14 de julho de 2024.
15º Domingo do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 6,7-13
Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.
Meditação.
Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).
Jesus está enviando os doze em missão. Só isso, já vale uma meditação. Toda a Igreja é missionária. Bom, Jesus está enviando os doze e lhes faz algumas recomendações, sobretudo que eles partam em missão, em grande despojamento. Não levem pão, nem sacola, nem dinheiro. Só com a túnica do corpo, sandálias nos pés e um cajado. Um cajado. Por que deviam levar um cajado?
Cada evangelista, mesmo narrando a mesma cena, deixa seu toque especial. Cada pessoa, mesmo contando a mesma história, marca sua diferença num detalhe, não é assim? O evangelista Marcos diz que Jesus mandou levar um cajado. Mateus e Lucas dão outros pormenores, e incluem o cajado na lista do que Jesus disse que não levasse. E agora? Agora, é ver qual é o sentido desse cajado na história.
Bom, vamos deixar o evangelho de Marcos de molho e vamos para o livro dos Salmos. O Salmo 23, que você conhece bem, diz assim: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Viu que entrou o cajado nessa oração? O Senhor é o meu pastor. Deus é o nosso pastor. Nós somos as ovelhas do seu rebanho. Ele nos conduz para boas pastagens e para águas correntes. E mesmo que você esteja numa situação muito difícil, como é ele que o(a) conduz, você não tem o que temer. O bastão e o cajado dele são a sua segurança, a nossa segurança. Bom, bastão e cajado são a mesma coisa. É a vara com uma haste arredondada que o pastor tem sempre na mão. E por que o cajado de Deus, nosso pastor, é a sua segurança?
Bom, aí eu preciso lhe dizer para que servia o cajado ou bastão, na mão do pastor. Você não tem ideia como a profissão de pastor era trabalhosa, no tempo da Bíblia! O pastor tinha que levar as ovelhas, todo dia, para pastar, num lugar que tivesse também água, coisa difícil naquela terra seca (grande parte da Palestina) e complicada, se encontrasse pela frente um roçado, uma plantação. E você pode imaginar, ovelha é bicho obediente, mas em grande número, é um quebra-cabeça pra manter o rebanho junto ou no caminho certo. Aí o cajado é importante para tanger ou conter ovelhas afoitas. Já tem uma haste arredondada própria para segurar as ovelhas que estiverem se afastando, por exemplo. E mais, no campo havia muitas feras doidas pra comer uma ovelha gordinha: lobos, ienas, leões... Aí o cajado era a arma para enfrentar as feras e defender as ovelhas. E, de noite, tinha-se que ficar vigilante... não faltava ladrão querendo carregar as ovelhas. Aí o cajado era a arma do pastor. Ele partia com tudo pra cima do ladrão e o bandido saía todo machucado. Os pastores eram quase sempre jovens, fortes e briguentos. Ninguém se metesse com eles, não. Percebeu? Eram três os usos do cajado: organizar a marcha das ovelhas, afugentar as feras do campo e lutar contra os assaltantes.
Voltemos ao Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar.... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Deus defende você. Ele enfrenta o lobo ou o ladrão e não permite que lhe façam mal. O seu cajado é a sua segurança. Deus toma a sua defesa. Ele cuida de você. Jesus disse, no evangelho de João: “Eu sou o bom pastor. O mercenário, quando o lobo ataca, corre e larga as ovelhas. Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”.
Guardando a mensagem
Jesus enviou os doze em missão. A recomendação foi que não levassem nada, a não ser um cajado. Cajado é coisa de pastor. O pastor é Jesus. Os doze participam da missão de Jesus, de cuidar do rebanho. O cajado representa a responsabilidade do pastor de cuidar das ovelhas (com o cajado, ele tange as mais lentas e segura as mais apressadas). Mas representa também o zelo que eles devem ter na defesa do rebanho (com o cajado, o pastor afugenta as feras do mato e enfrenta os larápios). Os doze são, então, os pastores do rebanho de Deus, nossos líderes religiosos. É por isso que os nossos bispos têm um báculo, imitando o cajado dos pastores. O báculo representa a responsabilidade que eles receberam de cuidar do povo de Deus como bons pastores e de defendê-lo de todas as ameaças (heresias, ideologias totalitárias, divisões, etc.).
Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
está dito no evangelho de hoje, que os doze partiram e fizeram três coisas: pregaram que todos se convertessem, expulsaram muitos demônios e curaram numerosos doentes. Realmente, tinham mesmo que levar o cajado, assim começaram a entender que são pastores do teu povo: organizam o rebanho, expulsam o mal e derrotam as doenças. Senhor, nós te bendizemos porque somos ovelhas do teu rebanho. E te pedimos que, com o teu Santo Espírito, sustentes os teus ministros em sua missão de ensino, de pastoreio e de santificação do rebanho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Reze, hoje, pelo padre de sua comunidade. Faça uma prece pelo seu bispo, também.
Comunicando
Hoje, a família salesiana está agradecendo a Deus os 141 da presença dos salesianos no Brasil. Amanhã, faço show na festa de N. Senhora do Carmo, no Recife. Terça-feira, Juazeiro do Norte celebra os 90 anos da morte do Padre Cícero. Quarta-feira, teremos o nosso Dia Missionário.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Por meu filho que hoje é seu aniversário, pedimos a Deus por ele 🙏
ResponderExcluirPor minha mãe e meu sogro que nesse dia foram para a vida eterna, sejam iluminados 🙏
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre sua vida 🙏 e todos da sua família e a minha família também 🙏
ResponderExcluirPela saúde de nossa irmã Vicentina
ResponderExcluirPor meu filho Gabriel que hj é seminarista e futuro padre com a graça de Deus! 🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirComo Jesus escolheu, preparou e ordenou os Seus Apóstolos, na mesma forma se aceitarmos o chamado assumindo o nosso discipulado, faz de nós também discípulos formados e profetas ainda hoje, usando as mesmas palavras, ou seja, através dos mesmos ensinamentos deixados, eternizados na Sagrada Escritura.
Devemos evangelizar sendo obedientes e o mais simples possível, não nos preocupando com nada material, assumindo que somos apenas instrumentos, canal de graça e temos a missão de transmitir a Boa nova, sem querer nos mostrar, demonstrar indiferença, nem grandeza alguma, temos sim que onde formos chamados levarmos a paz de Cristo, refletir a humildade o maior valor do cristão, e confiar sempre que usados como servos, falando em nome do Cristo Ressuscitado derrotaremos qualquer tipo de mau, ungindo e batizando os doentes no Poder do Espírito Santo, assim DEUS agirá no Seu tempo e da melhor forma possível para libertar, curar e salvar, pois só Ele é o Caminho a Verdade e a Vida,.
Jesus Cristo nos chama para ser testemunha do seu amor e misericórdia daí me Senhor a graça de ser uma fiel missionária na prática da caridade e fé como Vicentina Amem!
ExcluirSemhor Jesus Gratidão por ser sua missionária , quero que me capacite a seguir sempre seus passos.
ResponderExcluirAbençoe minha família, amigos e tbm os que traga no meu coração!
pela
ResponderExcluirPela restauração da saúde da Eudriana e dos meus filhos Péricles, Victor e Julia que alcance seus objetivos ao longo da vida
ResponderExcluirSenhor JESUS. Eu creio e te amo imensamente, mas peço que aumente sempre a minha fé. Nós momentos que eu claudicar, segure minha mão tal qual o bastão, defenda-me de todos os males. Te peço pela recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e meus netos. Pe. João Carlos como representante de Jesus interceda por mim. Amém
ResponderExcluirPadre João Carlos Sua Abencão 🙌🏻 Obrigado Sto Padre João Carlos e todos da Equime AMA 🙌🏻 Deus Proteja nossas Famílias 🙌🏻
ResponderExcluirDeus proteja nossos Padres 🙌🏻
Deus Proteja Nossos Bispos🙌🏻
Deus proteja Nossa Igreja Santa Católica 🙌🏻Apostólica Romana 🙌🏻Amém Amém Amém 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus em sua infinita bondade, nos oriente e nos proteja de todo mal, com saúde, paz, felicidade e fé a mim e a minha família, que mim proteja em minha cirurgia . Amém 🙏 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos sua benção! ..Passando para lhes agradecer pela meditação do santo Evangelho de hoje,quanta inspiração o senhor lhes dar sobre a meditação. Obgda por nós fazer compreender tão bem,a meditação do evangelho.Deus lhes dê muita saúde
ResponderExcluirBoa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Senhor obrigada pela melhora da minha mãe e te peço pela cura do Bentinho. Dai-nos sempre muita fé amém.
ResponderExcluirSenhor do Céu e da Terra, eu LHE agradeço pela vida de São Camilo de Lellis. Todavia, me conceda a graça para fugir do pecado e da idolatria. Me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do perdão, do amor, do profetismo, do testemunho, do apostolado, da fé, da esperança, da verdade, da benevolência, da prudência, da salvação, da sabedoria, da purificação, da cura, da conversão, da unção, da redenção, da hospitalidade, da humildade, da obediência, da libertação, da virtude, da benção e da união. Me conceda a graça para viver a minha vocação. Me conceda a graça para bendizê-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo. Me conceda a graça para ser santo e irrepreensível. Me conceda a graça para ser um bom filho. Me conceda a graça fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para alcançar a herança eterna. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.
ResponderExcluir