PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O Domingo da vinha, o domingo da vida.

O Domingo da vinha, o domingo da vida.



   08 de outubro de 2023.   

27º Domingo do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 21,33-43

Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro.
34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram.
36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma.
37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram.
40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’
43Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.



   Meditação.   


Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros? (Mt 21, ​40)

A sua vida é sua, tudo bem. Sua, como assim? Bom, você dá a direção que quiser à sua vida, mas ela não lhe pertence. Você não se criou a si mesmo, já pensou nisso? E você vai prestar contas do que fizer com sua vida. Isso assusta. Não somos fruto do acaso. Não estamos aqui pra viver de qualquer jeito, nem fazer o que der e vier e tudo bem... Alguém pensou em nós e não estamos largados nesse mundão, sem rumo nem direção.

É verdade que você dá à sua vida a direção que quiser. Estou falando de direção. Pode não ter as mesmas coisas de outros, pode não chegar aonde muita gente chega, mas isso não impede de você ser uma pessoa justa, verdadeira, responsável. Para isso, você tem inteligência, vontade e liberdade, dons de Deus. Isso ninguém tira de você, nem a pobreza, nem a injustiça, nem a falta de oportunidades. Seu esforço pessoal pode levar você muito longe, superando muitos obstáculos. Mas, no pouco ou no muito, você pode sempre ser uma pessoa bondosa, honesta, solidária.

Jesus contou uma história que vem a calhar. Alguém preparou uma vinha, uma unidade de produção de vinho, montada com tudo, desde a plantação da uva, a fabricação, a segurança, tudo, até a comercialização do produto. Uma beleza de vinha. Ele entregou sua bela vinha a um grupo de agricultores para cuidarem dela. Com o tempo, os agricultores (os vinhateiros) sentiram-se donos da vinha. Maltrataram os enviados do dono que foram receber sua parte da colheita e até mataram o seu filho, para não haver herdeiro que viesse a reclamar a propriedade.

Ao contar essa história, Jesus se referia logo àqueles que se apossaram da vinha de Deus, o povo da aliança, ali representados pelos sumos-sacerdotes, mestres da Lei e anciãos. O povo santo não é propriedade das elites e de seus governantes. Não vale perseguir os profetas e matar o filho único do proprietário que fora enviado para sanar a situação. Moral da história: isso não ficaria assim.

Que grandes lições nos traz essa história de Jesus! A vinha não é sua. A família não é minha. A vida não é sua. Somos administradores, estamos responsáveis como cuidadores, não somos os proprietários. Deus é o senhor de nossa vinha, de nossa família, de nossa vida. Foi ele que teve a iniciativa de criar, de organizar, de preparar tudo para nosso bem, nossa felicidade, nossa realização. E nos deixou cuidando de tudo isso que é seu.




Guardando a mensagem

Quando nos negamos a reconhecer Deus como senhor da nossa vinha e nossa condição de cuidadores de seus maravilhosos dons, não só usurpamos os direitos de Deus, mas nos impedimos a nós mesmos de expressar a nossa própria grandeza. E a nossa grandeza está em nossa dignidade de filhos de Deus, em comunhão com ele. A beleza de nossa vida está em viver em relação amorosa e filial com Deus que nos criou, que nos redimiu por meio do seu filho, que nos habita por meio do seu Santo Espírito. E expressamos essa dependência amorosa em nossa vida pelo diálogo da oração, pelos gestos de fraternidade, pela atenção à sua palavra, pelo amor à sua Igreja, pelo compromisso em defender a vida e melhorar este mundo.

Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros? (Mt 21, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
reconhecemos que és o filho enviado pelo Senhor nosso Deus para colher os frutos de sua vinha. E a vinha é tudo isto que estamos cuidando, organizando, administrando: o meio ambiente, a sociedade, a igreja, a família, nossa própria vida. Quando nos comportamos como senhores e exploradores dos bens criados, acabamos por promover queimadas, poluição, destruição das comunidades, mudanças climáticas. Assim também, quando uma liderança passa a controlar sua casa, seu grupo, seu país a serviço do interesse de poucos, acaba por semear desunião, desinformação, violência. Dá-nos, Senhor, que nos sintamos sempre em dependência amorosa e filial com o Deus que nos criou, nos redimiu e nos conduz para a completa felicidade e realização. Dá-nos, Senhor, que cuidemos e defendamos a vida e a dignidade de todo ser humano, desde a concepção até seu fim natural; que não sejamos sentenciadores de morte dos teus filhos que estão sendo gerados. 
Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

​Hoje, 08 de outubro, é o Dia do Nascituro. Todos nós fomos nascituros, no ventre de nossas mães. Esta data foi precedida, na Igreja do Brasil, pela celebração da Semana Nacional da Vida, com o tema “Adoção: Amor com laços do coração”. ​M​uitas manifestações estão previstas, para o dia de hoje, em favor da vida e contra o aborto. Defendemos a vida: a da criança e a da mãe. ​Por trás das palavras ‘interrupção voluntária da gravidez’​ está um grave atentado contra a vida humana. Inaceitável. 

Este é o domingo da vinha, o domingo da vida. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





14 comentários:

  1. Que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa à frente nos livre do pecado
    Que a paz do senhor vosso Deus nos abençoe que tenhamos um dia cheio do Espírito Santo
    Peço a Deus que mim cure desse problema que tô passando e a todos que tão nos leitos de Ospital amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Senhor nosso Deus nos fortaleça na fé para que possamos ajudar os mais necessitados. Nossa Senhora Aparecia,órgão por nós!

      Excluir
  2. DEUS no controle pois tudo pertence a ele e que possamos seguir com fé

    ResponderExcluir
  3. GRACAS A DEUS, NESTE DIA SANTO E GLORIOSO JESUS CRISTO,É O CAMINHO A VERDADE A VIDA. CREIA E TUDO SERA DADO E CONFIRMADO. NA PRESENÇA DO PAI FILHO ESPERITO SANTO, O AMOR DE DEUS É SOBRE NOSSA VIDA , ONTEM ,HOJE E SEMPRE AMÉM

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, peço a sua benção, que Deus nos conceda saúde,paz, felicidade, união a mim e a minha família, obrigada por tudo meu Deus que tem feito por mim e minha família, abençoe nosso Pe João Carlos, muita saúde. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. linda reflexão graças a Deus que nosso pai nos abençoe sempre amem

    ResponderExcluir
  6. Amém jesus!! assim seja

    ResponderExcluir
  7. Linda reflexão! Graças a Deus, Deus nos abençoe e abençoe todos os sacerdotes. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Linda reflexão! Que Deus abençoe todos os sacerdotes á nós e o mundo inteiro. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Linda a reflexão do pé.João Carlos .Que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  10. Anonimo 8/10/23olá padre João boa tarde estou feliz em ler uma oração como esta do Nascituro que todos tenham vida e vida em abondança!

    ResponderExcluir
  11. A sua benção, padre João Carlos ! Muito obrigada pela linda oração do nasciturno. Deus Trindade e Maria Santíssima abençoem o senhor sempre!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Senhor pela vida abundante que nos dá de graça.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS