PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O encontro que nos faz missionários.

O encontro que nos faz missionários.



   24 de agosto de 2024.   

Dia de São Bartolomeu, apóstolo.


   Evangelho.   


Jo 1,45-51

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


   Meditação.   


Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José (Jo 1, 45).

Como hoje é dia do apóstolo São Bartolomeu, o evangelho nos traz uma cena em que ele está presente. Esse nome 'Bartolomeu' se encontra na lista dos doze apóstolos, mas nesse início do evangelho de São João ele é chamado de Natanael.

Jesus tinha chamado Felipe para segui-lo, isto é para ser seu discípulo. Felipe aceitou o convite e começou a andar com Jesus. Este Felipe encontrou-se com Natanael e falou-lhe sobre Jesus. Felipe e Natanael eram da mesma aldeia, Betsaida. Felipe passou para o seu amigo Natanael a informação que tinha encontrado o Messias. Natanael, claro, ficou logo muito curioso. ‘Encontrou o Messias? Puxa’... E quem é ele? Felipe informou que era Jesus do povoado de Nazaré, o filho de José carpinteiro. Tinha certeza que ele era o Messias, aquele de quem Moisés e os Profetas tinham escrito. E levou Natanael para conhecer Jesus.

É importante lembrar que Natanael fez certa dificuldade, diante da novidade do seu amigo. Saiu-se com uma expressão que poderia ter deixado Felipe desanimado. “Por acaso, pode sair alguma coisa boa de Nazaré?!”. Olha o preconceito desse moço! Mas, hoje é a festa dele, não é dia de chamar atenção sobre suas falhas. Deixemos assim. Importante é que Felipe não se deixou abater, nem desanimar… Olha qual foi a reação dele: “Vem ver!”.

Veja que interessante. Felipe tinha tido um encontro com Jesus. Jesus o tinha convidado para o seu grupo de discípulos. E ele, muito feliz com essa novidade, passou a notícia para o seu amigo Natanael. Contou-lhe que tinha encontrado o Messias que Deus prometera a Israel. O mesmo já tinha acontecido com André. André era discípulo de João Batista. E passou a seguir Jesus. Foi André que evangelizou Pedro, num certo modo de dizer. Escute o que André disse a Pedro, que era seu irmão: “Encontramos o Messias”. Então, André falou-lhe do seu encontro com Jesus e o levou até ele.

Observe bem: antes de Felipe e André irem avisar alguém (a Natanael ou a Pedro), eles tiveram um encontro pessoal com o Senhor. Desse encontro com Jesus é que nasce a necessidade quase natural de comunicar aos outros a boa notícia: “Encontrei Jesus, o Messias”. E comunicá-la aos parentes e amigos, ao seu círculo de amizade. A gente sempre quer partilhar com os outros as coisas boas que nos acontecem, as novidades que nós tomamos conhecimento. Com a fé, é assim também. Quem encontrou Jesus, parte para evangelizar os seus parentes e amigos, como fez Felipe.

Então, o missionário nasce no encontro com o Senhor. Assim, se você ainda não é um missionário, um cristão que testemunha a sua fé, que procura envolver outros nas coisas da Igreja, que leva outros a Cristo... talvez seja porque você ainda não encontrou seriamente o Senhor ou não deixou que ele o encontrasse.




Guardando a mensagem

Festejamos hoje o apóstolo São Bartolomeu. Ele foi, segundo a tradição, o grande evangelizador do povo da Índia e da Armênia. Com o evangelho de hoje, ficamos sabendo que foi o seu amigo Felipe que lhe falou de Jesus e o levou até ele. Foi assim também no caso de André que evangelizou seu irmão Pedro. A grande lição de hoje é que nós precisamos de verdade ter esse encontro com Jesus para nos tornarmos seus missionários. Sem encontro sério com Jesus, não parte um missionário, uma missionária.

Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José (Jo 1, 45).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, nós queremos imitar teu discípulo Felipe. Depois de ter esse encontro contigo, queremos anunciar-te aos nossos parentes e amigos, como ele fez com o seu amigo Natanael. Queremos falar de ti, e trazê-los à tua presença. Com o evangelho de hoje, aprendemos também que precisamos ser perseverantes e não nos deixarmos impressionar pela primeira cara feia. Apesar dos preconceitos de Natanael contra o povo de Nazaré, Felipe insistiu para que ele fosse com ele te conhecer. E Natanael ficou encantado com a tua acolhida. Dá-nos, Senhor, um coração missionário. Nós também queremos trazer os nossos amigos para te conhecer. Queremos evangelizá-los. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em sintonia com a festa do apóstolo Bartolomeu, hoje, convide um amigo ou parente para um encontro com Jesus. Se não tiver ideia melhor, compartilhe a meditação de hoje com ele ou com ela.

Comunicando

Amanhã, com o 21º Domingo do Tempo Comum, celebramos a vocação de leigos e leigas, especialmente os diversos ministérios que exercem nas comunidades, com destaque para os ministros da Catequese, os Catequistas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 


14 comentários:

  1. Na verdade depois do encontro pessoal com Jesus, nosso coração fica cheio da presença de Deus e não há como calar nossa boca quando o coração está cheio. Não tem como esconder a luz que brilha dentro de nós. Graças ao Senhor por permitir que vivêssemos o evangelho, nós que somos como a erva do caminho e ele nos fez seus irmãos.

    ResponderExcluir
  2. Amém, gratidão senhor por tudo pelas orações que recebemos todos os dias que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos sua benção que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor

    ResponderExcluir
  4. amém obediência au pergaminho de Deus

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, sua benção, temos um Deus que vê tudo e sabe tudo, seremos felizes seguir Jesus e chamar outros, amém.

    ResponderExcluir
  6. Senhor JESUS CRISTO eu creio em TI e te louco mas aumentai sempre a minha fé. Quando eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe pela cura de minha enfermidade. Abençoe sempre a minha família. Esposa, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto à Jesus. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Muito edificante as exortações, porém gostaria de saber sobre o martírio de São Bartolomeu

    ResponderExcluir
  8. Como é bom ter um dia ter sido chamada para ser catequista. Uma bênção de Deus. Sem merecer fizeste em mim a sua morada.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    A vontade de DEUS é que sejamos como Natanael, Cristãos autênticos, sem falsidade, aquele que ouviu e acreditou fielmente que Jesus iria presenciar algum dia debaixo daquela figueira e ficou orando, vigiando e esperando até o Salvador o reconhecer, e quando chegou aquele momento tão esperado, o recebeu exclamando: "Rabi, Tu és o Filho de DEUS !"
    Devemos também escolher qualquer figueira que for (altar, capela, monte, quarto, sala, etc..) não importa qual, más orar sem cessar, entrar na intimidade sem desistir e jamais murmurar, temos que confiar que a Graça, a súplica que pedimos, clamando a infinita Misericórdia do Pai no tempo dEle alcançaremos e como Ele prometeu ainda contemplaremos com nossa fé perseverante, coisas maiores do alto,.

    ResponderExcluir
  10. Glória a vós Senhor lindo evangelho meditação gratidão senhor por tudo que fedeste com nosco padre João Carlos minha benção minha gratidão por tudo que enviaste para nós o senhor é uma lâmpada asesa que quilateis nossos corações gratidão

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Daí-nós Senhor um coração missionário.Nós também queremos trazer nossos amigos para ti conhecer. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos conceda, saúde, paz e fé a mim e a minha família. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos minha bençãos Rosa Maria de Caucaia ceará obrigada pela medicação que senhor manda para todos nós todos os dias só gratidão obrigado por toda equipe do senhor Jesus Cristo abençoe sempre

    ResponderExcluir
  13. Amado seja por toda parte o sagrado coração de Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS