
30 de agosto de 2024
21ª Semana do Tempo Comum
Evangelho
Mt 25,1-13
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1"O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
Meditação
O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo (Mt 25,1)
O evangelho de hoje conta a história de cinco moças que foram barradas numa festa, numa festa de casamento. E o mais chato, sabe o que foi, é que elas eram pajens do noivo, faziam parte de um grupo que acompanharia o ingresso do noivo na cerimônia. Eram dez moças que iriam acompanhar a entrada do noivo... olha que história!
Bom, dez jovens estavam aguardando a hora de entrar com o noivo na festa do casamento. Cada uma com sua lâmpada de óleo na mão. O noivo demorou a chegar. Elas acabaram cochilando e dormindo. Acordaram com alguém gritando: “O noivo está chegando!”. Foi aquele alvoroço. Apareceu logo um problema: cinco lâmpadas estavam já se apagando. E suas donas não tinham levado uma reserva de óleo para reabastecê-las. E agora? Pediram às outras cinco para dividir com elas o óleo de reserva que cada uma tinha levado. ‘Não dá. Assim, no meio da festa, todas as lâmpadas de óleo vão se apagar. É melhor vocês saírem para comprar óleo’. Lá se foram esbaforidas as cinco jovens, atrás de comprar óleo numa hora daquelas. O noivo chegou, entrou todo mundo, as portas se fecharam. Quando voltaram, coitadas, não puderam mais entrar. Até o noivo mandou dizer que não sabia quem eram elas.
Para aquelas moças, terem ficado do lado de fora foi o fracasso de suas vidas. Sabe por quê? Porque elas viviam para esse grande momento, para o encontro com o noivo. Bom, aqui precisaria maior explicação, mas vamos assim mesmo. Porque o noivo era o noivo delas. O noivo é Jesus. As moças somos nós, sua Igreja. E vivemos para esse grande encontro com o Senhor que está chegando. Reparou que, na história, não tem noiva? As noivas são elas. A Igreja é a noiva que aguarda a chegada do seu Senhor, para a celebração das núpcias eternas. As noivas, compreendam, somos nós. Não entrar na festa é perder a salvação eterna.
O que foi que não deu certo? Pensemos um pouco. Bom, o que não deu certo foi que elas não puderam entrar na festa porque chegaram atrasadas para a entrada do noivo. E por que? Porque não tinham se preparado, trazendo uma reserva de óleo, para o caso de a cerimônia demorar a começar. No caso, o noivo aparentemente se atrasou. Então, a lição da parábola pode estar exatamente aí. Todos vamos ao casamento, claro, somos a comunidade-noiva. A Escritura toda pode ser compreendida por essa chave da Aliança (como um casamento) entre Deus e Israel. "Felizes os convidados para as núpcias do Cordeiro", diz o livro do Apocalipse. Nós somos os convidados para estas núpcias, este casamento. Mas, precisamos manter a nossa lamparina acesa, porque a qualquer momento o noivo pode chegar e o portão da festa pode se abrir. Para isso, precisamos ter uma reserva de óleo. E o que seria esse óleo, esse combustível que mantém acesa a chama da minha lamparina? Eu penso na oração, na meditação da Palavra, no exercício da caridade... Posso pensar em tudo o que concorre para manter acesa a chama de minha fé, que ilumina a minha vida e o meu encontro com o Senhor Jesus.
Guardando a mensagem
O que será que Jesus quis ensinar com essa parábola? A lição está no fim da história. “Portanto, fiquem vigilantes, porque ninguém sabe o dia, nem a hora”. Está no contexto da preocupação de Jesus pra gente não relaxar, enquanto esperamos a sua volta. O noivo está demorando. O noivo é ele. Está demorando, mas chega a qualquer momento. A noiva somos nós, a Igreja. Reparou que cinco se perderam? Ninguém se perde sozinho, já dizia Santa Terezinha. Por isso mesmo, nada de baixar a guarda, de descuidar-se... O tempo de espera é tempo de compromisso, de construção. Vigilância é a marca desse tempo, enquanto estamos aguardando a sua volta. Vigilância é não deixarmos para depois o que temos que fazer hoje, é fazer bem o que temos que fazer, e é estarmos com tudo pronto para o grande encontro. Porque ninguém sabe o dia, nem a hora.
O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo (Mt 25, 1)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
como são bonitas as tuas histórias. Nesta parábola de hoje, tu és o noivo e estás sendo aguardado. Esse tempo de espera é tempo de vigilância, lâmpadas acesas, sustentadas pelo óleo da fé, da esperança e da caridade para clarear a grande festa que se aproxima, o casamento profetizado no final do livro do Apocalipse. A Igreja trajada de noiva, a nova Jerusalém, aguarda ansiosamente a tua volta. Como diz o livro santo: “A Igreja e o Espírito dizem: Maranatha! Vem, Senhor Jesus”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Estar vigilante é como não deixar o óleo faltar para manter a lamparina acesa. Identifique, na sua vida, que óleo não pode faltar pra você se manter vigilante à espera do encontro com o Senhor.
Comunicando
Em setembro, teremos o Curso Bíblico on-line sobre o Profeta Ezequiel, na semana de 16 a 20. Vá se programando para participar. Vai ser muito valioso para o seu crescimento cristão.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia Pe. João Carlos. Salve Maria! Eu me chamo Delma e moro em Belo Horizonte, Minas Gerais. Há três anos +ou- recebo suas meditações e compartilho com amigos e no grupo da Legião de Maria que abrange todo o nosso estado. Tive a honra de conhece- lo pessoalmente no último Congresso no Recife. Deus o abençoe sempre.
ResponderExcluirObrigada Pe João Carlos, pela reflexão da Palavra que reflito todos os dias! Deus o abençoe! Unidos em oração Edleuza
ExcluirGostaria de convida- lo a participar conosco do encontro de Diretores Espirituais da Legião de Maria que ocorrerá em Belo Horizonte de 24 à 26/09/2024, será maravilhoso se o senhor puder.
ResponderExcluirBoa noite Sr. Padre
ExcluirBom dia sr Padre
ResponderExcluirVai mandar o link para nós
ResponderExcluirSou Ir Selma sempre acompanhou sua meditacao atrás do zapp Ir Irmã mim enviar sempre tem mim ajudado muito numa reflexão mas mas profunda,gostaria de fazer o curso online do estudo de livro de Ezequiel tem com mandar o link no meu zapp 67 984557986 obrigada Ir Raima Selma
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos muita obrigado por nos ajudar a compriender a palavra de Deus.
ResponderExcluirBom dia Padre, sua benção !
ResponderExcluirTodos os dias eu escuto sua meditação !
Deus lhe cubra com muitas bênçãos !!!
Bom dia padre , o senhor é meu pastor nada mim faltará , te peço saúde e livramento oara mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor peço permissão oaracte oecur pelo meu irmão neném , eu entrego em suas mãos poderosas e gloriosa que seja feito k melhor para ele, como o senhor é bom o tempo todo , obrigada senhor por tudo e oerdao pelos meus pecados, amém
ResponderExcluirBom dia padre pás e bem.que sejamos vigilante da palavra de Deus.praticala . glória a vós senhor
ResponderExcluirSão Gregório Magno: “A vigilância nas pequenas coisas garante que estejamos prontos nas grandes; cada ato de caridade é como uma gota de óleo que mantém nossa lâmpada acesa.”
ResponderExcluir*São Josemaría Escrivá*
> “Não deixe que tua lâmpada se apague; vive de modo que, em cada momento, estejas pronto para o encontro com Cristo.”
Glória a vós senhor, Amém 🙌🏾
ResponderExcluirA sua benção padre , gostaria de receber essa homilia todos os dias.
ResponderExcluirBom dia padre JOÃO CARLOS. Gosto muito de ouvir suas homilia onde aprendo muito. DEUS te abençoe sempre.
ResponderExcluirSenhor JESUS CRISTO! Eu te louco, amo e adoro. Não permiteis que me falte óleo jamais porque quero estar aceso para te receber. Peço -lhe a minha recuperação e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos, obrigado pela palavra chegar até mim. Interceda por mim junto a Jesus. Amém 🙏
ResponderExcluirTambém te agradeço mais uma vez padre João Carlos pela interpretação do evangelho em parábola de hoje. Explicou-nos muito bem o verdadeiro significado da parábola das dez virgem que saíram ao encontro do noivo.
ResponderExcluirBom dia para ti e para todos os irmãos desta casa 🏡 espiritual. Muito obrigado!
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirNesta parábola das dez virgens, Jesus nos orienta mais uma vez a não ficarmos distraídos com os falsos prazeres mundanos que gastam nosso combustível, que mantém nossas chamas acesas. Assim nos alerta com a importância de estarmos sempre preparados, Isto é vigilantes, mantermos sempre perseverantes, optando pelas coisas do alto, lutando para ficar longe do pecado, nos esforçando para seguir Seus mandamentos, vivenciar os Seus Sacramentos e assim tomarmos posse da Graça Santificante, enfim fala nos dá necessidade de permanecermos orantes e vigilantes, O aguardando no estado de Graça, Pois se o Noivo, ou melhor dizendo nosso Salvador voltar ou nós Igreja, como Sua noiva partirmos antes, se vivemos a vida sendo Cristãos previdentes com nossa fé acesa seremos merecedores e receberemos a coroa Celeste, assim entraremos de mãos dadas a Virgem Maria Imaculada com todos os anjos e Santos no Reino dos Céus, e lá contemplaremos a face de DEUS, o Glória,.
Deus abençoe sempre pelas lindas meditações diarias
ResponderExcluirBom dia graças a Deus nois temos padre como ele que e uma bencana para nossas vida que Deus continue te abençoando sempre sou anedina Simão aqui de Cáceres mt diocese sao luiz paroquia santissima trindade nosso bispo dom jassi e nosso paroco padre sandro fica com Deus e muito obrigada
ResponderExcluirAmém ao evangelho. Obrigado Deus pela benção e misericórdia em nome de Jesus
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Obrigada senhor Jesus, como são bonitas as tuas histórias e obrigada Pe João Carlos, por passar para nós essas lindas meditações, que nos abençoe todos os dias. Que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, abençoe o senhor Pe João Carlos. Que Deus nos abençoe e nos proteja com saúde, paz, união e fé, que junte nossa família, e mim oriente em minhas decisões. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirEstamos agsrdando com Alegria o Curso que será ministrado nesse próximo mês de setembro..
ResponderExcluirGRATIDÃO, Padre João Carlos. Deus Abençoe Generosamente o Sr. e todos os que colaboram para que tudo aconteça.
DEUS SEJA LOUVADO !
Amém 🙌 🙌 🙌
ResponderExcluirAmém 🙌🙌🙌
ResponderExcluirBoa tarde abençoada para todos nós!
ResponderExcluirJesus nos pede para manter a vigilância afim de não perdemos a hora. Que possamos atender a esse pedido.
Aidael Andrade Bezerra
Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família. Senhor cura o Bentinho. Fazei com q ele consiga falar e cura o Cauã também. Senhor que possamos sempre estar com as lamparina acesas como explucas nesta parábola de hoje e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluir