PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Advento, tempo de missão.

Advento, tempo de missão.

  



   09 de dezembro de 2023.   

Sábado da 1ª Semana do Advento

   Evangelho.   


Mt 9,35 –10,1.6-8

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

   Meditação.   


Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo. E procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes. Chamou doze, porque estava simbolicamente reorganizando todo o rebanho de Deus, o povo das doze tribos, que fora liderado por doze patriarcas. E Jesus enviou os doze em missão. É urgente que o rebanho conte com bons pastores, com boas lideranças. Pastores que cuidem das ovelhas estropiadas, que recuperem as desfalecidas, que lavem as sujas, que as defenda dos lobos.

A missão é anunciar a proximidade do Reino, que é o que Jesus já estava fazendo. “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze quatro tarefas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade. Quatro é tudo, pois quatro são os pontos cardeais. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Vamos dar uma olhada nessas tarefas. A primeira foi curar os doentes. Jesus tinha um carinho especial pelos doentes. Basta lembrar a cena da sogra de Pedro ou do paralítico descido em sua maca diante dele. Cuidar dos doentes é uma forma de anunciar o Reino de Deus. Deus está perto de quem está sofrendo. Deus é a força de quem está debilitado. Estamos diante do tema da SAÚDE. Assistir os doentes e sofredores, rezar por eles, rezar com eles, acompanhá-los em seu tratamento são formas de mostrar o amor de Deus, a proximidade do Reino. Curar os enfermos.

A segunda tarefa foi ressuscitar os mortos. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, o seu amigo Lázaro. Em todos esses episódios, vemos como Jesus deu atenção às famílias enlutadas, como ele ajudou as pessoas a crerem em Deus e na ressurreição que ele nos promete. Estamos diante do tema da VIDA. Na parábola do bom samaritano, o homem estava caído, semimorto, na beira da estrada. Acudir quem está caído, quem está em situação de morte é ressuscitar os mortos. Hoje, temos muita gente que está em situação de morte: pela droga, pela exploração do trabalho, pela fome... Trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, salvar do suicídio quem perdeu o sentido da vida, por exemplo, são também formas de anunciar a proximidade do Reino. Ressuscitar os mortos.

A terceira tarefa foi purificar os leprosos. Os leprosos, no evangelho, têm a ver com a impureza em relação à Lei. Pela impureza, a pessoa estava apartada de Deus e de sua comunidade. A lepra é uma imagem do pecado. Estamos diante do tema da RECONCILIAÇÃO. Purificar os leprosos é ajudar a pessoa a se aproximar de Deus e alcançar o perdão dos seus pecados. Fomos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo que morreu por nós. Trabalhar pela conversão, aproximar as pessoas do Sacramento da Confissão são formas de anunciar que o Reino está vizinho, próximo. Purificar os leprosos.

A quarta tarefa foi expulsar os demônios. Jesus venceu as tentações. E libertou muitas pessoas possuídas pelo mal. Estamos diante do problema da LIBERDADE. Muita gente está possuída, escravizada pelo preconceito, pelo sentimento de inferioridade, pela ignorância, por ideologias totalitárias, pela inveja, pela dependência cultural... são numerosas as formas de dominação do mal sobre as pessoas! Contribuir para a superação desses males, ajudar as pessoas a se libertarem dessas forças de opressão são formas de realizar o anúncio do Reino de Deus. Expulsar os demônios.




Guardando a mensagem

Jesus, diante do seu povo sofrido e humilhado, enche-se de compaixão. Vê que aquele é um rebanho sem pastor. Realizando sua missão de reorganizar o povo de Deus disperso, nomeia doze lideranças para o seu movimento. Ele envia os doze em missão. Eles devem, como Jesus, anunciar a proximidade do Reino de Deus. Para servir o seu povo cansado e abatido, Jesus providencia pastores que cuidem das ovelhas estropiadas (os enfermos), que recuperem as desfalecidas (os mortos), que lavem as sujas (os leprosos), que as defenda dos lobos (os demônios). A missão dos doze é a missão de todo o povo de Deus. A minha, a sua também.

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
aos teus missionários de ontem e de hoje, estás instruindo que todos estamos em missão. E que a missão não depende de contarmos com muitos recursos (ouro, prata, dinheiro). O que temos para oferecer não tem preço, nem são coisas que estamos distribuindo. Somos testemunhas do Reino que chegou com tua presença redentora. Estás insistindo, Senhor, que precisamos manter a postura de missionários, de viajantes, evitando a busca de benefícios pessoais (não levar sacola) e a busca de segurança ou bem-estar (duas túnicas, sandálias, bastão). Ajuda-nos, Senhor, a realizar, ao teu lado, a grande tarefa da evangelização. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Planeje o seu final de semana, de forma que dê para participar bem da Santa Missa do 2º Domingo do Advento. Neste domingo, vamos contemplar a figura do missionário João Batista, convocando o povo para a conversão, em preparação da vinda do Messias.

Comunicando

Vá se preparando para a novena de natal, que começa no dia 15, ou melhor: vá preparando a novena de natal aí na sua casa, na sua vizinhança, na sua comunidade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Bom dia padre, Deus nós abençoe, gratidão por tudo e te pedir a cura do meu irmão e livramento para a mim e meus familiares e proteção para meus filhos Lucas e Gabriel, Deus nós abençoe e proteja ,amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém

      Excluir
    2. Amém

      Excluir
    3. Amém, obrigada senhor pelo muito que me tens feito. Peço que continue com vossa misericórdia sobre nós.🙏♥️

      Excluir
    4. Josita Deus nos abençoe eu tenho muita fé em meu Deus 🙏

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua benção. Glória a vós senhor obrigada pelas palavras que Jesus nos ilumine

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre,só tenho à agradecer por tudo que fez e faz por todos nós,pregando a palavra de Deus é uma benção pra nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre que o senhor nos fortaleça na fé amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de suas pregações! Muitas vezes não consigo.pois não tenho PRÁTICA de celular!.Mas JESUS VAI PROVIDENCIAR!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Como vai? É de grande benefício receber está meditação diária ☺️ Como todos sabem , com os depoimentos sinto me aliviada, restabelecida para o início de cada dia. Agradecida pelo teu existir Pdre João Carlos. 🙏 Deus abençoe a ti e toda a tua equipe.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus disse: Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”, podemos entender que diz: pedir ao Pai para quê envie cristãos para evangelizar todo o povo que ainda está cansado, abatido, sem Pastor pelo mundo a fora, melhor dizendo, aqueles que ainda não conhecem a Palavra de DEUS, os Seus mandamentos da cultura do Amor, ou desconhecem o Caminho da salvação.
    A esperança de Jesus e a alegria do Pai é que sejamos discípulos fiéis e que mesmo nas tribulações e nas adversidades vivamos confiantes na esperança aguardando o retorno Glorioso daquEle que não foi, sem murmurar nem desanimar, convencidos que DEUS é providência e para O anunciar, não precisamos levar nada, alem do Seu Amor nas palavras que vem do Espírito Santo, assim com todos os exemplos deixados por Jesus Cristo continuamos difundir o Evangelho anunciando que o Reino dos Céus está próximo e assim disseminando esta cultura, aumentar o máximo possível os cidadãos da Pátria Celeste,.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus nos ajude em nossa tarefa da vida, com muita bênçãos, saúde e paz, a mim minha família e a todos que nos rodeia. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a tudo que me dás todos os dias Senhor. Peço saúde para mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora. Faz com que eu consiga pregar o Teu Reino, principalmente para meu esposo q ainda está um pouco afastado. Deus abençoe a todos nós amém.

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Jesus aumente a minha fé

    ResponderExcluir
  12. A sua bênção Sr Padre João Carlos. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, gostaria de, pedir - que orace para o meu filho que está com um câncer grave e agressivo . Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Glória a vós Senhor perfeita homilia que sejamos todos missionários do Senhor🙏

    ResponderExcluir
  15. Glória a Deus sempre eu peço a nossa senhora e Jesus Cristo a cura da doença da minha mãe Cleuza Alves Saraiva, que eu estou em missão de evangelização ao seu favor de uma melhora. Amém 🙏 peço por toda minha família irmãos e irmãs filhos filhas noras genro netos e netas marido e todos nós . Aricesar e família 🙏🙏🙏🙏🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  16. Eu agradeço de todo coração essa oportunidade de participar dessa missão 🙏🙌

    ResponderExcluir
  17. E estou aqui pedindo por minha mãe Cleuza Alves Saraiva.

    ResponderExcluir
  18. Minha Bênção Padre João Carlos peso oracoes por meus filhos e meus Netos tenho 65 anos não posso andar e esse evangelio foi muito bom sobre as moções que Deus enviou seu filho Jesus em forma de gente pra nós confiar e ter fé em Deus sou toda enferma eu ja conversei com o Senhor no seu Imeiu se eu errou nao ligue e sequelas de Avc mas hoge venho pedir união dos meus filhos e Netos são muito boms cuida deu direitinho e minha filha ainda trabalha em casa de familia cuida de tudo de uma senhora com má de ozaime e ainda deu agora ela ta ficando sem paciência tambem não é pra menos eu tive um Câncer no colo do utero não fui operada que o meu medico falou que se botase eu em cirurgia só ia abrir e fechar eu fez o tratamento seis meses de quimio e fizio terapia externa e interna estou em acompanhamento agora é de ano em ano faço a prevenção faz sete anos ja Deus e Nossa Senhora passou a frente mas eu Rezo meu terço recebo o corpo de Cristo em casa que não posso ir pra capela Senhor do Bom Fim sou de Pernambuco rua Santa Helena Cajueiro Seco e eles tão sem paciencia com eu o nome de Minha Filha é Alexsandra Gomes da Silva e de meu Filho é anderson Gomes da Silva ele chora porque ele quer que eu seja como antes que eu não tinha doença mesmo assim ele dar um beijo abraca eu e ai eu falo eu não preciso de nada filho só de carinho digo eu te amo já vivo com essa palavra nós não sabe o a manhã mas meus netos não gostamdizem que não precisa dizer que ama mas eu não deicho de dizer não mesmo que não gostem por isso tô pedindo oracoes meu nome é Maria das Graças Bezerra dos Santos Costa mas pode botar só o B.dos Santos Costa que é grande meu nome que esse ano que vai chegar seja mas de União na minha casa com meus filhos e meus netos peco Saude a Deus para o Senhor e um Belo final de Ano pra o Senhor e sua Familia e sua Equipe Amem🙌

    ResponderExcluir
  19. Pai de infinita bondade, eu LHE agradeço pela vida de São João Diego. Contudo, me ajude seguir o caminho do discipulado, da ressurreição, da evangelização, da graça, da purificação, da misericórdia, da compaixão, da santificação, da oração e da cura. Me ajude vencer o abatimento, o cansaço, a angústia e a aflição. Me ajude ser um bom pastor. Me ajude trabalhar na VOSSA messe. Me ajude expulsar o que não prestar. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Padre João e sua equipe, e sua benco.eu quero também pedir para todos os meus netos, e os meus filhos, minha esposa, e todos da minha família, e da minha comunidade, do conjunto Ceará , moro à bastante tempo, não sou daqui, do meu bairro mas já tenho ele como meu imaginário.que também agradecer muitas graças que recebi põe ocasião das festas de nossa senhora da Conceição do conjunto Ceará e também das festas de nossa senhora de itapiuna, mesmo sem ter pedido lá. Eu ia no último dia mas não foi possível, quem sabe se no próximo ano estarei lá se Deus quiser e quer.que também agradecer, a Deus, por tantas graças recebida, foram muitas graças rspirituais, que posso
    abençoe a todos os padres presentes e os visitantes. todos eles soa abençoado e iluminados, graças aque é pai que é pai e filho e espírito santo. Eles pedem que neste mês de advento, possos ler com cuidado as leituras do evangelho marcor,são leituras muito boas neste período natalino, que Deus abençoe a todos os em criar.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS