PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Pela comuhão, nos unimos a Cristo e e ela a nós.

Pela comuhão, nos unimos a Cristo e e ela a nós.




30 de maio de 2024

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sngue de Cristo. 



Evangelho. 


Mc 14,12-16.22-26

12No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?”
13Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: “Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o 14e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?’ 15Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!”
16Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa.
22Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”.
23Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele. 24Jesus lhes disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. 25Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”.
26Depois de ter cantado o hino, foram para o monte das Oliveiras.

Meditação. 


Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos (Mc 14,24)

Chegamos ao dia de Corpus Christi. O que celebramos? O corpo e o sangue de Cristo, claro. A Eucaristia. O Concílio Vaticano II disse que a Eucaristia é fonte e ápice de toda a evangelização, de toda a vida da Igreja. Dom Bosco escreveu: “O sacrifício do altar é a glória, a vida, o coração do cristianismo”.

A Eucaristia é a Ceia Pascal que Jesus celebrou com os seus discípulos. E o que Jesus fez na última ceia? Ele antecipou a sua entrega na cruz, entregando-se ao Pai em nosso favor. Na cruz, ele deu a sua vida por nós. Aquela oferta generosa e obediente de si mesmo na cruz foi a mesma da ceia. É a mesma da Missa. A Missa renova aquela oferta do calvário, a sua morte redentora em favor da humanidade. A morte cruenta foi uma única vez. Mas, na Missa, como na última ceia, esse sacrifício é renovado, reapresentado a Deus.

A última ceia foi uma ceia de páscoa. Na ceia da páscoa, comia-se o cordeiro assado, cordeiro que tinha sido antes oferecido em sacrifício a Deus. Na ceia de Jesus, não houve cordeiro sacrificado. O cordeiro era Jesus. Ele seria sacrificado. Ele seria o alimento a ser consumido, na ceia da páscoa.

A Missa é a ceia da páscoa. O cordeiro que comemos, em família, em comunidade, em ação de graças pela libertação, é o próprio Jesus. Jesus está sacramentalmente presente no pão e no vinho consagrados. “Comam. Este é o meu corpo”. “Bebam. Este é o meu sangue”.

Na ceia pascal, a grande família rendia graças a Deus por todas as maravilhas que o Senhor realizara na história do seu povo, sobretudo a libertação do cativeiro do Egito. Na ceia dos cristãos, tudo é ação de graças ao Pai, por tudo que ele fez desde a criação até a vinda de Jesus e do Santo Espírito, e sobretudo a obra redentora de Jesus.

Ele disse ao povo: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. De fato, por sua morte, ele nos trouxe a vida. Ressuscitado, ele apresentou-se aos discípulos e lhes comunicou a paz e o Espírito. A sua vida entregue expiou o nosso pecado. Ressuscitado, ele nos abriu as portas da casa de Deus: pelo dom do seu Espírito, agora somos filhos Deus. Na sua morte, ele nos deu a vida.

Na missa, na nossa ceia pascal, nos unimos a Cristo pela fé, pela caridade, pela oração e, muito especialmente, pela comunhão eucarística. Nós nos associamos ao seu sacrifício com nossas dores, nossos sofrimentos, nossas lutas. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Na comunhão eucarística, nos unimos a ele e ele se une a nós.

No sacrário, em cada igreja, se conserva a reserva eucarística, o pão consagrado na Missa para comunhão dos doentes e também para a adoração dos fiéis. Santos, como o Cura D’Ars, recomendava a Visita ao Santíssimo Sacramento. Dom Bosco era claro: “Vocês querem que Jesus lhes conceda muitas graças? Visitem-no muitas vezes. Querem que ele lhes conceda poucas? Então, visitem-no poucas vezes”.


Guardando a mensagem

Jesus celebrou a entrega obediente de sua vida na ceia pascal, a última ceia. Do pão, fez sacramento do seu corpo e o deu em alimento. Do vinho, fez sacramento do seu sangue e o deu em bebida. A Missa é a ceia pascal de Jesus. No lugar do cordeiro sacrificado, comemos pão e vinho, que, pelas palavras do Salvador e pela efusão do Espírito Santo, tornam-se substancialmente corpo e sangue de Cristo. Pela comunhão no seu corpo e no seu sangue, nos unimos profundamente a ele e ele a nós. Na Missa, elevamos ao Pai - com Cristo, em Cristo e por Cristo – a mais alta louvação e dele recebemos as mais elevadas graças e bênçãos.

Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos (Mc 14, 24)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
reunido com os apóstolos na última ceia, tu te ofereceste ao Pai como cordeiro sem mancha e foste aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão no sublime sacramento da Eucaristia, tu nos nutres e santificas. Dá-nos, Senhor, a graça de nos aproximar sempre da mesa de tão grande mistério para encontrar, por tua graça, a garantia da vida eterna. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Uma prática que Dom Bosco recomendava e pode enriqucer sua vida eucarística é habituar-se a fazer uma Visita ao Santíssimo: passando por uma igreja, demorar-se por alguns minutos diante do sacrário, em oração.

Para honrar o Santíssimo Sacramento, no dia de hoje, que é dia de preceito, é importante participar da Santa Missa e da Procissão Eucarística em sua comunidade. 


Comunicando

Você sabe que todas as quintas-feiras, nós celebramos a Santa Missa com ouvintes e associados, às 11 horas. Nesta quinta, Solenidade de Corpus Christi, após a Santa Missa, teremos a Adoração Eucarística, Você pode nos acompanhar pela Rádio Amanhecer ou pelo Canal do Youtube Padre João Carlos. Aproveite para colocar suas intenções no formulário enviado pelas redes socias ou pelo whatsapp 81 3224-9284.

Um abençoado dia de Corpus Christi e até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos obrigado pela meditação de todos os dias Deus te abençoe sempre que eu creia sempre mais em tudo que se celebra no dia de hoje amém

    ResponderExcluir
  2. Bom-dia padre João Carlos!
    Obrigado pelas meditações eu leio, ouço e repasso para 2 grupos!
    E hoje é um dia muito especial pra nós todos dia de corpus Christi! E eu estou com pneumonia sem poder ir na igreja receber JESUS!
    Ele que me faz viver!
    Ore por mim !
    Gláucia M B Freitas - Belo Horizonte- MG

    ResponderExcluir
  3. Pe. João Carlos, que hoje no dia do Corpus Christi, Deus te abençoe também. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. SENHOR JESUS! Eu te louvo e te amo. Aumentai sempre a minha fé. Te peço pela recuperação de Ivan e a minha própria. Que o melhor aconteça com meu filho e nora. Abençoe a minha família. Não permitais SENHOR que eu desista de TI.. Quero hoje na Eucaristia TE encontrar e receber. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos eu me chamo Dernosy Miranda eu moro na Bahia eu também sou a mensageira da sua palavra eu mando para todos os meus contatos todas as manhãs eu me sinto muito feliz em fazer isso

    ResponderExcluir
  6. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tem de piedade de nós.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que hoje dia de Corpus Christi, Nosso Senhor Jesus Cristo nos dê saúde, paz, felicidade para mim e a minha família e para todos nós e para nosso Pe João Carlos. Amém 🙏 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos como foi especial toda essa preparação da Santa ceia, tudo muito perfeito, desde a revelação do lugar, a forma Divina que é pronunciada a instituíção da Santíssima Eucaristia, agora mais perfeito ainda, é saber que através dessa entrega todos os dias somos agraciados, os escolhidos e podemos nos unir a Ele e participar celebrando o mesmo banquete celeste que se presentifica no altar do Santo Sacrifício em cada Santa missa, também é estendido a nós pela transubstanciação, o mesmo Cordeiro, o Corpo e Sangue de Cristo, basta acreditarmos que Este é o nosso alimento diário, Ele é nosso remédio para o corpo e para a alma, a nossa vitamina essencial para a vida saudável em DEUS,.

    ResponderExcluir
  9. Lindo evangelho meditação glória a vós senhor que o corpo de Cristo nós guarde para a vida eterna gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia meu abraço

    ResponderExcluir
  10. Senhor me liberta dessa angústia, aquieta esse meu coração, pesado e ansioso Senhor me lava com teu sangue derramado na cruz e limpa também a minha alma purifica o meu espírito cura o meu corpo físico alivia me desse fardo que pesa inconcientemente sobre os meus ombros.

    ResponderExcluir
  11. CARLOS DANIEL

    ResponderExcluir
  12. VapmCA PLFIMW

    ResponderExcluir
  13. Lindo demais Padre João Carlos, não sou eu que vive é Jesus Cristo que vive em mim. Sua bênção. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Peço orações por cura , libertação e Proteção p mim e minha família! Corpus christi , salvai-nos !

    ResponderExcluir
  15. Senhor liberta dessa angústia e aquieta o coração de minha filha Carina que está sendo perseguida por pessoas que invejam sua competência no emprego Derrama bênçãos e proteção e que nenhum mal atinge sobre Ela.

    ResponderExcluir
  16. Amém Amém .Boa noite.
    Eu peço pela minha saude ,pela saúde dos meus Filhos Hélder e Priscila, pela saude d meAmemamem.u Neto,Murilo ,por todos os Doentes doseus Familiares, e por todos o Doetes de nossa Cidades ,e por todos os Doentes do mundo Inteiro,,e pela paz do mundo ....

    ResponderExcluir
  17. Amém Amém Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Seu "sim" seja SIM.

  15 de junho de 2024 .   Sábado da 10ª Semana do Tempo Comum   Evangelho   Mt 5,33-37 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:33 &qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS