20 de novembro de 2023
Segunda-feira da 33ª Semana do Tempo Comum
Evangelho
Lc 18,35-43
35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.
Meditação
O cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus (Lc 18, 43)
No evangelho de Lucas, um pouco antes do texto de hoje, Jesus instruía os discípulos sobre a proximidade de sua paixão, em Jerusalém. Mas, diz o evangelista, eles não entenderam nada. É como se estivessem cegos. Chegando à entrada de Jericó, encontraram um cego mendigando, sentado à beira da estrada. Esse cego pode muito bem representar os discípulos que estão caminhando com Jesus, mas sem entender, sem enxergar. Em grande parte, é o nosso caso.
Podemos pensar, então, que esse texto é um roteiro sobre o caminho que cada discípulo ou discípula percorre para aproximar-se e seguir Jesus. É o caminho da catequese, da formação cristã. Por isso, está organizado em sete passos, sendo sete a conta da obra da criação, da obra perfeita.
Primeiro passo – Um cego está sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. É a condição de quem não caminha com Jesus. Está à margem, mendigando algum sentido para a vida. Foi onde começamos.
Segundo passo – Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. A primeira coisa que nos desperta é a movimentação da comunidade, da Igreja. Uma multidão barulhenta que passa, que sinaliza alguma coisa. Isso desperta curiosidade. Alguém à margem quer saber o que está acontecendo.
Terceiro passo – Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. A comunidade cristã anuncia claramente a presença de Jesus que passa por nossas vidas. Ele, Deus verdadeiro, veio nos encontrar. Estamos alegres porque Jesus caminha conosco. É a evangelização.
Quarto passo – Então, o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. E as pessoas mandaram-no calar a boca. É a hora em que se começa buscar Jesus, sem o ter ainda encontrado. É um pedido de socorro, a busca de uma solução para um problema, por exemplo. Essa busca é intensa (por isso, o cego ‘grita’) e muita gente se incomoda. Não falta quem o mande ficar quieto.
Quinto passo – Mas ele grita mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim”. Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. É a experiência de perseverar na busca do Senhor. Jesus quer vê-lo. Aqui entra a ajuda de alguém que vai aproximá-lo do Senhor. Alguém será a ponte que vai levá-lo a Jesus.
Sexto passo – Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: ‘O que queres que eu faça por ti? O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. É o encontro pessoal com Cristo, um encontro transformador. Muita gente um dia já enxergou. Mas, agora está cego. Mas, nesse encontro da fé, vai voltar a ver. E você sabe, não estou falando da cegueira física.
Sétimo passo – No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Olha só o que, de verdade, é enxergar: é seguir Jesus. Ele queria ver de novo, mas termina a história como discípulo, segue Jesus. Isso é enxergar, é conhecer, é crer.
Guardando a mensagem
Na história do cego de Jericó, Lucas capítulo 18, temos os sete passos que percorremos para a comunhão com o Senhor e com a sua Igreja. De pessoas que esmolavam sentido para a vida, como que sentados à margem da estrada, chegamos a pessoas que caminham com Jesus, cheios de alegria e glorificando a Deus. A isso, nos ajuda a comunidade que desperta nossa atenção, nos anuncia Jesus e nos aproxima dele. Essa mudança se dá no nosso encontro pessoal com o Senhor que nos faz ver claramente e nos torna seus discípulos. Você, em que passo está? Acolhendo o anúncio da comunidade ou ainda sentado à beira da estrada? Indo ao encontro do Senhor ou já engrossando a grande caminhada dos discípulos com ele?
O cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus (Lc 18, 43)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
somos teus discípulos. Um dia, fomos cegos. Fomos levados ao teu encontro por nossas famílias. A família é a primeira comunidade cristã. E naquele dia, na fé dos nossos pais e padrinhos, tu iluminaste a nossa vida. Para representar isso, nos deram uma vela acesa e nos recomendaram que conservássemos sempre essa luz. Alguns de nós, infelizmente, voltaram à escuridão, mas agora querem ver de novo. Acolhe-os Senhor, comunica-lhes a tua luz, para que como discípulos, no teu caminho, glorifiquem o nosso Deus e Pai. Nós também Senhor, neste Dia da Consciência Negra, pedimos que a tua bênção fortaleça o compromisso de superarmos a desigualdade social, o racismo e a discriminação na sociedade e na Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Só para ajudar a se reconhecer no caminho com Jesus... Abra, hoje, sua Bíblia e veja o que aconteceu quando Jesus e os discípulos entraram em Jericó, depois que encontraram o cego. Está em Lucas capítulo 19, 1-10. Você vai gostar de saber.
Comunicando
Partilho com você uma boa notícia. Acabei de gravar o meu 15º álbum musical. Vou dizer o título do novo álbum e você já vai saber do que se trata: “Quando eu quero falar com Deus”... Isso! São 12 faixas, interpretando canções religiosas de Roberto Carlos. Os arranjos são do Maestro Tutuca Borba, um dos maestros do rei. Mas, vou aguardar mais uns dias para mostrar a vocês esse novo trabalho, que modestamente preciso dizer, ficou muito bonito, mas muito bonito mesmo. Estamos preparando agora a gravação do DVD deste novo álbum. Será um especial de final de ano. A gravação está marcada para o dia 16 de dezembro. Será em Brasília, no Santuário Dom Bosco, no Plano Piloto. É um sábado, às 10 da manhã e a entrada é franca. No formulário que estamos disponibilizando, você já pode informar que vai estar conosco nesta data. 16 de dezembro, no Santuário Dom Bosco, em Brasília.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia Sr.padre João Carlos, os meus parabéns pela gravação de mais um álbum musical.novo. O Senhor o abençoe e ilumine para que continue nesta sua tarefa a de evangelizar de diversas formas o povo de Deus. Amém Amém
ResponderExcluirAumente a minha fé Jesus 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
ExcluirAumentai a minha FÉ Senhor Jesus para que eu seja digno de seus milagres! 🙏
ExcluirBom dia senhor padre. Os meus parabéns pelo seu álbum novo e que Deus o abençoe sempre
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção tô muito feliz péla gravação vem mais músicas linda Pará agente escutar e loba o senhor..suas músicas . católica e muitos.linda eu já vi o senhor cantando na festa dê nossa senhora dá conceição eu mim mocionei foi lindo cantar pra jesus e.lindo parabéns que Deus abençoe sempre sua vida 🙏 até amanhã se Deus quiser
ResponderExcluirAuristela. Bom dia Padre!
ResponderExcluirQue maravilha o seu trabalho que é iluminado por Deus, pois para ter o dom de ser Padre e desenvolver um trabalho tão lindo o senhor foi um dos escolhidos por Deus! É um privilégio. Deus te abençoe, e assim continue com essa jornada maravilhosa que gosta tanto, fazendo me despertar pelo amor a Cristo, me fortalecendo de verdade. Obrigada
Infelizmente não poderei ir, pois tenho compromisso inadiáveis. Mas tenho certeza que será um sucesso, principalmente por se tratar de canções religiosas do Roberto Carlos. Te acompanho há muitos anos e sei da sua trajetória e capacidade de levar a palavra de Jesus para todos nós. Deus te abençoe 🙏🙏🙏👏
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos, eu oiço diariamente a mensagem e hoje comecei a ler o texto diário . Obrigada pelo seu trabalho. Que Deus sempre lhe abençoe e proteja.
ResponderExcluirQue o espírito santo nos abençoe nessa nova semana e que nossa mãe Maria passa a frente.
ResponderExcluirMeu pedido de oração vai para todos aqueles que tão na fila do sus em busca de cirurgia e com problemas de saúde que nosso pai possa cura a cada um amém
Bom padre João Carlos eu sou a Elenilda eu e minha mãe escutamos a radia Dom Bosco todos os dias principalmente o terço Mariano mais hoje mim encontro internada com ela aqui no hospital de Quixeramobim minha mãe ela se chama margarida levou uma queda quebrou o femu ela tem 87 anos vai passa pelo uma cirugia amanhã peço oração por ela que der tudo certo na hora da cirugia amem
ResponderExcluirParabéns padre João Carlos pelo seu novo álbum que Deus lhe abençoe sempre...Bom dia!
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos escuto sempre suas músicas são lindas parabéns por este trabalho de evangelização Deus te abençoe sempre🙏🙏
ResponderExcluir"A tua fé te salvou, te curou". Querido Deus, não permita que eu me afaste do Senhor, de Seus caminhos ... segura minhas mãos ... aumenta e minha fe !
ResponderExcluirParabéns Pe.Joao Carlos pelo seu novo álbum que Jesus te abençoe pelo seu trabalho de evangelização pela música.
ResponderExcluirA sua benção Pe. João Carlos
ResponderExcluirBom dia padre , Deus nós abençoe, primeiro quero agradecer por tudo , em seguida quero te pedir saúde para mim , peço proteção e livramento para mim e neus filhos Lucas e Gabriel e também para toda a minha família, peço também pela saúde do meu i irmão neném e também pelo exame da avó de nailma , também pela tia Didi , senhor tenha misericórdia e piedade de mim evtoda a minha família.
ResponderExcluirBom Dia Padre João Carlos sua Benção. Uma Semana Abençoada Pra Todos Nós 🙌
ResponderExcluirMuito forte
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirQuantos estão ainda a beira do caminho, infelizmente sem atitude, sem desejo de mudar, sem querer conversão. Podemos constatar que o que fez a diferença para consagrar a cura daquele cego em Jericó e também de todos os outros necessitados que se abriram a Graça de DEUS, foi com certeza sua fé, a firme e determinada decisão em mudar de vida, sua persistência em não desistir do ideal, seu acreditar em Jesus Cristo sem perder as esperanças e sem desanimar.
DEUS só está esperando o nosso Sim, nossa decisão, muitos aparecerão dizendo pra ficarmos quietos, alguns dirão que não adianta, que DEUS tem coisa mais importante pra se preocupar, ou até mesmo aqueles que dirão que DEUS não existe, enquanto só precisamos não desistir e darmos permissão para Ele entrar nos nossos corações e realizar as curas, os milagres e prodígios necessários para nossa salvação, Ele conhece tudo que vivemos, nossas angústias e tristezas, nossas alegrias sabe também o que precisamos mas só age em nossas vidas se permitirmos, pois respeita nosso livre arbítrio, mesmo Seu Amor por nós sendo maior que tudo Ele por Amor não invade e jamais invadirá nossa intimidade.
Feliz o homem que põe no Senhor a sua esperança. (Sl40,5).
Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus aumente nossa fé. Que Deus dê saúde e cure minha irmã, que está sofrendo, em nome de Jesus. Que Deus abençoe com muita saúde e esperança e paz a mim e a minha família. Parabéns Pe João Carlos pelo seu álbum, que Deus abençoe sempre o senhor
ResponderExcluirObrigada por tudo. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
Parabens estou gostando muito nos temos que resar muito amem
ResponderExcluirA paz de nosso senhor Jesus Cristo para todos nós.
ResponderExcluirPara termos uma boa leitura Bíblica e entender, é preciso conhecer os cincos sentidos, está no rodapé da Bíblia da Ave Maria ,na página 11.
Há uma diferença em Jesus filho de Davi, em ver Jesus filho de Deus Altíssimo.
Vejamos quem chama de: Jesus filho de Davi, é o cego, quem chama de Jesus filho de Deus Altíssimo é São Pedro, a igreja da testemunho a travez dos sacerdotes todos os dias..
Vamos refletir e meditar buscando entender a luz do Espírito santo do Senhor que recebemos no nosso batismo., é ele nos mostra o caminho do Senhor, é ele que que é a verdade separando o que é viver segundo a carne e o viver de segundo o Espírito santo de Deus.
Parabes pelo dvd. Deve etar muito lindo. O sr. E muito competente, canta muito bem.
ResponderExcluirFicaria feliz em pider ir infelizmente nao posso por falta de recurso.
Glória a Deus
ResponderExcluirDeus de toda esperança, eu LHE agradeço pela vida de Santo Edmundo. Todavia, me ensine fugir do pecado, do mal, da iniquidade, da impureza, da abominação, da impiedade e da idolatria. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da evangelização, da cura, da salvação, da caridade, da aliança e da fidelidade. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine rezar com fé e perseverança. Me ensine glorificá-Lo e louvá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluirGiane Ferreira
ResponderExcluirObrigado! Estarei sempre lendo o evangelho e
Parabéns pelo dvd, Deus continue abençoando o padre.
Parabéns padre João Carlos.que Deus abençoe este teu novo trabalho . E linda a sua evangelização . Fraternal abraço
ResponderExcluirPadre João quanto amor a Jesus que o senhor passou para mim !! Quero lhe seguir . Sou Antonieta, moro em Salvador, sou da Paróquia Mossa Senhora Assunção z, que o Espírito Santo derrame os sete dons em toda sua vida
ResponderExcluir