09 de janeiro de 2024.
Terça-feira da 1ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 1,21b-28
21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.
Meditação.
Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 25)
Sabe o que foi? Jesus estava na sinagoga de Cafarnaum. Era um dia de sábado. O povo estava reunido para a oração e a escuta da palavra de Deus. E Jesus estava ensinando. As pessoas, ali, estavam admiradas com o seu ensinamento. Foi aí que um homem ali presente, possuído por um espírito impuro, começou a gritar e esbravejar contra Jesus. Jesus mandou o espírito calar a boca e sair daquele homem. Dito e feito. O homem foi sacudido com violência pelo espírito mau, que deu um urro assustador e saiu. As pessoas ficaram assustadas, não era pra menos. E admiradas com aquele ensinamento novo de Jesus, com a sua autoridade.
O que será que Jesus dizia e fazia que pudesse incomodar alguém? As pessoas viam uma grande diferença entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento dos fariseus. A primeira coisa que marcava uma grande diferença era a atenção que Jesus dava aos sofredores e marginalizados. Estes estavam à margem de tudo, na vida social e na religião. E Jesus os incluía como pessoas importantes no seu anúncio do Reino de Deus. E uma segunda coisa que mexeu demais com as lideranças do seu povo foi a imagem que ele passava de Deus. Ele revelava Deus como pai amoroso, pronto para acolher o filho pecador de volta à sua casa. E essa não era exatamente a imagem de Deus que eles tinham. Eles o percebiam como juiz e retribuidor das boas ações e da prática da Lei.
Esse ensinamento de Jesus - feito de gestos de atenção e proximidade, de parábolas e diálogos sobre o Reino de Deus – despertou muita indignação e ódio nos fariseus, nos sacerdotes do Templo, nos partidários de Herodes. Essa gente estava possuída por preconceitos contra o povo, por interesses de classe, seduzida pelas benesses do poder, tomada de ciúme... e muita coisa ruim. Era como se estivessem possuídos por um espírito mau. Claro, o mal lança seus tentáculos nas estruturas sociais e nas pessoas. O que o diabo disse na sinagoga é o que diriam esses senhores: “Vieste para nos destruir?”.
E ali, na sinagoga e nas ruas, muita gente tomou consciência de que o ensinamento de Jesus era realmente novo, sobretudo quando viu que ele enfrentava essas manifestações do mal, as calava e conseguia libertar pessoas dessa dominação.
O evangelho é uma força de mudança, anuncia o Reino de Deus começando já aqui na terra. Jesus, com suas atitudes e palavras, instaura o reinado de Deus. Podemos entender esse reinado, como Deus acolhendo, na comunhão de sua casa, todos os seus filhos, a começar pelos que saíram de casa e retornam pela conversão. Jesus partia do que o povo de Deus já conhecia e manifestava mais claramente o amor de Deus que restaura, perdoa, liberta as pessoas. Esse evangelho, essa boa notícia, encontrou oposições também dentro da própria sinagoga, a comunidade de fé que ele frequentava. Essa oposição à novidade do evangelho que Jesus anuncia, ontem como hoje, só pode mesmo ter raízes no maligno. Mas, Jesus é vencedor sobre todo o mal. Com ele, nós também somos vencedores. No Pai Nosso, rezamos: “Livrai-nos do mal”.
Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 25)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
a novidade do evangelho corre sempre o perigo de ser esquecida ou abafada pelas forças que não têm interesse na emancipação das pessoas e no senhorio de Deus. Essas forças atuam dentro e fora da comunidade. Não é à toa que a Igreja tenha tantos mártires. Eles experimentaram a oposição à fé cristã por parte de pessoas maldosas e violentas. Uniram-se, assim, ao teu sacrifício na cruz. Em sua fidelidade, são vitoriosas, contigo. Senhor, te pedimos, livra-nos do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Ao rezar o Pai Nosso hoje, acentue bem essa prece: “Livrai-nos do mal”. Aproveite e diga em prece hoje, muitas vezes, essa palavra.
Comunicando
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Glória A Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽🕊️❤️❤️!
ResponderExcluirLivrai do mal
ExcluirLivra- nos do mal e capacita o nosso coração para o amor jesuíno!
ExcluirLivra me mal livra me do mal
ExcluirLivrai-nos do mal amém
ExcluirÂngelo Augusto Machado Ferreira
ResponderExcluirDeus ê tudo em minha vida.
ExcluirSenhor, protege nos do mal. Nos livra das artimanhas dos inimigos hoje e sempre, pela sua infinita bondade. Amém.
ExcluirDeus é maravilhoso só ele é o poder a honra e a glória por todos os séculos dos séculos amém
ExcluirO aniversário de 10 anos do programa é para nós de grande importância evangelização, conhecimento e crescimento espiritual, pois precisamos é necessitamos muito mais continuadamente e perseverante desse anúncio em nossas vidas.
ResponderExcluirSenhor, livrai-nos do mal!
ResponderExcluir"Livrai nos Senhor de todo o mal"
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos sua bênção e oração para mim Sandra Maria Bento de Araújo cura de meus joelhos e libertação das fortes dores, saúde física, mental, espiritual, prosperidade, paz, proteção.Amem
ResponderExcluirMeu nome é Conceição Bertoldo da Silva amo ouvir o senhor padre João ouso todos os dias e compartilho. Sou de Ribeirão das Neves BH MG. Livrai nós do mal.
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nos livre de todo mau, que Deus nos abençoe a mim, minha família, com saúde e paz e a todos nós Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirSenhor livrai- nós do mal🙏🙏🙌.
ResponderExcluirDeus é tudo.na minha vida Marcelo
ExcluirSenhor livrai nós de todo mal Amém 🙏
ExcluirBom diaaa Padre João Carlos❣️ sua bênção 👐👐👐 DEUS o abençoe sempre em sua missão de EVANGELIZAR. PAI LIVRAI-NOS DE TODO MAL🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém 🙏 bom dia Padre sua benção 🙌 o Senhor Jesus livrai minha família de todo mal e o nosso Brasil 🇧🇷🙌👏
ResponderExcluirBomdia povo de Deus, o senhor nos livra de todo o mal,amém.
ResponderExcluirBomdia padre Carlos,acordamos com suas palavras que nos ensina a cada dia mas.
ResponderExcluirSenhor tem de misericórdia de mim e de minha família quero viver na sua luz quero viver no santo Espírito na tua palavra no teu amor
ResponderExcluirSENHOR eu creio em ti, mas aumentai a minha. Livrai-nos de todos os males a minha família. Amém
ResponderExcluirBom dia, padre João Carlos,sua benção. Jesus, livra de todo mal, não deixe que o inimigo venha nós prejudicar🙏🙌🙌🙌
ResponderExcluirObrigada senhor, tenha piedade e mesericodia de mim e dis meus filhos Lucas e Gabriel e toda a minha família, amém
ResponderExcluirSenhor eu creio em ti, livra-nos de todo mal. Amém!
ResponderExcluirBom dia Pe. João Carlos, sua benção 🙌 livra minha família de todos os mal, amém 🙏 Meu nome é Jacira moro no Rio de Janeiro e amo ouvir todos os dias sua meditação através de uma amiga. Como faço para receber diretamente pelo meu Whatsapp? 21-99335-5175
ResponderExcluirBom dia! Pé. João Carlos, sua benção peço orações por todos nós que estamos aqui juntos com o senhor.
ResponderExcluirMuito obrigado senhor padre João Carlos pela meditação e evangelho de hoje!
ResponderExcluirBom dia padre João que sua bênção peço oração pra minha irmã elza ela parece que ela vai fazer uma cirurgiã mais eu tem fé em Deus que não vai ser preciso em nome de jesus eu creio senhor quê tudo vai dá certo ela e uma pessoa boa
ResponderExcluirSenhor Livrai nos de todo mal Amém 🙏🙌
ResponderExcluirlivraí-nos do mal
ResponderExcluirSenhor, livrai- nos de todo mal
ResponderExcluirTende misericórdia da minha família e abençoai cada um com saúde e paz
Amém Gratidão
Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Como sempre tenho muito a agradecer, principalmente pela arrecadação para comprar os aparelhos do meu netinho Bento q tem um problema neurológico. Deus tudo certo, obrigada Senhor. Peço saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Quero pedir pela união dos meus irmãos. Estamos numa fase difícil. Protegei Senhor nosso país do comunismo amém.
ResponderExcluirDeus de toda ternura, eu LHE agradeço pela vida de Santo André Corsini. Entretanto, me conceda a graça para viver a minha vocação. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do serviço, da santificação, da luz, da adoração, da obediência e da paz. Me conceda a graça para fugir do julgamento, da embriagues, da violência, da murmuração, da escravidão, da aflição, da amargura e das lágrimas. Me conceda a graça para fazer boas ofertas e boas promessas. Me conceda a graça para rezar na VOSSA presença. Me conceda a graça para ensinar com autoridade. Me conceda a graça para expulsar o que não presta. Me conceda a graça para viver o Evangelho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirSenhor Jesus, livrai-nos de todo mal em Angola e Africa. Deus nos ama.
ResponderExcluirLivrai-nos de todo o mal senhor, da-í nos paz interior e amor ao próximo..🙏 aumenta nossa fé!
ResponderExcluir