PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ser fiel nas pequenas coisas.

Ser fiel nas pequenas coisas.


   11 de novembro de 2023.   

Memória de São Martinho de Tours, bispo


   Evangelho.   


Lc 16,9-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então, Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.


   Meditação.   

Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes (Lc 16,10).

No evangelho de hoje, vários ditos de Jesus estão reunidos em torno do tema “dinheiro”, palavra que se repete quatro vezes nesses poucos versículos. Como entender esse “usar o dinheiro injusto para fazer amigos”? Pode parecer um estímulo à desonestidade, não acha? O que será que Jesus está querendo dizer?

O que veio antes desse texto? A parábola do administrador que seria demitido e achou um jeito de assegurar o seu futuro. Administrador era o servo encarregado de cuidar da casa e da propriedade rural do seu patrão. Esse fulano da história foi acusado de esbanjar os bens do patrão, de estar gastando descontroladamente. O patrão lhe avisou que seria demitido. Qual seria o seu futuro? Por isso, ele chamou os devedores do patrão e diminuiu ou dispensou a sua comissão. Claro, os devedores do patrão ficaram logo seus amigos. Na hora da dificuldade, já tinha com quem contar.

Agora, vamos ao evangelho de hoje. ‘Usem o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles lhes receberão nas moradas eternas” (Lc 16, 9). Como podemos compreender essa palavra “dinheiro injusto”? Vamos ver como está escrito no original em grego e em sua tradução latina que é usada na Igreja. O latim traduz por “MAMMONA INIQUITATIS”, mamona da iniquidade. Então, ‘dinheiro injusto’ está traduzindo as palavras “mamona da iniquidade” ou “mamona iníqua”. ‘Mamona’ é uma palavra usada também em outros lugares no evangelho para falar da riqueza que é sedutora. De fato, a riqueza tem uma sedução que pode levar a pessoa a se esquecer de Deus e dos outros ou de fazer da riqueza um falso deus, um ídolo. Então, por esse “dinheiro injusto” devemos entender “a riqueza sedutora”. O administrador não foi propriamente desonesto, foi esperto. Usou o dinheiro para angariar amigos que o acolheriam quando caísse na indigência.

Então Jesus falou: “Usem o ‘dinheiro injusto’, traduzindo mais claro ‘usem a riqueza sedutora’ para fazer amigos, pois, quando acabar, eles receberão vocês nas moradas eternas”. Os amigos do administrador demitido iriam recebê-lo em suas casas, iriam tratá-lo como aliado, como amigo. Pois então, se usarmos a riqueza, os bens que nós temos (que são tão sedutores) para fazer o bem, para socorrer os sofredores, para ajudar os outros, nós vamos estar preparando um futuro seguro, na eternidade. Eles, os pobres, os beneficiados, vão nos receber na casa de Deus, eles vão abrir as portas do céu para nós.





Guardando a mensagem

Os bens deste mundo podem nos atrapalhar, nos afastar de Deus e dos nossos semelhantes. Eles têm uma sedução especial. São riquezas sedutoras, “mamona iniquitatis”. Mas, elas podem ser usadas com sabedoria. Na parábola do administrador demitido, ele foi elogiado pelo seu patrão porque agiu com sabedoria, quando soube que iria pra rua. Ele chamou os devedores do patrão e dispensou a sua comissão. Os devedores, gratos pelo alívio em suas contas, tornaram-se seus amigos que o socorreriam nas dificuldades que viriam. Há muita gente que tem riquezas e não as usa com inteligência, com sabedoria, com preventividade; não se vale de sua ‘riqueza sedutora’ para apoiar bons projetos, para realizar algo de bom para a coletividade ou mesmo para socorrer um parente pobre... isso é fazer amigos com a “mamona iniquitatis”, a riqueza sedutora. Isso é preparar bem o futuro, se vier a falir, ou ser demitido de seu bom emprego ou mesmo quando a morte lhe demitir dessa vida.

Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes (Lc 16,10).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é verdade, os bens deste mundo têm uma sedução especial. Corremos o risco de endeusá-los. E disseste claro: ‘Não se pode servir a dois senhores. Ou Deus ou Mamona. Ou Deus ou a riqueza sedutora’. Estás nos ensinando também que o dinheiro pode ser usado com sabedoria. Ele pode preparar o nosso futuro, se ele servir também para ajudarmos quem está em situação de necessidade. Obrigado, Senhor, por nos ensinares a lidar corretamente com a sedução do dinheiro neste mundo. Assim, nos preparamos para receber os bens eternos que para nós estão preparados desde toda a eternidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Esse evangelho de hoje pode levar você a pensar como está lidando com o seu dinheiro. Não permita que o dinheiro feche o seu coração para Deus e para os seus semelhantes. Ao contrário, administre bem os seus recursos, mesmo que sejam poucos, sem desperdício ou esbanjamento e com espírito de solidariedade.

Comunicando

Estamos hoje em Campina Grande, na Paraíba. Está acontecendo aqui uma Feira Católica na Casa de Eventos Spazzio e eu apresento um pocket show às quatro da tarde. Amanhã, como todos os domingos, temos a Missa das 17 horas, com transmissão da Rádio Amanhecer. E na segunda, estaremos no Encontro dos Ouvintes, no Recife, às 11 horas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. AMÉM 🙇 🙏. ASSIM SEJA FEITO A A VONTADE DE DEUS. O QUE ADIANTA TER O MUNDO AOS PÉS, SE ; AOS PÉS DE DEUS NÃO ME ENCONTRO MAIS. NADA VALE NESSE MUNDO SE EU NÃO TIVESSE AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO. GRATIDÃO 💟 SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Amém que Deus nos abençoe estou internada com minha mãe mim ajuda ou pai nessa hora tão difícil .

    ResponderExcluir
  3. Abençao Pe João Carlos! Que Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  4. Amém 🙏gratidão à te Senhor

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos tenha um abençoado dia , o evangelho de hoje nos Encina como usar nossos bens sem desprezar nosso próximo e sem gastar desordenadamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão sr eu estou conceguindo interagir com vcs .Eu quero ser uma missionária de de Deus é pença muito alto mais como dizia padre Leo tem pedir e dizer , só o sr pode me ajuda.

      Excluir
    2. Essa resposta não é anônima o meu nome é Maria Lúbia Temóteo Carneiro Diógenes

      Excluir
  6. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, é isso mesmo que adianta ter riqueza e não ter Deus em nossa vida e na eternidade, fazer o bem a quem precisa,parentes, amigos e a quem precisar os pobres. Que Deus mim proteja, mim ajude, a passar essa vida difícil, que estou passando, com saúde e paz. Que Deus nos abençoe a mim e minha família, com saúde e paz no coração. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Amém. Bom dia

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Padre João Carlos, por nos esclarecer tão bem o Evangelho. Na Palavra de hoje, se não fosse sua explicação, eu ficaria completamente confusa, não entenderia os propósitos do SENHOR.Deus o abençoe infinitamente.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Devemos ter cuidado com os prazeres do mundo, pois o que o homem não vê com os olhos, DEUS enxerga com coração, e também sabemos que o que tem valor para DEUS é um coração humilde e verdadeiro sem orgulho, sem apego, sem cobiça, sem ganância e sem avareza.
    Em mais uma vez a Sagrada Escritura nos alerta de que a politicagem falsa a injúria que muitos acham bonita, traduzindo o status que é valorizada pelo mundo, não agrada de forma alguma a DEUS. Precisamos nos decidir, não podemos servir a dois deuses, ou valorizamos o dinheiro o status a falta de diálogo, a correria atrás do orgulho de ter diversos conhecimentos, da estética desenfreada, da ostentação nas riquezas materiais, emfim das falsas e temporárias felicidades ou escolhemos a DEUS na humildade, na paz, na simplicidade, nos sentimentos, na partilha e na caridade aos irmãos mais necessitados, resumindo não temos como nos dividir aos dois ao mesmo tempo,.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos e, mais uma vez obrigada pela meditação Padre João Carlos. Realmente, tem me ajudado muito a entender bem cada evangelho. Agradeço a Deus tudo q nos dá sempre e peço saúde pra mim e toda minha família, filhos, netos, genros e nora e todos. Ajudar ao próximo que tá precisando é um lema na minha vida e acho q consegui passar isso para meus filhos TB. Que Deus nos dê um fim de semana abençoado amém.

    ResponderExcluir
  11. Glorificado seja o nome só senhor Jesus

    ResponderExcluir
  12. Amém 🙏 padre João Carlos glória a vós senhor pesso oração pelo o meu irmão que está aguardando o resultado de uma beoça que santa Rita de Cassia passe na frente 🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Deus bondoso, eu LHE agradeço pela vida de São Martinho de Tours. Entretanto, me ensine seguir o caminho do apostolado, do conhecimento, do profetismo, da fé, da obediência, da caridade, da sabedoria, da adoração, da fidelidade, da partilha, da santificação, da colaboração, da vida, da salvação e da gratidão. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine evangelizar com humildade. Me ensine vencer o ódio e a injustiça. Me ensine ter um coração cheio de amor e virtude. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Obg. Meu Deus por esta Santa palavra. Gratidão pela vida do padre João que nos ensina entender a palavra. Me ajuda Jesus cada dia mas entender e por em prática tua palavra

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre ! Que o senhor nos abençoe e nos proteja a todos ...amém.!

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos.
    Sou Maria de Lourdes Casagrande de Fátima do Sul MS, recebo essa meditação lá de Inharrime Moçambique, da Irmã Eulália, sua mensagem saí do Brasil para a África e e retorna ao Brasil.
    Isso é realmente ser missionário.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nem tudo que reluz é ouro.

   27 de fevereiro de 2024.    Terça-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Mt 23,1-12 Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e ao...

POSTAGENS MAIS VISTAS