PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Sabe quem ficou de fora?

Sabe quem ficou de fora?


   23 de janeiro de 2023.   

Terça-feira da 3ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mc 3,31-35

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.


   Meditação.   


Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo (Mc 3, 31)

Você lembra que, ontem, lemos no evangelho que os mestres da lei começaram a difamar Jesus, dizendo que ele estava com um espírito mau. Jesus chamou a atenção deles. Não fechem as portas para Deus. Não fechem os olhos para a ação de Deus. Não blasfemem contra o Espírito Santo. O pecado contra o Espírito Santo não tem perdão. Os fariseus se opuseram fortemente a Jesus.

Hoje, vamos considerar como também os seus parentes tiveram dificuldade para se inserir na comunidade de Jesus. Eles ficaram desorientados diante de sua atividade missionária. Quando souberam que ele não tinha nem tempo pra comer, com tanta gente atrás dele, eles pensaram ‘Jesus enlouqueceu’. O evangelista Marcos escreveu, nos dando um susto: “saíram para agarrá-lo”. Puxa! Os parentes dele eram gente pacata da aldeia de Nazaré. Nazaré fica a uns 50 km de Cafarnaum, a cidade onde Jesus estava morando. Pois eles pegaram a estrada e foram atrás de Jesus.

No texto de hoje, os seus parentes chegaram a Cafarnaum. Chegaram na casa onde Jesus estava, permaneceram do lado de fora e mandaram chamá-lo. O recado que eles mandaram dizia: “tua mãe e teus irmãos está aí fora e querem falar contigo”. Não se preocupe. Esse recado não tem nenhum sentido negativo contra Maria, sua mãe. “Tua mãe e teus irmãos” é uma forma de se referir aos seus parentes de sangue.

O texto apresenta claramente os que estão dentro e os que estão fora. Dentro de casa, claro, está Jesus com muita gente. A casa está cheia. Pela narração anterior, tanta gente se juntava que não dava mais para entrar. Houve até aquela vez que desceram um paralítico pelo teto, lembra? Mas, há uma anotação especial no texto de hoje: As pessoas estão sentadas, ao redor de Jesus. Isto é mencionado duas vezes, nesse pequeno texto, para chamar nossa atenção. ‘Sentados’ é a posição dos discípulos ao redor do Mestre. Você lembra de Maria, irmã de Marta, sentada aos pés de Jesus? Sentado, o discípulo escuta o Mestre, dialoga com ele, está numa posição de quem está aprendendo.

Os que estão dentro de casa, com Jesus, estão sentados. São discípulos e discípulas. Mas, tem gente lá fora, não tem? Isso, os parentes de Jesus. Eles estão fora. Eles precisam dar um passo importante: entrar na casa, isto é, tornarem-se também discípulos de Jesus. 

Sabe quem ficou de fora? Do lado de fora ficaram Adão e Eva (expulsos do paraíso), as moças distraídas (foram comprar óleo, quando chegaram a porta já estava fechada) e o irmão mais velho do filho pródigo (indignado com a festa que o pai preparou, não quis entrar em casa). O lugar dos discípulos é dentro da casa, rodeando o Mestre para aprenderem os caminhos do Reino. Os parentes estavam do lado de fora. Não é Jesus que tem que sair. São os parentes que precisam entrar. A palavra de Jesus é um convite para eles se tornarem seus discípulos. O que Jesus disse? “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Esse é o verdadeiro laço de parentesco com ele, a obediência à vontade de Deus.




Guardando a mensagem

Os parentes de Jesus tiveram dificuldade de entender a sua identidade de filho de Deus e a sua missão de Messias. Num certo momento, acharam que ele tinha perdido o juízo. Nessa passagem, eles aparecem do lado de fora, chamando Jesus. Jesus os chama para a condição de discípulos, os convida a ingressar no círculo dos seus seguidores, a entrar na casa. Seus verdadeiros parentes são os que, como ele, fazem a vontade de Deus. O texto não diminui a importância da Virgem Maria. Ninguém mais do que ela soube ser obediente à vontade de Deus. A expressão “tua mãe e teus irmãos” é uma forma de se referir à família, neste caso à família de Jesus, uma vez que não tinha mais pai. Também não tinha irmãos. “Irmãos” aqui são seus primos ou parentes próximos. Não é Jesus que precisa sair. São eles que precisam entrar.

Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo (Mc 3, 31)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua entrada no mundo já foi um gesto de obediência, como está escrito no Salmo 39: “eis que venho, Senhor, com prazer, fazer a tua santa vontade”. Tua santa mãe também acolheu a vontade de Deus com muito amor e entrega total. Disse ela, em resposta à comunicação do anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E tu nos ensinaste também a acolher a vontade do Pai em nossa vida: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Queremos, Senhor, entrar na tua casa, pertencer ao círculo dos teus discípulos, ser teus parentes: queremos ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O que você poderia fazer para ajudar seus parentes a se aproximarem mais de Jesus? Pense nisso. Anote alguma coisa no seu diário espiritual.

Comunicando

Hoje, faço show em Tacaratu, Diocese de Floresta, sertão pernambucano. Sexta-feira, o show é em Pontas de Pedra. No sábado, em Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. 25 de fevereiro, você já anotou por aí, é o Show no Teatro Boa Vista, no Recife: lançamento do álbum "Quando eu quero falar com Deus". Quem não puder estar conosco no Teatro, pode nos acompanhar de casa. Veja os ingressos no link que lhe enviei ontem. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção e até amanhã se Deus quiser 🙏

    ResponderExcluir
  3. Ilustre padre João Carlos, fico feliz pela graça concedida por Deus Pai! A vós que diariamente nós alimenta espiritualmente com as palavras de nosso sr. Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Ao ouvirmos a palavra de Deus e ao colocarmos em prática, sentimos cada vez mais nos aproximarmos e seguir seus ensinamentos.
    E isto está muito claro no Evangelho de hoje, quem faz a vontade do Pai, este é meu irmão,minha irmã e minha mãe. A todos os momentos somos chamados ao discipulado, a adentrar ao chamado de Deus. Este convite que ele nos faz, nos torna verdadeiramente familiares de Jesus, porque fazemos e agimos segundo sua vontade. É preciso que deixemos Jesus entrar em nossas vidas, fazer parte de nosso cotidiano, sentirmos a sua presença misericordiosa e bondosa estampada no rosto de cada irmão que sofre, este é o chamado de Deus em nossas vidas. Que seja bendito seu nome hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  5. Maria do Céu23/1/24 06:33

    Bom dia, Padre João Carlos. Deus te abençoe e lhe proteja de todo mal. Peço ao padre que ore por mim e minha família!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos e a ti padre João Carlos,
    Agradeço mais uma vez a sua grande disponibilidade e sabedoria em nos fornecer esta infinita riqueza espiritual.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, nos ajude a si aproximar mais de Jesus, com fé e sabedoria, que a Paz esteja em minha família, com saúde e felicidade, peço ao Pe João Carlos, em suas orações pela recuperação de minha irmã. Que Deus abençoe sempre na paz e na saúde a mim e a minha família e pelo nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Perante DEUS, como sabemos somos todos irmãos, porém precisamos acreditar e assumir a postura como Jesus entendia e testemunhava; Meus Irmãos e minha mãe são aqueles que fazem a vontade do Pai.
    Em todos os momentos precisamos ser uma família em DEUS, uns nos preocupando com os outros, como uma comunidade, vivendo uma unidade, só assim poderemos acreditar num futuro melhor, mais justo, com mais amor e compreensão entre nós, só deixando de preocupar tanto comigo mesmo e passar a me preocupar com as necessidades do meu próximo do meu irmão e agir com piedade e compaixão, melhor dizendo só cada um fazendo a sua parte vivendo verdadeiramente como irmãos em Cristo Jesus encontraremos esperança até o retorno Glorioso de Jesus,.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Padre, se quem ficou de fora era quem não seguia Jesus, Maria não poderia estar de fora. Com certeza ela não é dos que estão de fora. Ela faz a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia gostaria de receber as orações pelo zap

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre, entendi que Jesus falava por parábolas, quando se referia a mãe, quis dizer que somos, uma extensão de toda família e todos irmãos, além da consaguinea 🙏

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS SUA LUZIA GALLO MORO EM JI-PARANÁ E RECEBO TODOS OS DIAS SUAS MENSAGENS ATRAVÉS DE UM GRUPO,E REPASSO PRA OUTRAS PESSOAS DEUS T ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  13. Assim seja a vontade de todos, obediência em Deus todo poderoso!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre , Deus nós abençoe. obrigada por tudo , amém

    ResponderExcluir
  15. Amém ao evangelho. Obrigado Senhor Deus por vossa benção e misericórdia. E continue nos abençoando

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos Que o Divino Espírito Santo nos Oriente para que possamos entrar na sua casa para ouvir sua palavra Que assim seja 🙏🙌

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Que possamos agir da maneira q Cristo espera de nós, sempre olhando e ajudando aqueles que mais precisam. Senhor aumentai a minha fé e cura meu netinho Bento. Que ele consiga falar. Sei que Te peço um milagre, mas somente Tu podes tudo amém.

    ResponderExcluir
  18. O que devemos fazer para aproximar nossos parentes mais de Jesus é nunca desistir de seguir os encinametos de Deus e procurar seguir e observar os seus mandamentos , em primeiro lugar amar a Deus e au próximo como a nós mesmo

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus Pai, eu LHE agradeço pela vida de Santo Ildefonso. Contudo, me ensine seguir o caminho do serviço, da caridade, da partilha, da bênção, da oração e da obediência. Me ensine participar piedosamente da santa missa. Me ensine valorizar o que é sagrado. Me ensine viver na VOSSA presença. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽🕊️❤️❤️!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, meus irmãos na paz com Jesus e todos aqueles que realmente está fazendo a vontade daque que é pai filho e espírito santo, que para mim, sem nem im momento de isibicionismo, verdadeiramente todos os filhos de Deus sem nem uma discriminação, sempre está presente aquele que mais precisa,quero pedir sua oração, pois você
    Lhe conheço perfeitamente, porque já trabalhei por muito, é sabedor de minha idoneidade se assim posso te dizer, quando a gente conhece a pessoa da qual estar de frente fica melhor para gente descrever melhor, fiquei muito fé.iz por tiver aqui nesse momento , espero sua compreensão por alguns erros, porque no momento não estou autorizado a fazê-lo, pois fazendo sem autorização de algum orientador espiritual,ao lhe ver fiquei com mais coragem de fazer essa peque e humilde reflexão,diante da sua presença faço este comentário com segurança,que você pelo trabalho que faz, é forte, trabalho este considero da maior grandeza,não estaria eu preparado também fazer pois mim sinto ainda uma pessoa pública, se assim posso te dizer, por favor esse comentário mesmo se
    Tem que ser publicado, cuja a responsabilidade.idade é, pois eu também em sou admirador dessa ama, e provável é te alguém me co hece pela minha pequena hul idade, e estou a sua disposição para debater se for o caso. Estamos aqui
    Tratando no ano i ato pois preciso publicar esse comentário, reco ente a você que ainda servidor público, e con esteja podrar e ajudar se for preciso.sempre participo desse lado considero também lado da linha de conduta ética, fico a sua disposição para o debate, as o desde já

    ResponderExcluir
  23. Bom dia meu querido padre João Carlos, peço se mereço a gora a sua benção, pois estou precisando dela, mim sentir mais forte,eu faço parte também dessa humilde e importante associação, pois sempre que posso estou dando a minha humilde contribuição, porque preciso sempre falar para as pessoas que peço oração pois o meu trabalho é muito árduo, é aque trabalho que não quero aparer para ninguém e si para para a linha mais forte e sim posso lhe dizer,não fiz ainda a oração para entrar nonimo, porisso não é expressar do estou modo que o senhor conduz a sua meditação, pois não posso ficar sem esse rádio que para mim serve como pagamento, peço minhas desculpas erros, eu não tenho habilidade na digitação,e nem sou bom de ti peço oração para as pepessoas que trabalham na linha de frente,que é também muito importante a grandeza de nosso paróquia nossa senhora da Conceição do conjunto Ceará em Fortaleza,eu participo também o estou clima de anônimo,pois já trabalhei muito antiguidade na linha de frente no ante e no durante e no depois atualmente participo indiretamente em algumas contri uicao, pois estou sempre re ebendo a meditação e no mente não estou com saúde para refletir da maneira quero com muita ética, peço minhas desculpas por não organizar direitinho como o quer e aque que é Deus pai Deus filho e Deus espiritual, que pedir TAM rorao para a minha família.ia de u m odo geral e também para todos que participam desta pequena e humilde reflexão tudo que faço, faço cuidado de não fwrer ninguém, pois eu peco obrigação ao seu amigo de jornada o professores que eu co herói e e me autoriza eles revê alguns co etários ele é da mesma sua li há de co odo, peço tá bem mi hás desculpas por uitos eu consigo concertat paz e e muita saúde para o senhor e todos que trabalham na ama.deus prover, Deus proverá e sua isericordia não faltaraerpaz e bem para todos que Deus abençoe grandemente a todos vamos amar a todos porque Deus é de todos, por favor tenham essa convenção.

    ResponderExcluir
  24. AMÉM 🙇 🙏. OBRIGADA SENHOR JESUS PELA SUA PALAVRA. SEU IMENSO AMOR POR TODOS NÓS.
    SEUS ENSINAMENTOS SÃO A LUZ QUE ILUMINA MEU CAMINHO.

    ResponderExcluir
  25. Paz e bem!
    Padre é bom sintonizar sempre consigo.
    Tenho estado muito bem Consigo. Pois aprendo todos os dias.
    Graças a Deus!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS