PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A história do paralítico perdoado.

A história do paralítico perdoado.



   11 de dezembro de 2023.   

Segunda-feira da 2ª Semana do Advento


   Evangelho.   


Lc 5,17-26

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda?’ 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

   Meditação.   


O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda'? (Lc 5,23)

Nós começamos essa segunda semana do advento com o apelo da conversão. João Batista preparou o povo para receber Jesus, convidando-o a consertar seus caminhos errados, confessar os seus pecados e batizar-se no rio Jordão. É o advento: preparar o encontro com Jesus, consertando a estrada esburacada e cheia de curvas de nossa vida, pela conversão dos nossos pecados.

E quem pode perdoar os nossos pecados? O evangelho de hoje tem a resposta. Os fariseus acharam que Jesus estava blasfemando. Ele perdoou os pecados do paralítico. Havia muita gente ouvindo Jesus, o local estava lotado. Um grupo trouxe um paralítico e arrumou um jeito de apresentá-lo ao Mestre. Desceram o doente pelo telhado. Jesus viu a fé deles e disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. Foi o bastante para uma onda de críticas. “Só Deus pode perdoar os pecados!”, murmuraram os fariseus.

O perdão dos pecados é a obra de Jesus no sacrifício da cruz. Por sua morte e ressurreição, ele nos reconciliou com Deus. Senhor fariseu, é verdade, é Deus quem perdoa! É Deus quem foi ofendido. E Deus nos perdoa, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Quem perdoou o paralítico foi o próprio autor da salvação. E até o curou de sua doença. Mas, fez ver que isso não era mais importante do que o perdão dos pecados. E até mesmo o curou para mostrar, como ele disse, que “o filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados”.

Nós recebemos o perdão dos nossos pecados, em primeiro lugar, no batismo. É a nossa primeira conversão. O batismo é o banho purificador pelo qual o Espírito Santo nos lava do pecado. E como continuamos a pecar depois do batismo, precisamos de uma segunda conversão, que precisa ser contínua em nossa vida. Para voltar à comunhão com Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão, chamado também de sacramento da penitência. Aqui, entra o neofariseu de hoje com a mesma crítica: ‘Só Deus pode perdoar os pecados!’, tentando desqualificar esse serviço exercido pelos ministros da Igreja.

Jesus, o filho de Deus, nos reconcilia com o Pai, por meio do seu sacrifício redentor. E ele encarregou os seus apóstolos para darem continuidade na história a esse ministério de reconciliação. Depois de ressuscitado, tendo soprado sobre eles comunicando-lhes o santo Espírito, ele disse: “A quem vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados”. Os ministros da absolvição (os bispos e os padres) realizam esse ministério em nome de Cristo. Eles participam do seu sacerdócio. Em seu nome, escutam a confissão dos pecados dos seus irmãos, em seu nome os aconselham, em seu nome conferem a absolvição dos seus pecados. É claro, só Deus pode perdoar os pecados, senhor neofariseu! E ele o faz por meio dos seus ministros. Foi assim que Jesus deixou.




Guardando a mensagem

Este tempo do advento nos avisa que precisamos preparar a nossa vida para o encontro com Cristo, como quem conserta uma estrada com muitas curvas e buracos. É o grande apelo de conversão dos nossos pecados. E como nos livramos dessas estradas tortas do pecado, sobretudo do pecado mortal que nos afasta da comunhão com Deus? Resposta: pelo arrependimento e pela confissão dos nossos pecados. A nossa primeira conversão é celebrada no batismo. Nele, somos lavados do pecado, pelos méritos da paixão do Redentor. Para nos ajudar a reencontrar a graça de Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão ou penitência. Nele, celebramos a nossa segunda e permanente conversão. Arrependidos, confessamos/dizemos os nossos pecados e recebemos a absolvição dos ministros da Igreja que fazem isso em nome de Cristo. Assim, somos reconciliados com Deus e com a comunidade eclesial, a quem também ofendemos com nossos pecados.

O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda'? (Lc 5,23)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras com que pedimos perdão dos nossos pecados, no início da Santa Missa, agora com a nova edição do Missal.

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Se a gente parar pra pensar um pouco e abrir espaço para a ação do Espírito Santo em nós, logo compreendemos nossas falhas e nossos pecados. É o que a gente faz no Exame de Consciência. Dê uma paradinha em algum momento no dia de hoje e faça seu Exame de Consciência. Pergunte-se: Em que eu estou falhando com o meu Deus?

Comunicando

16 de dezembro é a data da gravação do meu novo DVD em Brasília. Será no Santuário Dom Bosco, do Plano Piloto. 16 de dezembro é um sábado. Começaremos às 10 da manhã. Estou reenviando o formulário para organizar a lista de quem vai estar presente. Se você já se inscreveu anteriormente, não precisa preencher. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. obrigado padre João Carlos por essa meditação Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, e sua benção Padre João Carlos, obrigada por essa direção espiritual diária, como é bom. 🙏🏼💐

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado pela palavra de Deus amém que o senhor mande oração pra mim e minha família. Que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família também 🙏🙏 até amanhã se Deus quiser 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Jesus aumenta minha fé

      Excluir
  4. Padre mandar oração pra kleson ele tá precisando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado padre por sua paras por todos os dias nós mando o resume do Evangelion muito lindo sua missão e seu amor por nós Cristal amém

      Excluir
  5. Bom dia Padre Carlos. Deus o abençoe sempre! Pai celestial, misericordia, perdoa os meus pecados, por pensamentos, palavras, actos e omissões. Derrame sobre mim o seu sangue precioso, purifica e renova-me para uma nova criatura.

    ResponderExcluir
  6. A sua benção Padre João Carlos. Muito obrigada por enviar diariamente a palavra de Deus para nossa reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, pesso sua benção, pois fico muito cheio de paz quando pelas as manhãs recebo de um anjo do bem sua meditação, ela me ajuda a eu levar aos meus familiares e terceiros estas lindas mensagens da palavra de Deus,o senhor é abençoado, mais o seu colaboradores, que Deus ilumine a ao Senhor e a eles também, e aos demais que contribui para essa evangelização,pois ela traz bastante paz paz para muitas pessoas sofridas . Vocês estão de parabéns por estas graças espirituais assim posso dizer. Eurico impactado com essas mensagens, não posso ficar sem as quais. Saúde para todos os sarsserdotes do Brasil e do mundo, e TAMBÉM para aqueles anjos do bem , que facilitam essas maravilhas de graças,que Deus abençoes todos que faz acontecer esses lindos trabalhos, pois vem de Deus, aquele que é pai, filho e espírito santo.paz e bem para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua benção padre João!
      Te conheci a pouco tempo por aqui e já estou apaixonada pelas suas reflexões. O senhor é um iluminado de Deus é uma delícia te ouvir falar e cantar. Muito obrigada por tudo! Que te conceda cada dia mais sabedoria da Palavra para nós orientar.
      Deus te abençoe e te proteja. Felicidades!
      Sou de Paraty Rio de Janeiro.

      Excluir
  8. Bom dia padre João Carlos quero pedir oração pelo meu esposo q por toda minha família 🙏🙌

    ResponderExcluir
  9. Padre hoje peço a Deus por te minha filha e demais familiares 🙏

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Jesus curou aquele paralítico, porque enxergou uma fé imensa naquele coração e também pela confiança nas orações e na determinação daqueles amigos que não encontrando espaço, não medindo esforços resolveram introduzi- lo pelo telhado o levando na cama. Mas ao mesmo tempo fez a leitura do coração daqueles que duvidaram do Poder dado ao DEUS Filho pelo próprio DEUS Pai e os indagou, aproveitando para nos fazer entender que, é mais importante a cura da alma do que a cura física, pois o Próprio Jesus nos fala é melhor entrar no Reino do Céus sem um dos membros ao invés de ter todos aqui em vida e perder a Salvação.
    Por isso que não devemos duvidar do instrumento ordenado pelo próprio Pai para escutar as nossas confissões, nosso arrependimento dos nossos pecados e interceder junto ao Pai das misericórdias por nós, ou seja, mesmo que enganamos o humano com palavras, o irmão o padre ou qualquer outro que seja, jamais enganaremos a DEUS, pois Ele já fez a leitura do nosso coração antes mesmo de pensarmos, o Senhor já sabe a resposta e podemos confiar que sempre será o melhor para nós e para os nossos,.

    ResponderExcluir
  11. Senhor perdoai nossas faltas, tem misericórdia de nossa pobreza de espírito, aumenta nossa fé em ti. Obrigada pai por tudo que nos tem dado! Amém.

    ResponderExcluir
  12. Senhor, dai-me sabedoria, força e coragem para passar por essa tempestade ,sei que estás comigo cuidando de tudo , mas preciso de força. Quero me converter , dai-,me discernimento par entender o que queres de mim diante disso tudo. Peço oração, padre ,descobri um nódulo na mama , vou investigar melhor, mas estou abalada, e com medo , reze por mim. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de ser nada. Confia em Deus que tudo pode.

      Excluir
    2. Boa noite padre João Carlos.A sua benção.Cada vez que escuto esse Evangelho minha fé alimenta.Pesso oração por toda minha família e pela minha conversão,para o senhor e por sua família.

      Excluir
  13. SENHOR! Salvai o Brasil do comunismo!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos,sua benção, que Deus tenha misericórdia de nós, perdoem nossos pecados e aumente nossa fé, a mim e a minha família e a todos nós. Deus dá-nos a benção a saúde e a fé e a paz para mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Sua benção Padre João Carlos muito obrigada pela palavra de amor

    ResponderExcluir
  16. Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo q nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Protege Senhor a todos nós e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre obrigada pelas palavras. Jesus aumenta minha fé.

    ResponderExcluir
  19. Deus de Todo Poder, eu LHE agradeço pela vida de São Dâmaso I. Entretanto, me conceda a graça para seguir o caminho do perdão, do ânimo, da evangelização, da obediência, da pureza, da cura, da santificação, da virtude, da libertação, da fé, da salvação, da vida e da alegria. Me conceda a graça para louvá-Lo e glorificá-Lo. Me conceda a graça para fugir da depressão, da blasfema e da murmuração. Me conceda a graça para vencer o medo e o sofrimento. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Me conceda a graça para ter o santo temor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS