PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Agora, a morte é apenas uma porta.

Agora, a morte é apenas uma porta.



   21 de março de 2024.   

Quinta-feira da 5ª Semana da Quaresma


   Evangelho.   


Jo 8,51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”
54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

   Meditação.   


Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte (Jo 8, 51)

Por causa dessa palavra, discutiram com Jesus, e no final da discussão, pegaram em pedras para apedrejá-lo. ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’ (Jo 8, 51).

A morte, disse Paulo, é o salário do pecado. Ele escreveu assim na carta aos Romanos: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!” (Rm 6, 23). Jesus veio para nos libertar desse laço, dessa condenação. Alcançando-nos o perdão dos pecados em sua morte redentora, ele nos livrou do pecado e de sua consequência, a morte. Na verdade, ele morreu em nosso lugar. Tomou o nosso lugar de condenados, na cruz. Carregou-se de nossas dores, de nossas enfermidades, como o descreveu o profeta Isaías. Tomou para si a carga que nos pesava nos ombros, a morte.

Por sua morte, Jesus nos comunicou a vida plena: a vida em Deus, agora e na eternidade. A morte já não nos aniquila, já não é o nosso destino final. Agora, é apenas uma porta, uma passagem.

A nossa parte agora, a obra que o Pai espera de nós, é crer no Senhor Jesus, acreditar nele, acolhê-lo como o enviado do Pai para nossa salvação. E crer é aderir de coração à sua pessoa e à sua palavra. Portanto, guardando a palavra de Jesus temos a vida eterna que nela está prometida. Guardar a palavra é viver em aliança com o Senhor.

Toda aliança tem um contrato, uma lei. Na aliança de Deus com o seu povo, no Antigo Testamento, a lei de Moisés era o contrato, a norma a ser seguida. No Novo Testamento, a palavra de Jesus, os seus ensinamentos, o seu Evangelho é o contrato da Nova Aliança. Nós vivemos em comunhão com o Senhor, vivendo a sua Palavra. E se vivemos a sua Palavra, temos a vida em nós, acolhemos a graça da cruz que nos salvou da morte eterna que o pecado produz, o afastamento de Deus.

A relação que Jesus tem com o Pai é um exemplo, um modelo para nossa relação com ele, o nosso redentor. Ele conhece o Pai e guarda sua palavra. Aqueles que lhe fizeram oposição e até quiseram apedrejá-lo, claro, não conheciam o Pai, não guardavam os seus mandamentos. Quem não guarda a sua Palavra, ao invés de ter a vida, produz a morte. Não é à toa que queriam apedrejar Jesus.




Guardando a mensagem

Guardar a Palavra de Jesus significa conhecê-lo, amá-lo, segui-lo, tornar-se seu discípulo. Reconhecê-lo como o enviado do Pai, o Messias. Amá-lo, porque veio do Pai para o nosso bem, a nossa libertação da escravidão do pecado. Segui-lo, praticando sua Palavra, como expressão da vontade de Deus. Ser seus discípulos. Como ele disse: “Se permanecerem na minha palavra, vocês serão verdadeiramente meus discípulos, e conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês”. A morte é o fim do pecador, o seu afastamento de Deus, a sua perdição. Guardando a Palavra de Jesus, que nos liberta, nos redime, encontramos a vida plena, a vida eterna. Assim, vencemos a morte.

Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte (Jo 8, 51)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
disseste àquela gente que já existias antes de Abraão. Abraão foi o fundador do povo de Deus, ele está na origem do povo eleito. Mas, tu, és o senhor de Abraão. Por meio de ti, o Pai estabeleceu a nova e eterna aliança com os seus filhos. Esta aliança no teu sangue coroa a aliança com Abraão e sua descendência e a aliança com o povo eleito através de Moisés. Como tu guardas a palavra do Pai e a cumpres fielmente, queremos conhecer e guardar a tua palavra. Guardando tua palavra, encontramos a vida, vencemos a morte. Amém.

Vivendo a palavra

A expressão ‘Guardar a palavra’ se repete três vezes no texto de hoje. No seu caderno espiritual (seu caderno de anotações), tente explicar o que seria “guardar a palavra”.

O passo de hoje em nossa caminhada quaresmal é guardar a palavra de Jesus. 

Comunicando

A gente se encontra, hoje, na Santa Missa das 11 horas, no rádio e nas redes sociais. Segue o link do Youtube pra você acompanhar a Missa. Ponha a sua intenção de oração para a Missa, no formulário que está seguindo. 

Amanhã, sexta-feira, teremos uma Manhã de Espiritualidade na sede da AMA, aqui no Recife. O pregador será o cantor Antonio Cardoso. Quem morar por perto, desejando participar, confirme sua presença pelo whatsapp 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

36 comentários:

  1. Obrigado. Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado padre João Carlos eu aguardarei a palavra

      Excluir
    2. Obrigado quero assistir a missa 11 horas

      Excluir
    3. Primeiramente obrigado senhor Jesus Cristo por tudo que existe em minha vida e na minha família maravilhosa e agradeço ao padre João Carlos por pregação linda e maravilhosa que Deus te abençoe sempre sua vida eu sou de cachoeiro de itapemirim es meu nome Elias Marrane

      Excluir
    4. Boa tarde padre João ca

      Excluir
  2. Guardar a Palavra não sabia o seu significado pensava em ser literalmente a palavra , obrigada Denise

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção e oração para mim e todas minhas família ❤️

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nos guarde de todo mal a mim e a minha família, nos abençoando e nos. protegendo com saúde e paz. Amém ❤️🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre
    A importância da meditação é muito bom
    Então, agradeço a Deus por tudo e por todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São José aumenta minha fé 🌻🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    2. Obrigado meu senhor e meu Deus eu creio em voz ❤️🗣️❤️🗣️❤️🗣️

      Excluir
  6. Bom dia ! padre João Carlos Gratidão sempre

    ResponderExcluir
  7. Deus é maravilhoso !

    ResponderExcluir
  8. Saudações fraternas, padre João Carlos, pela reflexão da Palavra e anúncio da Boa Nova. Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  9. Muito Obrigada padre João Carlos,distribuo todos os dias para meus contatos e Amigos,QUERO PEDIRAO SENHOR ORAÇÕES PARA UM MENINO DE 11 ANOS ESTA INTERNADO EM UM HOSPITAL JOÃO FELICIO NA UTI EM JUIZ DE FORAPARA SUA RECUPERAÇÃO E FIRTALECIMENTO PARA SUA MÃE DIDINHA QUE O ACOMPANHA A MAIS DE 60 DIAS SOMOS DE OLARIA MINAS GERAIS OBRIGADA E AMEM

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre JOÃO CARLOS e toda a equipe.. Minha intenção para missa de hoje as 11hs é pela saúde de Rosane Alves Lopes e paz no mundo!!! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Esqueci dizer o nome do menino de 11 anos se chama TAYLLOR BIANCO PESSO SUAS ORAÇOES E A TODOS QUE O ACOMPANHE AMÉM

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre , Deus abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda a minha familia, senhor piedade e mesericordia para toda a minha família, senhor cuida do meu irmão nenem e o cure , afaste todo o mal de perto dos meus filhos e demonstra, livra do coração ruim , obrigada senhor pelo dom da vida e por tudo que tenho, amém

    ResponderExcluir
  13. Pela alma do Sr. Didi que faleceu ontem. Que Deus o receba em sua glória e pelos seus familiares.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia peço Oração para minha família

    ResponderExcluir
  15. Salete Maria meu nome , e peço orações padre estou cansada , são tantos acontecimentos, tantas provações que tenho passado que não sei mais o que fazer .então te peço ajuda .

    ResponderExcluir
  16. Minha intenção para a missa de hoje, pedir a Deus que nos livre dos problemas que estamos enfrentando, nos dê paz e aumente nossa fé a cada dia. Deus seja louvado!🙏

    ResponderExcluir
  17. SENHOR JESUS,! Eu creio em ti, mas aumentai a minha FÉ para que eu seja digno de te pedir. Por sua intercessão Padre J.Carlos peço pela recuperação do meu filho Ivan e para que Deus abençoe o BRASIL e nos livre do COMUNISMO.

    ResponderExcluir
  18. Glória a Deus padre João Carlos! Bom diaaaaaa a todos e muito obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia a todos.
    A pregação, a palavra de hoje a meditação e oração, muito bom! Muito forte, gostei muito e creio na palavra do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  20. Peço oração para minha mãe Odete alA. de Sousa, ela tem 92 anos e está internada, mas já operada da bacia que quebrou por ocasião de uma queda dentro de casa. Deus nosso pai, por intermédio de Jesus, vosso filho, eu creio na recuperação da minha linda e amada mãe. Glória a Deus ! Toda hora e toda Glória ao Nosso Pai , e ao seu Filho, Jesus Cristo!!!!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Salve Maria padre gostaria de pedir pelo senhor que Nossa Senhora sempre te abençoe eu rezo pelo seu sacerdocio e dom de sua vida .Tambem quero pedir pela conversão de minha familia e por todos pecadores e tb pelas almas do purgatorio

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos. Senhor eu guardo a tua palavra .eu sou tua serve como é lindo o amor do pai com o filho.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Pe João Carlos,Eu acredito que guardar a palavra significa a mesma coisa que Seguir Jesus,Pesso que o Senhor me abençoe juntamente com todos de minha família 🙏🙏🙏♥️

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde a todos e obrigada Senhor por todas as bençãos que nos concedes todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora que está grávida que Deus proteja esses bebês. Senhor peço em especial pela união da minha família se desentendeu comigo e estou muito ruim sem poder ver meus. Fazei q ela repense tudo. Pai, peço, que nosso país consiga derrubar o comunismo amém.

    ResponderExcluir
  25. Amem gracas a deus

    ResponderExcluir
  26. Ó Deus, que curais nossos males, eu LHE agradeço pela vida de São Nicolau. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, da fé, da alegria, da adoração e da aliança. Me conceda a graça para guardar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para fugir do pecado e da mentira. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  27. São José rogai por nós 🙏🙏

    ResponderExcluir
  28. Padre gosto muito da sua forma de falar sobre o Evangelho

    ResponderExcluir
  29. Acho muito importante as colocações feitas pelo padre, gostaria de receber diariamente como fazer

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS