PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você tem que tomar uma decisão importante?

Você tem que tomar uma decisão importante?




   12 de setembro de 2023.    

Terça-feira da 23ª Semana do Tempo Comum

   Evangelho.    


Lc 6,12-19


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


   Meditação.    



E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


Olha que grande lição Jesus está nos dando. Ele tem uma decisão importante para tomar. A essa altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o segue. E ele precisa dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisa tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração.


A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão encontra a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus. Também na véspera de sua paixão, angustiado e humanamente atordoado pela paixão iminente, está no monte em oração, no Getsêmani. Pede ao Pai para afastar o cálice de dor e humilhação e a morte violenta. Mas, quer, antes de tudo, aderir à vontade de Deus. Uma noite de oração.


Eu tenho a impressão que muitos cristãos tomam decisões sem consultar Deus, sem uma noite de oração. Uma noite de oração é um modo de dizer, uma experiência de discernimento na presença do Senhor. Tem coisas importantes para decidir? Então, precisa subir a montanha, isto é, colocar-se na presença do Senhor para, com a sua luz, com a assistência do seu Espírito, encontrar a sua vontade, o melhor para sua felicidade aqui na terra e na eternidade.


E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.




Guardando a mensagem


Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.


E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,
vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais. Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e decidir no diálogo com Deus. Assim, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Muita gente, mais muita gente mesmo, nesses dias, está lendo e relendo a Carta aos Efésios. Não quer passar o mês da Bíblia sem ler esta carta do Novo Testamento. 

Comunicando

Na última semana do mês, de 25 a 30, vamos realizar o Curso Bíblico sobre a Carta aos Efésios. A inscrição dá direito ao material do curso (o e-book) e, no final, o Certificado. Você pode inscrever-se pelo link que estamos enviando ou pelo Whatsapp da AMA 81 3224-9284.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

21 comentários:

  1. É muito bom fazer uma oração antes de tomar qualquer decisão pois Deus tudo sabe e tudo vê ninguém melhor que o pai para nós guiar e orientar para o melhor caminho a seguir. Que Deus seja louvado 🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção. apalavra de Deus e sempre em portante de lê.para agente Sergi e aprender a palavra dó nosso pai todas amanhã eu leio. e depois eu escuto o padre fala . Pará eu saber mais amém até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  3. Sua bencao Padre, bom dia.

    Comecei a te ouvir todos os dias, obrigada pela palavra de hoje.

    Ontem dormi chorando e sua palavra hoje me acalmou.
    Um tempo atrás mudei de emprego, pedi demissao de um lugar que estava há 5 anos e fui pra um lugar que ficava mais perto da minha casa e reduzi meu salario em 50%. Mas antes de tomar essa decisao, pedi discernimento a Deus, orei, e Ele me mostrou que era para mudar de emprego.
    Obedeci, saí de um lugar que estava estabilizada e fui para um cargo inferior, só que eu nao sabia o que me esperava neste emprego novo.
    Eu engravidei no período de experiencia, e nao está sendo facil ficar neste emprego novo, eu choro, me abala, eu sei que pedi discernimento a Deus, mas as vezes as mudancas que ocorrem com permissao D'Ele, faz doer?
    Em relacao ao meu bebe estou tranquila, meu marido até falou pra eu sair do emprego, pois está me fazendo mal, porém quero ser obediente.
    O que posso fazer Padre? Continuar subir na montanha e orar?

    ResponderExcluir
  4. Que a paz do senhor abite hoje em minha casa e que o espírito santo tome pose do nosso terço dos homem hoje na nossa capela São José ame.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a alegria dos 12 escolhidos entre todos os 72 discípulos, ao mesmo tempo, paramos para pensar na responsabilidade e dedicação que cada um assumia a partir daquela decisão, assumindo deixar tudo do mundo e seguir somente os princípios do Reino, os ensinamentos e os exemplos do Mestre Jesus.
    Ainda hoje, DEUS nos faz o mesmo convite que fez aos discípulos para se tornarem apóstolos, afirmo: continua sendo uma responsabilidade muito grande, porquê sabemos que não existe meio Cristão, aquele que escolhe, a isso eu faço eu aceito, aquilo, ou este eu não pratico ou faço mais ou menos.
    Não, desculpem a minha sinceridade irmãos mas, ou somos Cristãos, como autênticos seguidores de Cristo ou não somos, claro a cada segundo estamos aprendendo, buscando ser melhores de coração, mas temos que decidir, devemos ter propósito, buscar um ideal em tempo:
    Temos que ser Sal da terra e luz para o mundo, e só conseguiremos isto testemunhando nossa fé, vivendo aquilo que professamos no Credo, assumindo o discipulado, servindo, evangelizando e aceitando sermos evangelizados, colocando DEUS em primeiro lugar nas nossas vidas, escolhendo as coisas edificantes do alto, nos tornando cada vez mais íntimos na Sabedoria da Palavra de DEUS, vivendo a caridade e amando o próximo seja os mais fáceis e até mesmo os mais difíceis,.

    ResponderExcluir
  6. O SENHOR É MEU PASTOR E NADA MIM FALTARÁ GRATIDÃO POR TUDO EU CREIO AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre , Deus nós abençoe, peço com muita humildade pelo meu filho Gabriel Aragão rola que saia o resultado do exame dele e que seja negativo qye ele não tenha nada de mal, obrigada senhor, pelo dom da vida minha de Lucas e Gabriel e por tudo que temos , perdão, mesericirdia e piedade, também oara meu irmão nenem que ele fique curado em nome de jesus , amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que subimos a montanha,para pedirmos em nossas orações o que queremos para mim e minha família, primeiro lugar nossa saúde, o mais importante do ser humano, que Deus continue nos abençoando sempre. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Sobre o texto de hoje, dá carta aos Efezios, aprendi que nem sempre a nossa vontade é a vontade de Deus pra nós. Podemos e devemos consultar a Deus ,na oração. Porém sempre deixando que Deus nos mostre o caminho certo.. Gilca Braga

    ResponderExcluir
  10. Pe João Carlos me chamo Alcimar moro em alto alegre Rondônia fico muito feliz de receber todos os dias a oração que o senhor faz com o evangélico que Deus abénçoi o senhor

    ResponderExcluir
  11. Deus tenha misericórdia de nós, tome nossas decisões!

    ResponderExcluir
  12. Amém sua benção 🙏

    ResponderExcluir
  13. AMÉM 🙇 🙏. A FORÇA QUE JESUS NOS DÁ PRA IR JUNTO DELE EM ORAÇÕES POR NÓS MESMOS, MAS TAMBÉM DEIXOU O EXEMPLO ELE SUBIU A MONTANHA ⛰ COM HUMILDADE OROU PEDINDO AO PAI COM OS SEUS APÓSTOLOS, AS GRAÇAS E BÊNÇÃOS QUE ALCANÇAREMOS NAS ORAÇÕES.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Temos muito a agradecer por tudo q Deus nos concede. Sei q passamos por momentos difíceis mas não podemos perder a fé. Peço saúde para meus filhos, netos, genros e nora e pra mim e toda minha família. Que Deus nos abençoe a todos amém.

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado por ter me enviado a meditação diária eu adoro muito

    ResponderExcluir
  16. Obrigada padre pelas palavras nos fortaleça e encorajar. O senhor é meu pastor e nada mim faltará. Que sempre estejamos em oração

    ResponderExcluir
  17. Olá amados irmãos em cristo jesus primeiramente que Deus seja louvado por de alguma forma está sempre nos orientando com os seus escolhidos pra trazerem as palavras os ensinamentos de Deus pra cada um de nós eu tomo posse desta verdadeira palavra de que temos e devemos estarmos num momento a sós com jesus pedindo orientações e dicernimentos em nossas vidas e em nossas decisões pura verdade pra queles que verdadeiramente acreditam na existência de Deus através do chamado e escolha para ser capacitado pra darem seus testemunhos da sua presença em nossas vidas amados irmãos deus pai seu amor por nós nos contagia nos alegra nos dá coragem e entendimento de seus propósitos pra nossas bidas aqui e pra eternidade que Deus abençoe ricamente cada irmão neste país e no mundo inteiro

    ResponderExcluir
  18. Pai Celeste, eu LHE agradeço pela vida de São Nilo. No entanto, me ensine seguir o caminho do apostolado, do perdão, do batismo, da cura, da oração, da vida, da ressurreição, da graça e da fé. Me ensine fugir do pecado, da traição e da falsa doutrina. Me ensine viver repleto da SANTISSA TRINDADE. Me ensine carregar a minha cruz. Me ensine ouvir, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite!Gostaria de saber como posso falar pessoalmente com Padre João Carlos, hoje pela manhã recebi o Áudio dizendo que tinha que tomar uma decisão muito importante, más só vim dá conta as as 9horas dá noite, que éu deveria falar com a minha cunhada, pois ele tem 81anos agente se conhecendo ele é viúvo mas a filha nao deixa eu estou apaixonada por favor Pde.joao Carlos mim ajude dando a sua graças de DEUS está trabalhando por meio dos espírito santo conquistou .

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito dá Voz dele Pde.joao Carlos é Sabedoria como faz os ensinamento e que DEUS te abençoe .Abraços de Mendes.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia ! Padre tenho minha empresa de trabalho ,nesses últimos dias meus clientes se afastaram estou muito preocupada dependo do meu trabalho.Quero pedir uma oração para abertura que esses clientes voltem na minha empresa .Dependo do meu trabalho para tudo na minha vida.QuerioPadre que me ajude em oração.Meu salário d depende do meu trabalho Amém .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os pequeninos do evangelho.

   17 de julho de 2024    Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo,  presbítero, e companheiros, mártires    Evangelho.      25Naquele te...

POSTAGENS MAIS VISTAS