: “eles dizem que o senhor é Elias, outros dizem que é Jeremias ou um dos profetas”.

O próprio Jesus alertou para se distinguir bem os profetas de Deus dos falsos profetas. Depois de proclamar bem-aventurados os perseguidos por causa do seu nome, mencionou os falsos profetas. Estes são os aplaudidos pelo mundo (Lc 6).

No evangelho de hoje, há uma aproximação entre a figura de João Batista e de Jesus. E assim se conta o que o rei Hrodes mandou fazer com o Batista, já nos preparando para o que fariam as autoridades de Jerusalém com o profeta Jesus.


Guardando a mensagem

O evangelho de hoje conta o que ocorreu a João Batista em consequência do seu ministério de profeta que convocou a todos à conversão em preparação da vinda do Messias. Ele realça o lado de profeta de Jesus. Nós que seguimos Jesus, quando fomos batizados nos unimos a ele, participando também de sua missão de profeta, de sacerdote e de pastor. Como profetas, proclamamos a palavra do Senhor que corrige o erro e acolhe o pecador arrependido. Somos profetas, com Jesus. 

Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
lemos no evangelho, que quando soubeste desta morte cruel do teu primo João Batista, voltaste da Judeia para a Galileia, para a tua região, onde tinham ocorrido esses episódios tão tristes. Não te deixaste intimidar. Pelo contrário, foi a oportunidade para começares a tua missão publicamente, pregando o Reino de Deus. É como quem diz, caiu um profeta, levanta-se outro. Senhor, teu exemplo é um grande ensinamento para nós. Ajuda-nos a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Preparando a sua participação na Missa deste domingo, dê uma olhada no evangelho de amanhã: Jo 6,24-35.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Anônimo3/8/24 07:19

    Bom dia e que Deus nos abençoe a todos. Um abençoado sábado a cada um de nós e gratidão sempre padre João Carlos por tão expressiva meditação da palavra de Deus .Caldas MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/8/24 11:14

      Jesus aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
  2. Anônimo3/8/24 07:34

    Obrigado padre, a Palavra de Deus é um alimento único, insubstituível, de todos os dias nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/8/24 07:45

    Bom dia à todos. Um abençoado sábado. Rezemos pela vocação sacerdotal.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/8/24 07:49

    É verdade obrigada Deus abençoe todos com saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/8/24 11:15

      São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼😭😭

      Excluir
    2. Anônimo5/8/24 06:14

      José aumenta minha fé🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  5. Anônimo3/8/24 08:35

    Bom dia padre, sua benção.JESUS CRISTO, deixou tudo as claras,eu vim para salvar o mundo, não para condená-lo. Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguem vai ao PAI se não por mim,três anos apenas,nos ensinou sobre o reino de Deus,nos alertou sobre o pecado,cabe a nós ouvir e acreditar amém.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/8/24 09:00

    Bom dia padre João Carlos, sua benção. É muito bom meditar o Evangelho com o senhor. Deus continue te iluminando e conduzindo.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Naquele tempo a força do mal, da ganância já perseguia os autênticos na fé, os profetas e os seguidores de Cristo, como provado no Evangelho, a filha de Herodes induzida pela mãe, pede a cabeça de João Batista numa bandeja.
    Vários outros Cristãos desde os Apóstolos, sabemos que tiveram o mesmo fim. Podemos afirmar que mesmo sofrendo até a morte, quando acreditamos em um DEUS Misericordioso, que venceu a morte para que tivéssemos vida plena, então concluímos que aqueles que seguem um DEUS verdadeiro, DEUS de Abrão de Jacó e de Moisés, DEUS dos antepassados e da eternidade, DEUS dos deuses, alimenta no coração a certeza que pelo batismo, nasceu para vida eterna.
    Enquanto quem renegar a DEUS se corrompendo para o lado do mal, melhor dizendo o lado pecaminoso, esse perderá sua vida para sempre, porque não importa quanto tempo passe, o mal que é forte já foi derrotado por Aquele que é bem mais Forte.
    Este é um chamado que DEUS nos faz, para que nós como Igreja peregrina oremos pedindo proteção aos irmãos que estão até os dias atuais sendo perseguidos pela fé, que sejam fortes pois o Eu Sou, o Advogado fiel o Paráclito está e para sempre estará ao lado dos justos até o fim,.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/8/24 09:46

    Senhor JESUS! Te amo e te louco. Eu creio em TI mas aumentai sempre a minha fé. Quando eu claudicar segura a minha mão. Curai minha enfermidade, de meus filhos Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e meus netos. Pe. João Carlos, com sua sabedoria entendes minha súplica ao Senhor Jesus. Intercedei por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/8/24 09:57

    Jrsus...tende misericórdia de nós

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/8/24 10:29

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Ajuda-nos senhor a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Amém. Que Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ajude a termos uma vida plena de amor, saúde, paz e fé a todos nós a mim e a minha família. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos em sua missão de fé. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/8/24 18:33

    Boa noite meus parabéns padre João Carlos pelo dia do padres Deus abençoe vigem Maria nossa senhora de Fátima cubra com seu manto sagrado um feliz dia do padres minha benção Rosa Maria de Caucaia ceará

    ResponderExcluir
  12. Anônimo4/8/24 07:24

    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  13. Marcelo cruz4/8/24 14:10

    Glória a Vós Senhor!
    Feliz dia dos Padres! Muitas bençãos , que o Espírito Santo o ilumine sempre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS