PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus na sua vida: é pra valer?

Jesus na sua vida: é pra valer?



14 de março de 2024

Quinta-feira da 4a. Semana da Quaresma


  Evangelho. 


Jo 5,31-47

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”
   

   Meditação.   


As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou (Jo 5, 36)

Certamente, alguém apresentou Jesus a você. Disse que Jesus é o filho de Deus; que ele foi enviado pelo Pai para nos salvar; que ele, por sua morte e ressurreição, nos alcançou a reconciliação com o Pai, o perdão dos nossos pecados. Quem foi que lhe disse isso? Quem lhe deu esse testemunho sobre Jesus? Você vai pensar um pouco ou já tem uma resposta? Ah, já tem a resposta. Ótimo. Então, quem foi que lhe deu esse testemunho sobre Jesus?

Em primeiro lugar, tenho quase certeza, foram seus pais os primeiros a lhe dar um testemunho sobre Jesus. Depois, vieram seus catequistas, seus educadores e a comunidade cristã onde você participava. É isso mesmo. É a Igreja quem nos diz quem é Jesus através dos nossos pais, catequistas, missionários, padres, religiosos. Claro, não podemos esquecer, a Palavra de Deus dá testemunho sobre Jesus. Verdade. Mas, é a Igreja quem nos apresenta e nos explica as Escrituras que dão testemunho sobre Jesus.

O importante é lembrar que esse testemunho que nos foi dado sobre Jesus nos pede uma resposta. Não foi uma informação histórica sobre um personagem do passado. Foi um testemunho sobre algo vital em nossa vida: a nossa felicidade, a nossa salvação; sobre algo e sobre alguém que tem a ver conosco, que continua falando conosco, nos sustentando e nos conduzindo nos caminhos do Reino de Deus. Esse testemunho pede uma resposta. Essa resposta pode ser chamada de fé, de conversão, de seguimento de Cristo.

Num certo momento de sua vida humana, Jesus fez uma forte reclamação contra o seu povo. Notou que o testemunho dado sobre ele não estava sendo acolhido, não estava sendo levado a sério. Então, ele elencou quatro testemunhos que estavam sendo dados sobre ele. Quatro, você sabe, é um número de totalidade, um número completo. É só pensar nos pontos cardeais. E quais são os quatro testemunhos dados sobre Jesus?

Em primeiro lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado por João Batista. João deu testemunho de Jesus. Ele o apresentou ao povo como o enviado de Deus, o Messias anunciado pelos profetas. Um testemunho valioso. Os judeus tinham enviado mensageiros a João para se informarem sobre isso. E João confirmou. Deu testemunho da verdade.

Em segundo lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado por suas próprias Obras. Como ele disse, “as obras que o Pai me concedeu realizar”. Quais são as obras de Jesus? As obras de Cristo estão descritas nos evangelhos: ele abre os olhos do cego, purifica o leproso, faz andar o paralítico, ressuscita o morto, evangeliza os pobres. São as obras anunciadas pelo profeta Isaías. Ele liberta o sofredor, reconcilia os pecadores, evangeliza o povo. São as obras de Jesus. Mas, a sua maior obra é a redenção pela morte na cruz.

Em terceiro lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado pelo Pai, que o enviou. O tempo todo, o Pai confirmou o seu filho nas suas palavras e nas suas obras. No batismo, ele o apresentou como seu filho amado. Na transfiguração, de novo se ouviu o Pai recomendando seu filho. Foi o Pai que o ressuscitou, confirmando-o como salvador e guia da humanidade.

Em quarto lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado pelas Escrituras. Toda a história da salvação no Antigo Testamento aponta para Jesus. O Novo Testamento é o testemunho sobre sua vida e sua obra redentora. Nos Evangelhos, está a própria palavra de Jesus viva e atual.




Guardando a mensagem

Recebemos o testemunho sobre Jesus dos nossos pais e catequistas, que nos comunicaram a fé da Igreja. No tempo de Jesus, ele mesmo chamou a atenção para quatro testemunhos dados sobre ele: o testemunho de João, o testemunho de suas obras, o testemunho do Pai e o testemunho das Escrituras. A reclamação de Jesus bem que pode ser para nós hoje. O que esses testemunhos têm produzido em nós? Como temos respondido a eles? A boa resposta seria a fé, a conversão, a vida de santidade. O que se pode esperar de nós que temos tido a chance de receber abundantemente o testemunho sobre Jesus? A vida de união com Deus e o compromisso de um mundo renovado pelo evangelho de Cristo.

As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou (Jo 5, 36)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tivemos a graça de receber, desde cedo, diversos testemunhos sobre a tua pessoa. Isso nos lembra o que disseste uma vez: a quem muito foi dado, muito será cobrado. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a decididamente te escolhermos como caminho, verdade e vida. E te anunciarmos a outros, oferecendo também nós um testemunho forte sobre tua pessoa e tua obra redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O evangelho de hoje nos convida a aderir seriamente a Jesus e ao seu Evangelho. E, com nossa vida, nossas atitudes e palavras, anunciá-lo a outros. Dar testemunho de Jesus. O passo de nossa caminhada quaresmal, hoje, é apresentar Jesus a outras pessoas. 

Comunicando

Como todas as quintas, nos encontraremos na Santa Missa das 11 horas. Vai colocar sua intenção? Então, use o formulário. Às 18 horas, rezamos o Terço Mariano em rede com várias emissoras de rádio. Você pode nos acompanhar pela Rádio Amanhecer. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb  

22 comentários:

  1. Padre Carlos, como tem me ajudado a leitura diária do evangelho e as reflexões conduzidas pelo senhor. Ajuda-me s acender a fé, que as vezes, por minha fraqueza, abala! Hoje essa música Jesus Salvador, foi um alívio. Deis o abençoe. Risia Minas Novas-MG

    ResponderExcluir
  2. Bom dia povo de Deus! Primeira vez que estou adquirindo esse rico e necessário conhecimento! Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Se até Jesus nos fala que precisamos acreditar somente no Pai e não dar glória a humano nenhum, só a Pessoa da Trindade, a Ele mesmo, entendemos que está nos orientando a tomarmos cuidado, conforme Ele mostrou que desde antes dEle, ainda no antigo testamento os profetas como estes citados Moisés e João Batista foram enviados para instruir o povo judeu, os mestres da lei e fariseus e hoje também nós, assim irmãos devemos escutar, filtrar e dar valor a aquelas pessoas próximas de nós, aqueles enviados como profetas que acreditamos querer nosso bem, o bem de nossa família, os amigos íntimos, também é claro que não podemos nos preocupar com qualquer palavra de qualquer um, pois infelizmente existem muitos que só querem prejudicar, jogar conversa fora, fofocar, tumultuar e arrumar intrigas com objetivo de nos ver pra baixo, aqueles invejosos, interesseiros, especuladores, etc..
    Precisamos buscar mais intimidade com o Senhor, só assim dotados de Sabedoria e na obediência teremos o discernimento necessário, desta forma entenderemos mais as mensagens da Sagrada Escritura, pois lá estão as Palavras de DEUS, com certeza todos os profetas, evangelistas e salmistas foram ungidos pelo Espírito Santo e encontraram a diferença no amor e na escuta da voz de DEUS.
    Assim devemos nós também como Cristãos, nos dedicar para espelharmos a autenticidade nos exemplos dos Santos, Santas e mártires, que se esforçaram para obedecer e fazer a vontade do Pai, independente da situação de vida sempre testemunharam a fé buscando a cada dia mais a intimidade com o Senhor e conduzindo o amor aos irmãos, mesmo que necessário fosse entregarem a vida não desistiam, do objetivo de agradar sempre a DEUS e não os homens,.

    ResponderExcluir
  4. Excelente reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    2. Bom dia padre João Carlos! sua bênção! Coloco a minha intençao sobre as pernas de meu pai o desequilíbrio emocional da minha mãe
      por minha saúde e por apart
      para minha irmã!

      Excluir
  5. Bom dia! Padre João Carlos meu coração está sereno tbm , agradecer ao meu Deus todo poderoso,cada dia que passa só gratidão a o pai celestial e ao senhor. Por ter entrada na minha casa através da comunicação. Antigamente eu era uma pessoa rebelde,graças a Deus tem me colocado paz no meu coração amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Destemunho dessa senhora é muito forte 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João sou Irair aqui de São Bernardo do Campo São Paulo peço oração por toda minha família marido filho filha e todos meus irmãos cunhadas e sobrinhas pra que nossa Senhora Aparecida nos proteja sempre e livra de todos os perigos

    ResponderExcluir
  8. SENHOR JESUS! Eu creio em TI, mas aumentai a minha FÉ para que eu possa ser digno de DEUS. Padre, peço a sua intercessão para cura de meus filhos Ivan

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre ,Deus nós abençoe. Senhor obrigada por tudo e principalmente te por vc existir , senhor nis proteja a mim e o meus filhos Lucas e Gabriel e afaste todo o mal e nós livramos, senhor peço pelo meu irmão neném o cure e me ajude a ajuda a ele , senhor ajude minha irmã Margarida e tenha piedade com situação dela , só o senhor sabe a verdade que seja feito a justiça Bessa situação, amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia !João Carlos obrigada pela sua oração so gratidão

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por tanta catequese ,Deus o abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde e bom dia padre João Carlos. Que o seu dia seja maravilhoso como os caminhos do Senhor Jesus ✝ e que o seu trabalho missionário cresça ainda mais com ajuda do Espírito Santo!
    Boa Tarde de luz, paz e amor. Grato por tudo!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Tenho muito a agradecer a Deus sempre. Hoje peço sucesso na entrevista de emprego da minha filha e mais q isso peço a cura da Clarinha q vai fazer a cirurgia de mama pra tirar um câncer muito invasivo, cura Senhor. Saúde pra mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e pela cura do meu netinho Bento amém

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos! Bençãos de Deus em sua vida! Sempre leio o Evangelho que muito me fortalece!

    ResponderExcluir
  15. Amém 🙏🙏❤️

    ResponderExcluir
  16. Peço pela saúde da minha mãe e pela benção de toda a minha família: meu pai, minha mãe e o meu irmão. Que Deus abençoe nossos sonhos e projetos. Amém!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Somos privilegiados por termos tido professores cristãos , a começar pelos nossos pais , catequistas e a Igreja, por isso, vamos divulgar e viver o Amor Incondicional de Cristo e dar também o nosso testemunho. Apenas Gratidão! Isso servirá para aprimorarmos a nossa alma!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  18. Que testemunho forte Meu Deus. Obrigado Senhor por tanto amor. Amém!

    ResponderExcluir
  19. Prova de fé. Jesus que testemunho, primeiro confiou no Senhor, se entregou nas mãos dEle e viu a vitória no Senhor. Meu Deus. Dá- nos a graça da confiança, seja o que for que nos aconteça. Amém

    ResponderExcluir
  20. Ajuda me senhor, a ser uma testemunha da fé viva em vós !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS