PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus, o grão de trigo que gera vida.

Jesus, o grão de trigo que gera vida.




   17 de março de 2024.   

5° Domingo da Quaresma


   Evangelho.   


Jo 12,20-33

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.
22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então, veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”
29A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. 33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.
Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto (Jo 12, 24).



   Meditação.   


Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto (Jo 12, 24).

O pão é um alimento universal. Quase todo mundo gosta de pão e de tudo o que se faz com a farinha de trigo: macarrão, bolo, bolachas, biscoitos. Tudo começa com o grão de trigo plantado na terra. O grãozinho, dentro da terra, em temperatura adequada, encontrando água, vai se umedecendo até que se rompe a sua casca, de dentro pra fora. Entrando oxigênio e água nas suas células, vai brotando um início de raiz que vai buscar água e minerais na terra para se desenvolver. Vai nascendo, então, um caulezinho e a plantinha começa a crescer. Essa planta, o trigo, vai dar muitas espigas. E as espigas maduras serão colhidas e trituradas para fazer a farinha de trigo. Da farinha, sairá o pão e tudo o mais.

Olha a dinâmica maravilhosa da obra de Deus, neste exemplo da germinação da semente de trigo. Da morte, nasce a vida. O grão de trigo enterrado na terra morre, se arrebenta de dentro pra fora. É assim que gera a plantinha, o pé de trigo. Só morrendo, dando-se a si mesmo, pode produzir fruto, chegar à nossa mesa como alimento para saciar a fome.

Foi o que Jesus disse: ‘Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto’ (Jo 12, 24). Ele é o grão de trigo que cai na terra e morre para gerar muito fruto. Não se poupa a si mesmo, dá-se por completo. Não está procurando salvar a sua pele, está dando-se sem reservas pelo bem dos outros. E é isso que o seu servidor precisa saber. É isso que o seu seguidor precisa imitar.

Na festa de Jerusalém, apareceram alguns gregos que falaram com dois dos discípulos, querendo conhecer Jesus. “Queremos ver Jesus”. Felipe e André foram falar com o mestre. Esse modo de dizer que eles eram “gregos” quer dizer que eles não eram judeus, eram de outra nacionalidade. Estavam também naquela festa religiosa, certamente, porque eram simpatizantes do judaísmo. E se sentiram atraídos por Jesus, queriam ser apresentados a ele. O que Jesus disse aos discípulos é o que todos precisamos saber: os que lhe têm simpatia e os que pertencemos a ele, como membros de sua Igreja.

E o que Jesus disse? Que ele era o grão de trigo que cai na terra e morre, e assim gera vida; que aqueles que o servem, o seguem na imitação desta dinâmica de entrega de sua vida; que quando fosse elevado, atrairia todos a si. Elevado, se entende em primeiro lugar na sua morte de cruz. É por sua morte que trará vida. Não é à toa que o símbolo de nossa fé católica é a cruz. Jesus é o grão de trigo que cai na terra e morre para nos dar a vida.




Guardando a mensagem

Aos discípulos e aos gregos, simpatizantes do judaísmo, que estavam querendo conhecê-lo, Jesus falou de si como grão de trigo que morre para gerar muitos frutos. E falou que quem quiser servi-lo, precisa segui-lo pelos caminhos dele, imitá-lo em sua entrega pelos outros. Isso que Jesus disse ecoa de uma maneira muito especial nos dias de hoje. Estamos mergulhados em uma cultura que supervaloriza o sucesso individual, a busca do bem-estar e do prazer. Estamos bem longe do evangelho. O ideal, em nosso mundo, é eu me dar bem, fugindo de qualquer sacrifício ou sofrimento, pouco me importando com o sofrimento dos outros. Por que muita gente não quer ter filhos? Porque ter filho obriga os pais a viverem voltados para um outro, não para si mesmos. Por que muitos jovens refutam a vocação de consagração na Igreja? Porque este é o estilo de vida onde se vive para os outros, não para si mesmos. Por que boa parte dos matrimônios entra em crise? Porque um não quer sacrificar-se pelo bem do outro. Ainda somos grãos de trigo que, caindo na terra, negamo-nos a nos entregar, a nos sacrificar, a morrer para gerar vida.

Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto (Jo 12, 24).

Rezando a Palavra

Vamos rezar com as palavras da Carta aos Hebreus.

Senhor Jesus,
“Mesmo sendo filho, aprendeste o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreste. Mas, na consumação de tua vida, te tornaste causa de salvação eterna para todos os que te obedecem” (Hb 5, 8-9). Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Em nosso caminho quaresmal, recolhamos a lição de hoje da Palavra do Senhor: como seguidores de Cristo, aprendamos a nos sacrificar pelos outros. Assim, imitamos o grão de trigo que gera vida, Jesus, que a si mesmo não se poupou em nosso favor. Sacrificar-se pelos outros.

Integrando

Dentro dos festejos de São José, faço show, hoje, na cidade de Surubim; e amanhã, em Vertentes, cidades da Diocese de Nazaré da Mata. Não deixe de ler o evangelho deste domingo. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Ser grão de trigo é uma escolha mais acertava na sociedade,onde o eu está prevalecendo com muito respeito ao que se enquadram nesse modelo de Vida sem dúvidas se cristão ainda não tem preço só sabes os valores oferecido pra quem abraça a causa

    ResponderExcluir
  2. Que morramos para viver como fermento de fé.
    Transformemos a nossa comunidade no meio de tantas indiferenças.
    Sejamos em Jesus a morte do grão de trigo que se regenera na misericórdia contuo. do Criador.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, como seguidores de. Cristo, aprendemos a nos sacrificar pelos outros , que Deus nos ajude e nos abençoe com saúde e fé a mim e minha família . Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Que o Espírito Santo abençoe nosso mundo perdoi aqueles que mais precisam e nos livra no pecado aqueles que buscam teu caminho senho amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção apalavra de Deus só fazer agente tê mais fé até amanhã se Deus quiser que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família também e a minha família amém

    ResponderExcluir
  6. SENHOR! Eu creio em ti mas aumentai a minha fé. Que eu continue aprendendo a me sacrificar pelo outro. Por sua intercessão peço pela cura do meu filho Ivan. Amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, que eu possa continuar mantendo minha fé e buscando sempre a Deus juntamente com minha família 🙏🙌

    ResponderExcluir
  8. Amém 🙏🏽 sua benção padre João Carlos eu quero seguir jesus sem ele eu não dou conta de viver abençoado domingo pra todos na paz de Jesus e amor de Maria amém 🙌🏽

    ResponderExcluir
  9. Cláudio Siqueira17/3/24 10:07

    Padre João Carlos sua Benção 🙌🏻 Obrigado por nos transmitir o Evangelho todos os dias🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Sou Cláudio Siqueira
    Moro em Recife Bairro do Cordeiro Recebo todos as mensagens do Evangelho através do meu Irmão Antônio Amâncio Siqueira, atualmente ele mora na Cidade de Ouricuri-PE
    Que Nosso Deus proteja sempre o Senhor e todos da sua equipe sacerdotal🙌🏻🙌🏻🙌🏻
    Que Deus abençoe nossas Famílias 🙌🏻🙌🏻🙌🏻Que Deus abençoe A igreja Católica a qual durante todos os meus 50 Anos de vida busquei e busco a minha Salvação em Deus Jesus Cristo🙌🏻🙌🏻🙌🏻 e Minhas Santas que tanto me livra e protege todos os dias 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻
    Padre João Carlos, aqui na paróquia de Torrões no Bairro do Cordeito onde frequento Temos o nosso Padre Rui que sempre nos transmite com muita Fé as mensagens do Nosso Senhor Jesus Cristo 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Deus obrigado por tudo em minha vida🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia Amém 👏👏👏

    ResponderExcluir
  11. Que nossa morte para as coisas desse mundo, nos faça renascer para conviver mais intensamente com Jesus e para o aprendizado dos seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  12. Louvado seja nosso Senhor Jesus.
    Nós somos como grão de trigo, gerado no seio materno formados pelas mãos Deus, crescemos, e temos dar o fruto bom, para servir o próximo depois morremos em Cristo para vida plena. Ressuscitando com Jesus num corpo incorruptível.

    ResponderExcluir
  13. Que possamos viver vivendo praticando o bém, e depois morrer -mos ém Cristo e ressuscitar com ele para à vida eterna em paz!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde abençoada para todos!
    Seguir o exemplo de Jesus , hoje é sempre! Ser como um grão de trigo e frutificar!
    Quando as raízes são fortes, a árvore da vida cresce sadia. Glória a Deus!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Pe João Carlos sua bênção, Senhor Jesus que sejamos todos um grão de trigo para continuar mos gerando vidas Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos, sua Benção! É um exemplo de amor imenso, seguir o exemplo de Jesus, para sermos nessa vida um grão de trigo, dar frutos por amor a novas vidas!!Amém!!!

    ResponderExcluir
  17. Deus Santo e Misericordioso, eu LHE agradeço pela vida de São Patrício. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do serviço, do discipulado, do perdão, da contemplação, da salvação, da obediência, da adoração, da fidelidade, da oração, da aliança e da lei. Me conceda a graça para fugir do pecado, da maldade e da angústia. Me conceda a graça para conhecê-Lo. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Cada dia eu tô amando lê o evangelho

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS