PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Entusiasmo ou Indiferença?

Entusiasmo ou Indiferença?

 

Na foto: Ruínas da cidade de Corazim

  06 de outubro de 2023.   

Sexta-feira da 26ª Semana do Tempo Comum


  Evangelho.   


Lucas 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus:
13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e Sidônia
tivessem sido realizados os milagres
que foram feitos no vosso meio,
há muito tempo teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14Pois bem: no dia do julgamento,
Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15Ai de ti, Cafarnaum!
Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16Quem vos escuta, a mim escuta;
e quem vos rejeita, a mim despreza;
mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

  Meditação.   


Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).


Muitas comunidades não mostram crescimento em seu caminho de identificação com o evangelho do Senhor. Entra ano e sai ano, e continuam patinando no mesmo egoísmo, nos mesmos desentendimentos, na mesma mediocridade. Comunidades e cristãos também.

Olha só o que temos no Evangelho de hoje! Jesus comparou localidades da Galiléia onde ele investiu a maior parte do seu trabalho missionário (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) com cidades pagãs que talvez tivessem sido mais receptivas ao Evangelho (Tiro e Sidônia).

Corazim e Betsaida eram localidades da Galiléia, na terra de Jesus. A Galiléia foi a área de maior atuação do nosso Mestre. Por aquela região, ele circulou muitas vezes, pregou em suas sinagogas, curou muita gente. Tiro e Sidônia eram localidades fora da área de Israel, consideradas terras de pagãos. Mesmo que estivessem nas fronteiras do povo eleito, eram comunidades estrangeiras. É bem verdade que Jesus fez diversas incursões pelo território dos pagãos, pelo estrangeiro.

Corazim e Betsaida, como as outras localidades da Galiléia por onde Jesus circulou com tanto zelo e prioridade, não responderam ao Mestre com entusiasmo, com adesão vibrante, com muitas conversões. Mostraram-se frias, apáticas, reticentes. Em Nazaré, Jesus tinha se queixado que “o profeta só não é bem recebido em sua própria pátria”.

A experiência dos apóstolos, depois da ressurreição de Jesus, foi a adesão entusiasta dos pagãos em muitos pontos do Império Romano. Paulo e Barnabé logo experimentaram isso em Antioquia, na vizinha região da Síria. E depois, Paulo e os outros apóstolos, largaram-se mundo afora nas cidades da área do Mar Mediterrâneo, sempre encontrando pouca adesão nas sinagogas dos judeus e vibrante acolhida entre os pagãos.

Estamos vivendo um tempo de Pentecostes, com a celebração do Sínodo, em Roma. Um tempo de escuta, de acolhida da voz do Espírito que nos fala a partir da realidade, da experiência de muita gente, do clamor dos sofredores, das Escrituras; um tempo que pede conversão do coração de quem está no Sínodo em nosso nome e de todos nós. Podemos viver este e tantos outros momentos de graça com um coração insensível, indiferente ou arredio, como o povo de Corazim, de Betsaida ou de Cafarnaum; ou deixar-nos cativar pelo sopro do Espírito, com corações dóceis e exultantes, deixando-nos mover pela graça da conversão e pela adesão entusiasta a Jesus e à sua Igreja. 



Na foto: Ruínas de Betsaida

Guardando a mensagem

Corazim e Betsaida, hoje, podem ser você, eu, sua família, sua comunidade. Apesar do trabalho de missionários, de sacerdotes e de tantas oportunidades que temos tido de conhecer o Evangelho, pode ser que se veja pouco crescimento e conversão entre nós. Pode ser que nós estejamos imitando Corazim e Betsaida, que apesar de terem tido Jesus pregando e libertando pessoas em seu meio, não se tocaram para uma verdadeira conversão. Se esse for o caso, a repreensão profética desses ais são para nós.

Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
talvez, nossa vida tenha traços de Corazim e Betsaida, localidades que resistiram à tua presença, ou mantiveram-se apáticas, mesmo escutando tua pregação e vendo os teus milagres. Senhor, se esse for o nosso caso, nós te pedimos, sacode-nos com o teu Espírito para que vençamos a acomodação, a preguiça, a desconfiança... Queremos seguir-te com entusiasmo, enfrentar a vida ao teu lado, com fidelidade e destemor. Concede-nos, Senhor, que cresçamos mais no conhecimento de tua Palavra, corrigindo-nos naquilo que houver de menos evangélico em nossa vida e entusiasmando as pessoas com quem convivemos a te amarem e a te seguirem de todo o coração. Seja bendito o teu nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O primeiro movimento missionário é a nossa própria conversão. Quando acolhemos a Palavra e a presença do Senhor com sincera adesão e deixamo-nos iluminar e guiar por ele, nossa vida e nosso testemunho se transformam em verdadeira evangelização de quem está perto de nós. 

Comunicando

Não é demais lembrar o desafio desse mês: rezar o terço mariano, todos os dias. 2.566 pessoas me confirmaram que estão se esforçando para isso.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Neste Mês de Outubro, temos um desafio: rezar o terço mariano todos os dias. VOCÊ TOPA O DESAFIO?. Número de respostas: 2.566 respostas.

20 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos que o espírito santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa à frente
    Meu pedido de oração vai pra todos que tão com deprecao, anciedade todos que tão nas drogas que Deus pai todo poderoso por interseção de nossa mãe Maria ajuda acade um que tá passando por problemas de saúde ou viciu amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezo o terço Mariano todos os dias.

      Excluir
    2. Rezo. Escolho um período do dia para rezá-lo. Às vezes, de manhã, outras a tarde.

      Excluir
  2. Obrigada padre pela meditação de cada dia muito nos fortifica

    ResponderExcluir
  3. Deus te dê muita saúde, Padre João Carlos, a fim de que continue pregando a Palavra com tanta sabedoria. Sou seu fã.

    ResponderExcluir
  4. Padre Carlo sua bênçãs SR um grande professor do amor amém amém amém 😗😗😗

    ResponderExcluir
  5. sua pregação é uma benção para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Amém senhor padre, obrigado pelo seu trabalho de evangelização.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Padre! Que linda mensagem, obrigado por nos ajudar a interpretar e receber a palavra de Deus na pratica de nossas vidas! Hoje peço pelas pessoas com ansiedade, depressão, vicios ou passando por luto! Que Deus sare e ajude!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada padre. Aprendo muita coisa boa com seu comentário. Jesus lhe abençoe e proteja. Bom dia.

    ResponderExcluir
  9. Deus tenha misericórdia de todos nós!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada Sr Padre João Carlos,pelo seu lindo trabalho de Evangelização
    Que o Espírito Santo te ilumine sempre 🙏🙏🙏
    Aceito o desafio de meditar o terço diariamente 🙏

    Adelina Silva -Angola

    ResponderExcluir
  11. Sou grata por receber diariamente ele alimento espiritual.Estou rezando o terço todos os dias.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Reflexão:
    Jesus falava assim com algumas cidades conforme citou os nomes, referindo diretamente a aquele povo que presenciou maravilhas através de Seus ensinamentos e contemplaram milagres e prodígios nas terras onde Ele visitou, assim foi orientando a todos, que valorizassem a graça recebida, a fé testemunhada, que aproveitassem os exemplos e valores deixados por Ele, pois tiveram a oportunidade de conhecer a Verdade enquanto muitas outras não tiveram a mesma chance.
    Hoje nos fala da mesma forma, ou seja, instruídos pela Sagrada Escritura sabemos o que é o certo, vivendo pela luz do Evangelho encontramos o discernimento e obtemos forças para negar o pecado e convencidos de toda Graça Santificante não precisamos murmurar em momento algum, desta forma nos afastando das coisas erradas do mundo conseguiremos nos doar mais e mais para as coisas do Alto.
    Só assim temos a certeza que estamos valorizando a presença Divina do Pai, que sabemos para provar Seu Amor, entregou Seu único Filho a todo sofrimento imaginável até chegar na Cruz para nos salvar e continua oferecendo o Espírito Santo para nos acompanhar, com Sua presença Eucarística vem nos purificar. Agindo assim, obedecendo o propósito de DEUS dificilmente iremos desapontá lo,.

    ResponderExcluir
  13. Boa reflexão.
    Aceitamos o convite para exercitar o sacrificio da verdadeira conversão confiantes que o Espirito Santo nos guiará.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e mais uma vez obrigada pela meditação q tanto nos ajuda . Obrigada Senhor por tudo q me concedes, a mim e a minha família. Te peço saúde para meus filhos, netos, genros e nora e para mim e toda minha família, assim como para todos aqueles q sofrem sem atendimento nas filas de hospitais. Senhor q nós possamos viver sempre seguindo Teus ensinamentos amém

    ResponderExcluir
  15. Obrigado padre pelos ensinamento que nos transmite interpretando com clareza o texto do evangelho. Desde algum tempo, eu e minha esposa rezamos diariamente o santo terço e continuaremos assim até Deus nos conceder esta graça. Um abraço carinhoso meu e de minha família e que o Espírito Santo de Deus continue iluminando sua vida.

    ResponderExcluir
  16. Pai Santo, eu LHE agradeço pela vida de São Bruno. Todavia, me ajude seguir o caminho do profetismo, do serviço, do arrependimento, da penitência, da libertação, da conversão, da justiça e da fé. Me ajude viver a minha vocação. Me ajude fugir do pecado, da idolatria, da calamidade, da maldição e da desobediência. Me ajude ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude viver os VOSSOS mandamentos. Me ajude ter um bom coração. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Pe João Carlos, mim abr abençoe sempre,
    obrigada pelas orações,fiquei bem em meus exames, graças a Deus, estou grata por tudo que Deus, continue nos abençoando sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Obrigada padre por esses ensinamentos Deus assima de tudo amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS