11 de março de 2024.
Segunda-feira da 4ª Semana da Quaresma
Evangelho.
Jo 4,43-54
Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.
Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.
Meditação.
Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)
Vamos começar a semana com uma passagem do evangelho que nos ensina a confiar em Deus e a ajudar nossa família a viver na fé.
O evangelista disse que foi o segundo sinal de Jesus. O primeiro foi nas bodas de Caná, a água transformada em vinho. Agora, é contado o segundo sinal: Um pai intercedeu pelo filho doente junto a Jesus e foi atendido. Vou logo lhe explicando que o evangelista João registrou, em seu evangelho, sete sinais na ação de Jesus. Os sinais são ações maravilhosas de Jesus que revelam a sua pessoa e o seu projeto missionário, que é o Reino de Deus. Por esses sinais, a comunidade pode reconhecer quem é Jesus e o que ele veio fazer. Por que sete? Porque sete é o número da obra perfeita, a exemplo da obra da criação que foi em sete dias.
Vou contar com sua curiosidade e já vou escutando sua pergunta: quais seriam os sete sinais de Jesus, no evangelho de São João? Posso lhe dizer agora (vá fazendo a conta): Jesus transforma a água em vinho – cura o filho do funcionário real – cura o enfermo na piscina de Siloé – multiplica os pães – caminha sobre as águas - cura o cego de nascença – ressuscita Lázaro. Quantos sinais? Isso, sete. É a obra perfeita de Jesus, pela qual podemos conhecê-lo na sua compaixão pelos sofredores e na realização da missão que o Pai lhe confiou.
Bom, voltemos ao evangelho de hoje. É o segundo sinal. Jesus chegou de novo em Caná da Galiléia. E veio um homem de Cafarnaum pedir por seu filho que estava doente. Cafarnaum devia ficar a uns 30 km de Caná, segundo os estudiosos. Aquele pai aflito pediu a Jesus para ele ir a Cafarnaum curar o seu filhinho que estava morrendo. Olha o que ele disse: “Senhor, desce a Cafarnaum, antes que meu filho morra!”. Jesus lhe respondeu: “Você pode ir, seu filho está vivo”. O homem entendeu o que Jesus lhe disse: que ele podia voltar pra casa, que a situação já estava resolvida. E ele acreditou. E voltou pra casa, em Cafarnaum. Antes que chegasse em casa, seus empregados o encontraram para avisá-lo da melhora do filho. Procurou saber a que horas o menino tinha ficado bom. E constatou que foi mesmo na hora em que Jesus tinha dito ‘pode ir, seu filho está vivo”.
Aquele pai procurou Jesus numa hora de aflição. E acreditou na sua palavra. E, ao receber a graça da cura do seu filho, cheio de reconhecimento, abraçou a fé, junto com sua família. Isto quer dizer: eles tornaram-se discípulos, membros da comunidade de Jesus. Muita gente pede ao Senhor pelas necessidades e dramas de seus filhos, de seus pais, parentes e amigos. Pede, até com insistência. E está muito bem. Precisamos mesmo recorrer ao Senhor, em nossas aflições, com humildade e fé. Agora, segundo a passagem de hoje, faltam ainda dois passos a serem dados: reconhecer a obra de Deus naqueles pelos quais intercedemos: a saúde, o livramento, a libertação. E abraçar a fé, isto é, tornar-se discípulo do Senhor, membro de sua comunidade.
Guardando a mensagem
Nós estamos sempre apresentando a Deus nossas situações de sofrimento e aflição, pedindo a sua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. A história do pai que intercedeu por seu filho está nos ensinando também que, ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. Este evangelho está nos ensinando ainda que a nossa conversão é uma porta que se abre para a salvação de nossa família.
Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
quase todos os dias, te apresentamos nossas situações de sofrimento e aflição e pedimos a tua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. Hoje, estás nos dizendo que isso está muito certo, se o fizermos com humildade e com fé. Mas, estás nos dizendo ainda mais: ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. E esse evangelho ainda nos diz que a nossa conversão, a nossa adesão a ti, é a porta que se abre para a salvação de nossa família. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Pedindo uma graça e alcançando-a, não esqueça de reconhecer a obra de Deus e de renovar seu compromisso de viver na fé da Igreja, junto com sua família. Reze pelos seus e os ajude a conhecer mais o Senhor e a se inserir na vida da Igreja.
Comunicando
Hoje, no Recife, vamos realizar o Encontro dos Ouvintes. Será na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro de San Martin. Começará às 19 horas, com transmissão pela Rádio Amanhecer e pelo nosso Canal do Youtube.
Hoje, também, começa a nossa Segunda Bíblica. Mais de mil inscritos vão participar do nosso encontro bíblico semanal, sempre às segundas-feiras, às oito e meia de noite. No grupo do Whatsapp da Segunda Bíblica, já está a tarefinha preparatória do nosso encontro de hoje. Mais informações e inscrições gratuitas pelo WhatsApp da AMA: 81 3224-9284.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, aumente minha fé, para que Deus interceda para eu conseguir o que desejo, sempre peço a Deus por mim que preciso. Que Deus abençoe a mim e a minha família, na paz e na fé e na saúde.Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirIrmãos, já percebemos que em todos os momentos o que faz a cura acontecer, o milagre se realizar é o poder do acreditar, isto é a fé de cada um em Jesus Cristo.
Porque em todos os momentos Jesus sabe das nossas necessidades, Ele lê nossos corações, basta somente nós permitirmos e confiarmos que Ele entre com Seu Amor infinitamente misericordioso em nossas vidas ou na vida daqueles que trazemos no coração ou na mente e acreditar que será realizado o necessário.
Ou seja, muitas vezes não será o que queremos, más Ele sempre dará o que no momento precisamos, pois só o Senhor sabe o que é melhor para a nossa salvação ou para salvação dos nossos, daqueles que pedimos que o Senhor visite com Seu Espírito Santo e assim na certeza de que Ele nos conhece melhor que nós mesmo, basta nós confiarmos que Ele nos cura, restaura, transforma, muda a nossa realidade, ou a realidade daqueles que trazemos em nossos corações,.
Deus continue dando forças ao padre para fortalecer a fé nos necessitados.
ResponderExcluirJesus aumenta minha fé Marcelo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Excluirsua bençao padre João! que Deus me conceda saude e defeda-me dos meus inimigos!
Excluire que ele abeçoe toa a minha familia!
Minhas bênçãos padre João Carlos que o perdão e o amor de jesus intercede por. Nós.e possamos. venera o amor de nossa senhora am.
ExcluirSua benção Pe. João Carlos.
ResponderExcluirBom dia padre , adeus nós abençoe, senhor vai começar uma nova semana que ela seja de muita realizações e livramento, Senhor tenha piedade e mesericodia de mim e meus filhos Lucas e Gabriel e afaste todo o mal de oerto deles ,obrigado senhor por tudo , amém
ResponderExcluirO pai com muita fé procurou Jesus prá interceder na cura do filho e conseguiu curalo.Com fé sempre, Deus, Jesus sempre.( Ronald )
ResponderExcluirBom dia, Padre! Linda a reflexão de hoje e também tão apropriada para o meu dia, pois uma grande amiga, muito religiosa, sendo até ministra na Fé, da Igreja de Casa Forte, em Recife, vai ser cirurgiada hoje à tarde pata uma retirada de um tumor no pâncreas e estamos todos reunidos em orações para que Jesus opere esse milagre, pelas mãos dos médicos!
ResponderExcluirPeço sua oracao e bencao para : Maria Aparecida Guimarães .
Obrigada também a todos que rezarem por ela!
Padre peço pelo meu filho autista a Italo
ResponderExcluirmiguel, que ele
Consiga se desenvolver e falar. Peço pelos que estão com fome . Peço pelos desempregados como eu e minha irmã. E peço pelo meu primogênito que está perdido entre amizades ruins e sem
Querer trabalhar
Padre peço pelo meu filho autista a Italo
ResponderExcluirmiguel, que ele
Consiga se desenvolver e falar. Peço pelos que estão com fome . Peço pelos desempregados como eu e minha irmã. E peço pelo meu primogênito que está perdido entre amizades ruins e sem
Querer trabalhar Juan Victor
Padre João calos meu nome é Maria gracite e passei agora haver o senhor a treves de Tereza Lacerda e aceito sempre a palavras de Deus co. O senho é sou muito grata por te ouvir através da palavra de Deus e do que segue por dodo o Brasil .
ResponderExcluirE domundo obrigado meu de por tos nos amém
Senhor Jesus Cristo eu Creio mas aumentar a minha fé, obrigado pelas palavras, orações padre João Carlos.
ResponderExcluirBom dia Padre , sua benção
ResponderExcluirMe chamo edna Souza sou de maracaçumé Maranhão todos os dias ouço a meditação da palavra do senhor e também compartilho com outros irmãos e irmãs.
ResponderExcluirOi, sua benção pe. JOÃO CARLOS, sou sua seguidora por intermédio de um pe. Amigo.
ResponderExcluirQue devo fazer para ter o sei Whatsapp? Abraço.
Meu nome é Antonia Marques Santos
ResponderExcluirMeu Deus me ajuda na minha aflição 🙏
ResponderExcluirGrato por tudo padre João Carlos.
ResponderExcluirBoa Tarde, bom estudo bíblico e muito obrigado mais vez!
Bom dia e uma semana abençoada para todos nós. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo, a cirurgia do meu irmão, o exame da nossa amiga e pela saúde. Peço pela cura do meu netinho Bento e pela cirugia da Clarinha que vai tirar as duas mamas, cura Senhor, é uma menina de muita fé. Saúde para.mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora principalmente agora q está grávida amém.
ResponderExcluirPadre João Carlos te agradeço pelo Senhor anunciar a Palavra de Deus são belas as duas reflexões Deus te abençoe
ResponderExcluirBom dia abençoado para todos nós!
ResponderExcluirA Gratidão é a única forma de receber e reconhecer a importância da fé em Jesus!
E o que ELE nos pede é que continuemos Sua Obra, fazendo a Sua Vontade
Que Seja feita a Vossa Vontade Senhor e, não a minha.
Aidael Andrade Bezerra
Boa tarde padre João Carlos. Hoje já começo agradecendo a Deus por tudo o que o senhor vem fazendo por tantas pessoas,que assim como eu não tinha muito hábito de ler a bíblia.mas confesso que hoje com suas explicações,tudo se tornou bem mais esclarecedor.meu muito obrigada . Já guardando anciosa pra o primeiro encontro de Segunda Bíblica.
ResponderExcluirBoa tarde padre sua benção
ResponderExcluirDeus da esperança, eu LHE agradeço pela vida de São Marcos e Santo Aleixo. Contudo, me ajude viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude viver com alegria. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude fugir do pecado. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude seguir o caminho do profetismo, da cura, da hospitalidade, da oração e da fé. Me ajude fazer boas obras. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirSenhor me ajude a resolver um problema no trabalho, é muito importante, e que sejamos guiados pela fé em vós! Amém
ResponderExcluir