PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As três lições do Domingo da Sagrada Família.

As três lições do Domingo da Sagrada Família.




   31 de dezembro de 2023.   

Domingo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José


   Evangelho.  


Lc 2,22-40

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meu olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.



   Meditação 


O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele (Lc 2, 33).

Chegamos ao último domingo deste ano. Dentro da oitava do natal, este é o domingo da Sagrada Família. Abramos o coração para acolher as lições da Palavra de Deus para nossa vida em família e para iniciarmos bem o ano novo de 2024. Ao menos três lições, podemos recolher da Palavra de Deus neste domingo.

Vamos à primeira. Ela vem do Evangelho, hoje lido em Lucas, capítulo 2. A cena é a ida da família de José ao Templo de Jerusalém. José e Maria, com seu filhinho de colo, cumprem ali os ritos previstos no pós-parto: a purificação da mãe e o resgate do primogênito. Eles são judeus piedosos, cumpridores da Lei. Pela consagração do filho, eles o estão inserindo na história da salvação do seu povo. Os dois idosos, Simeão e Ana, podem representar o Antigo Testamento que encontra seu sentido e sua luz na pessoa daquela criança, o salvador prometido. Eles podem também representar nossos avós e todos os idosos de nossas comunidades que criam um ambiente de fé em torno da família. O menino cresce forte e sábio nesse ambiente de fé e amizade com Deus. Essa é a contribuição da família e da comunidade no crescimento de uma criança batizada: sustentar um ambiente de fé e de prática religiosa no qual ela cresça sadiamente. Os pais não somente geram um filho, mas o inserem na sociedade humana e no caminho de fé do povo de Deus. Que lição, podemos guardar? Os pais e a comunidade se esforcem para criar um ambiente religioso positivo para o crescimento sadio dos filhos.

Vamos à segunda lição.
Ela vem do Livro do Eclesiástico e fala da atenção dos filhos aos seus pais. Os filhos devem amor, respeito, obediência aos seus pais. Honrar pai e mãe é o quarto mandamento da Lei de Deus. Particularmente, essa santa obrigação continua quando os pais envelhecem. É preciso cuidar deles, com todo o carinho e paciência. Vivemos numa sociedade que valoriza quem é jovem e produtivo, descartando os idosos. Olha a palavra de hoje, no livro do Eclesiástico (Eclo 3): “Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele. Não o humilhes em nenhum dos seus dias. A caridade feita a teu pai não será esquecida”. Que lição, podemos guardar? Os filhos amem e respeitem os seus pais, sempre, e, com todo carinho, cuidem deles, quando eles envelhecerem.

Vamos à terceira lição. Ela vem da Carta aos Colossenses e diz respeito à nossa convivência em família. Diz o apóstolo (Cl 3) “Revistam-se de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-se uns aos outros e perdoando-se mutuamente se um tiver queixa contra o outro”. Olha que belo programa de convivência em família! Somos responsáveis uns pelos outros. São sete atitudes que o apóstolo está recomendando: misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, tolerância e perdão. Que lição, podemos guardar? A caridade cristã começa em casa.




Guardando a mensagem

O Senhor hoje nos brinda com muitos conselhos e recomendações sobre a nossa vida em família. Com a família de Nazaré, aprendemos que os pais e a comunidade são responsáveis pelo ambiente religioso positivo para o crescimento sadio dos filhos. Com a tradição da fé, recordamos que os filhos devem amar e respeitar os seus pais, sempre, e, com todo carinho, cuidar deles, quando eles envelhecerem. E o apóstolo nos recomendou que a caridade cristã comece em casa: misericórdia, humildade, paciência, perdão. Nesse finalzinho de ano, em família e no encontro com os parentes, temos muito a exercitar.

O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele (Lc 2, 33).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nasceste e cresceste numa família humana tão especial! nossas famílias também são especiais, porque nasceram do amor e são sustentadas pela tua graça. Elas são comunidades de fé, berço da vida, igrejas domésticas. Abençoa, Senhor, os pais, as mães, filhos e filhas, os avós, os tios e primos. Que a teu exemplo, os filhos vivam o mandamento de honrar e obedecer a seus pais. Que a exemplo de Maria, tua mãe, as mães guardem tudo no seu coração, em profunda comunhão contigo. Que a exemplo de José, teu pai adotivo, os pais nunca se afastem de Deus e honrem suas esposas com um amor fiel. Abençoa, hoje, de maneira especial, os idosos de nossas famílias. Que eles se sintam amados e valorizados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Muita coisa você pode fazer, hoje, por sua família, especialmente rezar por todos de sua casa. Mas, posso lhe dar mais uma sugestão. Procure, hoje, sem pressa, tomar ao menos uma refeição na companhia de seus familiares.

Comunicando

A Rede Vida de Televisão vai exibir um ESPECIAL com o show que gravamos em Brasília, cantando canções religiosas de Roberto Carlos no meu novo álbum musical. O ESPECIAL irá quarta-feira que vem, dia 03 de janeiro, às 10 da noite. 


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Deus abençoe toda minha família e ilumine minha casa amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, padre João Carlos, sua benção. Senhor que em 2024 eu seja uma pessoa melhor em tudo, na família no trabalho e com os amigos. Gratidão por senhor só Gratidão gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João carlos nesse ano que vai entrar quero ser uma pessoa melhor pra minha família ! Feliz ano novo padre João carlos!🙏

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus abençoe toda a minha família e meus amigos,,,Amém

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus abençoe a minha família ,minha comunidade sagrado coração de Jesus, e todo meus amigos, que o ano novo seja abençoado . Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre,que Deus em sua infinita bondade nos abençoe neste ano que está para chegar! Que possamos buscar em primeiro lugar sempre o seu amor. Que minha família possa se espelhar em tua família sagadra amém.

    ResponderExcluir
  7. Padre que eu possa te ouvir todos os dias de 2024 e que no final do ano possa estar te ouvindo falar tão bem da família 🙏

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia , que Deunosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. um feliz ano Novo pra todos nós, repleto de amor e paz .

    ResponderExcluir
  9. Que o pai do céu nos proteja com a sua misericórdia, estamos
    Completando 55 anos de casados com muito amor e entendimento.

    ResponderExcluir
  10. Que Jesus abençoe a minha familia, e as familias que precisam acreditar no amor de Deus se convertam pois assim teremos um ano de paz, de amor .

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia Padre João Carlos sua benção. Jesus abençoe a minha família 🙏um feliz Ano Novo pra todos nós irmãos em Cristo Jesus 🙌👏

    ResponderExcluir
  12. Padre Carlos vc diz que o quarto mandamento é honrar pai e mãe mas em êxodo 20 na palavra de Deus (biblia) está escrito diferente!!! Leia e conheça o verdadeiro mandamento da palavra de Deus na sua Bíblia católica. Amém!!!

    ResponderExcluir
  13. "Gilberto" Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 🙏🙏🏻🙏

    ResponderExcluir
  14. Deus abençoe 2024 cheio de saúde e conhecimentos .Feliz ano novo a todos vcs filho de um único Deus

    ResponderExcluir
  15. Padre, bom dia. Peço bênçãos para mim e toda a minha família.(especialmente meu filho).Tenho passado por grandes provações e neste dia especial estou longe da minha família. Reze por mim e peça a Deus que ilumine meu caminho e diga me o que devo fazer... Amém

    ResponderExcluir
  16. Padre peço orações pela minha família que infelizmente não estão unida estou muito triste padre pois esse Natal minha filha não está falando comigo até hoje isso está doendo muito, peço à Deus reconciliação com ela é todos os meus filhos padre. Tenha um feliz ano novo padre. Deus abençoe a todos e especialmente as famílias.

    ResponderExcluir
  17. Cláudio Siqueira31/12/23 11:00

    Padre João Carlos sua abencão🙌🏻
    Durante todos os dias do Ano podemos acompanhar lindas e abençoadas Mensagens do Evangelho. Hoje 31/12/23 foi a que mais me emocionou, trouxe-me para uma reflexão mais profunda sobre os Idosos, Sobre a Família, sobre nossos antepassados, que por causa e através deles estou aqui
    Meu Pai, meus Avós já partiram a algum tempo🙌🏻 Minha Mãe com 80 anos saudável e Amável wye Deus proteja sempre ela e todos os Idosos

    Feliz 2024 para o Senhor e todos os seus Familiares 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  18. Pe João Carlos, feliz ano novo, para o Sr e todos da sua equipe, um 2024 com muitas bençãos e luz

    ResponderExcluir
  19. Gratidão senhor por tudo pelas graças alcançadas pela minha linda família e pela família do meu marido pela minha comunidade pelos meus amigos padres que Deus abençoe a todos e feliz ano novo pra todos nós que tenhamos uma ótima passagem de ano cheio de muitas bênçãos de Deus.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo q Deus nos dá todos os dias e m especial pela saúde. Peço a Deus que continue nos dando saúde para mim e toda minha família filhos, netos, genros e nora e todos. Que saibamos seguir os passos da Sagrada Família ensinando filhos e netos a seguirem sempre esse exemplo da Sagrada Família. Que meus irmão possa pedir perdão por tudo q fez que nos deixou desunidos. Um Ano Novo de muitas bençãos para todos nós amém.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,padre João Carlos obrigada pela meditação de todos os dias eu compartilho com minha família e meus amigos é uma benção.
    Quero desejar ao senhor e sua família um abençoado ano Novo cheio de paz e saúde.
    A sua benção.

    ResponderExcluir
  22. Júlio Márcio Drumond, Contagem / MG. Hoje 31/12, sou muito grato a família AMA pelas felicitações recebida pelo telefone de mais um ano ( 68 ) comemorado hoje. Desejo um 2024 melhor que 2023 a todos nós!

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite padre João Carlos Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  24. Obg padre João Carlos por tudo pela meditação pelo terço Mariano que 2024 possamos estarmos juntos com a graça de Deus

    ResponderExcluir
  25. marinahora@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS